A dama de espadas

A dama de espadas Alexander Púchkin

Resenhas - A Dama de Espadas

13marcioricardo 29/07/2022

Leitura leve.
Novela curta, boba, tranquila e com final surpreendente. Um velhinha sabe um segredo sobre como ganhar no jogo. Um jovem, sabendo disso, tenta descobrir o mistério. A empregada da velhinha pensa que o jovem está interessado no seu amor em vez do dinheiro da patroa.
Thaey 20/12/2023minha estante
O livro é breve e cativante, com um desfecho verdadeiramente surpreendente! A velha condessa guarda um segredo para vencer um jogo, despertando o interesse do jovem. Entretanto, o segredo revela-se ao envolver-se romanticamente com a empregada, que interpreta erroneamente seus verdadeiros motivos. O desfecho é completamente inesperado.

13marcioricardo 20/12/2023minha estante
Sim, é mesmo ? Sugiro a Filha do Capitão, do mesmo autor. É ainda melhor. Boas leituras.

Thaey 26/12/2023minha estante
Obrigado pela sugestão vou dá uma olhada

Paulo 05/10/2017

O impulsionador de uma nova tradição literária na Rússia
No dia 6 de junho, a Rússia comemora o Dia de Púchkin, um feriado nacional: as pessoas reúnem-se junto ao Monumento a Púchkin, levam flores e põem-se a recitar ou escutar os seus poemas. Em Bruxelas, em Sófia, em Nova Déli, em Madri, em Roma, há eventos semelhantes. Na Inglaterra, há um tradicional Festival Púchkin. Isso dá uma ideia da grandeza desse escritor, cuja arte continua a se irradiar até os dias de hoje. Em 2010, a Unesco aprovou tornar 6 de junho, igualmente, como o Dia da Língua Russa.

A grande tradição da literatura russa, inicia-se com o filho da aristocracia, Aleksandr Sierguéievitch Púckin (Moscou, 26/5/1799 – São Petersburgo, 29/1/1837).

Como é possível que se diga que Púchkin inicia uma nova tradição na literatura russa?

(Leia a resenha completa no blog).

site: http://bufaloceleste.blogspot.com.br/2017/10/adama-de-espadas.html
Douglas 13/03/2021minha estante
Excelente resenha ?

Paulo 22/03/2021minha estante
Muito obrigado, Douglas! Grande abraço.

mafelivros 08/07/2023

Perfeito!
?? | "Duas ideias fixas não podem coexistir no mundo moral, da mesma forma que dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no mundo físico."

A Dama de Espadas é um conto do escritor russo Alexandre Pushkin. A trama gira em torno de Hermann, um jovem oficial do exército russo obcecado por encontrar uma fórmula secreta para ganhar no jogo de cartas.

Hermann se envolve romanticamente com Lizaveta Ivánovna, a pupila de uma velha condessa, que por sua vez guarda em segredo a fórmula de que Hermann tanto procura.

Determinado a descobrir esse segredo, Hermann está disposto a utilizar todos os meios possíveis para obter a informação. Sua obsessão por riqueza e sucesso o levam a um caminho sombrio. Mas as coisas acabam saindo de controle quando algo inesperado se sucede no momento em que ele finalmente consegue aproximar-se da velha condessa.

Nessa história, o autor Alexandre Pushkin, faz um estudo profundo sobre a natureza humana, deixando nas entrelinhas do conto uma profunda reflexão sobre os limites da ambição e as consequências da busca desenfreada pelo sucesso.

?? | "Não estou em condições de sacrificar o indispensável na esperança de obter o supérfluo."

? | Particularmente, eu amei esse livro e recomendo para todos os amantes de literatura clássica. O conto tem por volta de oitenta páginas, é fluído e de fácil compreensão. Os acontecimentos nos instigam a prosseguir lendo a cada término de capítulo e foi por isso que eu concluí a leitura toda de uma vez hehe Acredito que foi a minha primeira experiência com um clássico russo e devo dizer que fiquei muito satisfeita. Fora isso, a edição está muito caprichada, contendo ilustrações lindíssimas em cada divisão de capítulo. Perfeito! ?
Ray.j 08/07/2023minha estante
Amei a resenhaaa!! Me interessei bastante, queria mesmo uma primeira experiência com a literatura russa!

mafelivros 08/07/2023minha estante
Obriagadaaa! Nossa, então esse livro seria perfeito para você! É uma leitura descomplicada e rapidinha de fazer ??

Erick Simões 05/05/2021

Um livro bom, ajuda a passar o tempo numa fila de banco, porém nada extraordinário, apenas bom.
WalterGoncalves 05/05/2021minha estante
Vdd, trata-se de um história bem rasa com moral a ganância! ?

Rosangela.Chaves 05/05/2021minha estante
Apenas bom é o que precisamos de vez em quando.

LaraF 18/07/2014

Indicaçao de uma amiga, esse livro me surpreendeu! Historias muito envolventes e sarcasticas, finais hilarios e surpreendentes! Os poemas otimos, alguns ironicos e bonitos.
Douglas 13/03/2021minha estante
Muito boa resenha ?

Jamyle Dionísio 12/05/2022

Pushkin, o Grande
Dostoievski é o grande queridinho da literatura russa. Ao menos no Brasil. Não questiono a preferência. Sou da turma que aprendeu a pronunciar Raskolnikov sem gaguejar antes dos quinze anos.

Na Rússia, porém, o grande amado é mesmo Pushkin. Talvez seja um problema de tradução, pois Puskhin é mais conhecido pela poesia que, dizem, pode transformar ambientes e pessoas quando recitada. Como eu não entendo russo, só me resta acreditar.

Pushkin tem uma história curiosa. De origem nobre, fez sucesso ainda em vida. Seu trisavô era negro, africano, trazido à Russia como cativo. Sua filha, dizem, inspirou a descrição física de Anna Karenina, de Tolstoi. Morreu num duelo aos 37 anos.

A edição da @editora34 reúne alguns contos e poesias. Começa pelo conto inacabado ?O Negro de Pedro o Grande?, que narra a história de seu trisavô, ofertado ao tsar pelo sultão de Constantinopla.

Mas o melhor da coletânea é mesmo ?A Dama de Espadas?.

A dinâmica da alta sociedade russa do século XVIII temperada por intervenções do sobrenatural, o caos e descontrole da vida representados pelo delírio da jogatina? Tem coisa melhor do que uma combinação dessas?

(Nos livros, é claro)

@chadepalavra
Dhewyd 12/05/2022minha estante
Comecei os russo com Ana Kariênina, e o próximo será os irmãos Karamazov! Não conhecia esse autor russo!

lary.â¡ 04/06/2021

Para ler em uma sentada.
Rápida história com um final inesperado e até engraçado. Recomendo para quem não tem tempo.
angel 04/06/2021minha estante
vei eu comprei ontem to lendo agora

Thais.Carvalho 24/05/2022

Uma história curta sobre uma senhora que conseguiu acertar no baralho 3 apostas seguidas, graças a um segredo que lhe foi confidenciado. Isso gera a ganância de outras pessoas, tempos depois, que tentam descobrir seu segredo.
DANILÃO1505 09/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Daniel 20/10/2020

Não começamos muito bem rs
Resenha no link abaixo!

site: https://blogliteraturaeeu.blogspot.com/2020/10/a-dama-de-espadas-de-aleksandr-puchkin.html

Gabi 26/02/2020

Bom, mas incompleto
O livro é bom, mas a melhor história dele é incompleta. Fiquei frustrada e não sei se realmente havia necessidade de colocá-la no livro. Em compensação, o conto que leva o nome da capa é realmente bom e explica bastante pq Puchkin é tão aclamado.

Emerson. 07/03/2020

A Dama de Espadas

site: https://youtu.be/B5lZhZnSOgs

Cinara... 23/06/2020

"Duas ideias fixas não podem coexistir no mundo moral, da mesma forma que dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no mundo físico. "

Amei!

Rhayravs 05/07/2020

Livro com poucas páginas, mas com uma história intrigante! ?

Victor 21/07/2020

Um tanto quanto exótico
Leitura rápida, um conto pequeno com letras grandes, muito agradável e tudo muito bem explicado e bem fechado, sem pontas soltas. De fato, surpreendente, na verdade, devo dizer, a leitura mais surpreendente que tive nós últimos tempos, salvo, possivelmente, pelo Padre Brown. Digo surpreendente porque, de forma alguma, o leitor pode esperar o final da história, parece quase como se fosse um final errado, quase como se houvesse algo na história que não deveria ser, que não deveria estar, mas está! É muito bom, devo dizer, e recomendo muito à leitura. Lembra um pouco Stevenson, pelo fio condutor, e traz semelhança com certos contos deste, mas distoa completamente, ao mesmo tempo.