A dama de espadas

A dama de espadas Alexander Púchkin

Resenhas - A Dama de Espadas

Luísa 20/11/2021

Bacana e curto
É um livro legal, dá pra passar bem o tempo e se divertir durante a leitura. Confesso que fiquei com um pouco de raiva do protagonista que a história vai seguindo, mas até consigo entender os motivos dele. Uma leitura rápida e gostosa para quem procura coisas simples para serem lidas.

Lucy 12/06/2022

Três, sete, às/dama
Livro curtinho, sem tanto aprofundamento, leve e engraçado, ótimo para quem quer sair da ressaca literária.

Duas ideias fixas não podem coexistir no mundo moral, da mesma forma que dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no mundo físico.
- 73

Thainara 19/09/2022

Um conto rapido
Divertido de ler. Até quanto você é capaz de blefar pra se dar bem na vida? Vale a pena? Em uma jogada arriscada veremos um jovem usando de sua esperteza pra atingir seu alvo. E sendo inconsequente, ele acaba fazendo uma burrada atrás da outra.

Dida 06/09/2023

Que livro bom!!!! Foi meu primeiro Púchkin, mas pude compreender o pq que é considerado um dos maiores autores russos. Uma genialidade na escrita, na construção dos personagens, nas situações.... enfim, maravilhoso!!!! Você se sente dentro da história, é impressionante como as descrições são ricas. Incrível!

Nataly 16/02/2021

A DAMA DE ESPADAS - PUCHKIN, 1834
Esse é um clássico russo da primeira metade do século XIX para se devorar de uma vez só. Em menos de 80 páginas, Puchkin constrói uma narrativa que desperta a curiosidade e que surpreende no final.

O texto se desenrola de maneira até calma, o que me levou a pensar que tudo terminaria de maneira pacífica e do jeito previsto, tamanha a fluidez da história.
Mas esqueci que era um Puchkin, famoso justamente por suas grandes reviravoltas. O final consegue nos passar o mesmo impacto e o frio na barriga que a personagem sente ao ver seu destino decidido...

Com sua típica ironia, Puchkin costura a ingenuidade à ganância, mostrando como a segunda se utiliza da primeira para seus fins.

Sua linguagem nesse livro é clara, com momentos românticos que nos enganam e também com toques de humor. Puchkin é considerado pai da literatura russa moderna justamente por ter reorganizado a linguagem literária, incluindo a maneira do povo se expressar em seus textos. Em "A dama", há espaço até para discutir brevemente o crescimento do romance russo nessa primeira metade do século XIX.

Essa recente edição da editora Principis, traduzida por Irineu Perpetuo, é muito bem organizada e dinâmica, com cartas de baralho marcando os inícios de capítulo e também com notas explicativas das muitas expressões em francês, características da literatura russa do XIX.

Amanda Arcanjo 21/02/2023

Ambição
Nada mais que uma ambição, não tendo qualquer sentimento levando em consideração.
Gostei da história, é uma leitura rápida.
Recomendo.

ka 12/05/2024

Três, sete, dama de espadas
A linguagem rebuscada não atrapalha o interesse na história. Quase como um suspense que você precisaria terminar a todo custo.

Os personagens não são profundos, mas a lição da história sim.

?O pão alheio é amargo, diz Dante, e os degraus da casa dos outros são duros de subir. E quem saberia mais sobre a amargura da dependência do que a pobre pupila da célebre velha??

Tammi.Mello 05/04/2023

T.M
Em uma roda de amigos em volta de uma mesa de baralho, a história da condessa e do misterioso segredo para vencer no jogo de cartas vem à tona e desperta a curiosidade de ambicioso Hermann. Ele então põe em prática seu plano para descobrir o mistério, mas mal pode imaginar com o que vai se deparar.

Uma Novela curta, de leitura fluida e com significados que devem ser levados pra vida.
O preço da ambição e como ela cega.
Vale muito a pena a leitura.
Amei.

Monique * 14/08/2020

Não sei ao certo
Comecei a leitura achando que não era nada demais e me surpreendi quando vi estava gostando da leitura, é um livro leve a se ler e de fácil compreensão.

Felipe 19/07/2021

A dama de espadas
Curto. Objetivo. Direto ao ponto. Uma leitura incrível. O primeiro que leio do autor, mas já quero ler outros. O final supreendente, me fez gargalhar como a algum tempo não havia feito com um livro.

Malu 05/09/2020

Uma boa surpresa
Confesso que não conhecia nem nunca tinha ouvido falar em Alexandre Pushkin. Mas sua história é envolvente e os plotwists são muito bons.

Isadora.Minuk 06/09/2020

A DAMA DE ESPADAS/ALEXANDRE PUSHKIN/80 páginas.
Em volta de uma mesa de baralho, um grupo de amigos conta a história da condessa e do misterioso segredo para vencer no jogo de cartas e enriquecer qualquer um . Ao ouvir isso, vem a tona a curiosidade do jovem ambicioso Herman. Assim, colocando em prática seu plano para se aproximar da casa da condessa e descobrir seu segredo misterioso, mas ele mal pode imaginar com o que vai se deparar.
A dama de espadas é um livro de leitura fácil e rápida, uma história intrigante e que aumenta a curiosidade a cada página, os personagens tem personalidade forte e defendem seus desejos a todo custo, sem se importar com qual seja.

Ellen464 06/01/2024

Desabafo
Eu realmente gostei, foi o meu primeiro livro lido da vida toda kkk, gostei da lição que ele transmite para nós que estamos lendo e ele é bem rápido de ler.

Adriano.Buzoli 15/05/2021

Atenção a sua ansiedade
Leitura de um dia, mas para ficar pensando por uma semana.

Mariana 03/02/2021

As consequências da obsessão de um homem ambicioso.
Leitura muito rapidinha.
Estou conhecendo agora os clássicos russos e recomendo muito!