Jogando xadrez com os anjos

Jogando xadrez com os anjos Fabiane Ribeiro

Resenhas - Jogando xadrez com os anjos

Camilly146 23/02/2021

Comentário sobre "jogando xadrez com os anjos"
Esse livro é absolutamente tudo pra mim. Foi o que me incentivou na leitura e o primeiro que eu li. Eu tinha 10/11 anos quando eu o li pela primeira vez, e mesmo assim chorei rios e consegui sentir todas as dores da Anny. Recomendo muitíssimo esse livro pra quem gosta de refletir assim que acaba uma leitura e pra qum gosta de sofrer kkkk. Perfeito, nota 10000

Bianca465 27/03/2021

Uma história linda, dolorosa e cheia de ensinamentos.
Me perguntei mil vezes se realmente queria fazer a resenha deste livro pois ele é meu livro preferido da vida e estava com medo de não passar o que ele realmente representa para mim!

Bom este livro me emocionou demais pela Anny ( Personagem Principal ) passar umas coisas horríveis com tão pouca idade e mostra ser uma menina admirável e forte!

Guilherme 13/04/2013

Jogando xadrez com os anjos.

Como não se apaixonar pela pequena Anny. Tão pequena e ao mesmo tempo tão sabia, forte, inocente...eu não consigo nem descrever esse livro sem contar partes da história dele, a unica coisa que sei, é que, com toda certeza não vou esquecer tão cedo as lições de vida e a determinação da pequena Anny.

Recomendo a todos esse livro, vale a pena mesmo.

Cris.Santos 21/12/2021

Tocante
Uma historia que transmite alguns ensinamento sobre amar o próximo, gratidão, carinho com o olhar de uma criança que possui uma esperança e bondade.

Acho que não foi em um bom momento esta leitura, mas creio que possa reler futuramente.

Andre 27/05/2020

Jogando xadrez com os anjos
Um livro muito lindo,anny é uma menininha encantadora,não se deixa entristecer nem pelas maldades que Jane faz. um livro pra se pensar sobre sonhos parados,dos quatro personagens dois conseguiu ir buscar seu sonhos,que a anny possa entrar em seus corações e que essa história,de alguma maneira,mude a forma como você olha pro mundo,e a forma como você espera que o mundo olhe pra você.
A delicadeza e a sensibilidade presentes nesta obra nacional são o suficiente pra encantar
Agora vou partir pra continuação"Dançando com as Borboletas

Gabi Ruggin 07/04/2020

Emocionante
Livro com uma história emocionante, que toca o coração. Anny é uma menina linda, que esbanja amor e bons sentimentos apesar de todas as dificuldades que a vida lhe impôs. Frases que te fazem pensar cada vez mais nas atividades que tomamos a determinadas situações.

leosilva 12/01/2016

Receita para anticlímax
Jogando Xadrez com os Anjos, de Fabiane Ribeiro, é um livro com sérios problemas, a começar pelo público-alvo. Se for para crianças, ela erra, pois a história não possui uma “pegada” infantil que o permita incluí-lo nesse grupo; se for para adolescentes, ela erra novamente, pois o teor do texto e a ausência de elementos compatíveis com esse público-alvo também não existem; por fim, se for para adultos, ela erra mais ainda, pois a linguagem do narrador é extremamente infantil e simples – e o livro não é narrado pela menina Anny -, incompatível com um público mais adulto e exigente. Assim, a história parece transitar entre todos os públicos e cair no marasmo de uma narrativa inchada por acontecimentos enfadonhos. O Reino Xadrez, por exemplo, é um enjôo que foi inventado para tornar a leitura mais chata, pelo menos para mim. Anny é uma garota insuportavelmente insossa, que aceita todo o sofrimento sem reclamar e ama seus maravilhosos pais (relapsos e ausentes). A mãe não a ama desde o começo, e ela parece não perceber isso em momento nenhum do livro. Não há justificativa para que uma história que se passe na Inglaterra não contextualize decentemente a época, de forma a fazer o leitor se interessar. As descrições fora da casa são sempre muito vagas. A história vai ficando confusa e os conflitos não são resolvidos ao final do livro. Uma parte que poderia ser bem trabalhada (que é a do manicômio), por exemplo, passa muito rápido, como se a autora quisesse voltar logo para o cenário da casa da família que adotou Anny, tornando a leitura mais chata. Ribeiro chega a numerar os dias que Anny passa no manicômio (Dia 1), mas não sai disso, pois a menina é libertada logo depois. As histórias paralelas são outro problema, pois praticamente não interferem na história de Anny e só servem para deixar o livro mais chato e arrastado e assim, algo que se resolveria em 200 páginas, se arrasta por 400, somente para criar volume. E o final... Bem, no final a autora prova que não sabia o que estava fazendo, pois cria um parente perdido para Anny de última hora e deixa as coisas sem resolver direito. Infelizmente a história foi mal escrita, pois poderia criar uma imersão do leitor na Inglaterra Pós-Guerra, mas se perde e se resume a um longo conto sobre uma menina que poderia ser a filha de Madre Teresa com o Gandhi, de tão boazinha e angelical que é (e aos 18 anos Anny ainda parece ter os mesmos pensamentos de quando tinha 9, não é melhor investigar isso?). Como se não bastasse tudo isso, ainda tem o anticlímax: o ponto alto do romance acontece uns dois capítulos antes do final. E depois, o que temos? Narrativas enfadonhas sobre a mãe de Nicole e sua obsessão sexual por nativos. Enfim, depois de um samba de crioulo doido que parece durar uma eternidade, o livro termina sem emoção e deixando a impressão de ter sido perda de tempo. Só não foi maior porque, apesar de tudo, Fabiane tem o mérito de escrever um texto bem simples e fácil de entender. Só isso.
Maria.Regina 02/02/2016minha estante
Concordo com tudo o que você diz. A história chega a ser inverossímel diante de certos detalhes. Como explicar a omissão quanto às transformações físicas pela qual a personagem passou? Ela cresceu e, mesmo ela dizendo que notou a roupa apertada, nunca foi comprar nada. Ela também nunca menstruou? Quem iria acudi-la nessas circunstâncias?Outra coisa: ela nunca frequentou a escola, mas isso parecia normal apenas na vida dela. Isso só a incomodou quando ela era bem pequena, mas depois aceitou naturalmente a condição de escrava. As descrições das personagens também são muuuuiiito pobres além de serem totalmente previsíveis. Realmente, aprendemos como acontece um anticlímax.

Flávia 30/03/2016minha estante
Pbs por ter ido até o fim. abandonei assim que me dei conta de uma escrita bem,mas beeem amadora. Acho q Fabiane deveria tentar a auto ajuda, já que se mostrou meio inapta para a ficção.

Letícia 04/07/2016minha estante
Ainda bem que li sua resenha antes de me aventurar. O título chama a atenção, mas quando vi que era uma autora recente e de um livro só, fiquei com um pé atrás.

Luana.Dias 11/07/2015

Um Dos melhores,maiores e mais interessantes livros que já li. Uma história dramática,coberta de aventura,suspense e bom humor. Extremamente emocionante.

Sandra 28/01/2022

Apaixonante.
"Jogando xadrez com os anjos" conta a história da menina Anny uma garota de 8 anos que no começo só via os pais ao sábados e nesse dia ela era muito feliz. Um sábado tudo mudou, seus pais não poderia vir vê-la com muita frequência. Por isso ela passou a viver na casa de sua professora a senhora Jane e sempre que o inverno caia ela esperava a volta dos pais .
Senhora Jane era uma mulher amarga que fez a vida da pobre garota virar um inferno. Hermes era um homem carrancudo que aos poucos foi amolecendo seu coração e tendo amor e carinho pela garota e defendendo-a das surras e das grosserias de sua esposa..
Para amenizar a saudade dos pais, e sua solidão, a menina começou a cuidar do jardim, tendo como companhia, seu bicho de pelúcia e seu amado jogo de xadrez, que ganhara do pai., e também Pepeu, que aparecia sem ela saber de onde. Também tinha Nicole, Frank, Desiré, George, que se tornaram seus amigos reais.
Uma história que ocorre na Inglaterra depois da Segunda Guerra Mundial , uma menina privada de muitas coisas e mesmo assim é feliz, sempre tem algo de bom pra dizer a sues amigos, e nunca desmorona. Ela tem a fé e o amor como partes dela, que nunca a abandonam.
Eu amei a história, chorei, sorri, fiquei com coração quentinho e também partido.
Minha nota foi 4,5

milly 15/01/2022

Nasceu minha vontade de jogar xadrez
Acho que todos que leram ficaram com vontade de ganhar um tabuleiro com peças de cristal.

Eu amei a história, seu desenrolar, chorei, sorri, fiquei com coração quentinho e também partido.

Foi maravilhoso ver tudo o que aconteceu da perspectiva e da pureza de uma criança.

Mas, foi justamente esse motivo que me incomodou. Muitas vezes não parecia que era uma criança narrando/pensando, mesmo se fosse a mais esperta e profunda. Isso me incomodou um pouco.

Tenho um carinho enorme pela história do livro e pela história de como o livro chegou até mim.

Melomay 15/08/2022

Emocionante
Ler esse livro tendo uma filha de 2 anos, não foi fácil. Muitas vezes imaginei ela passando por tudo o que Anny passou. Pensei em todas as crianças órfãs, mal tratadas e desamparadas. Lia o livro apreensiva, esperando sempre que todo aquele sofrimento acabasse.
Chorei muitas vezes e terminei chorando, mas mais que isso, aprendi muito.
Acho que o li no momento certo.
O amor e a pureza de Anny são reveladores!

Em alguns capítulos a história parece ser repetida muitas vezes, mas talvez sem a repetição não ficasse tão claro ao leitor o que são a bondade e o coração dessa menina tão frágil, mas ao mesmo tempo tão forte!

Gostei muito da leitura !

rafaa_19 07/01/2021

Resenha ?Jogando Xadrez Com Os Anjos?
Gostei bastante do livro, tem muitos ensinamentos e é uma história bem fluída. Um livro que todos podem e devem ler

Milena Karla - Mika 17/04/2017

História boa, encheção de linguiça
Quando vi este livro, gostei da história proposta, do título e da capa. Fiquei curiosa, então comprei prontamente. Comecei a ler, e continuei gostando da história. Mas antes de falar mais sobre o que gostei, falarei sobre o que não gostei.
Pois bem, apesar da história ser boa, muitas situações estavam claramente sendo criadas apenas para inspirar dó, pena ou tristeza em nós leitores, era óbvio demais. Por exemplo, em um momento, a menina vai parar num hospício, e nem conto isso como spoiler, porque este acontecimento (que para mim, parecia ser algo grandioso), não deu em nada. Foi um ponto completamente desprendido do resto, e não foi o único; muitas situações não fizeram sentido algum neste livro, e muitos momentos pareceram forçados e falsos demais. Sinto como se a autora tivesse escrito enquanto ouvia músicas tristes e tivesse se deixado levar pela emoção.

O que eu gostei: Bem, a menina é realmente muito boa de coração, e chega mesmo a inspirar o leitor a ser como ela, a nunca desistir, nunca deixar de acreditar e nunca abandonar a quem ama: incluindo a si mesmo. A forma como ela tocou os personagens foi muito boa também, e ela resistiu sendo boa mesmo em momentos de extrema maldade. Eu particularmente, sofri junto e torci por ela em muitos momentos e me indignei em outros. É realmente inspirador. O ponto forte do livro é a protagonista e a inspiração que ela dá. Dito isto, muitas coisas poderiam ser melhores.

Em geral, é um bom livro, cheio de potencial desperdiçado, porém algum potencial bem usado, então creio que pode valer a pena dar uma conferida se gosta de histórias inspiradoras ou emocionantes.

Geovana Souza 08/01/2022minha estante
Aaaaaaah eu amo esse livro, foi meu segundo livro q eu li na vida, faz uns 9 anos e eu lembro de como ele me despertou sentimentos incríveis, ele é lindo e sempre vou amar ele, tava pensando em reler ele, só pra ver se eu vou sentir as mesmas coisas q eu senti a 9 anos atrás.

manufstudies 08/01/2022minha estante
Simmmm

Adrian Pereira 01/01/2022

Progressivo
Em determinados momentos da obra, o leitor consegue absorver todo o sentimentalismo junto a atmosfera da história. O final não me agradou, porém continua sendo um ótimo livro.