O Substituto

O Substituto Brenna Yovanoff

Resenhas - O Substituto

Menezes Torres 11/09/2021

O "pano de fundo" da história é bom. Mas certas situações que acontecessem, principalmente envolvendo os seres míticos, são superficiais. No geral, gostei do livro.

Giovanna.paginasda 31/01/2021

Surpresa
Quando vi o livro pela primeira vez achei que seria de terror ou suspense, mas acabei me surpreendendo por ser um romance meio zumbi. Não me arrependo nem um pouco, o livro é muito bom, os personagens são maravilhosos. Me apeguei demais ao Mackie, ele é um personagem que você tá sempre esperando o que ele vai fazer e apoiando ele em tudo.

Amei demais esse livro.

Fran Kukuty 26/10/2020

Um trevosinho que é um amorzinho.

"Há outra coisa no berço. (...) Esse não é o irmão dela. Sou eu."

Gentry é uma cidade próspera financeiramente, mas em suas entranhas há algo podre e sombrio; de tempos em tempos, crianças desaparecem e “coisas” (criaturas sensíveis ao ferro) as substituem, mas não sobrevivem por muito tempo, não até Mackie Doyle.

Mackie sabe que é um substituto, mas esse assunto é um tabu em sua família; adolescente, além dos típicos conflitos da idade, ele tem que se esforçar para parecer normal, mas está cada vez mais difícil disfarçar, ainda mais quando vem sofrendo um estranho e frequente mal-estar.

Emma, “sua irmã”, encontra uma fórmula para ajudá-lo (uma espécie de remédio), mas tudo tem um custo, não é? E esse implica em aceitar trabalhar para as criaturas da “Casa do Caos”, as do submundo da cidade; é aí que Mackie vai conhecer mais da sua origem e também descobrir tudo de errado que acontece há tempos em Gentry.

"Todos eram Eles, tanto as pessoas de Gentry quanto as da Casa do Caos. Eu era o único que não pertencia a Eles."

Então, eu pergunto "pode um livro macabrinho ser fofo?" e eu mesmo respondo: PODE (e esse é!!!)

Não espere terror, mas também não espere romance; temos todo um universo sombrio com mortos-vivos, cemitério, carrasco e outras criaturas, porém a história é sobre amor; amor próprio, amor pela família, pelos amigos, por onde se vive e eu fiquei: "autora como você conseguiu fazer isso, uma proeza!".

Eu me apaixonei por Mackie, shippei ele com personagens, temi por sua vida, visualizei tão claramente a complexidade de ser acolhido por uma família amorosa e como isso foi bom e ruim ao mesmo tempo, porque é nela que a diferença de não ser humano fica mais tangível e o esforço que os pais fazem para não haver diferença também machuca.

"Porque não importava quantas vezes meu pai me chamava de Malcolm ou me apresentava como seu filho. Isso só piorava as coisas."

Sim, eu admito, chorei nesse livro todo "trevosinho" e achei maravilhoso, tanto que o favoritei, porque para mim a história foi perfeita.

Kel 30/04/2020

Lindo!
ivro lindo, o li há um tempo atrás, não gosto muito de fantasia mas esse é tão delicadamente escrito que me ganhou, uma história inovadora, uma criança humana é trocada por uma criança do mundo abaixo da superfície, os chamados substitutos. O protagonista se descobre sendo um deles, porém sua família humana o ama e ele se sente culpado pelo destino dàquele que foi levado e que ele mesmo ocupa o lugar. Quando a irmã da garota que ele gosta também desaparece ele percebe que a história esta se repetindo e sai em busca de ajuda, vindo a descobrir mais sobre sua origem e de como é o mundo de onde veio. O livro não decepciona e os personagens são cativantes, show!

Lavi 24/02/2021

Acho que criei tanta expectativa com esse livro,que quebrei a cara feio...
Não consegui me conectar com a história,na verdade quase desisti e é isso a primeira DECEPÇÃO DE 2021!?

Agatha73 11/10/2021

Quem diria que daria certo?!
Um garoto semi morto, cidades subterrâneas, uma banda de rock e uma morte prematura, quem diria que esse suco de coisas faria um bom livro?! Pois fez. O substituto é leve, divertido e imersivo, talvez seja apenas minha fixação pelas histórias de fadas e crianças trocadas, talvez seja mesmo um bom livro, só depende de você ler e tirar suas próprias conclusões!

Itazin 24/10/2020

Comecei a ler por indicação da Beatriz Paludeto mas sinceramente nao gostei nao, foi mt diferente do que eu imaginava, pareceu mt raso e as explicações n desceu kkkkk Chateada pq eu tinha certeza que ia gostar. Nao sei se fui eu que li errado ou nao entendi nada, sei lá.
Nas ultimas partes tava sendo só leitura dinâmica, as conversas e olhe lá jkkk

Becca 25/10/2020

É um livro legal
Eu li sem nem saber sobre o que era, mas acabei gostando. Tem uma atmosfera sombria e uma história diferente.

mere 17/04/2020

Posso dizer que o livro me ganhou pela capa e pelo título. Achei que seria um terror dos bons.
Ledo engano. Apesar de não ser o que eu esperava,curti bastante a leitura.
Infanto juvenil,mas com uma pegada de sobrenatural.
Uma leitura leve.

Amanda 16/04/2014

O Substituto, o tédio por trás do " terror e da fantasia "
Yep, esse foi um dos livros mais chatos que já li. O título e a capa pode estimular uma pessoa a lê-lo, mas é total perda de tempo. Uma história sobre um garoto, que foi deixado há dezesseis ano atrás num berço, trocado, sendo o substituto de um bebê saudável e normal. A história que acontece em uma cidade chamada Gentry, onde a cada sete anos uma criança é substituída por um ser, e morta no Dia de Todas as Almas por a Dama na forma de sacrifício, e em troca ela "ajuda" os moradores da cidade mantendo a paz e a calma (mais ou menos isso).

Tem partes que o livro chegou a ser legal, mas o final me desapontou totalmente. Cadê a destemida Dama, que não deixa ninguém interferir no seu caminho? E o Temido Carrasco? Apanhar da Tate com um pé de cabra, sério? Cade os poderes da Dama, tão poderosa e velha e não pode fazer nada? Cair desse jeito, com uma faca no ombro. Poderosa e destemida mesmo.

O livro é repetitivo, sem ação, totalmente água e sal. Romance? O que a autora queria fazer entre Tate e Mackie? E pra não perder meu tempo, não vou nem citar o restante dos personagens, principalmente os da Casa do Caos.

289 páginas pra quê? NÃO PERCA SEU TEMPO. (Y)

Agatha 09/05/2021

Sei nem expressar como minhas expectativas foram superestimadas em comparação ao que realmente esse livro entrega. Ainda estou tentando decidir se me incomodei com a relação de monstros e drama adolescente ou com a descrição de várias cenas.

Se você estiver procurando por um livro "suave" que envolva aceitação, drama pessoal, familiar e mundos diferentes, creio que esse livro possa dar algum resultado, EMBORA de maneira um pouco superficial. Porém, para quem estava esperando para ler esse livro desde o lançamento, como eu, e está esperando histórias de terror e afins, não se iluda, não.

Acho que na época esse tipo de situação estava comum, mas qual é desse negócio de protagonista frágil que desmaia toda hora?? E a cena da "luta" de um personagem que tem séculos de vida que perde contra uma adolescente?? (Isso não é spoiler, fiquem tranquilos) Fora algumas outras narrações muito estranhas que vou deixar para quem quiser ler, descobrir.

Enfim, todo livro traz uma experiência que vale a pena e esse não foi diferente, mas errei em esperar mais.

Luíza 29/06/2020

Nope
Muito ruim. Só não abandonei porque tô no meio de uma maratona, tive que terminar na força do ódio mesmo. O livro tem uma ideia boa, tinha potencial, mas é fraco demais. A mitologia, digamos assim, não é explicada direito em nenhum momento e eu ficava tipo "tá mas e daí?". Queria entender melhor o que tava acontecendo, o porquê, e o livro não me deu isso. Ficou parecendo só umas coisas jogadas pra ser macabro.

Tem algumas daquelas decisões burras que é ÓBVIO que não vão dar certo, diálogos bem ruins e mais outras coisas que me fizeram revirar os olhos. Não rolou.

Obs: a quantidade de vezes que a autora repete não sei o que "as batidas do meu coração" PELO AMOR DE DEUS! Eu deveria ter contado.

Amanda.Verissimo 14/05/2020

Criei grandes expectativas para esse livro e acabei me decepcionando, é bem fraco e pela sinopse achei que fosse ser bem macabro

Cínthia samm 06/05/2024

Terrorzinho adolescente, cheio de suspense e criaturas míticas em uma cidade cheia de segredos.
Um grupo de amigos disposto a superar as diferenças por um bem maior.

*Leitura fluída, divertidinha...