A Esperança

A Esperança Suzanne Collins

Resenhas - A Esperança

Regis Ramos 23/10/2011

Acabou...
Uma saga que começou de forma surpreendente, acaba de forma medíocre. A autora se perdeu nesse último livro. Uma pena...
robertablo 29/10/2011minha estante
concordo

tiagoodesouza 02/11/2011minha estante
Acho que você não leu o livro direito.

Impossível considerar o final da série como medíocre. Pode ser que algumas passagens não tenham te empolgado, mas é uma pena que você não tenha compreendido tudo o que ela quis mostrar nos três livros como um todo.

Gi 03/08/2012minha estante
Concordo plenamente! Infelizmente o final foi de decepcionantemente.

giselesantana 19/09/2012minha estante
Medíocre define mto bem esse ultimo livro!
A personagem passa o livro inteiro lutando por uma missão q não existe e por essa missão, todo mundo morre. Aliás é só o q acontece ao longo da história, todo mundo morre, sem motivo, sem enredo.
Assistir a história do ponto de vista de uma garota totalmente desequilibrada poderia ser o interessante da história, mas não agrega nada além de um suspensezinho fraco.
Decepcionante! Devia ter parado no primeiro!

Ana Vitória 10/11/2023

A esperança
O último livro da trilogia finaliza os eventos de revolução iniciados acidentalmente pela Katniss lá em jogos vorazes. Achei o livro mais denso e "pesado" que o filme, então gostei bastante porque trouxe um toque mais humano pra toda a situação. Aqui vemos a pessoa quebrada e traumatizada que a Katniss se tornou por conta da capital, os jogos e a revolução. A nuance depressiva e comportamento traumatizado dos personagens e, também, as consequências físicas dos embates tornaram tudo mais real, o que me agradou bastante. As mortes e plots eu já tinha conhecimento prévio mas não estragou a experiência. Ainda acho o romance desnecessário nessa saga mas sigo relevando até hoje. Apesar dos pesares, gostei muito, recomendado.

joao366 24/01/2022minha estante
pra mim o final foi perfeito, ver a katniss "feliz" mas com cicatrizes emocionais por conta de todos que morreram, pra mim foi ótimo. (ELA COM O PEETA E FILHOS MANO AMEI)

fla 06/01/2022

Eu amo uma saga!
Eu amei ter optado por ler essa trilogia, apesar de já conhecer a história. A saga é incrível, não tem o que dizer! Quem é fã, leia! Quem ainda não viu o filme, leita também e depois assista! Vale muito a pena!

Nesse livro em específico, eu achei que do meio pro fim ficou meio cansativo, se estendeu muito. O finzinho volta a ficar bom de novo.

Eu gostei do desfecho, foi bom e tal. Mas achei pouco pra Gale. Senti falta demais de algo maior pra ele em relação a Katniss.

Mas, Jogos Vorazes é Jogos Vorazes e pra mim é uma saga que carrego no coração com toda certeza do universo!!!
Bananinha 06/01/2022minha estante
Ainda tem mais um livro sabia, A cantiga dos pássaros e das serpentes, conta a história do Snow leia ele também

fla 06/01/2022minha estante
Simmm, comecei ele hoje!! Espero que seja tão bom quanto os outros!

Bananinha 06/01/2022minha estante
Eu também vou começar minhas expectativas estão altas

lavi.albuquerque 13/04/2021

Essa trilogia é MARAVILHOSA! não tem outra palavra pra descrever. eu me prendo na leitura desde o primeiro livro até o último. Uma das melhores distopias que eu já.

gabis 30/05/2021

A Esperança me fez refletir sobre muitas coisas e pensar bastante sobre a situação atual que vivemos.

Acredito que a Suzanne encerrou a trilogia de forma muito boa, apesar de eu ter sofrido bastante com algumas das mortes kkkkk doeram porém sei que foram necessárias.
Com esse livro, jogos vorazes de fato se firmou para mim como uma das melhores sagas que eu já li e uma das minhas favoritas.

A história da Katniss me prendeu de início ao fim e ver tudo que a adolescente passou e o símbolo que ela se tornou para tantos foi algo fantástico para mim.

Com certeza recomendo a trilogia para todos.

Thaí 08/12/2023

Que a sorte esteja sempre a seu favor
Incrível, impecável, emocionante... São muitos adjetivos pra descrever essa saga, a história é muito bem construída e desenvolvida.
Gostei muito, recomendo a leitura.
sofia's 09/12/2023minha estante
acabei de ler também ??

Joyce Adrielle 21/09/2020

Encontre sua força
O desenrolar da história é bom. São poucos os livros que foram adaptados para o cinema e as histórias sofreram poucos modificações.

Apesar da Trilogia ser antiga e ter passado por uma fase bem popular, nunca tinha lido ou assistindo aos filmes. Esse ano decidir ler. E não me arrependendo.

A história de uma garota que só queria paz. Que só queria manter sua família viva e depois seu amor - que não sabia que era amor - vivo. É a história de uma garota com o poder de revolução, um poder desconhecido por ela, capaz de alterar e conquistar uma guerra. Uma garota que no fim está a cansada de todos morrerem por ela para protegê-la. Uma garota que no fim descobriu que tinha forças dentro dela e que é uma sobrevivente.

Um final satisfatório para uma história fantástica.

Nina365 12/07/2021

Esse foi o que menos interessou, mas amo essa trilogia no geral. Nesse último livro, Katniss ainda tem cicatrizes e traumas, mas ela se ?livra? dos jogos vorazes e se torna o Tordo. Recomendo demais essa trilogia, li os três livros em uma semana

lalalêlivros 09/01/2024

Existem jogos muito piores?
Eu estou devastada.
Nunca poderia imaginar o quanto essa trilogia ira me marcar.
Minha vontade agora, depois desse final é deitar em posição fetal e ficar chorando. Acho que nunca vou me recuperar de tudo que aconteceu nesses três livros, que terminou com pessoas tristes tendo um final feliz.

Angel 21/07/2020

A esperança
Os distritos foram atacados.
Uma guerra contra a capital começa, e Katniss novamente terá que lugar.
Após o final do Massacre quartenário, Katniss é convidada a representar os rebeldes do distrito 13 como o Tordo, um símbolo de esperança contra a opressão da capital.
Mas para aceitar ela tem suas exigências...
Essa batalha será fora da arena, colocando não só a ela como sua família e amigos em perigo.
E em uma guerra sempre haverá mortos.

giomedrado 23/02/2024

Trilogia Jogos Vorazes
Eu fiquei encantada com essa distopia, com certeza é a minha trilogia favorita tanto de filmes quanto de livros! a autora conseguiu me envolver de uma forma inexplicável, fiquei vidrada a cada segundo como se eu não tivesse visto os filmes antes, muitas coisas são parecidas e outras nem chegam perto, mas ambos são perfeitos! tantos surtos e choques que eu levei durante os livros que eu sou incapaz de escrever aqui, só lendo mesmo pra entender; com certeza, se você ler, vai precisar de terapia assim como os tributos claramente precisam (mas não fazem igual a mim ?); eu SUPER recomendo! ?
d.a.niele 23/02/2024minha estante
Essa trilogia é tudoooo!

giomedrado 23/02/2024minha estante
simmm!

Lya 30/05/2021

final triste porém esperançoso
muita dor, ninguém nunca vai voltar a ser o que era antes, mas coisas boas ainda existem, vale a pena ler jogos vorazes