A Esperança

A Esperança Suzanne Collins

Resenhas - A Esperança

thaiscaine 04/10/2023

Finalização chocante
Achei bom, a todo momento que o livro começava a ficar um pouco enrolado tinha um plot twist que me fazia querer mais.

foi uma boa finalização pra trilogia apesar de achar que o epílogo deixou a desejar, preferia que tivesse ficado na minha imaginação o após.

de qualquer forma gostei dos livros e indicaria a trilogia.

Juju 06/04/2021

A esperança
Me despedindo dessa trilogia maravilhosa, perfeita mesmo, pegou um lugar bem grande no meu coração!!
A escrita da autora é maravilhosa, fluída demais, foi uma experiência maravilhosa para mim ler esses livros!!

Desde o primeiro livro a gente se apaixona pelos personagens e se apega muito neles, é tragédia atrás de tragédia, o mundo vira de ponta cabeça, mas sempre tem a pessoa que trás a esperança!!

Entendo que esse livro tenha sido mais "parado", mas precisavam explicar certinho o que estava acontecendo e começar a dar o fim aos livros, por isso pode parecer mais parado!!
Foram muitas perdas, algumas queridas demais e que não foram muito sentidas, mas entendo não pode ficar enrolando muito em algumas partes!!

Katniss a Garota em Chamas, a cara da revolução, o Tordo, não consigo descrever ela, personagem maravilhosa, cheia de atitude e coragem, o mesmo vale para o Peeta, que depois de tudo que ele passou, mesmo assim só queria proteger os outros!!
O romance deles, eu achei na medida certa, poderia sim ter colocado mais cenas deles juntos, porém o livro não é muito focado nisso e então o final deles valeu por tudo!!

Me despeço com o coração apertado, recomendo muito, leiam sem medo!!
"-São as coisas que mais amamos que nos destroem"

Tsuki 24/05/2023

Hmm
É uma saga boa, mas infelizmente o final não me pegou, queria saber o que realmente aconteceu com Gale, na verdade eu queria uma participação maior dele no final, a autora cagou pra ele no final, queria um desfecho de Gale w Kantniss, pelo menos que aparecesse ele apaixonado por alguém também, tô triste por isso.
Também não gostei do final pois queria um pouco mais de romance e diálogo entre a Kantniss e o Peeta, acho que a autora tava com pressa pra acabar logo o livro, mesmo sabendo que de forma alguma ele é focado de fato no romance.
Ju 24/05/2023minha estante
é porque peeta e katniss não são um casal, casal. ela só fica com ele porque é conveniente no final, ela não é e nunca foi apaixonada por ele.

Maria 25/05/2023minha estante
Mds vc leu o livro de olho fechado?

Tsuki 25/05/2023minha estante
@ju isso eu sei, não entendo, foi o que eu mais me confirmei, mas não me conformo sobre não ter quase nada do Gale

Tsuki 25/05/2023minha estante
@Maria mulher akaka acho que eu não tava na vibe mais, deve ser isso

Franci 05/06/2020

Fantastic
O final que eu esperava, feliz por ela ficar com o mocinho que sou apaixonada... Acompanhar essa protagosta ao longo desses três livros me trouxe um calor aí coração, sim tiveram lágrimas também, e raiva, frustração... Mas tudo valeu a pena por esse final bem construído

????? E favoritado ??

Fernanda.Recco 09/10/2021

Collins é genial.
Distopia muito boa, faz crítica social, estampa o regime totalitarista claramente e exibe muitos defeitos humanos através dos questionamentos de Katniss, o quanto somos insensíveis, egoístas e maus. Achei muito bom mostrar Gale e outros rebeldes com planos tão abomináveis quanto seus inimigos e Peeta Mellark se mostrando perfeito votando o "não" no nova edição dos jogos, ele sem dúvida é a melhor cabeça dessa história.
Foi muito importante a decisão de Katniss no momento final de executar o "Verdadeiro Inimigo" que nada mais é que a centralização de poder que só troca de mãos com falsas ideias de revolução. Confesso que é cansativo os pensamentos de Katniss, pulei muitos trechos dela em sua observação, acho que alcancei uma idade que não tenho mais paciência para esse perfil dela que ignora o óbvio.
Mesmo assim o desfecho final é muito satisfatório.

Irah 26/03/2021

Eu amei a série de livros em si, mas esse foi o meu menos favorito. Foi muito doloroso ler e tive alguns momentos de surto que me deixaram com vontade de abandonar o livro. Para mim, esse último livro deixou muito a desejar. O padrão de acordo com os primeiros livros caiu muito e algumas coisas não fizeram o menor sentido. Os últimos acontecimentos pareciam um delírio coletivo. Enfim, não gostei da finalização.
26/03/2021minha estante
Finge que o final nunca existiu, e que acabou quando o livro ainda tava bom.

ana carolina 26/03/2021minha estante
Também não gostei e abandonei ba primeira vez que eu li. Os outros eram incríveis, mas esse, sinceramente, não sei oq rolou

ana carolina 26/03/2021minha estante
Na***

Irah 26/03/2021minha estante
Foi uma decepção

arthbooks 20/10/2020

Final um pouco triste um pouco esperançoso
A esperança começa meio parado e um desenvolvimento meio lento, pelo fato das emoções de Katniss tomarem conta da narração: desespero, pressão, medo, raiva, dor e esperança. Mais depois a história vai se desenrolando e fica bem interessante! No final teve um plot twist muito inteligente, que deixou a história ainda mais incrível! Senti muita pena dos personagens, Finnick, Prim, Haymitch, pelo que passaram, mas principalmente da Katniss e do Peeta, que acho que foi os que mais sofreram, mas eles tiveram um desfecho, vamos dizer, esperançoso.

anabia 11/02/2023

A esperança.
Finalizei a trilogia. Amei tanto, enrolei um pouquinho pra ler esse livro, mas não me arrependo de ter começado, livro muito bom.

Várias sensações diferentes. Fiquei com tanta dó do Peeta, sério mesmo, meu protegido. A única coisa que ele queria era que a capital não mudasse ele, mas acabou mudando tudo.

Katniss maravilhosa. Que mulher foda, forte pra caramba. A forma que ela ficou destruída quando percebeu o que a capital tava fazendo com o Peeta me deixou triste demais.

Gostei desse livro, foram tantos acontecimentos que eu ficava perdida, as mortes, entre muitos outros acontecimentos. Estou inconformada com duas mortes, não me conformo mesmo, fico chateada demais. Gale insuportável, ele é assim desde nascença ou fez algum tipo de curso? A cada palavra dele, eu ficava irritada. Xinguei horrores.

Eu amo o Peeta e a Katniss, meus protegidos. A cena que eles relembram a cor favorita um do outro, quando ela fala algumas coisas sobre ele, amo eles demais.

""? Você me ama. Verdadeiro ou falso?
Eu digo a ele:
? Verdadeiro." ???

Lya 30/05/2021

final triste porém esperançoso
muita dor, ninguém nunca vai voltar a ser o que era antes, mas coisas boas ainda existem, vale a pena ler jogos vorazes

Kkreitu 04/08/2021

Morta, mas sem permissão para morrer. Viva, mas totalmente morta.

É assim que me sinto após acabar a melhor trilogia existente, que é Jogos vorazes. Para você que vai ler um dia, recomendo ter uma base, por que talvez você não esteja preparado pra isso, e que a sorte esteja sempre à seu favor.
Dani 04/08/2021minha estante
Exatamente como me senti. Quando terminei mandei mensagem pro meu namo " Terminei o livro. E agora?"

Kkreitu 04/08/2021minha estante
exatamenteeeee, eu não sei oque faço da minha vida agora.

Dani 04/08/2021minha estante
Esse livro é um gatilho pra entrar numa ressaca.

yasneryst 10/03/2021

Não gostava, agora amo
Quando eu li A Esperança anos atrás, ainda na pré-adolescência, eu achava que esse era o livro mais chato da trilogia. Hoje eu vejo um pouco diferente.
No passado, eu buscava ação, e por isso achava tão sem graça, hoje vejo que esse livro usa a ação como um pano de fundo para uma história sobre cura.
As últimas páginas ainda são arrebatadoras, mas é precioso demais ver como as coisas ficaram no logo após e como ficaram depois de 20 anos.

malu paris 30/07/2022

Tudo p mim!
"Então, depois, quando ele sussurra: ? Você me ama. Verdadeiro ou falso?
Eu digo a ele:
? Verdadeiro."

?????

Um livro que eu terminei e fiquei "oh meu deus, eu preciso tatuar esse livro!" até lembrar que já tenho ele tatuado e falar "sim!!"
O terceiro de Jogos Vorazes fechou com chave de ouro. Todo meu amor pela Katniss, minha personagem favorita de todos os tempos! Me irritei tanto com ela! O epílogo conseguiu me fazer chorar mais que tudo e já estou doida pra reler!
Ana.Pinelli 30/07/2022minha estante
Preciso muito ler esse

malu paris 31/07/2022minha estante
LEIA!!! mto bom

Katiane 07/05/2023

A esperança
Temos finalmente o encerramento da saga e pra ser bem sincera esse livro me deixou bastante irritada em alguns momentos.

Quando pensei que Peeta não poderia sofrer mais, descubro que sim, poderia. Fazer ele ver a Katniss como inimigo foi realmente uma jogada de gênio por parte do Snow, infelizmente temos que admitir.

Toda essa narrativa da Katniss como tordo tendo que ser constantemente filmada, já deixava claro que muita coisa não iria mudar após a morte do Snow, Katniss teve uma boa sacada ao acabar com a pessoa que poderia vir a se tornar tão ditadora quanto o Snow.

Me irritou bastante como a Katniss não soube lidar com o Peeta, agindo como uma criança o culpando por algo que ele não tinha controle, e como ela mesmo no terceiro livro ainda não conseguia entender os próprios sentimentos em relação a ele ou ao Gale, entendo que era tudo muito complexo pra situação em que se encontravam, mas acho que já dava pra ter pelo menos uma inclinação pra um ou outro.

Mas isso também mostrava o quanto eles são diferentes.

Katniss era muito pé no chão, como ela brilhava em momentos que a pegavam desprevenida, mostrando o quanto ela era empática, apesar de em partes da história anterior passar sutilmente que ela só se importava com seus entes queridos, que facilmente fugiria com eles sem se importar com os distritos, e quando essas situações de confronto aconteciam poderíamos ver que ela faria o possível para mudar as condições que a sociedade se encontrava.

Preciso admitir que o momento que Peeta pede pra ver ela, e ele faz comentários como se finalmente ela não estivesse mais em um pedestal pra ele, me pegou totalmente desprevenida, pq mostrava o quanto ele foi afetado, o quanto ele foi mudado. Foi realmente triste, ele não mereceria nada do q aconteceu com ele.

E o pior é que mesmo eles tendo um final juntos, ainda assim não estavam completamente bem, pois nunca voltariam a ser quem eles eram com todos os traumas.
Maria.Gabriela 07/05/2023minha estante
Quando eu li a parte em que ele esquece completamente o que sentia por ela fiquei tão mal, mesmo depois de ficarem juntos senti que não era a mesma pessoa

Katiane 07/05/2023minha estante
Simm, fiquei muito triste, pq a maior certeza dele eram os sentimentos que tinha por ela, a admiração, ele entendia ela melhor que ninguém, tem um momento que eles finalmente se abraçam e ela fala que sentiu falta daqueles abraços mesmo que agora fosse diferente, não era mais tão forte e acolhedor como antes, parecia incerto, me matoou.