Muito longe de casa:

Muito longe de casa: Ishmael Beah

Resenhas - Muito Longe de Casa

Jane 30/01/2016

A guerra e suas consequências
Li muito longe de casa por causa do projeto de leitura que consiste em ler um livro de um autor de cada pás do mundo e Serra Leoa foi o terceiro país sorteado. A escolha do livro foi fácil, por haver tradução. Confesso que li em uma tacada só, pois não conseguia desprender meus olhos do livro.

"Ouvíamos tanto tipos de histórias sobre a guerra que ela parecia estar acontecendo numa terra distante e desconhecida" pg 9 Pois é, a guerra para quem não a vive, é sempre algo inimaginável, ou como o próprio autor diz, algo só visto em filmes e noticiários….até ela nos alcançar.
Ishmael Beah é um garoto de 12 anos, fã de rap americano e Shakespeare, que faz apresentações em shows de talento. Um garoto, filho do meio de pais separados.
Sua vida muda quando ao viajar para uma de suas apresentações se vê pego pela guerra. O grupo rebelde intitulado RUF (referente a Frente Unida Revolucionária) estava atacando as cidades em busca de bases, alimentos e princiaplemente, em recrutar pessoas para sua causa.
De uma hora para outras, aquelas crianças foram separadas de suas famílias e amigos, de seus lares, de suas rotinas, de suas vidas. Ficam á esmo em uma terra sem leis, lutando para sobreviverem.
Ishmael nos conta como ele vagou pelo país, passou fome, se escondeu, viu a morte de perto várias vezes até ir parar na base do exército. Lá o exercito recruta todas a pessoas para vingarem a morte de seus parentes mortos. Ele se junta ao treinamento e vira um soldado com apenas 13 anos. A narrativa é comovente, pois sabemos que não é ficção, é uma história real e pode-se sentir toda dor daqueles garotos que vão proteger um país, sofrem uma lavagem cerebral, são alimentados com drogas para que se mantenham dispertos e corajosos, deixando de ser crianças e para se trasnformarem em máquinas de guerras sem sentimentos.
Mas apesar de todo sofrimento, também é uma história de redenção. Ishmael acaba indo parar num acapamento da Unicef, onde uma ONG trabalha para ajudar crianças vítimas da guerra e, principalmente, para recuperar àqueles que lutaram, viram e fizeram atrociddes.
O tratamento é longo e difícil. O primeiro passo é livrar o corpo das drogas, depois da raiva, dos pesadelos, da culpa e da dor de não ter mais ninguém com quem contar.
Ishmael passou por tudo isso e se tornou embaixador da Unicef, contando sua emocionante história de um menino-soldado.

Aldimir.Santos 11/02/2016

Menor Guerrilheiro - Subcapitão Ishmael
Quando começamos a ler o livro e Ishamael começa a descrever os cenário de guerra que impuseram a ele imaginamos logo um Rio de Janeiro distante aonde a morte de vários meninos e meninas no front de guerra ja se tornou algo "normal" no lugar, pensando bem no Brasil não é muito diferente, inclusive nos becos e vielas do Rio de Janeiro.
Ishamael perde tudo, sua infância, ao qual ele tenta recordar a todo o momento quando acha que deixou de ser uma vitima da guerra que destruiu seu pais natal e suas fitas de Rap que era um dos seus maiores tesouros, ao decorrer do livro ele nos descreve partes de sua jornada fugindo da guerra, atravessando quase todo o pais andando até que se torna parte da guerra. Em cada capitulo do livro varias cenas do seu tempo de criança, refugiado e guerrilheiro são reveladas.

Rosana 08/08/2017

Livro autobiográfico. Relato sensível, comovente e, ao mesmo tempo, chocante e revoltante. A história do autor é uma importante ferramenta de denúncia sobre a crueldade de guerras em regimes ditatoriais e de crimes contra os direitos humanos. Recomendo muito!

suellem 24/05/2018

Memórias de um menino soldado
O livro nos conta a história de Ishmael, um menino que aos 12 anos começa a fugir da guerra, após uma visita a cidade vizinha , ele descobre que sua cidade foi atacada e que a cidade onde ele estava seria a próxima. Assim , ele começa a fugir de aldeia em aldeia para tentar se proteger e manter-se vivo. Na sua trajetória ele acaba passando fome, frio e se sentindo muito solitário .
Aos 13 anos ele se torna um soldado , e os relatos de morte, dor e sofrimento que é relatado nesse livro, faz a espinha se arrepiar. Uma verdade nua e crua de tudo que esse menino viveu, fez e sofreu.
O pior de todo esse livro é saber que ele é baseado em fatos reais, e apesar de Ishmael ter sido salvo, reabilitado e conquistado muitas coisas, eu fiquei pensando em quantas crianças ainda passam por isso. Também fiquei pensando na vida de meninos tão jovens que entram para a vida do crime por pura ilusão .
Ao final do livro eu senti falta de algumas respostas, mas isso não estraga o quão impactante esse livro foi pra mim. Achei a leitura muito envolvente, diversas vezes parei para digerir o que tinha acabado de ler. Realmente muito emocionante a história do autor.

Nota :
Toda vez que somos perseguidos por gente que quer nos matar, fecho os olhos e espero pela morte. Apesar de ainda estar vivo , sinto como se, a cada vez que aceito a morte , parte de mim morresse. Muito em breve eu vou morrer completamente e tudo que sobrar de mim será meu corpo vazio, andando com vocês .
( 33%)

Rafa 28/06/2018

Menino Soldado
Ishmael Beah conta a sua história de participante na guerra de Serra Leoa de forma sútil e assustadora. O olhar de uma criança na guerra é de se observar, envolta de tanto caos, terror, mortes e medo, o menino Ishmael Beah contou sua história crítica e a de seu país de forma leve no jeito de contar aos olhos de uma criança, e ao mesmo tempo impactante aos olhos do mundo.

Lara.Tenorio 13/01/2019

Real e doloroso
Um relato nu e cru da triste realidade da vida das crianças na guerra. Coisas horripilantes, caos, dor, fome e sofrimento. Um relato tão real que ao ler, o leitor parece transportado às páginas do livro e parece ser transportado as cenas descritas com requizas de detalhes. Ao meio do caos, quando tudo parece perdido, surge a esperança e as transformações de vidas através do amor.

Gisa 14/04/2019

Relato chocante na visão de um menino que lutou para sobreviver e se juntou ao exército. Memória de um menino soldado conta a história sofrida de Ishmael Beah, profunda que soa como um soco no estômago de quem lê. Logo no começo tem uma passagem linda que diz: " Devemos nos esforçar para ser como a lua". Livro muito bom, mas para quem tem estômago forte.O relato realmente é muito impressionante.

Nathalie.Murcia 11/05/2019

Lição de vida e de superação
História baseada em fatos reais. O autor, Ishmael Beah, teve sua infância abruptamente interrompida pelos efeitos nefastos da guerra civil em Serra Leoa. Ele adorava ir à escola, ouvir rap e estar rodeado pelos parentes e amigos, mas, aos doze anos de idade, seu vilarejo foi destruído e sua família foi dizimada pelas forças rebeldes. Longe de casa, foi obrigado a perambular pelas florestas, sofrendo privações de toda espécie, para conseguir escapar dos ataques dos rebeldes, mas acabou arregimentado pelo exército, onde passou por uma intensa lavagem cerebral. Destituído de fé e confiança, mas imbuído de uma ideologia alicerçada na vingança, matou muitas pessoas e praticou diversas atrocidades, sempre entorpecido pelo uso de drogas, assim como os homens e demais crianças do pelotão. Três anos depois de ingressar informalmente no exército nacional, foi encaminhado a um centro de reabilitação para crianças nas mesmas condições. O processo de readaptação, que contou com o apoio de ONGs e da UNICEF, foi doloroso e lento, pois as sequelas deixadas pelo combate foram profundas. Contudo, após ser reabilitado, Ishmael conseguiu retomar a normalidade da vida, em Freetown, na casa de um tio, até que a guerra alcançou a capital e deixou seu rastro de destruição, novamente. Com muito custo, e com a ajuda de pessoas bem intencionadas, Ishmael conseguiu fugir para Conacri (capital da Guiné), de onde partiu em definitivo para os Estados Unidos, país no qual foi acolhido por uma família adotiva. Leitura obrigatória para abrir nossos olhos. Estima-se que nos mais de cinquenta conflitos em curso atualmente, aproximadamente 300 mil crianças estejam envolvidas no front. Ishmael Beah foi uma delas, e sobreviveu para contar. Nascido no ano de 1980, em Serra Leoa. Mudou-se para os Estados Unidos, em 1998, aos 17 anos. Graduou-se em Ciência Política. Atualmente vive em Nova York e é embaixador da Unicef, membro da Human Rights Watchs e presidente da Fundação Ishmael Beah. Mais resenhas no meu Instagram.

site: http://.instagram.com/nathaliemurcia/?hl=pt-br

Tami 24/11/2019

Triste realidade
Existem coisas que - ainda bem - são tão longe da nossa realidade que parecem um filme. Infelizmente este livro tem uma história assim. Escrito por Ishmael, um menino que teve que fugir de sua cidade, se separar de sua família e acabar se tornando um menino-soldado é o tipo de história que... é até difícil imaginar.

A história segue em ordem cronológica, e a única coisa que cortou um pouco a minha expectativa é que pouco mais de 2 capítulos apenas são da época que Ishmael foi um garoto soldado. Em vários momentos após esse trecho o garoto nos apresenta outras lembranças dessa época, mas realmente acreditava que o livro seria mais focado neste momento específico da sua vida. Não que o antes e o depois não tenham sido, também, muito difíceis.

Ishmael conta, sem muitos filtros, a dificuldade que foi sair dessa vida, mesmo com ajuda. A lavagem cerebral pela qual passam os soldados, o uso diário de drogas e todas as mortes vistas e causadas são questões muito complicadas de serem "retiradas" de alguém. Tanto quanto a história dele, é admirável a história de pessoas que trabalham acreditando que podem reabilitar meninos que passaram por tamanha dificuldade.

É um livro muito importante, triste e que recomendo demais a leitura.

Tatiana Patrícia 06/01/2020

História triste
Triste imaginar, que um menino, quase da minha idade, tenha passado por tanta coisa ruim na sua infância e adolescência.
Difícil não cair em lágrimas...
Tive que parar e respirar diversas vezes.
Uma lição de vida sem igual... qtos adolescentes reclamam da vida que tem. Deveria ser uma leitura obrigatória no ensino médio!

Danilo.Queiroz 12/05/2020

Nossa, que relato pesado! A história de Ishmael é extremamente emocionante. A força e a vontade de sobreviver desse rapaz foi descomunal! O livro mostra desde a separação da família causada pela guerra, sua entrada no exército, até a sua fuga de todo esse tormento.

Fabi 05/07/2021

Emocionante e triste
O livro conta a história do autor, Ishmael, que quando criança foi forçado a participar da guerra civil em Serra Leoa, como um soldado. O menino e seus amigos perdem a família e suas casas na guerra, e são introduzidos no exército. Muitos como eles acabam ocupando as mesmas funções ao lado dos rebeldes. Em uma guerra sem lado certo e sem vencedores, crianças matam e morrem, aprendem a torturar, perdem sua inocência e infância, e sofrem muito.

A história é um relado emocionante e chocante da vida de muitas crianças ao redor do mundo, e nos faz parar pra pensar sobre o absurdo disso tudo.