Muito longe de casa:

Muito longe de casa: Ishmael Beah

Resenhas - Muito Longe de Casa

Simone Bruxelas 22/03/2022

Ishmael Beah como livro "Muito longe de casa", nos apresenta à uma realidade que mesmo sabendo existir, ela está tão longe do nosso cotidiano, que não conseguimos alcançar a dimensão da tragédia humano que o povo da Serra da Leoa viveu. Os livros que mais contribuiu para o meu crescimento espiritual, foram os livros de literatura africana. Encontraremos a mesma tristeza e dor relatada por Beah, em Terra sonâmbula de Mia Couto (Mozambique), Mayombé de Pepetela (Angola) e Consertar mulheres de Mukwege (Congo). Ou seja, a África, um continente tão rico em recursos minerais, um povo rico culturalmente, explorado pelo ocidente e abandonado em sua miséria. Triste, mas uma leitura muito importante para conhecer como funciona a transformação de uma criança feliz, dentro da sua realidade cultural, em um menino soldado, feroz e determinado a matar.

Carlinha 19/08/2021

É triste, mas é a realidade.
No início foi uma leitura pesada, li 60 páginas de uma vez, chorei por todas as 60 páginas e só voltei a ler depois de duas semanas, mas foi mais "tranquilo". É um livro bem rápido pois o Ismael não deixa a escrita se estender tanto, ele só conta o necessário, só conta o que quer que a gente saiba. Isso não é ruim, e é bem feito, até, a gente não sente como se "faltasse" algo, ele simplesmente nos poupa de detalhes que considera inútil pra história. Ismael Beah é muito forte por viver tudo isso e reviver ao escrever esse livro tão profundo. Estava na minha lista há muito tempo e consegui lê-lo finalmente, estou feliz.

É uma história bem sofrida, mostra como a guerra tira a vida e inocência de muitas crianças e adolescentes, os que sobrevivem acabam ficando com muitos traumas, abstinência de entorpecentes, crescem muito rápido mentalmente, e o pior é que nenhuma dessas crianças fez por merecer, muitos civis adultos inocentes também sofrem constantemente! Por causa de problemas políticos, por causa de "gente grande" (vulgo políticos, milionários) toda uma população sofre horrores e têm de viver as atrocidades da guerra, depois disso ninguém vive mais, eles apenas sobrevivem. E o medo permanece junto a eles.

Renata 10/07/2021

Guerra vista por uma criança
Muito emocionante não tem como não chorar com um relato tão sincero e com tanto sofrimento muitas perdas repentinas muita fome dor. A guerra vista e vivida por uma crianca inocente e indefesa, por não ter escolha acabou se tornando soldado e praticando muitas barbaridades. Comovente demais. Quanto mais eu leio mais vejo como o ser humano é forte e tem poder para recuperação, como esse relato do Ismael.

Talyta 06/02/2021

Escrita bonita, história triste
O autor narra a própria história de modo detalhado sem ser enfadonho e com uma escrita quase poética. Conseguia sentir-me em todas as situações descritas e isso causava muito desconforto pois não foram poucos os momentos de dor e violência.
É a história do autor, porém senti que é a história de muitas crianças daquele país, como se fosse uma história da própria Serra Leoa.
Não atribui 5 estrelas porque achei que faltou um encerramento apropriado. Pra mim o término do livro foi abrupto e sem uma conexão com o início quando o autor cita estar muito longe da sua terra natal.
Isso não vai tirar os méritos do livro, foi uma experiência e tanto conhecer essa vida.

Saulors 11/07/2021

Impactante é pouco para definir o que se passa nesse livro. Aqui, o ex menino soldado, Ishmael, conta sua jornada de vida ao ser retirado duramente do convívio familiar para fugir da guerra, em Serra Leoa, que ele fará parte como menino soldado. Uma história dura e muito difícil. Somos transportados para aquela realidade com muita clareza, o autor narra sua vivência de forma muito crua, sendo difícil acompanhar algumas partes do livro por causa das atrocidades que eram cometidas.

Flavinha 22/12/2022

Que livro incrível, um soco no estômago a cada página. Fluído, passagens bem marcantes e mostra a dura realidade de um país em guerra. E saber que tudo é real, deixa o coração bem pequenininho.

Jacqueline 22/03/2022

Triste e Cheio de Esperança
No meio de uma guerra civil em Serra Leoa, Ishmael tenta sobreviver enquanto lida com todos os acontecimentos ao seu redor e a constante maldade do ser humano.
Particularmente, não gosto de ler livros sobre sobreviventes de guerra, pois me fazem perder parte da esperança que ainda tenho na humanidade. Esse não foi diferente.
Apesar do final despertar uma esperança de mudança, acompanhar todo o declínio psicológico de uma simples criança na frente de batalha de uma guerra para depois acompanhar seu medo constante e a tentativa de lidar com todas as perdas é cruel demais. Todo o cenário em volta é pesado de se ler, e pior ainda de imaginar uma criança acompanhando de perto tudo o que está apenas fragmentado para nossa imaginação.
O desespero, medo e tensão descritos no livro são quase palpáveis ao leitor. Todo o sofrimento do narrador contando sua história de vida é intenso de formas inimagináveis, mas ainda assim nos trazendo esperança de mudança, mostrando que nem sempre é possível salvar todo mundo, mas aqueles que salvamos podem salvar muitos mais, até que ninguém mais precise ser salvo.

Felipe Silva 15/03/2022

Uma infeliz realidade
Em "Muito Longe de Casa - Memorias de um menino soldado" acompanhamos os relatos verídicos de Ishmael Beah, um sobrevivente da guerra civil em Serra Leoa nos anos 90/2000. Nesses tempos de guerras ao redor do mundo podemos entender um pouco mais como os jovens e as crianças são afetadas.

Um livro que nos faz refletir sobre uma infeliz realidade que é cada vez mais presente. Narrado em primeira pessoa, acompanhamos a trajetória de Ishmael Beah - junto de sua família e amigos - desde o primeiro contato com a guerra que assolou o país, a sua luta para sobreviver, o seu recrutamento e a difícil fuga para o Estados Unidos.

Entre a luta de rebeldes x militares, observamos o trabalho psicológico que é feito na cabeça das crianças para torna-las verdadeiras maquinas de matar. Alimentadas por ódio, drogas e um desejo de vingança por ambas as partes (não há herói), vilas são invadidas, casas são queimadas, inocentes são roubados, estuprados, torturados e mortos, um verdadeiro caos.

O que é mais chocante é a riqueza de detalhes nos acontecimentos narrados e pensar que eram apenas crianças que estavam presenciando todas essas atrocidades e muitas praticando.

Por mais que você tenha que fechar o livro para se recompor algumas vezes, a leitura é rápida e fluida. Vale a sua leitura!

IG Literário: @felipesilvadlm

Nessa Gagliardi 07/05/2009

Lindo livro! Ishmael é a prova viva que nossas crianças têm salvação, basta que alguém olhe por elas.
Além de um guerreiro (em múltiplos sentidos), o menino-soldado é excelente escritor. Em vários momentos desejei entrar eu mesma na história e socorrer aquele pequeno sofredor. De arrepiar.

Lilia Carvalho 18/11/2009minha estante
Eu tb desejei socorrê-lo, como sofri lendo essa biografia! Lindo demais!

Paô 23/03/2021

Livro necessário!
Uma das leituras mais difíceis da minha vida.

O Ishmael conta detalhadamente sobre tudo o que ele teve que passar, e, acreditem, não foi pouca coisa. As atrocidades que ele foi obrigado a presenciar, as coisas absurdas que ele teve que fazer para sobreviver durante a guerra em Serra Leoa, as pessoas que ele perdeu no caminho. E ele era apenas uma criança de 13 anos. Ele tinha uma vida antes de ser recrutado pelo exército para lutar na guerra. Ishmael brincava com o seu irmão, gostava de cantar e dançar, adorava observar a lua. Ele acabou perdendo sua infância, sua família e seus amigos. Em suas palavras: ??Eu sempre perdia tudo o que significava alguma coisa para mim??. Nossa, como doeu ler esse livro.

No fim das contas Ishmael sobrevive e consegue iniciar uma nova vida, dentro do possível. Ele acaba encontrando outra família e fazendo novos amigos, mas quantas pessoas realmente conseguem chegar aonde ele chegou?

angel? 05/08/2020

Um livro necessário
Esse é com certeza um dos livros mais incríveis que já li, porém, extremamente triste (seria mesmo que não fosse uma história real). Me fez chorar e questionar a vida em cada uma das muitas mortes e abandonos. É o primeiro livro com o cenário da guerra na África que eu li, o que me fez percebe também que o tema é muito inviabilizado! Enfim, leitura que choca, que entristece e que faz pensar e repensar nossa vida e nossos privilégios a cada palavra lida.

Miguel 28/04/2020

A guerra como ela é...
Este livro trás muito claramente o horror que uma guerra pode proporcionar para todos que convivem com ela.
Por outro lado, o conforto que é saber que existem pessoas querendo o lado oposto disso, ajudando aos necessitados nestes tempos difíceis!
Belo livro!!

Aline 13/06/2020

Muito longe de casa
Muito longe de casa foi indicado pela bibliotecária da escola que trabalho em uma reunião no final do ano passado. Fiquei com os pensamentos nesse livro e antes de nos afastarmos devido a pandemia, eu resolvi pegar na biblioteca para ler e não me arrependi.

Esse livro narra a história de Ishamael Beah, nascido em Serra Leoa e que viveu uma guerra civil. Desde pequeno sofreu com a guerra. Ele viu aldeias serem destruídas, se perdeu da família e viu muito terror que pessoa nenhuma, ainda mais uma criança poderia vivenciar.

Em meio a suas andanças pelo país para fugir dos rebeldes, o menino Ishmael parou em uma vila e foi escalado pelo exército local para ser soldado, sendo alimentado com drogas e muito ódio, o menino, assim com muitos outros virou uma máquina de matar.

Felizmente, em um certo momento, vários meninos-soldados foram resgatados pela Unicef e foram colocados em um abrigo. Os garotos resistiram muito, estava em suas mentes a sede da guerra, da morte e do fazer o mal, mas com muito amor e persistência dos voluntários do abrigo, alguns se recuperaram e Ishmael foi um deles. Felizmente, o rapaz sobreviveu a guerra e contou sua história nesse livro que tem que ser lido por todos. Ele causa um certo impacto a cada página lida, pois nós por aqui, não fazemos ideia dos terrores que esse garoto viveu e só de imaginar conforme as descrições do livro ficamos muito impactados. Mas é um livro excelente, muito bem escrito e narrado de forma detalhada, não nos falta sentimentos ao lê-lo. No momento turbulento em que nos encontramos, não só pela pandemia, mas pelo respeito a vida, esse livro cabe direitinho e nos coloca a pensar sobre nosso papel na sociedade.

André314 30/09/2020

Quando você ler sobre o que esse menino viveu vai pensar muito antes de reclamar das coisas.