A dama de espadas

A dama de espadas Alexander Púchkin

Resenhas - A Dama de Espadas

Felipe Ogawa 13/07/2023

Surpreendente
Alexandre Pushkin é um grande nome da literatura russa e, ao receber uma obra dele da Principis, senti imediatamente uma certa intimidação. Pensei nas dificuldades que teria para decifrar seus textos, na complexidade do livro e em outras questões técnicas... No entanto, fui surpreendido por uma novela ágil, com menos de cem páginas, uma trama misteriosa e engraçada, e um final impactante.

Sabe aquela história curtinha que te prende do início ao fim? É assim em "A Dama de Espadas". Uma ricaça velha possui um segredo sobrenatural que consome um homem vivo. Ele anseia desvendar o mistério mais do que tudo, não importa o custo. Como mencionei, fiquei intimidado no começo, mas a escrita é um deleite, e a edição da Principis está completa, com notas de rodapé e uma diagramação linda.

Após terminar o livro em apenas um dia, decidi buscar mais informações sobre o autor e me deparei com uma breve biografia dele no canal Ler Antes de Morrer. No vídeo, Isabella explicou a complexidade de sua vida, e tudo isso se reflete em sua escrita. Faço aqui um pedido à Principis: que tal publicar outros textos desse autor? Já me identifiquei bastante com sua escrita e fiquei intrigado em ler seus poemas.

Bel 02/06/2022

É novela ou conto?
Um livro super super breve, acho legal pra quem quer ler um clássico sem cansar.

A história é simples e previsível em certo modo, os personagens não são explorados e tudo acontece muito muito rápido.

A linha do tempo é quebrada então essa parte dificulta um pouco a compreensão mas nada de mais também.

William LGZ 21/01/2022

Razoável mas bem divertido
De todos os livros dessa coleção de Mestres Russos da Principis que li (apenas falta "A Filha do Capitão") esse me pareceu o melhor trabalhado e com a melhor tradução, porém sendo um conto que meramente aumentaram a letra para dar um livro de 80 páginas acho o mínimo.

A trama não é nada tão brilhante mas conseguiu me prender até o fim e foi bem divertida de se acompanhar com sua narrativa leve e direto ao ponto graças ao seu formato de conto.

O livro, principalmente se comprado com sua coleção, sai bem baratinho e eu o recomendo; dá para terminá-lo tranquilamente lendo de uma vez só e cumpre seu papel.

Manu 06/06/2023

Um três, um sete e um ás!
A história, curta e envolvente, que nos surpreende com uma mudança rápida do foco central da narrativa, é estonteante! De um suposto romance, vamos a um homicídio culposo e, finalmente, à loucura (literalmente). Incrível.

Luiz Nogueira 09/10/2020

Ótimo
Um clássico russo. Leitura extremamente agradável e envolvente. A novela é surpreendente, cheia de reviravoltas. Li em uma sentada; comecei e não consegui parar até concluir. Super indico.

Rfgaugustin 24/10/2021

Um livro sobre vingança.

Curto, fluído, rápido.

Edição com ilustração e letras grandes.

Tem 80 e poucas páginas.

Sparr 11/08/2023

Essa senhorinha... TUDO!!
“A Dama de Espadas” é um livro cheio de trapaças e reviravoltas que deixam o leitor grudado. É um jogo de cartas emocionante, onde você nunca sabe quem vai sair vencedor, uma obra-prima da literatura russa, escrita por Alexandre Pushkin.
A história gira em torno de um jovem oficial do exército russo que se envolve em um jogo perigoso de cartas, alimentado por sua obsessão em descobrir o segredo de uma misteriosa dama de espadas. Os personagens são intrigantes e a gente segue querendo saber o que os segredos vão revelar sobre a tal dama, ela pode enlouquecer, se você não estiver preparado. Há um humor ácido despejado na crítica sobre a vida na Rússia, as vias das quais a história se modela, se você gosta de livros curtos, mas que te surpreendem, esse aqui é uma indicação maravilhosa!
Leitura fluida, prosa elegante, mas não dificulta entendimento, nem soa arcaica. Você lê em uma sentada, uma tarde, uma maratonista.

Matheus.Augusto 23/06/2020

Não sei
Não sei pq li
Nao sei oq aconteceu
Nem sabia que existia
Só sei que gostei

Raqueline 03/12/2021

A dama de espadas vai contar sobre uma Condessa que mantinha um segredo que era capaz de vencer qualquer jogo e faturar bastante.

A Condessa adquiriu esse segredo em decorrência a uma dívida que seu marido não quis pagar, então recorreu a pedir dinheiro para o conde Saint-Germain, mas como ele sabia que ela teria de acertar as contas com ele depois, optou por não ceder o dinheiro e ao invés disso ensinar-lhe o segredo...

Segredo esse que ela nunca revelou, até que certa vez o seu neto contou essa história pra alguns amigos e Herman estava presente, um homem ambicioso, ficou curioso e partiu para tentar entrar em contato com a Condessa e descobrir esse segredinho capaz de deixar qualquer um milionário.

Tem um final que consegue tirar umas risadas, uma parte pra mim eu já imaginava.

Engraçado, dá pra ler em uma tarde tranquilamente.

Jamyle Dionísio 12/05/2022

Pushkin, o Grande
Dostoievski é o grande queridinho da literatura russa. Ao menos no Brasil. Não questiono a preferência. Sou da turma que aprendeu a pronunciar Raskolnikov sem gaguejar antes dos quinze anos.

Na Rússia, porém, o grande amado é mesmo Pushkin. Talvez seja um problema de tradução, pois Puskhin é mais conhecido pela poesia que, dizem, pode transformar ambientes e pessoas quando recitada. Como eu não entendo russo, só me resta acreditar.

Pushkin tem uma história curiosa. De origem nobre, fez sucesso ainda em vida. Seu trisavô era negro, africano, trazido à Russia como cativo. Sua filha, dizem, inspirou a descrição física de Anna Karenina, de Tolstoi. Morreu num duelo aos 37 anos.

A edição da @editora34 reúne alguns contos e poesias. Começa pelo conto inacabado ?O Negro de Pedro o Grande?, que narra a história de seu trisavô, ofertado ao tsar pelo sultão de Constantinopla.

Mas o melhor da coletânea é mesmo ?A Dama de Espadas?.

A dinâmica da alta sociedade russa do século XVIII temperada por intervenções do sobrenatural, o caos e descontrole da vida representados pelo delírio da jogatina? Tem coisa melhor do que uma combinação dessas?

(Nos livros, é claro)

@chadepalavra
Dhewyd 12/05/2022minha estante
Comecei os russo com Ana Kariênina, e o próximo será os irmãos Karamazov! Não conhecia esse autor russo!

Lay 04/04/2020

Já faz algum tempo que pretendo entrar no mundo dos livros clássicos, mas para mim não é nada fácil. Acredito que o tempo da escola criou uma resistência em mim que perpetua até hoje. Por isso, quando recebi o convite para participar de um clube do livro no trabalho, onde o objetivo é ler principalmente os clássicos, topei na hora. Esse é o empurrão que eu precisava.

Para iniciar, o desafio foi ler A Dama de Espadas, do poeta russo Alexandre Pushkin, um livro curto, de contos, mas confesso, sequer havia ouvido falar no poeta, e olha que pelo que eu li, ele é bem importante para a literatura russa.

Ambientada em São Petesburgo, iniciamos a história após uma partida de jogo de cartas entre amigos, onde os jovens estão desfrutando da companhia juntos e das perdas e ganhos de cada um. Entre os personagens, está o dono da casa, Narúmov (que é militar, cavaleiro da guarda), Súrin (que sempre perde nos jogos, mas ainda assim, sempre tenta a sorte), Hermann (descendente de alemães russificados, que nunca joga, mas está sempre presente) e Paul Tómski, que traz à tona uma curiosidade: por que sua avó nunca foi ao jogo deles para apostar?

Claro que a pergunta desperta a curiosidade de todos, afinal, que razão uma condessa de 87 anos teria para ir à uma mesa de jogos apostar com os jovens?

Leia a resenha completa no blog.

site: http://www.detudoumpouquinho.com/2020/04/resenha-dama-de-espadas-alexandre.html

Nina 25/07/2023

O livro narra a história de Hermann e sua busca pelo segredo das cartas que garantem a vitória a qualquer jogador. É uma história rápida que faz o leitor se envolver na leitura para saber onde Hermann vai parar com a sua busca cega pelo que quer. O livro também faz refletir sobre o limite da ambição, sobre a solidão e sobre os males de se viver preso ao passado.

Quequel 17/07/2023

É uma história rapidinha, muito intrigante e interessante.
Esperava uma leitura difícil, uma escrita rebuscada e difícil de entender, mas recebi uma história muito gostosa, com uma escrita bem simples de ser lida e um pequeno mistério.
Se você, assim como eu, é curioso, vai ler esse livro rapidinho, não parei enquanto não acabei.