Insônia Stephen King
Stephen King

Resenhas - Insônia

Tatta 22/05/2020

Insônia
de fato, um livro lento (isso porque grande parte do livro se passa dentro da mente do protagonista, ralph. e desse jeito, entre parênteses).

é um pouco difícil de visualizar algumas situações descritas por King, tornando a leitura frustrante em alguns momentos, sendo necessário constantes releituras.

possui algumas técnicas já bem conhecidas do escritor, como em It. contudo, estas não funcionam muito bem aqui. o livro se torna excessivamente anti-climático, travando mais a história.

o conflito do livro é resolvido em 1 página.

a Torre Negra neste livro é bem mais um easter egg do que um elemento decisivo. para quem não leu, algumas explicações podem ser confusas, mas o livro em si já é um pouco confuso; então, perdido por um, perdido por mil.

pontos positivos: excelente protagonista; atmosfera única do autor e derry (com toda sua complexidade social).
Higor.Mendes 22/05/2020minha estante
É bom?

Tatta 23/05/2020minha estante
com certeza valeu a pena ler. apesar da estrutura difícil, o livro tem pontos altos, como disse. se for seu primeiro livro do autor, não recomendaria... neste caso indico Joyland ou a Dança de Morte (é imenso, porém com a leitura imensamente mais fluída).

Bia 04/12/2020minha estante
Concordo plenamente com vc, ótima resenha!! ?

Tatta 04/12/2020minha estante
obrigado Bia! boas leituras ai!

Herreira 07/10/2023minha estante
Excelente resenha, descreveu perfeitamente. Eu não leria esse livro se soubesse como seria. Mas quem for ler, deve tirar suas próprias conclusões.

Dai 21/12/2020

Isso tem o nome de ka-tet, ou seja, um formado por muitos.
Disparado, um dos melhores livros que já li do King. Apesar de grande, a leitura é muito fluída. Minha experiência na leitura desse livro com certeza foi enriquecida pelo fato de já ter lido a saga da Torre Negra e It. São muitas referências à estas duas histórias, no caso da saga da Torre Negra há a interferência direta dos acontecimentos de Insônia, inclusive no livro a Torre Negra o personagem Roland é orientado a ler o livro Insônia. São mencionados diversas vezes os acontecimentos de It, inclusive personagens desta história estão envolvidos na trama de Insônia. Além destas, há também ainda referências a O Cemitério. Estas foram as que percebi, considerando os livros que já li. Enfim, para mim foi uma experiência incrível ler este livro, tão incrível quanto a genialidade e a criatividade do King.
Thymoteo 21/12/2020minha estante
Meo deos?! Preciso desse livro pra ontem!!

Dai 23/12/2020minha estante
Se você também já leu a Torre Negra vai amar, e se não leu, terá muita vontade de ler!?

Thymoteo 23/12/2020minha estante
Minha saga favorita! Saber que tem mais um pouquinho dela aí já me arrepiou

Gláucia 21/01/2011

Receita contra insônia?
Basta ler esse livro. Adoro S.King mas sofri para terminá-lo. Mais difícil foi achar um significado, um sentido. Já ouvi dizer que só quem leu a série Torre Negra consegue realmente entendê-lo, talvez seja isso.
O começo é bem interessante, o livro parece prometer ótimos momentos. Depois vai se perdendo numa embromação sem nexo e só o que eu queria era terminar a leitura.
Juninho 24/04/2017minha estante
Eu que li a torre negra não gostei muito, imagina você que não leu, se a pessoa que ler o livro e não tiver lido a torre negra difícilmente irá gostar...

Gláucia 24/04/2017minha estante
Ah tem que ter lido A Torre Negra?

Juninho 24/04/2017minha estante
Para um melhor entendimento,sim. Porém até eu que li a torre negra não gostei muito não...

Mateus 11/03/2016

só uma dúvida
li It a Coisa, meu primeiro livro do SK e queria saber se todas as cidades "Derry" são iguais?
Felix 12/04/2016minha estante
King retrata a mesma cidade em tempos diferente nos seus livros.

Fernanda 21/01/2017minha estante
Sim, a maioria das histórias do King se passa na cidade de Derry.

Herreira 23/10/2023

Livro: Insônia, Stephen King
Antes de começar, quero deixar bem claro que se trata da minha visão do livro, minha experiência é por isso que se quiser discordar ou concordar nos comentários, fique à vontade. Mas por favor, sempre devemos manter o respeito ao emitir nossas opiniões. Fique bem claro, não existem livros ruins, existem opiniões de pessoas que acharam ruins.

Agora vamos ao livro. Vou começar resumindo a história: Ralph Roberts, um cidadão pacato, idoso, que não consegue mais dormir depois que perdeu dua mulher. Então sofrendo sem dormir começa a ter experiências de hiper-realidade e ver em flashs alguns acontecimentos do bairro em que mora. Aí ele encontra um amigo dele chamado Ed Deepneau que está muito estranho do que era e parece estar sofrendo algo semelhante a sua situação. Coisas sobrenaturais (mas que não dá medo nenhum) vão acontecendo e aí se mostra que Ralph e Ed estão de lados opostos nessa "guerrinha" de mundos e a trama vai se desenrolando. Paro por aqui para não ter
spoilers.

Minha opinião sobre esse livro é que a história é muito parada, nossa como demora pra acontecer as coisas. Acho que lá pela página 300 (o livro tem 490) começa a se mostrar pra que veio. Depois da paradeira os personagens se mostram chatos, bonzinhos demais (inclusive vilões), teimosos e sem características marcantes. A história poderia ser incrível, afinal a ideia é ótima, mas nada do que eu esperava, além de parada, achei chata. O final então, pior ainda. Um ponto positivo nesse livro (tipo nota 6) é a boa descrição do autor sobre os cenários e sensações dos ambientes, nada mais.

Não recomendo, fiquei frustrado ao ler. Uma pena pois foi o primeiro livro que li desse autor tão famoso. Espero que os próximos sejam melhores.
Glau de Paiva 26/10/2023minha estante
Amigo eu já passei por isso, perdi até amizade por discordar da opinião de alguém sobre um livro. Kkk ..
Stephen King é assim mesmo. Ame ou odeie. Mas, a verdade é que alguns livros são maravilhosos e outros realmente decepcionantes. No meu caso acho que a maioria é incrível, então sempre me arrisco a ler. O melhor na minha opinião é Novembro de 63, que não tem é de terror, estou lendo Sob a Redoma , que é um calhamaço, e estou amando, não tem nada de parado este, muitos acontecimentos o tempo todo. O Iluminado também é muito bom! Depois dá uma lida nas resenhas.

Herreira 26/10/2023minha estante
Obrigado pelas dicas, irei dar uma chance para novembro de 63 rsrsrs em breve volto com a resenha.

Marisa Telo 25/07/2013minha estante
Já li muitas resenhas aqui (Exemplo Hannibal) que são, sim, spoiler. Não entendo por que as minhas três linhas acimas são spoiler. Quem classificou minhas palavras como spoiler não tem a menor noção do que está fazendo. Lamentável.

Rodrigo Coimbras 31/08/2014minha estante
Claro que é Spoiler, e dos brabos! Sinceramente, lamentável foi sua resenha. O que vc acha q acrescentou com ela? 4 linhas de resenha não é resenha, é comentário, sendo este um spoiler que você poderia ter guardado pra si! Lamentável.

AllandaS 30/08/2023

Não é para todo leitor!
O livro é uma mistura de critica social com sobrenatural, em algumas partes isso funciona bem mas em outras nem tanto. O livro se estende demais em algumas questões, demora para engatar e se prologa muito em assuntos nada relevantes para a historia.
Depois que engata fica muito interessante, mas mesmo assim, vez ou outra volta a se estender demais.
Não é muito recomendado para quem não leu nenhum volume de a torre negra (eu não li) pois há muita referencia, e muita coisa eu não entendi.
Para quem leu it a coisa, tem ótimos easter eggs, pois se passa em Derry anos após os acontecimentos de it.
A critica social é muito presente na historia, mas o autor não toma parte no assunto, o que é interessante, pois você toma parte da critica se quiser.
CarolCazzolli 30/08/2023minha estante
Descreveu, basicamente, quase todas as obras do SK kkk

AllandaS 30/08/2023minha estante
Sim, mas depois de 20 livros dele esse foi um dos que eu mais achei arrastado sem necessidade kkk

Tatiane Buendía Mantovani 24/01/2013

Levei mais tempo para terminar do que gostaria. Fiquei com a impressão de que o autor poderia enxugado um pouco as extensas cenas explicando o inexplicável, extremamente gráficas e descritivas, que arrastou um pouco a parte objetiva da estória. No entanto, a estória em si é muito boa, a atmosfera\clima é aterrador, beira o claustrofóbico e as personagens, encantadoras. O livro traz uma reflexão profunda (talvez profunda demais?) sobre temas como velhice, aborto, ativismo, morte e luto.
Vibrei com a menção ao Gage Creed (numa tentativa leve de tentar ligar os fatos ocorridos em Pet Sematary (1983) com estes de Insonia (1994) - natura, já que este último aborda conceitos como Desígnio, Acaso, vida e morte e seus agentes.
Supervelhinhos salvando o dia é sempre uma aventura digna de ser lida.
E novamente, o epílogo é massacrante ao mostrar o destino das personagens, deu pra chorar e emocionar bastante.

Acabo de perceber que perdi uma importante conexão com outra série do autor (que eu não li), segundo a Wikipedia, a personagem a ser salva em Insonia é personagem central da série A Torre Negra.
Sarah 25/01/2017minha estante
undefined

Mariana.Guimaraes 22/04/2021

Odiei.
Nossa, odiei esse livro, a história demora ANOS pra engatar, o tema da história só aparece depois da metade do livro. Os personagens são zero cativantes, consegui me afeiçoar por ninguém, por mim tanto faz se morresse ou se vivesse. E isso que eu amo os livros do Stephen King, amo o jeito lento de contar as histórias, mas nessa foi demais. ODIEI.
Jamon 22/04/2021minha estante
Força guerreira

Cacarol 29/04/2015

Um bom remédio
"Insônia" é um ótimo remédio para insônia!
Livro tedioso e com personagens pouco carismáticos. Leitura muito arrastada.

Cada página era um sacrifício.
BarbaraF. 03/08/2017minha estante
hahaha! Pus na minha lista, mas não estou criando expectativas. São 490 páginas. Quero ver se chegarei até o fim sem pular páginas.

Wania Cris 02/02/2022

Tem hora que dá um sono...
Leitura inserida pela conexão com a saga Torre Negra, deveria ter sido lida antes do último livro da saga, mas dormir no ponto...

O que Ralph Roberts não tem conseguido fazer desde que sua esposa Carolyn falecera em decorrência de um câncer. O pobre viúvo vê suas noites de sono cada vez mais curtas e, em decorrência disso, algumas alterações visuais lhe ocorrem e as coisas ficam cada vez mais estranhas...

Adorei pegar as referências da trama. It, Cemitério e muita coisa da Torre Negra. Quem já passou por Derry vai se sentir em casa, inclusive algumas passagens explicam acontecidos de outros livros, sugiro ler as obras em ordem cronológica pra fugir dos spoilers que King ama soltar.

É uma boa ideia de trama, mas o desenvolvimento não valoriza o produto. A narrativa é muito boa, mas a estória demora por demais a começar, é tudo muito esmiuçado, muito detalhado, chegando a fadigar em algumas partes. A impressão que dá é que o editor tem tanto medo do autor que não sugere corte algum e esses excessos aparecem não apenas na quantidade absurda de páginas como na enrolação do enredo. Mesmo nos momentos mais cruciais há muita rebarba de texto.

Vou até encerrar a resenha por aqui antes que eu diminua a nota.
Apoteose 02/07/2023minha estante
"Vou até encerrar a resenha por aqui antes que eu diminua a nota"
KKKKKKK. Isso me fez rir. Deu um tanto de receio de ler. Quem sabe em algum momento.

Kézia 31/08/2012

No Mundo das Auras
Com o surgimentos de novos autores que nos conquistam com suas história, seus enredos simples, personagens cativantes que encantam, passamos a prioriza-los e lê-los com mais avidez, e a achar que suas escritas são bons, e na verdade são, são boas histórias, boas escritas, bons argumentos.
Porém quando paramos para ler as obras como as de Tolkien, Brontë e até mesmo o nosso popular George Martin, elas nos mostram o quão a literatura atual é desprovida de complexidade, profundidade, e até mesmo descrições mais detalhadas que nos dão uma visão mais ampla da história que se lê, que as histórias atuais são boas, mas não são ótimas ou até mesmo mais do que ótimas, são apenas boas.
E ler Stephen King é isso, é ler algo mais do que ótimo, é ler uma história que nos faça refletir sobre o que se está lendo, apreciar a forma de escrita, explorar os personagens em sua totalidade, erros, acertos, e claro um aprofundamento de personalidades complexas, com um enredo complexo e um desfecho complexo que fazem com que a nossa mente trabalhe, não fique apenas em uma zona de conforto a qual passamos a nos acostumar
Insônia, a obra de King que foi lançada em 1994, classificada como terror, mas que na verdade está mais para um romance sobrenatural, traz tudo isso, toda essa complexidade que nos força a parar e ler de uma maneira que estamos nos desacostumando, nos obriga a sair da nossa mesmice e ajuda a exercitar a nossa inteligência, a nossa sagacidade, o nosso raciocínio e nos faz embarcar em uma aventura surreal, que nos faz imaginar que se tudo isso pode ser real ou não.

O que está feito não pode ser desfeito

Ralph Roberts, é um viúvo aposentado, após alguns meses depois de morte de sua querida esposa, começa a sofrer de insônia. Ele lê livros, pede conselhos aos amigos e tenta todos os tipos de remédios recomendados para que possa acabar com sua Insônia, mas nada funciona.
A situação começa a se agravar, e depois que Ralph ajuda sua amiga Helen que foi espancada pelo marido Ed, ele começa a ver coisas, coisas que outras pessoas não podem ver, coisas invisíveis e intocáveis, uma manifestação de cores em cada pessoa que passa do seu lado, e acaba descobrindo que essas cores são as auras das pessoas.
Ele acha que está enlouquecendo, que há algo de errado com ele, pois depois de uma conversa surreal com seu ex-amigo Ed, acredita que pegou a loucura de seu vizinho. Porém ele descobre que sua querida amiga e amada Lois Chasse também está sofrendo de Insônia, e está vendo as mesmas coisas que ele. Assim ambos passam a ver os três doutorezinhos carecas, e descobrem que estes estão diretamente relacionados a algumas mortes em sua vizinhança e que o único doutorzinho malvado foi responsável pela mudança radical do temperamento de seu vizinho Ed.
O Casal fica sabendo que foram escolhidos por forças superiores para participarem de uma luta entre as forças do Desígnio e do Acaso e derrotarem o Rei Sanguinário. Apesar de não saberem porque estão nesse jogo, eles descobrem que tem estranhos poderes e que não está absolutamente sozinho nesta estranha batalha.
Em meio a tudo isso uma defensora do aborto e defensora de mulheres que são espancadas - Susan Day - está para vir a cidade e isso está causando um grande alvoroço na cidade, violências por toda a parte. E Ralph e Lois descobrem que a guerra estará começando com a chegada da mulher e que devem fazer de tudo para que uma tragédia terrível não aconteça. Ambos lutaram contra o tempo para que morte não chegue perto daqueles que amam.

Insônia tem como personagem principal um velhinho de 70 anos, que vive uma aventura muito louca. O enredo inicial pode não chamar a atenção de muitos leitores, principalmente de alguns jovens leitores, e tenho certeza que ao lerem os primeiros capítulos do enredo abandonarão logo em seguida, porque apesar de ser uma história muito boa, seu inicio é lento e cansativo.
Mas ao decorrer de cada página a história vai tomando forma, envolvendo e deixando o leitor apreensivo, tenso, assustado e muito curioso. Dessa forma King narra a história de um velhinho com virtudes e defeitos em uma aventura fantástica e o transformando em um herói formidável.
Além de uma trama recheada de ação, fantasia e mistérios, Insônia aborda assuntos deveras importantes que nos fazem pensar. Temas como aborto, violência doméstica, velhice, vida após a morte, a morte em si, um mundo detrás do nosso mundo, o limite entre a realidade e a loucura, quais sacrifícios podemos fazer em prol das pessoas que amamos, companheirismo, amor, a vida simples com os amigos e muitos mais.
Mas o foco principal é nos questionar se há algo além do nosso mundo real, além daquilo que estamos acostumados a vivenciar todo dia. Será que temos mesmo livre- arbítrio para decidirmos nossos destinos ou a nossa vida já está predestinada desde o início? Será que existe um mundo além desse que nosso olhos estão acostumados a ver?
Enfim, como escrevi anteriormente, Insônia é um livro inteligente e sagaz que leva o leitor a inúmeras possibilidades e questionamentos, e que nos presenteia com um final estarrecedor e empolgante.
Jupiterianite 08/12/2014minha estante
Adorei sua resenha! comprei o livro e estou aguardando ansiosamente para começar a ler.Sei que vai ser uma tarefa complicada, mas a minha admiração pelo Stephen King e meu amor por esse gênero me faz persistir muito e não largar nenhum livro dele por mais que sejam carregados de detalhes e por vezes lentos. :D

Ana 19/02/2016

Insônia
E mais uma vez, cá estou eu com meu Amado Mestre Stephen King. O livro dessa vez foi o Insônia., meu primeiro livro com mais de 500 páginas. Admito que no início a leitura foi meio devagar quase parando, ainda mais porque comecei a ler as vésperas do Natal e aí, já viu né?! Mas não desisti. Viajei, levei comigo e todo dia eu tentava ler o máximo que eu conseguisse. Nem que esse máximo resultasse em uma mísera página.
E agora, quase 30 dias depois, consegui concluir essa leitura fascinante que foi Insônia.
Hoje mais cedo, quando olhei e vi que faltavam 50 páginas para acabar o livro eu pensei: “Motherfucker!!!! Quando eu acabar esse livro eu vou soltar fogos de artifícios! Meu primeiro livro relativamente longo e eu finalmente acabei... Puts!!! Vou fazer um puta post no face me vangloriando por esse ato histórico em minha vida!!”
Bullshit!
O livro acabou e eu fiquei simplesmente arrasada! DPL das brabas! Segurei o choro e tudo! Sinistro!

Expectativa
x
Realidade

Bem, a história começa um pouco arrastada, com certa demora no desenvolvimento de cada personagem, mas acho que esse meu “julgamento” foi causado pelo momento extremamente inoportuno ao qual comecei a ler. O fato de toda hora ter que parar, acaba desanimando e te fazendo perder o foco. Acabei achando o início muito maçante.

Mas depois que acabaram todas as festas e voltei a minha amada rotina, comecei a ler de maneira constante e a mergulhar na história como sempre acontece comigo com as obras do King. Acho incrível o modo como ele consegue numa historia, te fazer rir, chorar, ter medo, nojo, ódio... Tudo numa coisa só. Stephen consegue navegar por todos esses mares de maneira muito coerente, sem fazer a história perder o foco principal. É simplesmente magnífico.

Como podemos ver na sinopse, Insônia conta a história de Ralph Roberts. Um coroa recém-viúvo do Maine, que passa a sofrer de insônia devido a essa tragédia.

"Tornara a sentar, esperando o próximo arquejo, querendo se certificar de que o respirador não ia entortar de novo, mas não houve o próximo arquejo...Lembrou-se de aguardar enquanto os minutos passavam – um, depois três, depois seis - , incapaz de acreditar que todos aqueles anos bons e momentos bons (para não mencionar os poucos maus)tinham findado dessa maneira inexpressiva e silenciosa.... Mas antes que o locutor pudesse terminar de descrever como seria o primeiro dia de viuvez de Ralph Roberts, aquele palavrório todo sobre clarear, esfriar e mudar vento para nordeste, ele finalmente compreendeu. O relógio parara de tiquetaquear, o trem chegara, a luta de boxe findara. Todas as metáforas tinham desmoronado, deixando apenas a mulher no quarto, enfim muda. Ralph começou a chorar. Ainda chorando, fora aos tropeços até o canto e desligara o rádio. Lembrou-se do verão em que tinham feito um curso de pintura a dedo e da noite em que terminaram pintando com os dedos o corpo nu um do outro. Essa lembrança o fez chorar ainda mais forte. Chegou até a janela e encostou a cabeça na vidraça fria e chorou. Naquele primeiro minuto terrível de compreensão, só tivera uma vontade: morrer também."

Sem filhos, Ralph agora vive sua vida com os coroas de seu bairro jogando maratonas de xadrez, visitando a biblioteca e colocando sua dispensa em dia com seus enlatados e sopões.

Após quase três meses dormindo cerca de duas a três horas por noite, Ralph passa a ver coisas estranhas, cores em torno de tudo e de todos, que definem suas emoções, sua saúde e pensamentos...
Ralph começa a imaginar que está enlouquecendo.

Contudo, em meio a essa “insanidade causada pela insônia”, conhecemos os amigos de Ralph, temos vislumbres de sua falecida esposa, e vemos uma nova história de amor acontecer.

"- Então? –Ela perguntou com um vestígio de sorriso. – Você vai falar comigo ou vai ficar só me olhando?Ralph, normalmente um homem cauteloso, disse irrefletidamente a primeira coisa que lhe passou pela cabeça.-O que gostaria mesmo de fazer era lamber você como sorvete.O sorriso de Lois aprofundou-se o suficiente para formar covinhas nos cantos da boca.Talvez mais tarde a gente confira qual é o tamanho da sua fome de sorvete, Ralph. Mas, por enquanto, me diga porque me trouxe aqui. E não vai me dizer que não sabe, porque eu acho que sabe."

Mas como nem tudo são flores, ainda mais se falando de uma história de Stephen King, também vemos Ralph descobrir como usar esse “dom” de maneira muito objetiva, pois a final de contas, não foi à toa que Ralph passou por isso tudo. Foi com um objetivo. Objetivo esse que se der errado poderia causar danos inimagináveis. Talvez até o fim do mundo.

"Encontraram uma sala de visita do outro lado, e o que viram ali Fez o estomago de Ralph se contrair de horror. Duas mulheres tinham sido encostadas contra a parede... As duas tinham sido mortas com tiros na cabeça, à queima-roupa; miolos, retalhos de escalpo e lascas de ossos espalhavam-se pelo papel de parede florido. Uma das mulheres estava grávida."

Insônia é considerado um prólogo da saga A Torre Negra do mesmo autor. No final do livro, além do desfecho emocionante, também podemos ver explicitamente a ligação entre os dois. A deixa para o primeiro livro da serie, intitulado O Pistoleiro.

Gostei muito do livro, o que não é novidade pra ninguém, e li Insônia como um “esquenta” para os próximos “montros” do mesmo autor que quero ler... It – Uma Obra Prima do Medo, com 1104 páginas e A Dança da Morte com 1248 páginas...

Que dê tudo certo, amém!

site: http://www.viciadosemleitura.blog.br/2016/01/resenha-131-insonia-stephen-king.html
Pablo.Rochedo 27/08/2016minha estante
Entendo perfeitamente esse teu sentimento de quebrar essa barreira de livros longos... Depois que le o primeiro, só vai. Meu recorde é justamente com o livro "it-a coisa" li todas as suas 1104 paginas em exatas 23 noites kkkkkkk insônia eu terminei em duas semanas, mas confesso que quase desisti no seu maçante inicio que se estende por mais de 100 páginas, mas a recompensa vem nas ultimas 100 que são bem intensas.

Luhhh ^___^ 11/04/2009

cade o meu café? onde pus a minha pantufa? preciso dos meus óculos... agora vou ler ^^
É legal o assunto: Insônia.

Aquelas receitinhas caseiras de como evitá-la e tal, como mesmo King escreve, em muitos casos, a maioria receita só que nunca experimentou.

O Fantasma do Envelhecimento é mostrado aos leitores de Insônia como não sendo algo surreal, com ele vem muitas coisas boas como: a experiência de vida, conhecimento de mundo,lembranças das amizades, amadurecimento, experiências novas =)

Ralph, ajuda a bebezinha Natalie e sua mãe do terrível Ed Depneau, de uma forma sagaz e consciente.

Muitos temem se meter nos casos em que a mulher sofre violência no seu próprio lar, Ralph, ao contrário, tomou controle da situação e chamou a polícia.

As mulheres, muitas vezes, não tem coragem de ir a polícia, temos que motivá-las primeiro com MUITA PACIÊNCIA!

Como Ralph fez =)

Misturar assuntos de utilidade pública com filosofia e suspense, é muito interessante.

Apesar do livro no começo ser mais descritivo, a história vai ganhando força e não dá para parar de ler!

"Existe um abismo entre aqueles que conseguem dormir e os que não o conseguem.É uma das grandes divisões da raça humana."
laura 15/05/2011minha estante
Que tírulo em? Muito bom!

Marcílio 17/08/2010

Um grande aventura tranquila
Quando vi as resenhas deste livro, todos falando mal, eu pensei que fosse um livro ruim. Mas pelo contrário, é divertido.

O livro é bem psicológico abordando o tema da terceira idade e insônia. É incrível com o Stephen King cria uns heróis diferentes. Um tiozão com poderes!???!

No meio do livro tem um monte de história, mas nada cansativo, e nada perdido.

As ultimas 100 páginas são demais, com grandes revelações sobre a grande obra prima de King A Torre Negra. Coisas que estavam meio confusas foram explicadas.

Eu gostei bastante do livro, mas nada que prenda você do inicio ao fim.
E o final, típico de King. Morte!
Tiago 22/03/2011minha estante
Lendo as resenhas mostra como os gostos das pessoas mudam... uns gosta e outros não. Ainda bem! Imagina se tudo fosse unanimidade? :S