A Esperança

A Esperança Suzanne Collins

Resenhas - A Esperança

All the love, Milena 06/09/2021

Ai ai
Já tô com saudade da saga ??
Eu amei ler jogos vorazes! Já amava muito os filmes, mas os livros são perfeitos!! As coisas ficam muito mais claras, os personagens mais bem construídos!
Mas eu não chorei no final kkkkk não a vi eu que era pra tanto! É lindo e tudo o mais, mas não é bem de chorar não.

Scar 15/09/2021minha estante
Apenas verdades

ana!! 15/09/2021minha estante
como a katniss ficou após a morte da prim partiu meu coração, mas a forma como a autora descreveu foi mto incrível. essa trilogia é perfeita

Lari 05/10/2022

Sempre amei jogos vorazes, foi uma história que sempre me marcou, e depois de ler os livros eu gostei mais ainda. A escrita é impecável e te faz querer mais e mais, esse livro é tão emocionante e humano que te faz arrepiar. Só achei as mortes que aconteceram meio desnecessárias mas fora isso gostei de tudo. Vou sentir falta da katniss e do Peeta, me apeguei muito a eles!! recomendo demais

readcaiou 09/12/2023

Verdadeiro.
Jogos Vorazes é muito mais do que uma história épica, aliás a trilogia não tem nenhum compromisso em entregar o que você quer ler, porque a história de katniss não é puramente inspiradora, ela é, principalmente, triste e cansativa. Suzanne Collins não tem interesse algum em transformar o sofrimento desses personagens em entretenimento, pelo contrário, aborda suas ações sob um ponto de vista de pessoas que estão exaustas. Pessoas cuja dor vai permanecer com elas junto à vitória, e que irão dedicar suas vidas a equilibrar as memórias. Os Jogos Vorazes acabaram, mas há novos jogos para travar.
Naykelry 09/12/2023minha estante
É engraçado pensar que dee início odiei esse livroKJKKJKJKKJKK provavelmente não vou reler, mas entendi a mensagem que a suzanne quis passar, no fim acho que é isso que importa, não se transformar numa cópia da capital buscando por histórias "interessantes"

readcaiou 09/12/2023minha estante
exato, eu entendo o motivo das pessoas não gostarem dele

Line 29/04/2024

ÉPICO
Como eu podia ter imagino que esse livro ficaria ruim em algum momento? Pq realmente não ficou. Foi um conclusão épica, muita ação, um pouco de drama, migalhas de romance, Gale sendo chato como sempre e um final digno para o fechamento.
ivyroiz 29/04/2024minha estante
amooooo

naty 29/03/2021

Está pegando fogo!
O terceiro e último livro da triologia acompanha a guerra pela derrubada da Capital! Os distritos um a um tentam tomar o controle, e no Distrito 13 esperam que Katniss seja o rosto da rebelião. Mas como fazer isso quando Peeta está preso por Snow na Capital? Katniss se descobre num novo jogo, dessa vez muito mais perigoso e real que os Jogos Vorazes, mas dessa vez não apenas um poderá sair vivo, em contrapartida, muito mais que 23 morrerão. Em fim, a rebelião!

Alice 09/08/2022

Um final digno
Gostei bastante desse livro.

Assim como os outros ele tem uma leitura bastante fluida, mas eu achei ele mais lento que os outros. Esse livro em relação aos outros é mais político e por isso ele é um pouco mais lento, mas depois da metade só tem ação, que é até difícil de acompanhar de tanta coisa que tá acontecendo ao mesmo tempo.

A Esperança é, na minha opinião, o mais triste e devastador da trilogia. Aqui a Katniss está bastante arrasada fisicamente e principalmente psicologicamente. Ela passou por tanta coisa em tão pouco tempo e tão nova, que não tem como ela não ser afetada. Eu adoro como autora consegue escrever os sentimentos da Katniss, a gente sente o que ela tá sentido, o medo, a raiva, a tristeza, a angústia... E não só a Katniss como os outros personagens também, Peeta, Johanna, Finnick.Todas as mortes que aconteceram aqui foram extremamente tristes, mas é claro que teve aqueles que definitivamente abalaram mais.

Eu gostei do final, acho que não foi nem triste nem feliz. É como o Haymitch falou no filme "Em Chamas", eles podem até ter ganhado os Jogos, mas não teve realmente um vencedor, e sim um sobrevivente, e foi isso que o final mostrou. A Katniss passou por tanta coisa que tudo o quê ela merecia era um recomeço, e isso aconteceu. ?

A resenha ficou grande, mas resumidamente, foi um excelente livro e deu um desfecho a essa série incrível. Super recomendo!!

Marina691 08/05/2023

Primrose
Sensacional. Muito bem escrito. Mas o livro te deixa com uma sensação de vazio bizarra, estranho ver tudo acabar "tão rápido", mas bom demais finalmente ver a Katniss feliz. Melhor ainda saber que a adaptação arrasou e seguiu os acontecimentos do livro.

@_leandropaixao 24/06/2022

O Tordo
Definitivamente essa trilogia não é pra mim? esse volume a única parte que chamou mais atenção foram dos três últimos capítulos, a reviravolta que acontece foi bacana mas nada extraordinário, o epílogo ao meu ver foi completamente desnecessário.

gabi 19/05/2021

É legal, mas esperava mais. Da trilogia o meu favorito foi ?Em chamas?. A leitura não me prendeu muito no começo.
Nicole.Coelho 19/05/2021minha estante
Palhaçada é essa?? é perfeito gaby

kali 09/02/2022

Eu não faço idéia do porque demorei tanto para ler essa saga!

Juro que esse livro me deixou arrepiada em várias partes, principalmente na hora da canção. É um livro maravilhoso e sei que a adaptação do filme também é incrível!

laris 10/09/2023

O último livro da saga me decepcionou um pouco. não entendia direito as cenas de ação e achei o final fraco. pra mim, a katiness não amava nem o gale e nem o peeta, mas ficou com o peeta porque os dois acabaram juntos no 12. e por que o gale do nada foi embora? e a mãe dela? sempre jogada de escanteio
Melissa 10/09/2023minha estante
Eu tenho a mesma impressão da Katniss com o Peeta nos livros. Nos filmes a construção dos dois é muito melhor

giu 05/06/2020

eu ameiiiiii
eu gostei muito do último livro, sentirei falta dos personagens e da história cativante, achei incrível todo esse universo que a Suzanme Collins criou.

Thatyane Jardim 21/01/2024

Forte, reflexivo.
Gostaria de ter lido esse livro na adolescência, teria sido uma das minhas obsessões. E talvez tivesse me acordado para esse tipo de temática mais prematuramente.

Porém ler ele na vida adulta, compreendendo sua crítica social, principalmente com o atual conflito em Gaza encerrando a vida de milhares de crianças, me faz ter uma conexão e sofrimento muito próximo com a história. Ver a articulação de pessoas que em tese eram para ser salvadoras, usadas para cometer crimes e mais genocídio.

Considero a história excepcional. A trilogia em si tem um complemento excelente, sem deixar-se ser entediante ou maçante.
A protagonista é tão humana quanto qualquer ser humano. Possui seu heroímos, mas é repleta de defeitos, precipitações, egoísmo, coragem, empatia, instinto de sobrevivência, amor, confusão.

Não vou entrar em detalhes sobre os outros personagens, mas são igualmente excelentes em sua individualidade.

Até mesmo a relação com buttercup.

Vale muito a pena ler.