Insônia

Stephen King
Stephen King

Resenhas - Insônia

Jaquelline.S. 23/06/2022

Não sei muito bem o que achei
Gostei e não gostei ao mesmo tempo. Tirando a parte 'sobrenatural', me identifiquei em muita coisa com o Ralph, principalmente em relação a insônia. É falado diretamente sobre a torre negra, o rei rubro (rei sanguinário nesse, mas creio que seja o mesmo), até cita o Roland. Triste o final, chorei igual uma imbecil. ?

Alê 23/05/2022

Apesar da maioria não gostar do livro, me apeguei muito ao personagem principal. A premissa do livro é tão doida que no final dá certo. E SK ter feito reflexões tão profundas sobre a velhice deu uma outra dimensão pra história. Entrou na lista dos meus preferidos.

Jessica Becker 26/02/2022

Insônia
"Insônia" está longe de ser o melhor livro de King. Mas não é um livro ruim. O problema é que a prolixidade, característica do autor, aqui ultrapassou o limite do aceitável. Graças às páginas de enrolação do início, precisei de quatro tentativas para concluir essa leitura. E só não abandonei na quarta vez porque a obra é importante para o universo da "Torre Negra" e precisava lê-la antes de dar continuidade à saga.

Mas, se por um lado o início de "Insônia" parece levar a lugar nenhum, por outro a obra conta com temas interessantes. A violência doméstica e os argumentos dos grupos pró-vida e pró-escolha em relação ao aborto, dão ao leitor o que pensar. Além disso, temos um protagonista/herói idoso que começou a perder as pessoas de seu círculo social e que mostra ao leitor como o processo de envelhecimento é solitário e por vezes doloroso. Outra discussão que chama a atenção é sobre acaso e desígnio: por meio de três figuras estranhas, King faz uma metáfora assustadora e, ao mesmo tempo, bela.

Assim, de maneira alguma recomendaria "Insônia" para quem vai começar a ler King ou para quem leu poucos livros do autor. Indicaria para aqueles que já estão acostumados com ele e que não se importam com alguma enrolação desde que a trama seja boa.

Escritor.Lucas 22/02/2022

Excelente livro
Mais um livro do mestre, que mostra que a insônia pode não ser apenas uma falta de sono comum. Misturando muito o sobrenatural, o mestre nos apresenta ao mundo do pós morte, e como isso acontece. Extremamente recomendado.

Wania Cris 02/02/2022

Tem hora que dá um sono...
Leitura inserida pela conexão com a saga Torre Negra, deveria ter sido lida antes do último livro da saga, mas dormir no ponto...

O que Ralph Roberts não tem conseguido fazer desde que sua esposa Carolyn falecera em decorrência de um câncer. O pobre viúvo vê suas noites de sono cada vez mais curtas e, em decorrência disso, algumas alterações visuais lhe ocorrem e as coisas ficam cada vez mais estranhas...

Adorei pegar as referências da trama. It, Cemitério e muita coisa da Torre Negra. Quem já passou por Derry vai se sentir em casa, inclusive algumas passagens explicam acontecidos de outros livros, sugiro ler as obras em ordem cronológica pra fugir dos spoilers que King ama soltar.

É uma boa ideia de trama, mas o desenvolvimento não valoriza o produto. A narrativa é muito boa, mas a estória demora por demais a começar, é tudo muito esmiuçado, muito detalhado, chegando a fadigar em algumas partes. A impressão que dá é que o editor tem tanto medo do autor que não sugere corte algum e esses excessos aparecem não apenas na quantidade absurda de páginas como na enrolação do enredo. Mesmo nos momentos mais cruciais há muita rebarba de texto.

Vou até encerrar a resenha por aqui antes que eu diminua a nota.
Apoteose 02/07/2023minha estante
"Vou até encerrar a resenha por aqui antes que eu diminua a nota"
KKKKKKK. Isso me fez rir. Deu um tanto de receio de ler. Quem sabe em algum momento.

Felipe1177 17/01/2022

Sensacional
Minha primeira leitura do mestre Steven King e não sei se foi sorte, mas esse livro me sequestrou da vida social. Uma história em que você só consegue pensar ?quando conseguirei mais um tempo livre para terminar de ler esse livro??. Como minha primeira leitura do autor, entendi claramente porque Steven King é realmente um rei. Diferente de tudo, assustador, provocador, tenso. Sensacional.

Pedro Aires 17/01/2022

Tem seu valor
Fui ler com as expectativas baixas, a maioria das pessoas não gosta desse livro. Uma das maiores críticas é a lentidão da primeira metade, mas pra mim passou bem rápido e foi a que mais gostei. Está longe de ser um dos melhores do King, mas tem seu valor. Acho o final um dos mais bonitos que o King já escreveu.

Dan.Costa 09/01/2022

História demora um pouco para prender o leitor, muitos momentos que poderiam ocorrer mais rápido na história acaba demorando por excesso de de detalhes e assim acaba cansando um pouco. Mas no todo é um livro bom e para quem já conhece o "Kingverso" deve ler.

Lipe 29/12/2021

Insônia dá sono
700 páginas depois, Insônia é uma obra que dá sono.

Acompanhamos a vida de Ralph, um senhor de 70 anos que mora na cidade fictícia de Derry. Após a morte de sua esposa ele começa a sofrer de insônia e começa a enxergar as auras das coisas e dos seres vivos.

É uma premissa muito boa, mas de difícil execução. Stephen King deixou a desejar com descrições confusas e de difícil visualização. Sem contar que passamos 60% da leitura na mente de Ralph.

450 páginas depois é que sabemos das ameaças e da missão de Ralph. Aí o livro pega no tranco e fica mais animado.

Gostei das lembranças dos acontecimentos de IT neste livro, do fato dos protagonistas serem pessoas idosas e também da ligação direta da obra com toda A Torre Negra.

Indico o livro apenas para os fãs do autor que pretendem ler todas as duas obras. Se não for assim é melhor ler algo mais empolgante.

Let 23/12/2021

Extremamente Lento
Vamos lá né, nem sei como falar sobre esse livro. A história em si é boa, muito criativa e rica em detalhes. Porém o livro demora MUITO pra desenvolver, é extremamente lento, e isso desanima demais. Eu nem sei como cheguei até o fim, mas só peguei o embalo depois da metade do livro, quando as coisas começam a andar.

Wander.Santos 15/12/2021

Que livro estranho? ele é tão parado em alguns momentos, que abandonei várias vezes, mas quando ele se entrega a loucura, fica muito bom! Que viagem e que final lindo

Pedro.Machado 15/10/2021

Superou minhas expectativas
A maioria do que tinha ouvido falar sobre esse livro eram coisas negativas, que o livro é arrastado demais, trama muito doida. Entrei no livro com as minhas expectativas baixas, mas conforme eu ia lendo, mais eu me impressionava.

Insônia com certeza é um dos livros com conceitos mais doidos que o King ja criou, todo o processo de transformação do Ralph começando com a insônia e evoluindo até as auras é muito gostoso de ler, ir descobrindo esse mundo novo junto com ele.

E a ligação com a saga da Torre Negra é sensacional, desde o início do livro temos a menção do Rei Rubro como a entidade por trás de toda a merda acontecendo, e mais pro final temos até a menção do Ka-tet.

Além das características sobrenaturais muito bem exploradas no livro, ainda temos um plano de fundo de lutas pró-aborto e pró-vida, o radicalismo que envolve essa pauta e como ela aflora os nervos de toda a cidade, e muitas vezes não é preciso de uma entidade maligna pro ser humano ser capaz de fazer atrocidades em prol de uma visão do mundo.

Resumindo, curti pra cassete.

Anninha 06/10/2021

Livro maravilhoso!
Livro perfeito!
Livro magnífico!
Amei, estou apaixonada pelos protagonistas e pelos coadjuvantes... A narrativa é incrível e a história é muito muito boa.

Paloma.Rocha 05/10/2021

O fascinante livro que chama Insônia, mas dá sono rs
Insônia narra o verdadeiro inferno que se transformou a vida de Ralph Roberts, um pacato aposentado que não consegue mais dormir em paz desde que a mulher morreu. O sono não chega e, o pior: a escuridão o arremessa à hiper-realidade. Acontecimentos horríveis envolvendo o povo de Derry, no Maine, onde sempre viveu, surgem como flashes em sua mente. Do dia para a noite, Ralph se vê desesperadamente envolvido em um mundo de terror. E tudo o que ele gostaria era de dormir em paz.
Conforme o quadro piora, ele começa a ver coisas invisíveis aos olhos dos outros ?auras coloridas e seres que, por sua aparência, chama de ?doutorzinhos carecas?. Através dessas visões, percebe outros planos de realidade e sua influência sobre o mundo ?real?.

Sinceramente? A história é boa, mas as coisas se desenrolaram tão devagar que me deu preguiça de terminar. Foi bem arrastadoooo. Mas King né? Sempre tem meu coração.