A Cabeça de Steve Jobs

A Cabeça de Steve Jobs Leander Kahney

Resenhas - A Cabeça de Steve Jobs

Peterson.Silva 25/06/2014

Ok.
Não é ruim, mas quando vi que 3 estrelas no Skoob significa "bom" ao invés de regular dei 2 porque esse é meu sentimento - não é ruim, só não é bom. Quer dizer, entendo que há um público-alvo específico para ele e que ele pode ser útil para algumas pessoas, mas não é meu tipo de leitura - embora estilo e tema não sejam as razões pelas quais eu o tenha visto como regular, já que gosto bastante do tema e o autor escreve razoavelmente bem (seu único pecadilho é ser repetitivo).

O problema é que, apesar de uma visão balanceada no que tange à área que o livro se propõe a discutir (no sentido de que, quando fala de algo, mostra também as críticas, além de mostrar os erros do sr. Jobs), a própria área que o livro se propõe a discutir em primeiro lugar é circunscrita de forma a deixar algumas coisas de fora. Fala pouco da vida pessoal, minimizando assim efetivamente o número de vezes em que foi preciso deixar um pouco de lado a notória babaquice de Jobs - ora, não é para entender "a cabeça de Jobs"? Não dá pra compartimentalizar não. Tudo contribui para isso.

Aliás, é preciso ir além da "cabeça" dele para entendê-lo - ou entender (o pouco que se pode fazê-lo) qualquer um, na verdade, uma briga que toda pessoa com uma visão mais ampla das coisas compra com uma certa psicologia turrona, mas vamos lá. Mesmo ao minimizar a babaquice de Jobs, o faz com colocações que só podem ser entendidas no contexto cultural do empreendedorismo liberal: Todo mundo reclamava da relação com Jobs, mas sentiram que passaram por uma experiência incrível ao trabalhar com ele (o pessoal que trabalhou com Jordan Belfort também, tenho certeza). Tudo bem ser idiota com os outros, afinal Jobs só queria excelência - não, sério, essa é uma _lição_ do livro (p. 160): "Ser um idiota não tem importância, contanto que você tenha paixão pela coisa". Fuck you too, sir!

De qualquer forma, uma leitura leve se você ignorar a tentativa de extrair "lições" da vida dele, com uma pitada bem informada de história da Apple. Algumas pessoas vão gostar mais, mas pra mim está só "ok".

Kel 04/04/2014

Titulo adquado
Este livro realmente "explica" o que se passou na cabeça de Steve e ainda te apresenta claramente as lições que você deve aprender a cada capitulo.

Recomendo este livro pra quem já conhece (pelo menos um pouco) a vida de Jobs, pois o autor faz algumas citações e/ou referências a fatos que ocorreram na vida de Jobs, porem não são explicados em maiores detalhes no livro (claro, afinal essa não é a biografia de Jobs).

Outro ponto, esse não é um livro para relaxar ou se distrair, eu o encaro como um livro de estudo. Isso não é um ponto ruim, se trata apenas de um estilo de leitura diferente.

No mais, super recomendo!!

Milla Sousa 19/01/2014

Gênio
Este livro é simplesmente magnífico e ao ler e conhecer a história desse gênio, da importância dele e suas crianções para uma corporação a ponto dela criar artimanhas para tê-lo de volta a sua equipe. Com suas manias, criações e personalidade conquistou e transformou o mundo da tecnologia.

Bruno Cunha 30/09/2013

Resenha no Blog
Steve Jobs descrito de forma diferente de sua biografia oficial.
Por causa desse livro acabei comprando meu iPhone.

Raissa 13/08/2013

Perfeccionismo e diferencial!
Na obra são descritos os primeiros passos da criação de uma das empresas mais ousadas do mercado de tecnologia, algumas das estratégias de Jobs utilizou para desenvolver e vender produtos da Apple e enfrentar os seus concorrentes.

O homem que focou na experiência usuário e que ao mesmo tempo o privou de customizar. Enfim, para os que curtem conhecer um pouco dos pensamentos, ideais, estilos de liderança de alguns empreendedores na história, fica a dica.

Gomes 02/05/2013

Incógnita chamado Steve Jobs
Existe poucos homens que seja uma incógnita como Steve Jobs. Elitista, cria produtos para uma área de pessoas com nível financeiro elevado; obcecado pelo perfeccionismo literalmente -só quer o melhor do seus produtos e das pessoas- por isso achava muitas delas idiotas, um pouco rude, varias vezes gritavam com seus funcionários, não importa onde estavam.
Jobs nunca foi um gênio da matemática ou ciência da computação. Mas sim ! conheceu grande gênios de hardware, software e programação. Seu primeiro parceiro de empreitada foi o Wozniak esse era o gênio, o cara construiu seu próprio computador porque não tinha dinheiro para comprar.

O foco principal de Steve Jobs sempre foi "design", era meticuloso quanto a isso. Corria para o estacionamento pra ver o Mercedes, levou duas semanas para escolher uma maquina de lavar, seus engenheiros ficavam louco porque ele não queria o cooler nos Mac, por fazer muito barulho e praticamente em sua casa não tinha mobília alguma ha não ser um piano, mesmo não sabendo tocar, só estava ali porque admirava o muito. Imagine ser demitido no elevador durante o intervalo de um andar para o outro ?, sim ! esse era o ser "stevado" houve pessoas demitidas só porque apenas concordaram com oque ele dizia. Jobs gosta de combate intelectual, debates que cada defende seu ponto de vista...assim pode explorar mais soluções para chegar ao produto final.

É isso....Steve Jobs só aceita excelência !. Mesmo com seus pontos negativos criava produtos ótimos, computadores invioláveis, rápidos e seguros. Mudou o mercado da informatica e do cinema (mas isto é outra história).

rogergoncalves 24/03/2013

Excelente
Jobs não é meu ídolo, nem tampouco curto os produtos da Apple, mas conhecer a história de quem ajudou a popularizar e tecnologia no mundo é interessante. Recomendo a leitura para quem é fâ de tecnologia. E pros que não são também, pois a persistência dele serve para qualquer um.

BARBA 12/03/2013

A Cabeça de Steve Jobs de Leander Kahney
Biografia do Steve Jobs, lançada antes dele morrer, se eu não me engano.

Descreve muito bem quem foi esta personalidade ilustre do século 21, mas não é um semi-deus ou um gênio, tem muitos fãs que tratam o Steve Jobs como um deus só por causa do IPOD, IPHONE e IPAD.

Este livro conta o básico sobre Steve Jobs.

LimaJR 21/11/2012

Bom, porém poderia ser melhor
Confesso que comprei esse livro mega empolgado, pois tenho Steve Jobs como um ídolo pra mim.
No inicio até a metade do livro é sensacional, muitas dicas empreendedoras semelhantes ao de Jobs, porém, depois da metade o livro se torna extremamente repetitivo, repetindo coisas que já foram ditas nas páginas anteriores, nem uma, nem 2 e nem 3 vezes, e isso me irritou um pouco.
Mas tirando esse pequeno problema o livro é muito bom, baseado em entrevistas com dezenas de pessoas ligadas a ele e com muita informação sobre como o cérebro da maça funcionava.

Recomendo, mas não espere muito dele.

Tatiana 03/11/2012

Livro: A cabeça do Steve Jobs
Ver blog: http://tatizanon.blogspot.com/2011/08/livro-cabeca-de-steve-jobs-leander.html

Adriano 24/10/2012

Um ótimo livro !
Após ler esse livro, senti pela primeira vez na vida, a vontade de ter um Mac e sentir se a experiência é tão fantástica como Steve Jobs faz parecer. E não só o Mac. Minha vontade imediata é ter a linha toda e integrar tudo. Fazer do Mac um Hub Digital e nele conectar o ipod, o iphone e o ipad. Usar o itunes, o imovie e todos os killers app que a empresa desenvolve e oferece. Agora entendo um pouco melhor o porque da Apple possuir fãs tão ardorosos. Não é pelo design, nem pelo status e sim pela experiência que seus produtos proporcionam. Fiquei muito curioso e vou visitar a loja da Apple mais próxima assim que me for possível! Jobs foi um visionário e um artista. Teimoso e perfeccionista, mas um talento nato muito a frente de seu tempo. Foi um grande prazer ler esse livro. Recomendo!

Beto 08/08/2012

Sou fã da Appel.

Simplesmente uma das mentes mais brilhantes do nosso século, muito bom ter vivido na mesma época que ele, transformador de idéias e executor de ações com muita qualidade…

“Ninguém quer morrer. Mesmo as pessoas que desejam ir para o Paraíso não querem morrer para chegar até lá. Ainda assim, a morte é o destino que todos compartilhamos. Ninguém jamais escapou dela. E é assim que deve ser, porque a Morte é, possivelmente, a invenção mais importante da Vida. É o agente de mudanças da Vida. Ela limpa o que é velho para dar espaço ao que é novo. Neste exato momento, o que é novo são vocês , mas, um dia, não muito longe de hoje, vocês aos poucos ficarão mais velhos e serão afastados. Perdão por parecer tão dramático, mas é a verdade. O tempo de vocês é limitado, então não o desperdicem vivendo a vida de outras pessoas. Não se deixem imobilizar pelos dogmas – o que equivale a viver com os resultados daquilo que os outros pensam. Não deixem que o ruído das opiniões dos outros afogue sua própria voz interior. E, o mais importante, tenham a coragem necessária para seguir seu coração e sua intuição. Eles de alguma forma já sabem o que vocês de fato querem se tornar. Todo o resto é secundário.”

Wendel 08/07/2012

Resolvi ler o livro A Cabeça de Steve Jobs e, vou partilhar algumas coisas com vocês sobre a obra. Não quero em hipótese alguma, dizer que Steve Jobs é o exemplo de empreendedor a ser seguido, mas que suas lições podem ajudar aqueles que estão começando, bem, nisto eu tenho que concordar – e você também. Então, aqui vão as primeiras 9 lições deste ícone do empreendedorismo.

1 Trabalhe – Arregace as mangas e comece a trabalhar imediatamente

2 Encare as decisões difíceis – Jobs tinha que tomar algumas decisões difíceis e dolorosas, mas encarava a situação.

3 Não se deixe levar pelas emoções – Avalie os problemas da sua empresa de forma objetiva, com a cabeça fria.

4 Seja firme – De forma alguma seria fácil, mas Jobs foi firme e justo quando voltou a Apple e começou sua drástica reorganização. Sabia o que tinha que ser feito. Levou o tempo necessário para explicá-lo e esperava que os funcionários seguissem suas diretrizes.

5 Busque informação; Não faça suposições – Faça uma inspeção completa da empresa e baseie suas decisões em dados, não em suposições. É duro, mas justo.

6 Busque ajuda – Não coloque toda a carga sobre as próprias costas. Jobs pedia a ajuda da companhia e a obtinha. Os gerentes ajudam a carregar o peso de eventuais cortes.

7 Foco significa dizer não – Jobs concentrou os recursos limitados da Apple em um pequeno número de projetos que ela poderia executar bem.

8 Mantenha o foco, não dê margem ao excesso de funções – mantenha as coisas simples, o que é uma virtude em um mundo de tecnologia excessivamente complexa.

9 Concentre-se naquilo em que você é bom; delegue todo o resto – Jobs não dirigia filmes de animação nem namorava Wall Street. Ele se concentrava naquilo que era bom.

Essas e outras dicas podem ser encontradas no livro A cabeça de Steve Jobs, de Leander Kahney.

Gabi M. 03/06/2012

A Cabeça de Steve Jobs
Por enquanto o livro esta sendo muito produtivo. Eu adorava esse cara, ele era um administrador cabeça mesmo. Muito focado no produto que iria inventar. Passava horas no mais simples detalhe. Simplismente, o cara.