A dama de espadas

A dama de espadas Alexander Púchkin

Resenhas - A Dama de Espadas

Daniel 20/10/2020

Não começamos muito bem rs
Resenha no link abaixo!

site: https://blogliteraturaeeu.blogspot.com/2020/10/a-dama-de-espadas-de-aleksandr-puchkin.html

Reader Za 22/06/2022

A dama de espadas ??
Um livro rápido, inteligente e com um final inesperado.
Poderia ser um romance russo de 600 páginas, cheio de intrigas, jogatina, romances proibidos, bailes e fofocas, mas Pushkin foi genialmente direto e soube contar a história em 80 páginas ?????

Catarina 29/06/2022

Uma boa distração
Um conto ou novela (para mim parece mais um conto) que não é maravilhoso. Mas uma boa distração, uma história leve. Lê-se numa tarde.

Bom para quem está com ressaca literária! Com dificuldades para se concentrar na leitura. Pois é bem curto e , nesta edição, a fonte é muito confortável e as linhas bem espaçadas.

Samy 16/07/2023

A Dama de Espadas é uma coletânea de novelas (inacabadas), contos e poemas escritos por Púchkin, considerado o fundador da moderna literatura russa. Morto com apenas 37 anos, Púchkin escreveu boa parte da vida sob os olhares atentos dos censores estatais. Ainda assim, são evidentes no texto as suas ideias progressistas e as críticas ao regime czarista.

A edição da editora 34, traz textos selecionados e traduzidos por Boris Schnaiderman e Nelson Ascher, sendo alguns uma reelaboração de traduções feitas por Boris na década de 1960. As notas explicativas apresentadas no início e no final do livro ajudam a esclarecer o contexto no qual os textos estão inseridos, o que ajuda muito no entendimento dos textos.

Dubróvski, uma das novelas inacabadas, me chamou bastante atenção, principalmente na cena do incêndio e a complexidade de caráter de uns dos personagens. Em O negro de Pedro, o Grande, a cena do jantar na casa de Gravila poderia muito bem ser transposta para os dias atuais, em algumas casas mais conservadoras, com a mudança de poucas palavras.

Galathynyus 04/12/2023

"Vous m'écrivez, mon ange, des lettres de quatre pages plus vite que je ne puis les lire."

?correspondance

Robert 15/11/2023

AGRADÁVEL
AGRADÁVEL E SIMPLES.
A história serve para nós lembrar umas das maiores características do homem, a ganância desenfreada.

gabikekekke 01/09/2021

Eu achei esse livro muito confuso, alem de ter erros de tradução e palavras confusas, a historia é interessante mas bem diferente doque eu imaginava! Mesmo sendo um livro pequeno precisei parar varias vezes para entender oque tinha acontecido. Não recomendaria...

Ray 25/07/2021

Uma história leve e até um pouco divertida que é uma ótima opção pra sair de uma ressaca literária.

Gabi 26/02/2020

Bom, mas incompleto
O livro é bom, mas a melhor história dele é incompleta. Fiquei frustrada e não sei se realmente havia necessidade de colocá-la no livro. Em compensação, o conto que leva o nome da capa é realmente bom e explica bastante pq Puchkin é tão aclamado.

William LGZ 21/01/2022

Razoável mas bem divertido
De todos os livros dessa coleção de Mestres Russos da Principis que li (apenas falta "A Filha do Capitão") esse me pareceu o melhor trabalhado e com a melhor tradução, porém sendo um conto que meramente aumentaram a letra para dar um livro de 80 páginas acho o mínimo.

A trama não é nada tão brilhante mas conseguiu me prender até o fim e foi bem divertida de se acompanhar com sua narrativa leve e direto ao ponto graças ao seu formato de conto.

O livro, principalmente se comprado com sua coleção, sai bem baratinho e eu o recomendo; dá para terminá-lo tranquilamente lendo de uma vez só e cumpre seu papel.

Jessica 04/06/2022

"Duas ideias não podem coexistir no mundo moral, da mesma forma que dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no mundo físico".

Manu 06/06/2023

Um três, um sete e um ás!
A história, curta e envolvente, que nos surpreende com uma mudança rápida do foco central da narrativa, é estonteante! De um suposto romance, vamos a um homicídio culposo e, finalmente, à loucura (literalmente). Incrível.

Bel 02/06/2022

É novela ou conto?
Um livro super super breve, acho legal pra quem quer ler um clássico sem cansar.

A história é simples e previsível em certo modo, os personagens não são explorados e tudo acontece muito muito rápido.

A linha do tempo é quebrada então essa parte dificulta um pouco a compreensão mas nada de mais também.

Guilherme.Massaro 25/02/2022

É?
Comprei porque paguei baratinho e era uma leitura rápida.
Apesar de ser - realmente - uma leitura dinâmica e de se ler rapidamente, não gostei muito do final. Talvez porque eu esperava algo mais engraçado, ou enigmático, ou um desfecho mais desenvolvido.
Enfim, não recomendaria.