Muito longe de casa:

Muito longe de casa: Ishmael Beah

Resenhas - Muito Longe de Casa

Têco 16/05/2011

"Segurei minhas lágrimas ou elas despejaram... o torpor ou o horror mostraram que a falta de razão é o ódio".
Livro de primeira estirpe e categoria. Escrito magistralmente, com uma riqueza de detalhes excepcional, de descrição de cenários, te coloca realmente dentro de uma historia e uma historial real e de terror, onde vemos onde o ser humano e a sociedade são capazes. Memórias fantásticas e fantasticamente assustadoras, redigidas com uma capacidade de texto e registro grandes, aonde vimos com um super alento a capacidade de recuperação e superação psicológicas à tragédia pelo exemplo do autor autobiógrafo.

Bonito como trata a vida, a luta pela sobrevivência, o contato com a natureza e astros solares, rituais e um poder e magia maior, mesmo em meio a um caos humano absurdo. Respeito a tradição e ao sagrado. Até certo ponto...

Livro muito forte, de situações extremamente críticas, psicológicas, emocionais, físicas e mentais dos humanos, personagens, reais, envolvidos.

Bom livro pra aqueles que dizem que é impossível encontrar o amor sem perder a razão... na verdade é o contrário... a superação, a coragem, está no amor, superando todas as barreiras, onde não há mais temor que seja capaz e que os verdadeiros idiotas sabem quem são desde o início e isso é tão na cara e flagrante como no livro, só ver a covardia e a dissimulação...

Emocionante no tocante a recuperação de Ishmael.

Lucas.Romano 21/10/2021

Meu Deus! Que livro é este? Inimaginável pensar que alguém passou por tanta violência como Ishmael e ainda assim se tornou o ser humano que é hoje! Que historia pesada, forte e inspiradora! Varias vezes senti um arrepio na espinha e um aperto no coração por todas as familias perdidas na guerra e todas as pessoas que sofreram nesses conflitos. Uma realidade que eu não consigo pensar, mas que fui transportado por esse livro completamente rico na escrita e nos detalhes. Todo mundo deveria ler! Estou impactado!

M. Machado 16/05/2021

Lindo!
Um livro maravilhoso. Temática pesada, triste, que te faz refletir sobre todos os seus privilégios - inclusive o privilégio de nascer num país como o Brasil (sim, leia e entenda que isso é um privilégio). Mas a virada e o final desse livro me deixaram emocionada e esperançosa. Vale a leitura demais!!

Josy-chan 14/04/2012

Impressionante
Esqueça tudo que você já leu sobre a guerra. Ishmael Beah te dá uma visão totalmente nova e cruel da capacidade do ser humano em fazer o mal.
Mas, igualmente, te prova que uma pessoa pode se redimir pelos seus erros e voltar a ser ALGUEM.
Uma infancia roubada é o plano de fundo para essa obra, que com certeza é tão realista quanto dramatica. Impossivel não deixar cair algumas lágrimas...

Jojo 15/08/2012

"A Long Way Gone": Perdendo (e talvez achando) a fé na humanidade
Para ler a resenha completa: http://asletrasdajo.blogspot.com.br/2012/07/a-long-way-gone-perdendo-e-talvez.html

Não é um livro fácil e divertido. Como disse, é doloroso. Mas é um relato muito bem escrito, com "personagens" instigantes. A leitura flui facilmente e a empatia gerada pelos personagens nos faz ir até o final e depois entrar na internet para saber mais sobre eles.

É um livro de leitura rápida já que é curto e cheio de história para contar. Tem cenas muito pesadas e como é baseado em fatos reais, não me surpreenderia com alguns pesadelos.

Se você está com disposição de perder um pouco sua fé na humanidade, ficar puto com o que o ser humano é capaz. Pode acabar se surpreendendo com as doses de gentileza também. No final, sua visão pode ser mais real. Mas não necessariamente pior.

Roselaine12 23/12/2012

Muito longe de casa
Ishmael Beach conta a sua tragetória em sua terra natal Serra Leoa durante uma guerra civil.É um livro pesado pois narra fatos trágicos, terríveis e muito distantes de nossa realidade a ponto de te paralisar, você tem que estar bem para conseguir ler, muitas vezes tive que parar a leitura para "digerir" o que estava escrito. TODOS deveriam ler este livro pois mostra a realidade pura de um país em guerra, na visão de quem está inserido nela, muito diferente daquela visão que assistimos no noticiário ou lemos num jornal. O livro é uma lição de vida, mostra a força e a coragem desse menino que perde tudo, tudo, sua infância, sua família e luta cada segundo para se manter vivo e no final consegue dar a volta por cima.Muito emocionante e lindo!

Thaís 21/02/2013

Ótimo!
É um livro dramático e muito emocionante, você senti cada emoção do personagem. É viciante e muito bom mesmo! Conta a história de um menino que viver durante a guerra civil na África, participando como soldado e anos depois fugindo desse destino.

Thiago Narciso 09/06/2023

Arrebatador e cativante
Acho que não existem palavras melhores para descrever a história de Ishmael. Tenho um certo fascínio por esses histórias bibliográficas ocorridas em momentos de crise. Sendo assim, a vida de Beah é um prato cheio. Choca, assusta, enoja, constrange e por fim, humaniza de maneira inigualável.
Conhecer os limites da barbaridade humana é crucial para que os contemporâneos no mínimo repensem suas atitudes.

Laís oliveira 29/10/2015

emocionante
conta a história de vida de ishmael beah e suas dificuldades enfrentadas durante a guerra cívil na África, e tbm suas consequências em sua vida.

bastante emocionante do início ao fim.

Lizziane 03/08/2011

Que história de vida incrível! Recomendo muito.

Digão Livros 14/08/2010

Esse livro deveria vir com uma tarja preta: "Leia somente quando estiver sem esperanças, fraco, revoltado ou deprimido. O livro e uma lição de vida. Para mais comentários, vejam o histórico de leitura, descrito abaixo.

25/10/2009
7% (17 de 232)
"O tema 'guerra' me fascina. Fico o tempo todo a pensar se vivemos constantemente em guerras, com períodos de paz, ou em paz, com períodos de guerra. Observe o mundo: em algum lugar, nesse momento, em algum continente, há uma guerra. Ganância, ódio, intolerância; sempre há uma desculpa para se lançar contra o próximo, com gestos de violência. E a guerra, ou a violência, nos parece um tema abstrato, até que nós ou um ente próximo sofram desse mal. Li poucas páginas até agora, mas sei que o autor viveu a guerra, sofreu com ela. Já o admiro por causa disso. Tenho grandes expectativas a respeito desse livro." Nota: 5

25/10/2009
19% (44 de 232)
"A linguagem do livro é simples, transparente. Estou no capítulo 7. Ainda há muitas incertezas, instabilidade, a sensação de que muitas perdas ainda estão por vir. Estou gostando muito do livro." Nota: 5

26/10/2009
30% (69 de 232)
"É preciso ter coragem para continuar vivendo. É isso que penso a respeito dos protagonistas dessa obra. Muitos desafios, medo e desamparo. Mesmo assim, o livro não é triste, porque para mim, o autor sempre deixa no ar a esperança, a perseverança, a persistência. Pode-se observar claramente como a guerra transforma rapidamente as pessoas. crianças em homens, ou talvez em monstros." Nota: 5

27/10/2009
74% (172 de 232)
"Ontem eu li pouco. Fiquei mais tempo pensando no que tinha lido até aquele momento. Estava meio com medo de Ishmael, o protagonista de 13 anos, ter a sua infância roubada. Hoje acredito que li bastante. Realmente, ele teve a sua infância roubada e viveu coisas que poucos na terra aguentariam. Será que eu aguentaria? O processo de recuperação dele está lento, mas progressivo. Assim como um pitbull pode ser dócil, um beija-flor pode ser agressivo. Tudo depende do ambiente em que vivos. Era um garoto,que se transformou em um monstro e está voltando a ser criança. Estou curtindo o muito esse livro!" Nota: 5

28/10/2009
100% (232 de 232)
"Em um país instável politicamente, outras guerras seriam inevitáveis. E com outra guerra, novas perdas. Ishmael, calejado, decide mudar de vida. Outros ditados do decorrer do livro são marcantes, mas o último, acredito, foi determinante. Significava o novo modo de ver a vida de Ishmael. Um dos meus amigos skoobers havia dito que um bom livro é como um amigo, que quando fechamos a última página, esse amigo se vai. Esse livro foi um ótimo amigo." Nota: 5

Bruh 13/07/2015

Guerra, infância, família
Eu gosto de histórias, mas nunca li um livro tao triste como este, mesmo sendo baseado em histórias reais ou não.
Logo no inicío quase chorei, e em certas partes me dava nojo, no fim também quase chorei, mas nao consegui fazer as lagrimas rolarem.
Este livro pode ser um qualquer para outro, mas além da vida contada e vivida pelo autor, nos mostra algo além disso, nos mostra como é a realidade lá, ou pelo menos como foi naquele tempo.