A dama de espadas Alexander Púchkin

Resenhas - A Dama de Espadas

DayMoonsh 05/07/2023

Gostoso de ler.
Bom livro, leitura não foi muito leve para mim, mas acredito que seja por que não estou acostumada com o dialeto. A história foi interessante e me prendeu na curiosidade de saber o desfecho, assim como me surpreendi um pouco com o final também. Realmente não tem muito a comentar, não sei dizer ao certo se é uma prosa poética ou um conto, mas foi gostosinho de ler.

Luísa Anjos 05/04/2022

ótima história, mas poderia ser mais desenvolvida
depois de algumas tentativas, eu finalmente consegui concluir uma obra russa. e acho que foi uma boa porta de entrada, porque fiquei cativada a ler mais títulos do autor e também da própria rússia.

essa história é breve, pode ser lida de uma só vez. a premissa apresenta um jovem que, numa roda de amigos em volta de uma mesa de jogatinas, descobre a história de uma velha condessa que sempre ganhava todos os jogos de cartas, pois guardava consigo um truque que garantia vitória todas as vezes. ele parte em busca dessa condessa e não há obstáculo físico ou moral que pare sua ambição. o jovem vai longe demais para conseguir o que quer, sem pensar nas consequências que pode desencadear com sua curiosidade febril.

fiquei até mais envolvida e impressionada do que julguei que ficaria, mas não dou 5 estrelas porque, sinceramente, esse enredo poderia render muito mais do que breves oitenta páginas. a leitura vale bastante e quero logo ler mais desse escritor.

Bosque.ma 22/04/2022

Qual o sentido????? Sendo completamente sincera!!!!
o livro tem 80 páginas e que sim tem uma história que é interessante mas é algo que você tem que prestar muita atenção pelo fato da narrativa ser confusa você consegue sim entender oq está acontecendo no universo do livro,tem um plot twist que sim eu acharia muito bom se tivesse um desenvolvimento até pq acontece esse plot twist mas não tem um motivo ou algo que explique o por que aconteceu,e uma história que eu realmente não esperava gostar mas gostei um pouco sim!mas é uma leitura que não me agregou nada a mais do que estresse,não tem tantos detalhes dos personagens (sim eu entendo que e um livro curto mas acho que poderia SIM ter um desenvolvimento melhor)

Biaa Fabulosa 02/05/2022

Razoávelmente bom
Eu gostei do livro, achei a história meio confusa, nao tinha muita noção de tempo da história, as vezes era passado depois presente, eu fiquei um pouco perdida, mas pode ser apenas falta de interpretação minha

Valentin 21/05/2022

Intrigante
Uma leitura bem rápida com um mistério russo de 1799. Talvez considerada como um conto, o desenrolar é bem simples e sem muitas reviravoltas. Não conhecia o autor, mas parece que é um clássico da literatura russa.
Indicado para uma leitura rápida.

Thais.Carvalho 24/05/2022

Uma história curta sobre uma senhora que conseguiu acertar no baralho 3 apostas seguidas, graças a um segredo que lhe foi confidenciado. Isso gera a ganância de outras pessoas, tempos depois, que tentam descobrir seu segredo.
DANILÃO1505 09/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Gabi 17/06/2022

Obra que foi transformada em ópera por Tchaikovsky
Conto escrito por Alexandre Pushkin em 1833 e publicado pela primeira vez em 1834, "A dama de espadas" explora temas como a obsessão e a ganância. Em uma roda de jogos, um ambicioso homem escuta sobre o misterioso segredo de uma condessa que sempre vence os jogos de cartas. Em busca de aumentar a sua fortuna, ele se propõe a descobrir o segredo, sem se importar com as consequências de seus atos.

Jessica Pereira 09/10/2023

Bem rapidinho de ler
É um conto que faz voce refletir bastante sobre a o caráter das pessoas e até aonde alguém é capaz de ir para conseguir o que quer

ray 07/06/2023

Primeiro contato
Achei a escrita do Alexandre bem prática, e como se trata de um conto, deu pra ler rapidinho, e mesmo com 80 páginas, deu pra aproveitar bastante da narrativa.

Juliana 17/08/2022

A dama de espadas
Na obra podemos ler algumas novelas, alguns contos e poemas. Dois textos estão inacabados e é um pouco frustrante. Mas no geral é uma boa leitura.

Guria dos livros 27/12/2022

Leve, rápido e envolvente
Há pessoas, assim como Hermann, que são capazes de tudo (de partir um coração a matar alguém) pelo segredo para conseguir uma vida de fortuna sem muito esforço.
Mas geralmente essas pessoas precisam se lembrar que nem sempre as coisas são o que parecem.

maria 24/10/2023

Até onde vai a avareza humana? E é isso que o livro explora de forma magistral.
É uma novelinha curta e boba, aparentemente e relativamente, mas com um desfecho incrível.
Tem tudo o que você imaginar aqui: fofoca, romancezinho, reviravolta, lacração e interferência do submundo das almas.

Hyslei.Roman 06/06/2023

Crítica social em uma leitura rápida
É uma narrativa rápida e com uma crítica ácida sobre a cegueira causada pela ambição e pela avareza (ainda mais associado ao vício do jogo de cartas). O desfecho foi bem merecido, adorei a forma com que o autor trouxe a lição para o personagem! É um daqueles livros para sentar e devorar até o fim, de uma só vez!

Maria 06/06/2023

A dama de espadas
Não prometeu nada e entregou TUDO.
A história é envolvente e o livro tem uma escrita mais ?evoluída? por assim dizendo mas que diferente de muitos clássicos é bem fácil de ler.
Me deu medo dessa veia, explodiu minha cabeça totalmente.