Muito longe de casa:

Muito longe de casa: Ishmael Beah

Resenhas - Muito Longe de Casa

Zabi 03/02/2022

Importantíssimo
Um livro bem pesado de ser lido, mas necessário. Relata toda a crise humanitária que aconteceu em Serra Leoa, com uma escrita que prende o leitor, faz querer saber o que vai acontecer depois. Ishmael é um exemplo incrível e sua obra é muito necessária.

Daniel 25/01/2013

Boa história mal contada
Apesar da incrível jornada contada, em muitos momentos achei o livro enfadonho. Somente no seu terço final, quando o autor do livro começa sua redenção, a sua história verdadeiramente me tocou. Meu diagnóstico: o livro é escrito sem o talento necessário para fazer dele algo mais do que uma boa história desperdiçada.
Izabelle 03/04/2013minha estante
Também achei isso, no entanto não podemos esquecer do fato dele não ser um escritor, mas sim uma criança escrevendo sobre a sua experiência traumática.

Daniel 03/04/2013minha estante
Ele já era bem grandinho quando escreveu o livro...

SubaLivros 03/09/2016

Esperança na guerra
Um menino é separado de sua familia e em meio ao caos da guerra é obrigado a se transformar em uma criança-soldado, desfazendo-se de todas s lembranças de amor e carinho de sua familia, de como é ser criança e passa a lidar com a morte, guerra e injustiça. Esse livro trás uma realidade que muitas vezes desconhecemos e nos abre os olhos para o mundo além do nosso dia-a-dia. Com certeza mexeu muito comigo e me fez expandir meus horizontes para assuntos como este. É, sem dúvida, um dos melhores livros que já li!

Maria Júlia Comin 02/05/2021

Memórias de um menino soldado
Livro muito impactante. Mostrando um lado da história que poucos conhecem e, principalmente, se interessam. Emocionante. Amei! ??

Barbara 09/04/2024

É realmente assustador o quão cruel pode ser a realidade.

Acompanhar Ishmael em sua jornada não é fácil, a violência retratada é extrema e visceral.

Li uma entrevista do autor que ele menciona que as pessoas não imaginam a complexidade dos conflitos, e realmente quem olha de fora não é capaz de mensurar o que ocorre em uma guerra. Quantas famílias são dizimadas, cidades destruídas e nada volta a ser o que era antes. O seu amigo pode se tornar seu inimigo, e em casos como dos meninos soldados, isso não é uma escolha.

São tantas tragédias que quando algo bom aconteceu fiquei descrente, gostaria de saber como ele conseguiu chegar aos EUA e como foi reencontrar Laura. Não que o livro esteja incompleto ou que falte essa parte, eu só gostaria realmente de poder saber também dessa parte boa da vida dele.

angel? 05/08/2020

Um livro necessário
Esse é com certeza um dos livros mais incríveis que já li, porém, extremamente triste (seria mesmo que não fosse uma história real). Me fez chorar e questionar a vida em cada uma das muitas mortes e abandonos. É o primeiro livro com o cenário da guerra na África que eu li, o que me fez percebe também que o tema é muito inviabilizado! Enfim, leitura que choca, que entristece e que faz pensar e repensar nossa vida e nossos privilégios a cada palavra lida.

Miguel 28/04/2020

A guerra como ela é...
Este livro trás muito claramente o horror que uma guerra pode proporcionar para todos que convivem com ela.
Por outro lado, o conforto que é saber que existem pessoas querendo o lado oposto disso, ajudando aos necessitados nestes tempos difíceis!
Belo livro!!

Paula 26/03/2021

brutal e surpreendente
acho que se não tivesse lido de uma vez, como fiz, não conseguiria terminar. Não é um livro fácil de ler, uma vez que, apesar da boa escrita do autor, é difícil de processar tudo aquilo que é descrito: as mortes cruéis de pessoas inocentes detalhadas de uma forma muito clara, além da ?lavagem cerebral? que ele passou a ponto de ver a guerra como seu lugar de pertencimento. Apesar disso, é inacreditável ver tudo o que ele conta, já temos uma ideia terrível sobre guerra, depois desse livro ela se torna ainda mais desesperadora. é de tirar o fôlego.

fev 13/01/2021

Eu chorei algumas vezes lendo esse livro. A história de vida de Ishmael Beah é extremamente triste, dolorosa, pesada. Não tem como ficar revoltado com toda a situação que ele viveu. Há inúmeras passagens tristes, mas também chorei de felicidade.

É triste perceber o quanto políticos e pessoas que buscam vingança a todo custo podem acabar com a vida de outros. Principalmente quando são crianças. É importante perceber que o amor e o carinho pode fazer uma diferença significativa.

A violência e lavagem cerebral na história de Beah é o que permeia grande parte história de Serra Leoa. Deixo aqui a recomendação de um bom livro. Se você não gostar da forma que ele escreve que é faz a leitura se tonar tranquila pelo menos pode aprender o que uma guerra pode causar na vida de milhares de pessoas ao redor do mundo.

M. Machado 16/05/2021

Lindo!
Um livro maravilhoso. Temática pesada, triste, que te faz refletir sobre todos os seus privilégios - inclusive o privilégio de nascer num país como o Brasil (sim, leia e entenda que isso é um privilégio). Mas a virada e o final desse livro me deixaram emocionada e esperançosa. Vale a leitura demais!!

busbus 19/04/2021

Formidável
Eu não tenho palavras pra descrever como eu me senti em casa página virada desse livro, a sensação é que eu estava vivendo tudo aquilo.
Livro incrível e emocionante.

Rafaella.Pereira 01/11/2020

Que livro sensacional!! Uma história real de um sobrevivente de uma das diversas guerras civis africanas. Ele conta como perdeu toda a sua família na guerra e como se tornou soldado (ainda criança), influenciado por discursos de ódio.. parece ficção de tão assustador!!

Jojo 15/08/2012

"A Long Way Gone": Perdendo (e talvez achando) a fé na humanidade
Para ler a resenha completa: http://asletrasdajo.blogspot.com.br/2012/07/a-long-way-gone-perdendo-e-talvez.html

Não é um livro fácil e divertido. Como disse, é doloroso. Mas é um relato muito bem escrito, com "personagens" instigantes. A leitura flui facilmente e a empatia gerada pelos personagens nos faz ir até o final e depois entrar na internet para saber mais sobre eles.

É um livro de leitura rápida já que é curto e cheio de história para contar. Tem cenas muito pesadas e como é baseado em fatos reais, não me surpreenderia com alguns pesadelos.

Se você está com disposição de perder um pouco sua fé na humanidade, ficar puto com o que o ser humano é capaz. Pode acabar se surpreendendo com as doses de gentileza também. No final, sua visão pode ser mais real. Mas não necessariamente pior.

Sinhor 08/12/2009

Este é um dos meus livros preferidos por tratar de um assunto tão importante que acabamos muitas vezes deixando de lado. Ishmael retrata o momento mais difícil de sua vida em uma história muito triste e dolorosa. Vale muito a pena ler este livro! Recomendo a todos!!!

Roselaine12 23/12/2012

Muito longe de casa
Ishmael Beach conta a sua tragetória em sua terra natal Serra Leoa durante uma guerra civil.É um livro pesado pois narra fatos trágicos, terríveis e muito distantes de nossa realidade a ponto de te paralisar, você tem que estar bem para conseguir ler, muitas vezes tive que parar a leitura para "digerir" o que estava escrito. TODOS deveriam ler este livro pois mostra a realidade pura de um país em guerra, na visão de quem está inserido nela, muito diferente daquela visão que assistimos no noticiário ou lemos num jornal. O livro é uma lição de vida, mostra a força e a coragem desse menino que perde tudo, tudo, sua infância, sua família e luta cada segundo para se manter vivo e no final consegue dar a volta por cima.Muito emocionante e lindo!