Cruzando o Caminho do Sol

Cruzando o Caminho do Sol Corban Addison

Resenhas - Cruzando o Caminho do Sol

Zabi 15/03/2021

Perfeito
no começo não estava muito animada para ler mas, no decorrer da leitura, vai prendendo nossa atenção e nossa curiosidade. É um livro pesado de ler mas vale muito a pena

Rodrivan 21/02/2021

Um dos melhores que já li
Livro sensacional mesmo! Quando comprei achei que ia ser um livro que não ia gostar de ler porém logo desde as primeiras páginas já fui tomando por consideração a história das irmãs. Aprendi muito mesmo lendo este livro, o assunto e a história é de tirar o fôlego e também é uma leitura forte porém cativante para continuar lendo. Cada página é um acontecimento diferente e isto deixa bem animador à leitura. Li e recomendo!

may.reader 09/02/2021

Me surpreendeu.
O livro é muito intenso e trata de diversos assuntos pesados e por vezes pouco discutidos.
Uma história que começa com um desastre natural na Índia que vira de cabeça para baixo a vida das protagonistas; no outro continente um homem em um passeio no parque presencia o sequestro de uma menina de onze anos. Duas histórias distintas ligadas por horrendos
desfechos do destino (tráfico de mulheres no caso).

Ultimamente deixei de ler as resenhas do livro para realmente tudo ser uma descoberta e não me arrependo de fazê-lo pois tudo na obra acaba sendo uma surpresa.

Campos 18/01/2021

Me surpreendeu
Ganhei esse livro faz tempo e estava na minha estante parado e resolvi que esse ano ia ler. A história que achei que seria um romance bobo ou algo assim pela capa, me surpreendeu com uma profundidade e com momentos de tristeza e tensão. Não consegui desgrudar o livro. Uma pena o autor só ter esse livro publicado no Brasil.

nanadq 09/11/2020

"Para alcançar a cura, ela compreendeu, era necessário se mexer e ter um propósito, a garantia de que a vida ainda valia a pena ser vivida."
Sita e Ahalya perdem tudo em uma tragédia natural. Sem casa, família ou dinheiro, as irmãs saem a procura de ajuda, sem saber que acabariam vítimas da exploração sexual indiana. Paralelamente, Thomas é um advogado americano que, depois de sua esposa o deixar, resolve se voluntariar num programa que atua contra o tráfico humano na Índia, sua vida acabando por se encontrar com a das irmãs.

Os capítulos são alternados entre os pontos de vista das irmãs e o do advogado, e seguindo Sita e Ahalya, conseguimos acompanhar toda sua jornada durante esta experiência completamente traumatizante, o autor não falhando em nos fazer torcer para que tudo dê certo com as meninas - já com Thomas… Eu não consegui me conectar com o advogado, achei suas motivações rasas e pouco convincentes e ele acabou se tornando, para mim, aquele típico “salvador-branco” que conhecemos de outras obras.

Resenha completa no instagram: @cortesebrochuras
Bia 04/10/2021minha estante
Tb achei isso, principalmente quando chega na parte que diz que "os EUA é o melhor país do mundo".... ahahahahah

Josyyy 31/10/2020

Narrativa envolvente
Cruzando o caminho do Sol é duplamente recomendado. Por ser uma história que todos precisamos conhecer, uma realidade que precisa ser reconhecida para então, ser superada. E recomendado pela execução muito bem realizada. Trazendo uma ótima sequência dos fatos. E traz consigo um ritmo bem pontual: não ficamos entediados, mas entendemos bem o que está acontecendo. é um desses livros que após a leitura permanece por um bom tempo passeando pela sua cabeça.

site: https://divadavarzea.blogspot.com/2015/05/resenha-cruzando-o-caminho-do-sol-de.html

Mari 29/09/2020

"A MAIS ALTA LEI MORAL É QUE DEVEMOS TRABALHAR INSISTENTEMENTE PELO BEM DA HUMANIDADE."
Tudo começa com a tragédia enfrentada por Sita e Ahalya, a perda de toda a família depois de um tsunami. Sozinhas, sem ter pra onde ir, acabam aceitando ajuda de pessoas que depois descobrem estar envolvidas com um extenso e perigoso esquema de tráfico de mulheres. Incapacitadas de fugir, as irmãs encontram no silêncio a única forma de permanecerem vivas, mesmo quando a incomparável tristeza da separação entre elas chega.

Por outro lado, o advogado Thomas está buscando no trabalho voluntário um novo caminho para si, e se junta a Aces, uma ONG que trabalha justamente com o resgate e acolhimento das vítimas de tal violência. Por isso seu caminho se cruza com o das irmãs Ghai, e ele se vê cada vez mais envolto na situação, determinado a ajudar de todas as formas.

Esse livro é sensacional. O autor consegue transmitir o sofrimento de Sita, Ahalya e tantas outras meninas que acabaram levadas para o meio do tráfico humano, nos deixando envolvidos, emocionados, frustrados, furiosos com tamanha crueldade. Os relatos das vendas, trocas, acordos, violações a que essas jovens foram expostas são absurdamente reais e dolorosos.

Ao mesmo tempo, faíscas de esperança vão sendo lançadas com as novas pistas sobre o caso e a própria fé das meninas, e nos vemos durante todo o livro esperançosos de que a situação se resolva (pras protagonistas e todas as outras meninas).

A trajetória de Thomas para além do trabalho voluntário também é ótima e verossímil; ele busca reconstruir seu casamento, sua carreira e a si mesmo após uma terrível perda. Ele também é um personagem muito bem construído.

Addison acertou muito na forma de trabalhar o tema; com realidade, mas também sensibilidade, respeito pela cultura abordada e pelas mulheres de história. Os detalhes impressionam, mas é importante que um tema como esse seja discutido. É um livro triste, mas único, que eu favoritei!

site: https://bibliotecaparticular.home.blog/

Line 26/07/2020

Muito Bom!!!
O livro nos leva a conhecer a realidade que muitas vezes não nos atentamos, nos fazendo conhecer até o lado mais brutal da natureza humana.

Rodrigo 05/07/2020

Fantástico!
Uma envolvente narrativa e com muita tensão envolvida. Corban Addison nos apresenta o submundo podre do tráfico humano nos fazendo refletir sobre todas as vidas que foram maculadas por ele e as consequências da busca pelo prazer, mesmo que cause sequelas e morte em um indivíduo. Ao mesmo tempo que a história é pesada, o texto se desenvolve de maneira flúida e cativante nos mostrando um pouco da vida de cada personagem que são muito bem desenvolvidos.

Mah Mac Dowell 03/07/2020

Que livro!
Achei incrível. Muito bom mesmo. Traz uma mensagem super importante é infelizmente discute uma realidade muito triste. Li com o coração apertado e fiquei bem emocionada com o final. Me prendeu a leitura inteira. Super recomendo.

miawnam 21/06/2020

Índia e tsunami
Paguei dez reais na livraria Curitiba e meu deus que achado. Óbvio que foi mais um escolhido pela capa e óbvio que me apaixonei pela história. Nele pude perceber como um acontecimento como um acidente natural mudou a vida de duas meninas e como nós mulheres, mesmo sofrendo diversas atrocidades, somos fortes o suficiente para continuar em frente.

Jackson 31/05/2020

Simplesmente Perfeito
Com uma temática extremamente rica e interessante, Cruzando o Caminho do Sol é um livro super inteligente e bem construído.

Lara 06/05/2020

Um livro e uma importante mensagem
Publicado em agosto de 2012 com 442 páginas, Cruzando o caminho do Sol, apesar de ser classificado como um Romance, eu (particularmente) não o consideraria como tal, se eu dividisse o livro em quatro, o romance propriamente dito começaria a ser destacado a partir dos 3/4.

Eu classificaria a leitura como intermediária graças a sua linguagem rebuscada e detalhada, e em dado momento exigindo de nós um grau de conhecimento da área jurídica e da cultura indiana, bem como uma concentração a qual o leitor iniciante tem uma certa dificuldade de obter, inclusive uma ótima opção para quem precisa enriquecer o vocabulário. Nada que não se espere de um livro escrito por um advogado.

O livro faz o paralelo entre a história de duas Irmãs que tiveram sua família e casa devastados por um tsunami na costa leste da Índia, Ahalya (17) e Sita (15) e Thomas Clark (um advogado) que estava passando por momentos conturbados pessoal e profissionalmente. No trabalho a sua moral e ética estavam sendo colocados a prova ao ter que defender litigiosamente um caso que iria totalmente contra os seus princípios e os de sua mulher (Priya) que acaba por abandoná-lo voltando a Mumbai, o que nos leva aos problemas pessoais que eram constantemente acentuados pela diferença cultural e pioraram (muito) principalmente depois que sua filha recém nascida (Mohini) morrera com apenas meses de vida marcando a vida do casal.

Ahalya e Sita vinham de uma família tradicional indiana, os Ghai, que lhes forneciam uma vida financeira tranquila e uma educação de primeiro mundo, até o momento em que tiveram abruptamente que amadurecer e lidar com a consequência de cada escolha feita não somente por elas, mas cada vez mais por adultos exploradores que as viam, não como seres humanos, mas mercadorias valiosas que despertariam por sua vez, muita ganância sexual e financeiramente.

ADVERTÊNCIA DE LEITURA PARA QUEM POSSUI SANGUE FRIO E CORAÇÃO DE FERRO, SE NÃO FOR O SEU CASO, COM CERTEZA ALGUMAS LÁGRIMAS VÃO ROLAR.

Após a parte introdutória do livro, a trama começa realmente a tomar forma quando Thomas presencia um sequestro de uma garota de 11 anos no Parque, e se viu impotente diante daquela fatídica situação, os acontecimentos subsequentes só guiavam-no para uma direção que coincidia, muito inclusive, com o que seu coração queria, a sua conciliação com a sua mulher e poder fazer algo que ajudasse crianças iguais a aquela que fora sequestrada e que tinha ele a certeza, seria submetida a todo tipo de humilhação, abuso e tortura. Ele embarca numa árdua tarefa em uma ONG em Mumbai (cidade natal de sua esposa), e a partir daí começa a conciliar o resgates de crianças e Beshyas* de prostíbulos e zonas onde eram abertamente comercializadas tanto para prostituição quanto para tráfico de drogas, e a reconquista de Pryia e de seu pai que sempre se manifestou contra a sua união. Foi neste contexto que conheceu Ahalya e começou a busca por Sita que havia sido vendida para o tráfico no mesmo dia da invasão do Bordel onde elas se encontravam.

O livro foi muito bem organizado em capítulos e "livros" e conciso nas horas certas. Muitas coisas aconteceram entre as quais citei, vilões com requinte de crueldade, muito sofrimento mas também muita fé, esperança, resiliência, persistência e amor. Valeu a pena cada minuto que passei lendo este livro, mas não sei se o releria, eu o descreveria como uma experiência única e enriquecedora devido a sua intensidade, objetividade e por ser claro e indelével.

Se também já leram deixem suas opiniões, ou se estão pensando em ler também kk.

(*) Nomes que as prostitutas recebem na Índia.

Joy.patrocinio 21/04/2020

Lindo
Com um enredo muito bom. Fala sobre um advogado q esta um pouco perdido na vida, sofreu um trauma e se depara com um acontecimento q vira seu mundo. Duas meninas q perdem a familia no tsunami e sao vendidas para exploraçao sexual. Um historia de encontros e desencontros e renovaçao na vida dos personagens. Sofrido nao sou d chorar . esse me emocionou.