Jogando xadrez com os anjos

Jogando xadrez com os anjos Fabiane Ribeiro

Resenhas - Jogando xadrez com os anjos

Bookversos 25/12/2021

Mano, essa criança...
Eu tenho todos sentimentos por esse livro. Não dá pra descrever o quão forte foi essa garota. Dói ver que tudo não passava de uma imaginação.
Eu não tava preparada, e fui atingida em cheio no peito.
LEIAM POR FAVOR ?

Vivi 12/12/2020

Simplesmente perfeito ??
O livro é Fascinante, envolvente e emocionante! Perdi as contas de quantas vezes as lágrimas escorreram sem eu conseguir controlar.
Recomendo a todos !!

Maria Gabriela 11/10/2021

A vida é como um tabuleiro de xadres
"A vida é como um jogo de xadrez: devemos estar sempre prontos para ganhar ou perder; o importante é tentar". Com esta frase, Fabiane Ribeiro nos presenteia com uma obra literária envolvente e dramática, partindo do verdadeiro terror que ameaça o mundo. Não são fantasmas ou monstros, mas a cruel realidade. O ano é 1947, vemos a Europa ser devastada pela Segunda Guerra Mundial e suas terríveis consequências. A pequena Anny, com seus sete anos de idade, tem a vida perfeita e pacífica: mora com os pais, as duas pessoas que mais ama neste mundo, em uma casa majestosa e confortável, rodeada de presentes, boa comida e conforto. Entretanto, o primeiro drama a ser apresentado é a ausência dos pais que devido ao trabalho misterioso que têm não são muito presentes e apenas podem ver e conviver com a filha aos sábados.

E tudo apenas é alimentado com a notícia de que seus pais precisarão passar um ano longe da filha e esta deverá ficar aos cuidados dos vizinhos durante este meio tempo. É visível que a notícia abala a menina mais do que esperado, mas meu amado pai lhe presenteia com um jogo de xadrez requintado e promete ensiná-la a jogar quando retornar em segurança para casa e para ela. Fabiane é delicada em nos apresentar a dualidade dos pais, uma vez que o pai ama e idolatra a pequena criança como se fosse seu oxigênio enquanto a mãe parece apenas aguentá-la e aceitar que aquele era um fruto seu. Munida apenas por uma pequena leva de roupas, sua ovelha de pelúcia e seu tabuleiro de xadrez, Anny é levada para a casa da sra. Jane, sua professora particular, e seu marido Hermes, e ao contrário do que seus pais haviam lhe prometido, a vida de Anny torna-se um verdadeiro inferno.

A autora não poupa detalhes e páginas para mostrar como seus novos tutores não a toleram e a tratam como um problema. A sra. Jane e seu marido apenas eram brevemente cordiais com Anny por causa da presença de seus pais, mas agora sem eles, não há mais máscaras a se pôr: a garota é encarregada de limpar a casa diariamente e comportar-se como um verdadeiro fantasma (quanto menos o casal lembra de sua existência, mais felizes eles ficam). Há um momento horrendo em que, movida pela fome graças aos poucos cuidados, a garota pega um pacote de bolachas e come, deixando cair algumas migalhas no chão; quando a malvada Jane descobre, não há nada que salve Anny de sua ira.

As únicas coisas que mantém Anny sã e esperançosa são reavivar o jardim há muito abandonado, a companhia de seu tabuleiro de xadrez, seus próprios sonhos felizes e olhar sua casa ao longe; entretanto, um jovem na faixa dos vinte anos chamado Pepeu aparece em sua vida e torna-se amigo de Anny. Pepeu é o personagem que precisávamos para aliviar a tensão sufocante de abusos e maltrato que acompanhamos desde a mudança repentina da pequena garota: é ele o responsável a ensiná-la sobre o mundo e a viver momentos emocionantes sem sair dos canteiros do jardim. É, sem dúvidas, o melhor dos personagens apresentados que ajudam Anny a passar por todas as infelicidades da vida e chateia-me ver que o final que tomou foi misterioso e infeliz, de partir o coração. Ele era o anjo de Anny, e vê-lo partir foi doloroso.

"Jogando xadrez com os anjos" é um livro diferente de tudo o que já li: é intenso e de uma sensibilidade muito grande, apresentando um terror mundano que é a realidade e como devemos enfrentá-la de cabeça erguida. É recheado de momentos angustiantes e que dão esperança ao leitor quando uma pequena fagulha de felicidade acende. É uma obra que aprisiona o leitor de forma que poucas conseguem, principalmente por se tratar de um assunto tão profundo como a amizade e o amor verdadeiro, reforçando de forma simples que as pessoas que te amam estarão sempre ao seu lado em todos os momentos da sua vida, te ajudando e apoiando quando você mais precisar. Pode não ser fisicamente, mas emocionalmente a força e o amor dessas pessoas irá lhe amparar em muitos momentos, assim como ampararam Anny e a ajudaram a crescer e amar a vida tão intensamente.

SuAlen.Pawelkiewic 17/01/2022

Esplêndido ??
Esse livro chegou até mim a alguns meses atrás, através de um clube de assinatura de um sebo perto da minha casa. Esperei um pouco pra ler, e acredito que o li no momento certo de minha vida.
Precisava conhecer a história de Anny e relembrar o quanto Deus é maravilhoso, que quando pedimos com fé e amor, anjos vêem para nós ajudar nas mais variadas formas.
Como mãe não tem como não se emocionar, primeiro livro que me fez chorar do início ao fim. Anny com toda certeza é ser iluminado, especial. E como tenho paixão por histórias que envolvem as guerras não teria como não me apaixonar. Sofri com Anny, sorri com ela, foi maravilhoso. Primeiro livro que li dessa autora que já conquistou meu coração.

Tatá 03/08/2020

Livro lindo
Que história linda e cativante. A Anny é muito forte, ainda pequena passa por coisas que nem todo adulto aguentaria e mesmo assim só vê o lado bom das coisas.
O livro nos ensina a ser postivos, não guardar mágoas e o mais difícil: perdoar àqueles que nos feriram.

Anny 04/03/2015

Me decepcionei com esse livro, história incrível mas muito mal escrito.

Janaína Sá 12/04/2021

“É importante nunca perder a esperança e jamais deixar de acreditar.”
Achei o livro bom, a história interessante e envolvente... Entretanto, achei que o desfecho poderia ser diferente. (O que não faz do desfecho atual um final ruim)... Mas levando em conta que esse foi o primeiro livro da autora.
Não chorei apenas tive uma certa ardência nos meus globos oculares rs

Súh 21/08/2022

Para quem acredita em anjos
Esse livro é aquele livro que te desacelera , difícil ver a tragédia de Anny e não se sentir tocado, uma lição de amor, resistência e perseverança.

Paty Gluszczak 03/06/2020

Dançando xadrez com os anjos
Como a vida não é só Topzera,vamos de uma leitura que acabei ontem e não amei como achei que fosse amar...depois de muito ouvir sobre ele,eis que pego emprestado e....não curti...não consegui pegar o tal êxtase do livro,a magia e a benevolência toda ...
Marcos.Coelho 30/05/2022minha estante
Seu comentário está mais para duas estrelas do que para três.

Rithy 31/07/2022minha estante
Estou na metade do livro e pensando seriamente em abandonar, vim ler as resenhas para que me instigasse a terminar, achei a história cansativa, e repetitiva, confesso que pulo inúmeras páginas....

Leia 19/03/2020

Turbilhão de sentimentos
Em Jogando Xadrez Com Os Anjos conhecemos a doce e carinhosa Anny, uma menina de apenas 8 anos, porém com problemas que nenhum adulto deveria passar.
Para começar seus pais não são as melhores pessoas do universo nem os melhores exemplos, contudo ela os ama incondicionalmente e passa por cima de todos os obstáculos só para estar ao lado deles, nem que seja por alguns minutos.
Sua mãe é uma daquelas mulheres que, a meu ver, não deveria ser mãe, pois não consegue enxergar o tesouro que gerou. Já o seu pai, claramente tem uma queda enorme pela carinha de anjo da filha, mas não tem autonomia suficiente para se libertar das algemas que o prendem e o deixam longe dela.
Outra mulher que me deu asco foi a senhora Jane. Que mulher amarga e sem coração! Provavelmente teria sido presa por maus-tratos se a história fosse nos dias atuais ou, mesmo em 1947, se a pequena Anny tivesse pedido ajuda, ela teria pagado pelos seus atos.
Mas a história não é sobre mim ou uma menina comum. É sobre Anny e sendo quem é, com um coração mais do que enorme, ela decidiu amar até mesmo sua carcereira e rebater todo o ódio com doses extras de amor.
Não tem como comparar essa menina com nenhuma outra. Jamais vi, até mesmo nos livros, tamanha grandeza. O livro é repleto de mistérios, dor, fé, superação e tudo isso regido por um sentimento maior: O AMOR.
É ele quem guia cada passo da pequena Anny, que mesmo depois de grande decide manter a alma de criança e acreditar na realidade de seus sonhos.
Parece irreal, mas em alguns momentos tive raiva da capacidade de superação e sublimação da Anny, mesmo nos piores e mais dolorosos momentos, lá estava ela amando e acreditando no melhor do outro. Isso me intrigou, pois não é uma atitude comum a nós humanos.
Ela é um grande exemplo de fé nas pessoas e acima de tudo em Deus, um exemplo de amor, abnegação, obediência, submissão.
Um anjo que habitou a terra por um tempo e nesse período reuniu outros anjos a sua volta e deixou o melhor de si para os que por ela passaram

Danoninha 14/09/2022

?Seu coração está onde estão aqueles que você ama.?
?Jogando Xadrez com os Anjos? conta a história de Anny, uma criança que nasceu numa família rica, mas que quase não via seus pais, já que vivam viajando, a deixando com uma empregada e que um dia, foi deixada na casa de sua professora pois eles iriam passar mais tempo fora.

Foi um livro que li quando mais nova, emprestado de uma amiga minha e eu me encantei tanto com o livro que acabei o relendo agora, depois de velha.
A história de Anny é muito dramática, triste, você sente a dor que ela carrega, mesmo sendo muito nova, porém nunca abandonou sua crença, sempre orando para o "Papai do Céu".

Existem gatilhos no livro, como violência infantil, então, cuidado para quem tem sensibilidade nesse tópico.

Paulo V. 12/08/2012

Mini-crítica
Xadrez (que era o nome do livro antes de ser publicado pela Universo) conta a história de Amy, uma menina de 8 anos que é obrigada a morar em uma casa onde é mal tratada por conta dos pais, que só podem ver a filha uma vez por ano. O livro todo é, basicamente, sobre a Amy tentando contornar a situação ruim em que vive.

Bem, eu, que havia colocado muita fé no livro, me decepcionei completamente. Embora a ideia seja boa, depois de certo ponto, a execução não é lá essas coisas e a história passa a ficar enrolada. Inclusive, o final foi, para mim, desnecessário e ele meio que não combina com o livro, parece que foi enfiado ali por falta de opção. Apesar de tudo, a escrita da Fabiane Ribeiro é muito boa e eu com certeza leria outro livro dela se tivesse a oportunidade.

Essa é a minha mini-crítica do livro, entre aqui para ler a resenha completa: http://conversacult.blogspot.com.br/2012/08/resenha-jogando-xadrez-com-os-anjos-de.html

Heloisa 29/04/2021

Hoje ele não é mais meu livro favorito, encontro muitos defeitos nele. Mas foi meu segundo livro lido na vida, tem valor simbólico e me ensinou tantas coisas... Então sempre terá um pedacinho no meu coração!

Viviane485 14/09/2023

?Sabe,Anny,nunca se esqueça de sorrir e nunca se esqueça de como é ser criança.

?Mesmo quando eu for adulta??ela indagou, confusa.

?Principalmente quando você for adulta?falou o rapaz.?Preste atenção no que vou lhe dizer.A diferença entre os adultos e as crianças é que, quando crescemos,aprendemos a usar palavras difíceis,achamos que entendemos tudo, aprendemos a nos distanciar dos sonhos e fingimos, fingimos muito.Porque sempre nos preocupamos em manter as aparências,e não em fazer as coisas que nos deixam realmente felizes. Deixamos de nos encantar,de dar valor ao que tem valor,de fazer o mundo ao nosso redor sorrir e de sorrir de volta para ele.Não nos permitimos fazer coisas diferentes,porque seguimos regras o tempo todo.Aí,cada vez mais pensamos que podemos controlar tudo e a todos;e ensinamos as crianças quando na verdade elas é que deveriam nos ensinar.
(Página 80)

Não li muitos livros ainda mas não me acho precipitada ao dizer que este livro está no topo dos livros mais belos e sublimes....

A forma tão cativante com a qual a autora escreveu este livro é magnífica,e sem falar dos personagens adoráveis(a algumas exceções) não quero dar spoilers mas vocês entenderam quando lerem.
Enfim,se tiverem a oportunidade de ler essa obra prima leiam, é do tipo de livro que você não esquece facilmente.