O Substituto

O Substituto Brenna Yovanoff

Resenhas - O Substituto

Ariany 27/04/2021

Então....
Não estou dizendo que eu não gostei. Eu gostei do livro, ele tem um clima bem sombrio, o que eu achei muito legal porque ele não é terror, só que muita coisa não me pegou pela descrença (e não estou falando da parte fantasia da história), assim como muita coisa achei conveniente acontecer. Muitas vezes eu pegava imaginando o clima diferente porque eu morando no Rio não consigo imaginar as pessoas saindo de boa no meio da chuva, assim como eu imaginava os personagens bem mais velhos do que eles eram. Então eu gostei da história da vibe que ele trouxe, mas foi só isso.

Deza 29/07/2022

E no fim, não foi terror.
O sentimento é mais de um romance com elementos do horror. Uma cidade amaldiçoada, uma das "partes" da maldição se volta contra o sistema e ajuda a cidade ao invés dos "seus". O amor da família, de desejo.
Mackie é um anti herói, com amigos ótimos, uma boa família e um amor promissor. Eu confesso que ainda estou confusa com o elemento "horror". O que são as criaturas? De onde vieram? Como surgiram? Hoje, no globo
Piadas a parte, essa parte eu real ainda tô ????
Mas gostei do fim

Laise 08/05/2020

O substituto
O substituto é um livro diferente do que eu costumo ler, por causa da sua vibe seres do submundo e tal.
Sua mitologia é interessante, principalmente à primeira vista quando ainda não sabemos muito sobre ela, porém poderia ter sido melhor desenvolvida.
É um livro bom, me tirou da ressaca rsrs, entretanto não é uma obra perfeita. Na minha opinião o clímax deixou a desejar, mesmo o desfecho sendo satisfatório, além de que até quase metade do livro não se tem certeza de para onde a história vai.

Dani 10/12/2022

Premissa otima e original,daria tudo para ser um livrao,mas a autora se perdeu ao meu ver....
Sabe que livro que fala...fala...promete e nao entrega nada?entao....
Baseado no mito de bebês humanos trocados por bebês monstros/mortos-vivo...
A autora criou um mundo subterrâneo com criaturas mortas-viva que se alimentam do temor de pessoas vivas e inclusive de sacrifício humano...
A cada sete anos,essas criaturas roubam um bebe vivo e colocam um outro morto-vivo em seu lugar...
Maick é nosso protagonista adolescende que quando bebê foi colocado no berço de outra criança humana rapitada ,e por incrivel que pareça,conseguiu nao só sobreviver,mas tambem ser muito amado por seus pais e imã humanos,vivendo quase que uma vida normal,nao podendo apenas tocar em solo sagrado e nem ter contado com objetos de ferro ,inox ou sangue...
Após a irmã de sua amiga (e crush)Tate ser rapitada por esses seres subterrâneos,maick fará de tudo para traze-la sã e salva...
A ideia é bem original ,porém ficaram muitas pontas soltas...mas valeu a experiência..

Asklilwayne 13/02/2021

Gostei muito porém...
Esse livro é muito bom, porém o que me fez retirar estrelas dele foi o final que achei um pouco previsível e o fato de repetir características físicas dos personagens mais vezes do que o necessário, tirando isso adorei a história.

nomundodesalem 09/12/2021

Resenha por @nomundodesalem
#ResenhadaSalem⁣

O Substituto // Brenna Yovanoff // 336 Páginas // 3,5 ⭐⁣

🔪⁣

Na cidade de Gentry de tempo em tempo bebê são sequestrados e no local do bebê são colocados "bebês" substitutos, e geralmente esses bebês tem pouco tempo de vida.⁣

O que não acontece por aqui já que Mackie é um dos substituto que sobreviveu e tenta levar uma vida quase normal, o que dificulta é sua alergia a ferro, sangue e entre outros.⁣

Mesmo tentando viver uma vida normal e fora do alcance dos olhares dos moradores de Gentry, ao acontecer um sequestro de um bebê de uma pessoa conhecida, Mackie mesmo tentando ignorar o acontecimento percebe que ele possui ligações com o sequestro e tenta resolver com quem está por tras de tudo.⁣

Então, parece que 2021 foi um ano de livros super confusos por aqui, e esse foi mais um.⁣
A ideia do livro é incrível, baseda em lendas e mitos nórdicos/europeu em que crianças eram trocadas por outras crianças místicas, só que aqui parece que a autora não soube muito bem como construir o enredo já que muitas vezes eu me pagava muito confusa com o que estava acontecendo na narrativa.⁣

Eu tinha altas expectativas com esse livro e no final me decepcionei bastante por não ter entendido tanto o quanto queria já que muitas coisas tiveram explicações rasas.⁣

O livro tem uma pegada super dark, mas infelizmente comigo não rolou uma conexão com os personagens nem com a narrativa. ⁣
Então leia por sua conta e risco⁣

E você, já leu O Substituto?⁣

Um beijo, Salem 🧙🏻‍♀️⁣

site: https://www.instagram.com/nomundodesalem/

Rittes 19/12/2014

Só para menores
Não me lembro porque comprei este livro, mas provavelmente foi a resenha em algum site de vendas. Acreditei estar comprando uma obra de terror ou suspense. Enfim, comprei gato por lebre. Não vou dizer que é um livro ruim, mas deixa muito, mas muito a desejar. Primeiro, que a história é estranha e, embora lembre "A criança roubada", as semelhanças param no mote da troca de bebês humanos por bebês de um mundo sombrio. A narrativa é lenta demais e o "herói", o tímido e assustadiço Mackie é chato como um bebê chorão! Foi uma tarefa árdua chegar ao final. Ponto positivo: a capa é uma das mais bonitas que já vi, embora seja cópia fiel da original norte-americana. Mas, como nem só de capa vive um livro, os pontos positivos ficam por aí. Chato, estranho, não prende o leitor...mas deve ser bacana para quem tem 12 anos ou menos. Talvez, seja esse o problema. Estou velho demais para livrinhos de "terror cute-cute"...

Gracinha 19/03/2021

Leitura Macabra
Recomendo este livro, principalmente para jovens que gostam de uma leitura macabra, com seres horríveis e um protagonista que ao longo do enredo se descobre; o que ele é, quais são as decisões certas a tomar e a ser corajoso quando necessário. Livro maravilhoso e envolvente!

Luh 14/12/2020

Amei
Amei muito a história, todo o cenário criado e o clima escrito pela autora.
Me instigou muito para saber o final e como seria o desfecho, me agradou bastante

Cínthia samm 06/05/2024

Terrorzinho adolescente, cheio de suspense e criaturas míticas em uma cidade cheia de segredos.
Um grupo de amigos disposto a superar as diferenças por um bem maior.

*Leitura fluída, divertidinha...

Rafaella 10/05/2013

" Você não tem o direito de me dizer o que fazer. Isso era o que eu deveria ter dito. Você não pode se achar dona da razão, porque não faz ideia de como é ser como eu. As pessoas são espancadas até a morte por serem como eu. As pessoas são linchadas por serem como eu. Sou um eterno excluído, sem chance de uma vida normal, de ser apenas comum ou de me enquadrar. Pesos livres numa aula de educação física significam uma emergência hospitalar, envenenamento alimentar significa qualquer coisa que venha numa lata. Ah, e a propósito, há uma boa chance de eu estar morrendo, portanto isso é realmente ótimo." Página 74

Conheci o livro por meio de uma amiga que estava doida pela leitura e quando li a sinopse percebi que a obra se tratava de algo que nunca havia visto antes. Então decidi pedir a obra para a Bertrand com o intuito de conferir o livro e resenhá-lo aqui no blog. Apesar do início da obra ser meio parado, a leitura segue em um ritmo alucinante quando Malcolm é confrontado com seu passado.

Mackie, como é conhecido por todos, foi deixado no berço da família Doyle quando era apenas um bebê. O verdadeiro Malcolm desapareceu e ninguém sabe o que aconteceu com ele, já o seu substituto está com 16 anos e tem um sério problema: por conta da condição de Malcolm e tudo o que sentia quando tinha "alergia" a ferro, sangue e solo consagrado ele está definhando e logo morrerá.

Quando confrontado por Tate, Malcolm se acovarda e diz que não pode ajudar a descobrir o que aconteceu com Natalie - uma criança que também foi substituída por outro ser que logo adoeceu e morreu. Tate sabendo que o comportamento de Malcolm era duvidoso faz com que ele queira ajudá-la, mas o que Malcolm deseja é não chamar atenção dos moradores da pequena Gentry.

Gentry é uma cidade que desde antes de Malcolm surgir já era um local em que estas trocas eram realizadas frequentemente, sendo que crianças sadias desapareciam e estranhamente um ser era deixado em seus berços para morrer lentamente. Este era um assunto considerado tabu na cidade e ninguém mencionava porque corriam perigo caso o fizessem. Por outro lado, Malcolm quer descobrir de onde veio e o motivo pelo qual ele ainda está vivo, uma vez que os substitutos acabam morrendo meses após a troca e são enterrados em solo não consagrado.

Um dia um homem misterioso acaba dizendo para Mackie o inevitável: que se ele não pedir ajuda irá morrer. Malcolm acaba concordando e conhece a Casa do Caos, um local em que garotas mortas são controladas por Morrigan - um ser com aparência de criança que coordena a morada - e conhecendo Morrigan ele também descobre o que acontece com as crianças que misteriosamente somem. Sendo assim, ele agora sabe o que aconteceu com o verdadeiro Malcolm e com as outras crianças que desapareceram, incluindo Natalie, e que a vida da pequena está por um fio.

Decidido, Malcolm decide ajudar Tate em sua busca pela irmã desaparecida e conta com a ajuda de seu fiel amigo Roswell (uma das únicas pessoas que desconfia da condição de Malcolm). Quando sua irmã Emma é ameaçada e machucada pelas garotas cadáver Malcolm decide que não irá deixar ninguém mais sofrer por causa destes seres e parte em sua busca por Natalie.

A obra é narrada em primeira pessoa, por Malcolm, e a cada página você descobre um pouco mais sobre a história dele. Os capítulos são bem amarrados e a cada detalhe que é apresentado na narrativa o leitor percebe que o que acontece em Gentry é apenas uma parte da história toda. Mackie é um personagem que busca ficar invisível e sofre com a sua condição de substituto, mas o que ele não sabia era que o amor era capaz de salvar. Percebendo isso ele parte em uma jornada considerada impossível para salvar sua família, amigos e a pequena Natalie. Como já mencionei o começo da obra é um pouco parado só que com o decorrer a narrativa começa a mostrar sinais de que o que a cidade sabe o que acontece só que prefere não se preocupar com isto, afinal, já existe uma parte no cemitério destinada para enterrar as crianças substitutas. Tate acaba se aproximando de Malcolm com o intuito de que ele ajude a salvar Natalie, pois ela sabe que o ser que foi enterrado não é a sua irmã, e isto leva Malcolm a se aproximar dela e aos poucos se apaixonar.

A leitura é impressionante e acredito que é um livro singular, particularmente nunca havia lido nada parecido e a forma como Brenna Yovanoff narra a história faz com que o leitor fique extremamente interessado em saber os segredos de Gentry. Leitura mais que recomendada, a capa é linda e a abertura dos capítulos conta com uma arte perfeita, acredito que eu leria a obra só por ver a capa, mas como o conteúdo é muito bom a leitura foi maravilhosa.

" Esqueça Tate. Esqueça as crianças mortas e os armários ensanguentados e a dor profunda e pulsante que eu sentia sempre que pensava em minha família ou no meu futuro. Minha vida era aqui e agora. E eu a desejava." Página 87

DISPONÍVEL EM: http://laviestallieurs.blogspot.com.br/2013/03/resenha-o-substituto-brenna-yovanoff.html

Luh 26/03/2022

Um livro que poderia ter sido muito bom, se tivesse sido melhor desenvolvido.
Não me importaria de ler mais 200 páginas dessa história se ela fosse explicada de maneira melhor.

A autora criou todo um mundo subterrâneo com criaturas mortas-vivas que se alimentavam do amor ou do temor das pessoas vivas. Até aí tudo bem, achei bem criativo e novo. O problema é que nada foi muito bem explicado.

De sete em sete anos, essas criaturas sequestram um bebê vivo e colocam um morto-vivo no lugar, o problema é que esse bebês logo morrem.

Mas o que mais me deixou chateada é por que não explicam de onde essas criaturas vem, se eles eram bebês mortos-vivos, de onde vieram? Se eles morreram e foram ressuscitados, então eles tinham uma família antes de morrer, ou sei lá, mas a autora dá a entender que eles são criaturas que já nasceram mortos vivos. Uma confusão só, o desfecho é muito sem graça, faz parecer até bobo.

A parte que eu mais gostei é que eles usaram a história do personagem principal ser um "excluido" para fazer alguns críticas sociais ( principalmente a religião) que eu achei muito bacana e até fiz algumas marcações.

Enfim, dá pra ler, mas fica tudo meio sem graça e sem resposta.

S. G. Conzatti 20/11/2022

O ritmo da história e a intensão desta é ótimo, gostei dos personagens e principalmente como a história fala a cima de tudo sobre o amor (de irmãos, de amigos e família) que nos movem. Mas muitas partes são corridas e sem detalhes e explicações que poderiam ser mais desenvolvidos. Como o mundo do Caos que aparece de modo superficial e os problemas se resolvem rápido. Contudo é uma boa leitura.

Glaucia 03/05/2012

Resenha Mix literario - http://www.mixliterario.com/2012/05/resenha-o-substituto-brenna-yovanoff.html
A cidade de Gentry possui pessoas estranhas e com comportamento hipócrita. Na verdade existe um segredo, que se tornou um tabu, e as pessoas preferem fingir que nada acontece.

De sete em sete anos, crianças, praticamente bebês, morrem. Não é o estranho o fato de morrerem, sim de não serem seus verdadeiros filhos e não fazerem nada. Simplesmente aceitam esse fato e evitam tocar no assunto. Por um bom tempo foi uma cidade próspera, que teve seu auge, mas o momento atual é de decadência.

Esse era o código da cidade –
não se falava sobre isso, não se faziam perguntas.
Tate, porém tinha me perguntado mesmo assim.
Ela tivera a coragem de dizer o que todos pensavam.
Pag. 54

O protagonista da nossa estória chama-se Mackie Doyle, que vivi na cidade de Gentry. E um adolescente introspectivo, taciturno, tem alergia a ferro, metal e se sente mal com o cheiro de sangue. Ele vive tentando não chamar a atenção das pessoas, fingindo-se de normal. Porém se sente cada dia mais fraco e doente. Na verdade ele tem um segredo. Um segredo que pode mudar a percepção das pessoas sobre si e precisa esconder a todo custo... Mackie é um “substituto”.

Por causa do mal estar, Mackie acaba sendo arrastado para o seu “verdadeiro” mundo e descobrindo algumas coisas sobre “eles”. Porém a verdade sobre sua origem e seu estado físico é mais complicada do que poderia imaginar. Para completar esse quadro, ele descobre que uma menina que morreu, irmã de Tate, também foi trocada e será sacrificada em poucos dias. Ele, que está cada vez mais próximo dela, sentindo o que poderia chamar de paixão; tem dificuldade para mentir sobre a sua irmã. O mundo de Mackie vira, literalmente, de cabeça para baixo.

Seu pai, um pastor conservador, tem um comportamento que poderia chamar de neurótico. Ele passa todo o tempo tentando controlar as situações e obrigar Mackie a se fingir de normal, para que as pessoas não descubram o que ele é, e isso não arruíne a reputação da família. É uma pessoa tão esquisita, que às vezes chega a ser terrorista com o “próprio filho”.

- Vocês dois, por favor. Essa família
tem uma posição de destaque
nessa comunidade, e precisamos tomar
cuidado com a imagem que projetamos.

Emma bateu a porta da geladeira com força.

- Que imagem? Não estávamos
fazendo nada para constranger você.
Ela passou aqui para que pudéssemos
fazer a experiência com as sementes.

- Bom, aqui não é o local ideal
para uma reunião de estudos.
Vocês não podiam ter
se encontrado na biblioteca?
Pag. 34

Sua mãe se mostra um tanto quanto alheia as coisas na maior parte do livro. Mas em determinado momento, percebe-se que ela tem muitos segredos e sabe mais do que deixa a entender. É o tipo de personagem que o leitor não aposta muito. Contudo, se quer meu conselho, preste bem atenção para entender todo esse drama.

- Eles sempre voltam.
É apenas uma questão de tempo.
Eles nos observam e esperam e,
então, quando baixamos a aguarda,
vêm e tomam tudo.

- Pare de chamá-la de “eles”.
Ela é uma pessoa.

Minha mãe continuou com
o mesmo tom fatídico.

- Eu sabia que eles levariam meu
filho se lhe desse chance.
Pag 180 e 181

A irmã de Mackie, Emma, sente um amor incondicional por ele e faz tudo em pró do seu bem estar. A primeira vista temos a impressão que ela tenta se desfazer do irmão, mas com o decorrer da leitura percebemos que ela é a principal responsável por ele estar vivo. É do tipo de personagem que cativa o leitor com o desenvolvimento da estória.

Queria abraçá-la e dizer
que tudo era muito melhor
do que ela acreditava ser.
As coisas eram apenas

começar de novo. – Emma,
não foi a mamãe que
me fez assim.
Quem me manteve vivo
esse tempo todo... Foi você.

Pag. 127.

Tenho que falar sobre os amigos de Mackie, que apesar de não serem os protagonistas da trama e desenvolverem papeis secundários, foram fundamentais para todo o desenrolar dela: Roswell, Tate, Danny e Drew.

Roswell é o melhor amigo, que sabe que as coisas não estão bem, mas respeita os seus limites. Não é do tipo de pessoa fofoqueira e curiosa, que acaba se metendo na vida das outras. Sempre dá um jeito de ajudar Mackie, mas não força para saber o que realmente está acontecendo. Sabe respeitar os limites, é paciente, tolerante e leal. Gostei muito dele e de como ele se portou nas situações mais complicadas. Como dizem por ai, “é pau para toda obra”.

- Acho que as pessoas são complicadas
e que todo mundo tem sua cota de segredos.

Concordei com um meneio de cabeça
E imaginei por que ele não estava
tentando forçar a conversa.
Por que não fazia perguntas.
Eu queria que ele me fizesse dizer
as coisas que eu não conseguia colocar
em palavras a menos
que não pudesse evitar.
Se Roswell me fizesse as
perguntas certas,
Eu teria que contar.
No entanto, ele ficou calado.
Pag 135

Sabem aqueles gêmeos Weasley de Harry Potter? Assim são os gêmeos Danny e Drew. Inventores, engraçados, divertidos, adoradores de músicas, perspicazes e criadores de confusões. Apesar de não terem muito evidência no livro, vocês verão que quando as coisas ficarem feia para Mackie, eles se mostrarão grandes amigos.

Os gêmeos não ficaram muito animados
por serem arrastados para a chuva
no meio da noite, e menos animados com a idéia
de se desfazerem do Pânico Vermelho,
mas apareceram no cemitério
em menos de quinze minutos.

Pag 285

Agora chegou a vez de falar da minha personagem favorita. Tate é do tipo de pessoa franca, cara de pau, sem papas na língua, que não leva desaforo para casa, dificilmente demonstra fraqueza e quando é chamada para a briga, bate de frente. Tate é toda “porra louca” e adorei as passagens dela. Ela adora uma briga!!! Seu lema é: “Posso apanhar, mas vou da muita porrada”. Ela vive um momento delicado demais. Sua irmã morreu e todos estranham por não estar morrendo de sofrimento. Só que Tate sabe que a “coisa” que morreu não era sua irmã e não é hipócrita para sofrer por “aquilo”. Bem lá no fundo ela sabe que existe um segredo e que os hipócritas da cidade preferem não comentar. Então sai em busca de respostas e atormenta a vida de Mackie. Porém as coisas acabam ficando diferente entre os dois e surge um sentimento... Ternurinha. (adoro isso!).

Tate me encarou com os olhos esbugalhados,
sofridos e, pela primeira vez, cheios de lágrimas.
- Quer saber o que mai? Vá se fuder!
Pag 54

O nariz de Tate começou a sangrar,
sujando a frente da camiseta dela.
Por um segundo, ela não demonstrou
nenhuma reação. E, então, sorriu,
algo que, quando alguém está coberto de sangue,
é a coisa mais aterrorizante que pode fazer.
O sangue escorria pelo queixo dela,
empapando a gola da camiseta.
Tirei as mãos do bolso e comecei a
atravessar o estacionamento. Em seguida,
quando, Tate derrubou Alice no chão, comecei a correr.
As pessoas se aproximavam,
formando um círculo. Alice estava no chão,
e Tate não parava de bater. O sangue
que pingava do queixo e escorria pelo pescoço
dela brilhava na frente da camisa.
Pag 219

Ela brandiu o pé de cabra de novo e,
dessa vez, acertou os dele.
Ele cambaleou, escorreu na lama
E na fuligem e caiu.
O sangue escorria de sua boca e queixo,
Pingando no chão, enquanto o pé de cabra
Fumegava na mão de Tate.
O Carrasco já estava perdendo o fôlego.
Ele se ajoelhou entre as lápides,
tremendo e tossindo.

Tate parou ao lado dele,
segurando o pé de cabra com as duas mãos.
ainda sorriam, parecendo selvagem e elétrica.
Ao nosso redor, a multidão estava em silêncio.
Pag 308.

Tive muitas percepções desse livro. Às vezes me sentia em um filme de terror, com criaturas estranhas e coisas bizarras acontecendo, e pessoas esquisitas. A autora conseguiu descrever muito bem as cenas e eu me imaginei totalmente na ação. Mas sabe quando você assiste a um filme de terror, e ao invés de medo tem vontade de rir? Pois é... Isso mesmo! Algumas partes foram tão bizarras que eu me senti assistindo um filme de “Terrir”. Não estou dizendo que foi ruim. Só que o livro que é capaz de fazer rir, ao invés de causar medo... tem algo faltando para completar a ação.

Achei as criaturas bem bizarras. Algumas delas hilárias, para dizer a verdade. Quando tento imaginar o rostinho de cada uma, penso no filme “A noiva cadáver” e a coisa só piora. Queria falar delas na resenha, mas ai acabaria com todo o mistério do livro. Só lendo para ter uma noção.

O livro terminou e fiquei sem entender algumas coisas. A Kari, aqui do Mix, não me deixa mentir, já deu boas risadas comigo contando sobre ele. Terei que reler algumas partes, para ter certeza, porque muitas coisas não se encaixaram e terminei meio que “viajando na maionese”.

Também preciso dizer que o livro que recebi, de teste, veio cheio de erros de digitação. Muitos! Não sei como será a versão que sairá nas livrarias. Mas espero que tenha pelo menos mais três revisões.

Para quem gosta de um livro de mistério e cheia de coisas estranhas, essa é a leitura recomendada. Para ele dou três estrelinhas.

Espero que gostem!

Bjs no core