Jogando xadrez com os anjos

Jogando xadrez com os anjos Fabiane Ribeiro

Resenhas - Jogando xadrez com os anjos

Renata 23/07/2017

Jogando Xadrez com os anjos
Um livro que fala sobre a vida sofrida de uma criança, que mesmo passando por tudo que passa ela vê a vida com leveza, esperança e enxerga a felicidade nos pequenos detalhes. Foi uma ótima leitura!

Cailany.Cristina 21/02/2023

Primeiramente eu vou recomendar essa leitura para todas as pessoas que eu conhecer na vida (q eu saiba q gosta de ler).
pq se tornou um dos meu xodós, guardo o pdf dele no drive desde 2018 e eu simplesmente tenho carinho por toda essa história, foi algo em que eu li e senti tudo como se estivesse lá, presenciando tudo o que aconteceu, desde as partidas, as novas chegadas, os momentos tristes e os de tristeza, essa leitura foi como vivenciar uma criança crescer (n sei se vão me entender).
mas ela é pra se ler e ser sentida ao máximo, ela é contagiante e singela demais, leaim por favor.
eu daria todas as estrelas possiveis pra esse livro.

Bela 14/08/2017

Inspirador
O livro trouxe alguns conceitos espíritas em que eu não acredito, uma vez que a minha fé é baseada em Cristo. Na verdade esse é o principal motivo pelo qual eu não gosto de ler livros sobre anjos. Pois, em geral, eles romantizam anjos caídos, (que, na verdade, não passam de demônios), ou trazem uma ideia espiritualizada de que as pessoas boas se tornam anjos ao morrerem, passando então a zelarem pelos vivos. E, ambas as alternativas me incomodam. Entretanto, essa foi uma leitura agradável, daquelas que nos emocionam e inspiram.

Os pais de Anny veem a filha apenas aos sábados, pois passam a semana inteira viajando e no domingo começam os preparativos para a nova semana de trabalho. A menina tem apenas oito anos de idade e ama os pais do fundo do seu coração. Ela está sempre contando os segundos para que o sábado seguinte chegue com a maior rapidez possível. Então, o seu mundo desaba quando eles lhe contam que também não poderão vê-la aos finais de semana, ela passará a morar com a professora Jane, que continuará lhe ensinando em casa e eles lhe visitarão uma vez por ano(!). Como se não bastasse ter sofrido uma perda dessa magnitude, ela passa a ser vítima de constantes agressões da Sra Jane, que a trata como uma empregada, além de lhe bater quando a menina faz algo que a desagrada e de racionar a sua comida. Mas, nada abala a força e alegria de Anny, que espera ansiosa pelo dia em que os pais retornarão para vê-la.

"Após o primeiro reencontro com meus pais, aprendi algo muito importante. Vou dividir o aprendizado com você, meu amigo: nossa casa é onde estão aqueles que amamos; é lá também que está o nosso coração, em nosso verdadeiro lar. "

Jogando Xadrez com Anjos em muito me lembrou da história de Pollyanna, de Eleanor Porter, que conta a história de uma pequena menina que foi morar com a tia megera, após ficar órfã. Mas, ela sempre buscava ver o lado positivo das situações em que vivia e acabava por conquistar todos ao seu redor. Anny também tem essas características. Apesar se muito nova, ela é muito madura e aprendeu a ver a vida com outros olhos, acredita que Deus está no controle de todas coisas e não deixa que nenhuma circunstância lhe tire a paz. Ela faz o bem sem olhar a quem e tem uma incrível capacidade de amar e perdoar. E, contra todas as possibilidades, ela acabam por fazer amigos valiosos que a protegem e lhe incentivam a continuar sendo a doce menina que é.

"-O amor está mesmo presente em tudo, apesar de ser algo tão difícil. Ele controla tudo e a todos. Ele que faz o sol nascer todos os dias, o vento soprar e o tempo escorrer suavemente... Bem, pelo menos é assim que deveria ser. Eu penso que é isso o que Papai do Céu espera de nós, que encontremos o amor em tudo - ela disse para si mesma."

Mas, por mais que essas atitudes nos inspirem a ser melhores de forma a não nos afundarmos diante dos problemas que ocasionalmente nos sobrevém, Anny viveu uma situação de abusos que muito mais do que justificada, precisava ser interrompida. Ela possuía uma compreensão infinita a respeito de tudo e todos, mas me pergunto ate que ponto isso é uma qualidade. E, nesse ponto, fiquei um tanto quanto incomodada com seu sofrimento, e estava esperando que seus amigos fossem mais severos ao lidarem com isso. O seu pai, Jefferson, vive constantemente atormentado por um sentimento de culpa, tanto por estar sempre distante da filha que ama, fazendo a sofrer por conta disso, quanto por conta da vida que escolheu viver. Já Cindy, mãe de Anny, parece tolerar a menina apenas por amor e respeito ao marido, sem realmente se importar muito com a sua ausência ou bem estar. Não há muito o que dizer sobre o Jane, além de que, eu não consigo conceber como podem existir pessoas capazes de tamanha maldade.

"Nada é impossível, nada é difícil o bastante, nós que dificultamos tudo com nossas palavras amargas e nossos corações fechados. É importante nunca perder a esperança e jamais, jamais deixar de acreditar. Quando tudo está contra nós e as chances parecem não surgir, aí é hora de lutar. E é nesses momentos que as grandes conquistas são alcançadas."

A leitura é bastante fluída e tem alguns pequenos mistérios que rondam a história como a profissão de seus pais e o passado do seu amigo Pepeu ou o de Hermes. Mesmo eu, que não sou a maior admiradora do gênero, me envolvi com a história, que em nenhum momento se tornou cansativa. O livro é narrado em terceira pessoa e temos três "cenários" principais: a casa de Jane, os sonhos de Anny e o o trabalho de seus pais. Apesar de todo o sofrimento pelo qual passa, a forma como Anny lida com tudo que lhe acontece, não deixa com que a história fique pesada e eu fiquei satisfeita com o seu desfecho, pois, vemos a menina se tornar mulher e seguir o seu próprio caminho.

site: http://www.sigolendo.com.br/
Fabiana 20/08/2017minha estante
Guria, eu li esse livro e por Deus nosso Senho, não sei como terminei, que coisa mais chata, quanto drama na vida dessa menina "martir", me irritou profundamente. Li o "Menina feita de espinhos" e me apaixonei por isso quis ler esse, mas endo tua resenha até parece outro livro, de uma maneira positiva, caso eu n conhecesse a história. Enfim que decepção.

Nat 18/09/2017

Na Inglaterra de 1947, a Europa está se recompondo de uma guerra devastadora. Anny só vê os pais nos sábados, quando eles voltam para casa depois de uma semana de trabalho. No entanto, em um desses dias, em que ela os espera até tarde, eles chegam com uma notícia que acaba com a alegria da menina: agora, seus pais só a verão uma vez por ano, pois o trabalho deles exige agora que eles se afastem mais de casa. Assim, a menina passará a viver com Jane, sua professora, e o marido Hermes. Mal ela sabe a diferença que ocorrerá em sua vida, pois Jane se mostra uma verdadeira carrasca, obrigando Anny a cuidar da casa, a dormir em um quartinho nada confortável e a viver escondida. Como companhia, a menina só tem sua ovelhinha de pelúcia e o jogo de xadrez que ganhou do pai, e passa por situações que nenhuma criança deveria passar. No entanto, seu bom coração e sua qualidade única de ser feliz não importa o que aconteça a ajuda a atravessar todos os momentos difíceis com a serenidade que somente um anjo poderia possuir.

Estava para fazer a resenha desse livro faz um tempão. Com mais uma de suas histórias tocantes, Fabiane Ribeiro (quem parece que adquiriu a capacidade de me fazer chorar como um bebê) nos ensina, através de sua pequena protagonista, lições valiosas. Em alguns momentos fiquei revoltada com essa história, tive muita vontade de matar a odiosa Jane e fiquei apavorada pela menina (tive que ler o final do livro para saber se existiria alguma espécie de final feliz, já que tudo rumava para a pior). Esta edição da Universo dos Livros é aquela com a capa mais bonita e que, a meu ver, tem mais a ver com a história (essa é a segunda edição, o livro já tem uma terceira). Recomendo esse livro para todos que gostem de uma história bonita com preciosas lições de vida.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2017/09/jogando-xadrez-com-os-anjos-fabiane.html

Vitoria.Gonzaga 30/11/2017

Aah Fabiane...
Mais um livro dessa autora INCRÍVEL que amo, eu quero tanto ler os outros livros dela,só tenho 3 em minhas estantes e os outros são mais difíceis de encontrar :(
Mas enfim, esse livro.. aah Anny, tudo que eu peço a Deus é que eu seja igual a Anny, uma menina linda, por dentro principalmente. Não precisava ter passado por tudo que passou, pelos sofrimentos, abusos, perdas,sempre tão boa. Não conseguia permanecer com raiva dos outros personagebs fazendo mal a ela,porque ela ensinou a não trata-los mal,mas a devolver com amor e bondade. Aah pequena, como eu queria ser assim. Literalmente um anjo. Pepeu, como te queria em minha vida junto com a Angel me ajudando, percebi que na verdade eu tenho. Eu amo o jeito como a autora coloca coisas espirituais (ou só eu que penso mesmo ?Não era pra ser proposital ? Kkk) em coisas tão reais. Chorei sim, como mais um livro da Fabiane kk choro sempre. Obrigada por ter escrito esses livros. Gratidão !
Deise.Maria 31/08/2018minha estante
undefined

Deise.Maria 31/08/2018minha estante
To lendo esse livro amiga e to amamdo muito comovente, inspiradora traz reflexões maravilhosas

Vitoria.Gonzaga 01/09/2018minha estante
Simmmm, total, ai fala mais cmg sobre ele pelo facebook kkkk ele é meu livro favorito

Adriane.Alvim 29/12/2017

Linda história
Nunca tinha lido um livro comuma história tão marcante, como essa de Anny.
Ela nos ensina como amar o próximo, mesmo quando não é retribuído.
Se houvesse mais pessoas como Anny teriamos um mundo muito melhor!
Thaís Martins 06/02/2018minha estante
undefined

@apandaliteraria 02/02/2018

A diferença entre adultos e crianças é que, quando crescemos, aprendemos a nos distanciar dos sonhos e fingimos e fingimos muito.

Joagando Xadrez com os Anjos retrata a historia de Anny, uma garotinha de oitos anos que vê toda sua vida até aquele momento desmoronar, após a segunda guerra mundial seus pais tem que deixa lá na casa de uma desconhecida e partir para fazer o seu trabalho, trabalho ao qual Anny não sabe nada.
Anny é levada a casa de uns vizinhos e estes a trata muito mal, sempre deixando claro que ela está ali de favor. Jane é uma megera, espanca a garota e a trata como uma empregada, Hermes o marido de Jane tem medo dela e prefere fechar os olhos para tudo que ela faz.
Com tamanha falta de afeto e amor, Anny com seu jeito esperançoso encontra refugio em um unico lugar, em seus sonhos, lá ela conhece um mundo novo, O REINO XADREZ, onde a vida é toda rodeada das emoções da menina, o clima, as pessoas, a beleza e tudo mais são ligados a seus sentimentos, seu estado emocional.
O principal foco da escritora é a FÈ da criança, Anny tem uma fé que é de uma imensidão gigante, quando li o livro percebi que minha fé não é nada. Anny tem fé que tudo ficará bem, que seus pais voltarão, que a dona Jane um dia será boa e que todos que são boas pessoas são anjos.
É no meio de tanta fé que Anny conhece seu amigo Pepeu, aquele que ela acredita que seja um anjo. Ele diz ter chegado a ela porque seu coração o mandou ir até lá.
Um livro muito intenso, cheio de muitas emoções e riquezas de sentimentos, o livro nos faz parar e refletir porque perdemos tamanha fé em nossos sonhos, porque os adultos deixam de ter tanta fé em tudo.

site: https://www.facebook.com/Rhecanto-Nerd-1629223904011540/

Kelly.Cristina 24/02/2018

Um dos livros mais lindo que li.
É uma história sensível, que vai te fazer chorar muito. Embora seja triste, também é lindo, pois a valentia e a coragem da pequena Anny é surpreendente.

Ci 06/06/2018

Penso... chegarei a esse nível?
Jogando xadrez com os anjos... É um mix de romance, espiritualidade e mistério. Adorei a história que me fez refletir sobre o meu modo de encarar as vicissitudes da vida. Anny passou por tantas dificuldades e jamais perdeu a fé. Lembrou-me Pollyanna e Pollyanna moça, livros que li há anos. Sempre enxergar o lado bom das coisas e das pessoas... Para mim parece ser algo inatingível. O Kardecismo, que tanto respeito, nos ensina que todos nós estamos destinados à perfeição. Pergunto-me quantas reencarnações serão necessárias? Confesso ter medo da resposta.
...E quanto a nossa missão, a minha missão!?
Nossa, quantas perguntas.
É isso, amigos. É uma história que irá incomodá-lo(s), cutucá-lo(s), chamá-lo(s) para uma reflexão. Temas como: amor incondicional, perdão, paciência, amizade, espíritos/mediunidade, pós guerra, violência doméstica, fé, natureza, inclusão social, união interracial, criminalidade, fazem nossa cabeça dar rodopios.
Pensei, também, a respeito do título do livro. Por que o jogo de xadrez ? Por ser um jogo de estratégia ? Qual a nossa função nesse jogo ? Seremos as peças sendo manipuladas pelo Cosmo ? Ou... será que temos que encarar a nossa vida como um jogo de xadrez, analisando com calma cada passo à seguir ? ... Socorro! Alguém me esclareça tudo isso ? kkk
Enfim. Recomendo essa leitura, mas preciso alertá-lo(s) de que você(s) não sairá(ão) ilesos desse enredo.
Cristina Rosa ð¹ 18/07/2018minha estante
Ótimo a sua colocação sobre o livro. Ainda estou lendo, mas concordo com tudo o que mencionou em sua resenha. Abraços!

Bruno.Eyes 22/11/2018

Livro bom
O livro até é bom, a história muito bonita e que nos mostra muito valores em relação à não desistir e sustentar a nossa fe. A pequena Amy sem dúvida é o personagem mais forte que já conheci. Não dou a quantidade máxima de estrelas pois a autora se baseou na história de Pollyana. Os contos são parecidos porém a autora utilizou obviamente outras palavras. Achei lindo: jogando xadrez com os anjos mas dificilmente voltarei a reler um dia.
Guilherme Ramos 18/04/2019minha estante
Bruno, eu também comparo o livro com Pollyanna, quando comecei a ler e entendi o contexto já de cara, só consegui me lembrar de Pollyanna e seu eterno jogo do contente. Achei o livro mais triste porém e muito fantasioso até, também acho difícil que releia algum dia, embora tenha gostado da leitura.

Deise.Maria 03/09/2018

" quando a neve cair quero esta com vc"
Um livro comovente, inspirador, que nos leva a flexões e a nunca deixar a criança que ha em nos morrer amei essw livro!!

DAborah.GalvAo 09/10/2018

Jogando xadrez com os anjos
É um livro muito bom ,e, que ,na minha opinião todos deveriam ler .
Jogando xadrez com os anjos é um livro que mistura muito bem drama e um leve romance .

O livro se passa na Inglaterra de 1947 ,a Europa está devastada pela segunda guerra Mundial. E em meio a esse cenário caótico ,encontramos a pequena Anny. Uma garotinha de características doce e muito meiga .

PONTOS POSITIVOS; é um livro que eu poderia citar muitos pontos positivos dessa leitura ,mais entre eles o que realmente me agradou e fez ele entrar na minha lista de favoritos da vida ,foi as belas frases que que está escrita em cada capítulo ,e as lições que essa pequena guerreira nos ensina .

PONTOS NEGATIVOS; em minha opinião ,esse livro não tem nenhum aspecto negativo, mais o que realmente me incomodou foi as letras muito pequenas ,o que dificultou um pouco minha leitura.

Essa foi a minha opinião sobre esse livro tão maravilhoso.

@leitoraincomum 14/03/2012

A inocência é tudo que temos.
Resenha postada originalmente no blog
Proibida a reprodução parcial ou total.

O livro chegou até mim através do Book Tour que estou participando organizado pela própria autora.
A estória se inicia em 1947, dois anos após o "término" da Segunda Gerra Mundia. Nossa protagonista, Anny tem apenas 8 anos, muitos sonhos e muitos medos, mas o principal medo é perder o pouco tempo que tem com seus pais que trabalham muito para manter tudo o que a filha precisa.
Cindy e Jefferson - os pais de dela - fazem a filha suspirar de tanta admiração, assim como toda criança, ela acha que tem os pais mais bondosos e generosos do mundo, mas de cara percebemos que não é bem assim. Cindy para mim sempre foi fria e calculista, eu como mãe me sensibilizei com algumas partes em que ela se refere a filha de forma indiferente, logo no início. Jefferson por outro lado me cativou desde as primeiras páginas, principalmente quando ele dá o tabuleiro de Xadrez para filha e ensina ela calmamente tudo sobre aquele novo desafio.
Achei que Anny sofria muito pela ausência dos pais, e já fique com pena da menina. Só que o que era ruim, vai se tornando pior quando Anny descobre que não vai mais poder conviver com seus pais e é levada para morar com a Sra. Jane que é muito dura e impaciente com a menina desde o seu primeiro momento em sua casa. A partir daí, a protagonista nos brinda com sua coragem e seu amor sem limites, além de sua fé que é a mais pura que eu já encontrei em um livro.
Mesmo quando deveria chorar, a menina sorri. Quando ela já não tem mais forças para lutar, não pensa em desistir. E é assim que ela nos conquista, nos faz sonhar junto com ela por um futuro melhor para ela. Em alguns pontos a leitura não fluiu para mim, porque por ser um livro sob o olhar de uma crianças, a inocência dela chega a frustar a gente, eu quis que ela fosse feroz em alguns momentos e ela não foi, fatos que eu só soube apreciar no decorrer do livro.
A linda amizade que ela constrói com o misterioso Pepeu é tão linda e comovente. É ele quem ensina a menina a amar, perdoar e dar valor ao que importa de verdade: o amor.
Como todo livros pós-guerra, é cheio de perdas e reencontros. Não há situações no livro que eu tenha me identificado diretamente, mas eu gostei bastante.
A narrativa é toda em terceira pessoa e de fácil compreensão sem palavras complicadas. Meu ponto negativo mesmo, vai para a diagramação páginas brancas com letras pequenas que me cansou bastante durante a leitura, tinha horas que eu queria continuar e o cansaço me vencia por isso.
O livro nos deixa uma lição de amor e perdão e dever ser apreciado com calma e atenção.
Recomendo.

Michele 14/09/2012

Jogando xadrex com os anjos nao é um livro bonito.. nao mesmo, é um livro PERFEITO.
Dificil nao se apaixonar pelos personagens tao bem construindo deste livro, dificil nao se pegar pensando nele mesmo depois de ja o te-lo lido a tempos. dificil nao querer que todo mundo o leia para que todos tenham a mesma experiencia perfeita que vc, e ao mesmo tempo dificil nao ser egoista e o esconde-lo para que so voce saiba os segredos que este livro traz. A personagem principal a Anny é a personificacao de tudo que é puro e bom, sempre visando o bem estar dos pais nao conta as maldades que lhe sao infringidas... mas Anny tambem tem coisas boas na sua vida o Pepeu é uma delas o tipo de amigo que todos querem ao seu lado, é ele quem vai fazer com que a menina siga os dias com um pouco mais de alegria, jogando xadrez com ela conversando e contando segredos que ele divide apenas com ela. o senhor hermes que apesar de no inicio ser frio passa a ser um amigo é ate mesmo um anjo pra anny defendendo-a das maldades da senhora jane, Nicole é outro anjo que adentra a vida de Anny, gracas a nicole mudancas significativas ocorrem em sua "rotina" imposta pela sr jane... bom nao tem como fazer uma resenha dele sem querer contar tudo... o que posso dizer é que depois que terminei de ler este livro tive de agradecer a pessoa maravilhosa que o escreveu Fabiane Ribeiro, por que este livro ensina como uma amizade mesmo que recente pode mudar sua vida, transformar os dias ruins em dias memoraveis, e como é bom ter os pais perto da gente... oro ao papai do ceu que este livro faca mais sucesso ainda...
Ao aproximarem-se do gigante tabuleiro no meio do Reino Xadrez, cada uma das pecas ocupou seu devido lugar no jogo, inclusive o sabio bispo, que compunha o execercito preto, Quando tudo estava organizado, Anny perguntou: " com quem irei jogar?" e foi nessa hora que se ouviu o galopar de um cavalo ao longe, e ele surgiu entre as colinas quadriculadas: o cavaleiro bonsodoso que anny conhecera na primeira vez em que estivera no reino.