O Substituto

O Substituto Brenna Yovanoff

Resenhas - O Substituto

Fernanda1389 29/08/2012

O Substituto - Colina do Tordo
Desde quando O Substituto foi lançado eu morria de vontade e curiosidade em le-lo. A julgar pela capa muito misteriosa e até assustadora com todas esses instrumentos em cima do carrinho de bebê. Confesso que a capa foi o que mais me chamou a atenção, só depois que eu li a sinopse que fiquei mais interessada ainda. O estilo sobrenatural, sem ser vampiros ou lobisomens, já seria um ponto a favor - gosto muito desses gêneros, mas chega um ponto que cansa.

O folclore que Brenna originou é realmente único. Esses seres me deram medo e fascínio ao mesmo tempo. Mackie é um garoto admirável, mas também com comportamentos bem humanos. Ele é um herói diferente, pois em algumas partes ele fica na sua, fingindo que não é com ele, que não pode fazer nada para impedir que algo aconteça, mas quando a coisa fica séria, ele faz de tudo para ajudar.

O que realmente me incomodou e isso fez o livro perder uma estrela, foi a falta de informações sobre os substitutos. A autora até que entrou um pouco no assunto, mas não chegou realmente a explicar o que eles são e isso me deixou muito intrigada. Eu tenho a minha opinião, mas queria que ela falasse mais sobre isso, focasse mais nesse mundo diferente e nessas criaturas estranhas, o porque de acontecer isso e tudo mais.

O romance também não me agradou, aconteceu tudo tão rápido. Numa hora estava lendo como Mackie estava se sentindo, na outra a Tate apareceu gritando na sala de aula e no outro momento eles já estavam se beijando. What? Não gostei mesmo. Acho que a autora esqueceu de escrever o que Mackie sentia por essa menina, porque até o ponto em que eles se beijaram, achava que ela nem existia.

Tirando esses pontos, a leitura foi bem agradável e gostei de quase tudo na narrativa. Brenna escreve muito bem e conseguiu criar uma história única. Só faltou mesmo trabalhar um pouco mais no folclore.

Link da resenha no blog: http://www.colinadotordo.com/2012/08/o-substituto-por-brenna-yovanoff_22.html
Nick 23/08/2014minha estante
Fernanda, pelo que li e percebi daqueles rituais e tudo mais os que não são mortos vivos são demônios por isso essa preocupação toda de ser adorado

Nick 23/08/2014minha estante
Acho que a intenção dela foi essa falar sobre as diferente formas de amor e relacionamentos e deixar a parte sombria como coadjuvante. Uma das melhores amigas dela escreve assim também, fala mais sobre os relacionamentos do que da parte sobrenatural do livro acho que ela foi influenciada ou vice e versa

Beatriz3695 07/03/2023

Foi uma leitura interessante, mas completamente diferente do que eu esperava. Porém,valeu a pena, é um bom livro

Helena 11/09/2022

O Substituto
O livro, no começo, pode parecer sem sentido e talvez no final algumas passagens ficam confusas... Mas ele é perfeito, não trata de apenas uma história que você lê e esquece no dia seguinte, várias vezes me coloquei no lugar de Mackie e de outros personagens, várias vezes me vi questionando crenças e até coisas " verdadeiras".
O livro é cativante, os desenhos nas páginas, a fonte usada para os nomes dos capítulos, ele é bem bonito. Não conhecia Brenna Yovanoff e me surpreendi bastante a forma como ela escreve e apresenta situações do nosso dia a dia.

Asurito 28/06/2020

Interessante
Foi uma leitura legal, não fiquei tão imersa, mas achei o universo incrivel e a mitologia muito intrigante.

Larissa 06/01/2013

Digamos que no começo, eu achei a história um tanto quanto bizarra, afinal, não é comum eu ler algum livro no qual o tema principal são crianças humanas sendo trocadas por seres alérgicos a ferro. Toda a história é narrada de um modo jovem porém sombrio, e gira em torno de Mackie Doyle, o jovem que me conquistou totalmente. Esquisito,que gosta de tocar baixo, e que possui uma atração pela garota mais bonita da escola. Um adolescente normal, se não fosse o fato de ele ter sido um dos bebês substituídos, deixado no lugar de outra criança. Essas crianças substitutas, geralmente morrem logo após a troca, não conseguindo sobreviver muito tempo, porém a família da qual Mackie ficara, cuidou e amou o garoto, tendo todo o cuidado para que ele fosse saudável e vivesse bem, como se nada houvesse acontecido, o que ajudou a fazer com que ele sobrevisse mais do que de costume. Porém, devido ao fato de os Substitutos serem alérgicos a ferro, fica cada vez mais difícil para eles sobreviverem. A história ganha uma certa animação (não que ela seja parada), quando uma garotinha é seqüestrada e Tate, irmã mais velha da menina, procura Mackie para uma conversa, praticamente o perseguindo.
Gentry, a cidade da qual a história acontece possui segredos antigos e incrívelmente sombrios que conseguem nos prender o tempo todo e encher nossa mente de perguntas das quais Tate e Mackie vão respondendo juntos no decorrer do livro.
Sem contar que é um livro emocionante, não sendo um romance comum, falando de amor homem-mulher e sim família. Aquele amor de pai, mãe e irmão. A autora realmente sabe prender o leitor e conseguir escrever algo jovem, sobrenatural e sem ser clichê, que é um dos problemas atuais. Quero muito ler mais livros da Brenna e aconselho quem não leu, matar a curiosidade.
Não vou contar muito, porque qualquer coisa que eu disser pode ser considerado spoiler, mas fica a dica de uma ótima leitura.

Jaque Moreira 11/06/2020

Cativante
De início não é atrativo, mas com o desenrolar da trama e o envolvimento com os personagens, tudo se tornar interessante.

Russ. 12/01/2013

Esse foi o primeiro livro de 2013 que eu li e eu achei que ia enrolar pra ler ele mas... me enganei COMPLETAMENTE. O personagem do livro é romântico, misterioso, carinhoso, sombrio... E isso tornou a estória mais emocionante, ao meu ver. Terminei ele em pouco tempo também, e adorei. Adorei tudo nele, não só porque gosto de livros desse estilo, mas porque é uma leitura objetiva e analítica. Recomendo pra quem gosta de leitura que faça você perder o sono.

Mila F. @delivroemlivro_ 26/01/2013

O Substituto tinha tudo para ser muito melhor.
O primeiro livro de Brenna Yovanoff com o título original The Replacement (A Substituição) foi publicado pela Bertrand Brasil com o título O Substituto.
O livro traz uma história bizarra, de seres inomináveis que vivem ocultamente na cidade Gentry, entretanto, apesar de nenhum dos moradores da cidade falarem sobre o assunto, aparentemente, todos sabem dos fatos estranhos que povoam a cidade e que a cada sete anos faz uma criança morrer.
"A verdade, pura e simples, é que não se pode entender uma cidade. Pode-se conhecê-la, amá-la e odiá-la. Pode-se jogar a culpa nela, ficar ressentido, mas nada vai mudar. No fim, a gente continua sendo parte dela." (p.44)
A história tem como narrador personagem Mackie que é um substituto, entretanto a história tem prosseguimento quando a irmã de Tate aparentemente morre, mas todos sabem que aquele corpo encontrado no berço da irmã dela é o de uma coisa inominável e não o da criança: houve uma substituição!
Muitos são os acontecimentos para se encontrar a irmã de Tate, ou melhor, tentar descobrir se a criança está viva ou morta. Mackie é o único que pode ajudar, embora ele nem saiba como.
"A intenção é uma das forças mais poderosas que existe. A sua intenção ao fazer qualquer coisa irá sempre determinar o resultado. A lei molda o mundo” (p.119)
Sabe uma história fofa? Então: O Substituto tem uma história bem fofa, linda e cute, mas acredito que poderia ter sido melhor, mais bem elaborada. Apesar disso a autora Brenna Yovanoff tem tudo para evoluir, pois escreve muito bem.
Acredito que o que mais me incomodou na história foi o personagem Mackie, achei ele fofo demais para ser um ‘ser de outro mundo’ ou fofo demais para ser do sexo masculino, às vezes, tinha a impressão de que a história estava sendo narrada por uma menininha.
Outro ponto surreal é os monstros extremamente bizarros e que deveriam ser assustadores, mas acabavam não sendo, logo a impossibilidade de nomeá-los tornava a história estranha e terminologias como Casa do Caos, Casa do Desespero, para mim, foram demasiadamente infantis. Na conclusão e no desfecho do livro ficaram muitos pontos sem resposta. Mesmo com o livro sendo dividido em quatro partes: 1. Os Segredos dos Vivos; 2. As Mentiras que as Pessoas Contam; 3. Os Mortos-Vivos; 4. Eles, muitas partes ficaram sem explanação convincentes.
Apesar destes pontos a atmosfera lúgubre e gótica em todo o livro e extremamente misteriosa é excitante, não obstante, continuo achando que O Substituto tinha tudo para ser muito melhor.
Minha indicação vai apenas para aqueles que querem se distrair e gostam de uma narrativa encantadora e fofa, com várias citações lindinhas e profundas, mas que não se importam com os ‘furos’ na história. Não estou dizendo que o livro é ruim, mas confesso que não correspondeu com minhas expectativas e mesmo sem corresponder à elas, reconheço que é uma leitura agradável.

Camila Márcia

Sammy Kerolyne 25/06/2021

Maravilhoso
Eu já tentei ler ele uma vez, mas acabei parando. Resolvi dar outra oportunidade e me apaixonei por esse livro. Um gênero totalmente diferente do que costumo ler, mas que sinto que valeu muito a pena tentar.

Silvia 15/11/2012

Um bom livro!
O livro é gostoso de ler, não me decepcionei, também não esperava muito!

Gentry é uma cidade que esconde um segredo: de sete em sete anos uma criança morre de maneira misteriosa. Mas teve um que não morreu ele era diferente, pode-se dizer estranho, ele é o substituto. Uma criança perfeita foi tirada do berço e foi substituido por outra criança doente, que cresceu e se tornou um belo adolescente. O dia de mais um sacrifício se aproxima, será que ele se cumprirá?

Nick 23/08/2014minha estante
Morrigan é muito fofa !!!!!!!!! Ela com aquela boneca é de apaixonar. E eu passei o livro inteiro desejando um irmão assim

meowjess 05/02/2023

Não é ruim, mas também não é uau
Esse livro, até bem seus 70% é um porre, é aquele famoso livro que começa péssimo o meio é bem chato, mas termina ok, não é UAU que livro incrível mas também não é ruim, é bem razoável na verdade e tá tudo bem

Andrea 08/08/2015

O imaginário das cidades interioranas e o que elas escondem
O Substituto conta-nos a história de Mackie, um garoto que vive em uma cidadezinha no interior dos Estados Unidos, na qual todo mundo conhece todo mundo e que por mais bucólica e parada que seja, esconde um segredo muito interessante.
Nosso protagonista parece-se com qualquer outro adolescente, mas de cara ele nos diz que na verdade não é um, ele é um "substituto", uma criatura que fica no lugar de bebês humanos que foram roubados por nada menos do que fadas! Sim, as fadas folclóricas são bem diferentes da Sininho... A existência delas é confirmada na narrativa quando Mackie, logo no primeiro capítulo, nos diz não suportar ferro, o garoto se envenena todos os dias, o ar que respiramos, para ele, é veneno, pois tudo na vida humana moderna possui algum tipo de ferro ou metal, o garoto não pode nem tocar nos utensílios da cozinha de sua casa! E para os desavisados, fadas são repelidas com ferro, por isso, alguns povos colocam algo feito de metal em portas e janelas, ou nos quartos dos bebês, para proteger-se contra essas "criaturas".
Por viver durante 16 anos respirando ar "envenenado", Mackie está praticamente morrendo, é nesse momento que descobrimos que a cidade onde ele vive, Gentry, possui um segundo plano, o das fadas, e é pra lá que nosso protagonista vai quando precisa de ajuda, no entanto essa ajuda não virá de graça...
O grande x da questão é o desaparecimento da irmãzinha de uma colega de nosso substituto, e o bizarro é que os adultos da cidade parecem não se importar com isso! Mackie decide ajudar a menina, Tate, a encontrar a irmã e é a partir daí que teremos o desenrolar de um belo romance entre os dois e a descoberta dos segredos da cidade.
Admito que os motivos que levam as fadas a roubar crianças humanas e assassiná-las não foi nenhuma surpresa, se você já leu outros livros com essa temática também entenderá na hora, a surpresa vem da posição totalmente passiva dos habitantes da cidade, que entregam seus filhos como se fossem "sacrifícios" pagãos e ainda assim vão todos os domingos à igreja! Como eu disse os adultos sabem da existência das criaturas e escondem isso dos jovens para que eles não queiram se afastar da cidade.
Particularmente, adorei O Substituto, mas confesso que teria gostado muito mais, se ao invés de ser um YA levinho, ele fosse um suspense sobrenatural, ou mesmo um livro de terror, a narrativa é muito boa, bem escrita, no entanto tudo é tratado de forma amena, fazendo com que um leitor jovem fique apaixonado e um leitor mais velho, como eu, goste mas sinta que faltou algo ali...
Ellen 02/12/2016minha estante
Peguei esse livro hoje na biblioteca pública do meu bairro.

Andrea 05/12/2016minha estante
Espero que goste da leitura tanto quanto eu! ^^

Ellen 05/12/2016minha estante
Estou adorando.

Andrea 06/12/2016minha estante
Que ótimo!! =D

Philipe 16/01/2014

Perda de tempo.
Ridículo, inexplicavelmente bobo e perda de tempo. Isso não é nem metade do que eu achei sobre essa falta de caso com o leitor, em que você nunca entende a história e não da maneira que todo escritor quer que seja.
Ganhei esse livro, e fico muito mal em dizer que talvez - se não tivesse existido nenhum tipo de crítica - tivesse comprado pela capa, só por ela. Não sabia que estava perdendo meu tempo.
A história com um adolescente normal chamado Mackie - ou seja lá qual for o nome - e que todos simplesmente o acham estranho sem - pelo jeito - nenhuma razão. Sério, que tipo de garoto que é descriminado por algo tão normal, simples, comum e ridículo como sentir-se mal no contado com sangue e ser extremamente pálido - EM UM LUGAR QUE NÃO TEM SOL.
Simplesmente a autora quis fazer um caso de amor entre uma garota que é tão estranha quanto, sendo que o relacionamento dele e do amigo são múltiplas vezes mais românticos, fofos e carinhosos do que com ela, uma garota conhecida agora e simplesmente assim.
Ela tenta colocar seres sobrenaturais sem nexo, e raiz duvidosa que não trazem o suposto ar sombrio que deviam, são simples seres sem lugar no mundo e que deveriam continuar onde deviam. É aí que você entende o por que estão embaixo da terra, por que ninguém os quer em cima dela.
Com rituais ridículos e personagens contraditórios, sem explicação e vida interessante o suficiente para segurar sua atenção. Mackie continua sua vida, como se sua súbita consciência do mundo novo que se abre embaixo dele fosse nada menos que uma brincadeira de pega-pega.
NÃO HÁ EXPLICAÇÕES PARA NADA QUE EXISTE. Nada sobre Mackie ter que tocar na banda por isso deixa a cidade feliz, ser morto e não ser ao mesmo tempo. Não existe explicação, contradições e nada em que mostre o motivo da história. Ela simplesmente acontece em um redemoinho de palavras bobas e linguagem pobre.
Com uma faca no bolso e sem se lembrar disso, Mackie quase morre nas mãos da suposta - e não bem planejada - vilã. A burrice de Mackie é tão grande e levada a tal extremo que poderia ser considerada como suicídio.
Eu declaro morte à Brenna Yovanoff. Perdi dias da minha vida que pareceram séculos.
Não perca seu tempo.
Nick 23/08/2014minha estante
Vou te dar uma dica para você entender um pouco melhor a história: eles são demônios, demônios precisam ser adorados para terem força e existir.