A dama de espadas

A dama de espadas Alexander Púchkin

Resenhas - A Dama de Espadas

13marcioricardo 29/07/2022

Leitura leve.
Novela curta, boba, tranquila e com final surpreendente. Um velhinha sabe um segredo sobre como ganhar no jogo. Um jovem, sabendo disso, tenta descobrir o mistério. A empregada da velhinha pensa que o jovem está interessado no seu amor em vez do dinheiro da patroa.
Thaey 20/12/2023minha estante
O livro é breve e cativante, com um desfecho verdadeiramente surpreendente! A velha condessa guarda um segredo para vencer um jogo, despertando o interesse do jovem. Entretanto, o segredo revela-se ao envolver-se romanticamente com a empregada, que interpreta erroneamente seus verdadeiros motivos. O desfecho é completamente inesperado.

13marcioricardo 20/12/2023minha estante
Sim, é mesmo ? Sugiro a Filha do Capitão, do mesmo autor. É ainda melhor. Boas leituras.

Thaey 26/12/2023minha estante
Obrigado pela sugestão vou dá uma olhada

lary.â¡ 04/06/2021

Para ler em uma sentada.
Rápida história com um final inesperado e até engraçado. Recomendo para quem não tem tempo.
angel 04/06/2021minha estante
vei eu comprei ontem to lendo agora

mafelivros 08/07/2023

Perfeito!
?? | "Duas ideias fixas não podem coexistir no mundo moral, da mesma forma que dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no mundo físico."

A Dama de Espadas é um conto do escritor russo Alexandre Pushkin. A trama gira em torno de Hermann, um jovem oficial do exército russo obcecado por encontrar uma fórmula secreta para ganhar no jogo de cartas.

Hermann se envolve romanticamente com Lizaveta Ivánovna, a pupila de uma velha condessa, que por sua vez guarda em segredo a fórmula de que Hermann tanto procura.

Determinado a descobrir esse segredo, Hermann está disposto a utilizar todos os meios possíveis para obter a informação. Sua obsessão por riqueza e sucesso o levam a um caminho sombrio. Mas as coisas acabam saindo de controle quando algo inesperado se sucede no momento em que ele finalmente consegue aproximar-se da velha condessa.

Nessa história, o autor Alexandre Pushkin, faz um estudo profundo sobre a natureza humana, deixando nas entrelinhas do conto uma profunda reflexão sobre os limites da ambição e as consequências da busca desenfreada pelo sucesso.

?? | "Não estou em condições de sacrificar o indispensável na esperança de obter o supérfluo."

? | Particularmente, eu amei esse livro e recomendo para todos os amantes de literatura clássica. O conto tem por volta de oitenta páginas, é fluído e de fácil compreensão. Os acontecimentos nos instigam a prosseguir lendo a cada término de capítulo e foi por isso que eu concluí a leitura toda de uma vez hehe Acredito que foi a minha primeira experiência com um clássico russo e devo dizer que fiquei muito satisfeita. Fora isso, a edição está muito caprichada, contendo ilustrações lindíssimas em cada divisão de capítulo. Perfeito! ?
Ray.j 08/07/2023minha estante
Amei a resenhaaa!! Me interessei bastante, queria mesmo uma primeira experiência com a literatura russa!

mafelivros 08/07/2023minha estante
Obriagadaaa! Nossa, então esse livro seria perfeito para você! É uma leitura descomplicada e rapidinha de fazer ??

Felipe.Campos 28/11/2020

quando eu for rei, será terminantemente proibido a autores de novelas inacabadas meter-se em duelos

Edu 30/12/2020

Razoável mas não recomendo
O livro é bem escrito e a leitura é fluída porém não consegui encontrar outros pontos positivos. Os personagens são rasos, o fio principal da história é meio sem sentido e em momento nenhum você se importa com o personagem principal. Vale pela ambientação e contexto da Rússia tzarista, mas é só, infelizmente.

Ly. Su 18/04/2023

Gostei
Eu fico imaginando o conto sendo lido na época que foi escrito.
Achei divertido e recomendo.
Pode parecer uma história boba mas tem fundo crítico.

Leonardo 16/09/2020

Curto e eficaz
O livro é bem curto mas com uma estória divertida, simples e personagens interessantes. A escrita flui bem e é uma boa opção de leitura.

Mi Rubin 01/02/2021

Um clássico russo sobre como a ambição pode colocar tudo a perder!

Narrativa rápida, mas como clássico, deixa a gente meio com cara de que falta entender alguma coisa rs

Samuel539 24/04/2021

Entendo o começo da "alma russa"
Acabei de ler e simplesmente AMEI a leitura. É daqueles livros que você lê para saber como a literatura de um país começou, não é perfeita e tem seus altos e baixos, mas vale muuuito a pena. Meu conto favorito foi O Fazedor de Caixões, em que ri e chorei ao mesmo tempo, de tão tragicômico. De um modo geral os contos são carregados de um sentimentalismo extremo e muito gostoso, o coração fica na mão a todo instante. Nas entrelinhas a Rússia do século XVIII é desvendada em todos os sentidos, das belezas naturais aos sofrimentos, da riqueza de um país à pobreza de muitos. Recomendo muito para quem quer entender um pouco desse país e saber da onde veio as inspirações para os grandes escritores russos que vieram depois.

Renata 31/05/2023

A dama de espadas
Uma leitura fluída e muito divertida.Gostei muito e no final um desfecho surpreendente.Super recomendo está leitura.

Erick Simões 05/05/2021

Um livro bom, ajuda a passar o tempo numa fila de banco, porém nada extraordinário, apenas bom.
WalterGoncalves 05/05/2021minha estante
Vdd, trata-se de um história bem rasa com moral a ganância! ?

Rosangela.Chaves 05/05/2021minha estante
Apenas bom é o que precisamos de vez em quando.

Mikaely.Menezes 26/04/2024

Um livro leve, com uma história despretensiosa e de fácil leitura, porém com uma reviravolta chocante.

Cinara... 23/06/2020

"Duas ideias fixas não podem coexistir no mundo moral, da mesma forma que dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no mundo físico. "

Amei!

Berenice.Thais 19/03/2021

eficaz
O texto e bem simples fluido agradável de ler. o foco e na historia, sem se aprofunda nos personagens, nem pensar muito,mais serviu para dar boas risadas.