Insônia

Stephen King
Stephen King

Resenhas - Insônia

Paloma.Rocha 05/10/2021

O fascinante livro que chama Insônia, mas dá sono rs
Insônia narra o verdadeiro inferno que se transformou a vida de Ralph Roberts, um pacato aposentado que não consegue mais dormir em paz desde que a mulher morreu. O sono não chega e, o pior: a escuridão o arremessa à hiper-realidade. Acontecimentos horríveis envolvendo o povo de Derry, no Maine, onde sempre viveu, surgem como flashes em sua mente. Do dia para a noite, Ralph se vê desesperadamente envolvido em um mundo de terror. E tudo o que ele gostaria era de dormir em paz.
Conforme o quadro piora, ele começa a ver coisas invisíveis aos olhos dos outros ?auras coloridas e seres que, por sua aparência, chama de ?doutorzinhos carecas?. Através dessas visões, percebe outros planos de realidade e sua influência sobre o mundo ?real?.

Sinceramente? A história é boa, mas as coisas se desenrolaram tão devagar que me deu preguiça de terminar. Foi bem arrastadoooo. Mas King né? Sempre tem meu coração.

Natália | @tracandolivros 21/09/2021

Insônia
Após a morte da esposa Ralph começou a sofrer de insônia, a cada noite que ele ia dormir ele acordava mais cedo no dia seguinte, e assim logo passou a dormir apenas 3h por noite, depois nem isso.⁠

Claro que ele testou TODAS as receitas e dicas que os amigos passaram, até que ele se viu sem saída e resolveu ir atrás de remédios. Ele não queria ir ao médico, pois o médico da família não lhe era mais de confiança, depois de ter errado o diagnóstico de sua esposa.⁠

Após algum tempo com insônia, Ralph começa a ver uma espécie de aura em volta das pessoas, e isso vai se tornando cada vez mais real, até que ele se vê metido num problema muito maior do que a vivência comum humana poderia sequer supor que existia.⁠
.⁠
Apesar de este ser um livro enorme, foi com certeza um dos mais fluídos do autor. Eu me vi presa direto no primeiro capítulo!⁠

Aqui o King trabalha alguns assuntos que ele já vem abordando em outros livros, como violência à mulher, e outros que ele se aprofunda mais, como aborto, como temas centrais da trama. mesmo que fique parecendo meio perdido de início, tudo, absolutamente tudo, faz sentido no final.⁠

Eu terminei esse livro com lágrimas nos olhos e com saudade, mesmo depois de dois meses lendo, eu não queria que acabasse.⁠
.⁠
⚠️Alerta de GATILHO: Violência doméstica, aborto, cenas nojentas envolvendo sangue.

site: https://www.instagram.com/p/CT7-gkZr9hl/

Gabi 12/09/2021

Livro arrastado
A leitura é muito cansativa e arrastada, ele demorou a prender minha atenção e quando finalmente prendeu não foi tudo isso, para um livro do King eu estava com grandes expectativas.

Samantha 30/08/2021

Insônia conta a história de Ralph Roberts um aposentado que sofre de insônia, após a morte da esposa. Ele acaba entrando num mundo onde consegue ver a auras das pessoas.

CervejaGeladinha 22/08/2021

Uma história extremamente demorada, onde as coisas levam muito tempo para acontecer, e mesmo assim sem muitos acontecimentos que me animaram para terminar o livro. Raros foram os dias em que consegui ler mais de 15 páginas. Sinceramente, o epílogo foi a parte mais animadora do livro, onde os acontecimentos se desenrolaram num ritmo muito mais agradável. Um livro que merece duas estrelas e meia mais meia estrela pelo epílogo, a parte que mais me prendeu à história.

@autorajessicadias 13/08/2021

Favoritado!
Me apeguei tanto, mas tanto a essa história... Li sem pretensão alguma, apenas para completar as leituras do universo de A Torre Negra, e me vi emaranhada nas teias do King.

Sinto que Ralph é como um avô para mim, parte da minha família. Parece que eu o conheço durante a minha vida inteira.

É uma narrativa que abraça, que envolve e que te dá um tapa na cara.

Chorei muito no final, e eu não esperava por isso.

KING, PAGUE A MINHA TERAPIA!

BeaReichert 29/07/2021

Insônia é um livro extenso, mas que prende a atenção do leitor porque aborda temas instigantes (como destino e acaso), e possui uma cadeia de acontecimentos interessantes.

Infelizmente eu achei que o romance entre o Ralph e a Lois foi pouco convincente e muito superficial. Porém, o personagem Ralph é bem desenvolvido e compensa esse ponto negativo.

Confesso que o que eu mais gostei foram as referências ao livro de It e a saga de A Torre Negra. Esta última eu li apenas o primeiro livro (O pistoleiro), mas depois de Insônia estou curiosa para ler a continuação.

Sim, eu recomendo a leitura. Para os fãs do universo do King, esse livro vem para enriquecer a coleção.

Paulo Henrique 13/05/2021

Estranhamente um 3,5 com gosto de 5,0!
Decidi ler Insônia pois tem elementos que ajudam a compreender coisas da série A Torre Negra. Sempre ouvi que era um livro lento, e é! O livro poderia cortar 300 páginas sem fazer falta para o enredo principal, e isso faz parecer que não há muito progresso na leitura, mas por outro lado, se você se afeiçoar a Ralph, Lois e os outros da terceira idade, essa leitura será única. E foi para mim. Não acho possível não gostar de Ralph, ele é genuíno, não é forçado, não é o velho descolado e tão pouco o velho ranzinza. Além disso, King se aproveita do misticismo de Derry para abordar assuntos como destino e acaso, auras, futuro, forças sobrenaturais e outros elementos muito curiosos.
Não posso dar cinco estrelas pelo enredo lento, e a construção de personagens que podia ter mais a ver com a história principal, mas acaba pegando uma terceira via que pode passar batido, mas dou cinco estrelas para os personagens, que me fizeram perceber que existe protagonismo em qualquer idade e que me fizeram torcer e vibrar por senhores e senhoras de 70 anos.
Vamos deixar em 3,5. Vale a pena ser lido? Com certeza, mas leia com paciência, intercalando com outra coisa, sem pressa... o caminho é longo, mas a trajetória definitivamente recompensa.

Bocca 12/05/2021

Nem todo herói usa capa...
As vezes eles usam chapéus Panamá, bengalas, andadores, e no caso do velho Dor, um livro de poesias.
Mas é em Ralph que iremos focar. Senhoril recém viúvo e sofrendo de uma insônia cada vez mais severa, descobre que sua percepção do mundo pode ser fascinante e aterradora, dependendo do nível e o quanto das auras conseguir ver.

Um livro de heróis da maior idade contra vilões de vários mundos. E o destino do nosso, está nas mãos trêmulas e nodosa do velho Roberts.

Nessa aventura fascinante o mestre King, além de nos levar de volta aos tempo do maior pistoleiro de todos os mundos, Roland de Gilead, da construção celestial e imponente cercada por um mar de rosas vermelhas e de seu guardião o Rei Rubro, ainda faz referência a outras histórias que se passaram em Derry e seus arredores.

Mariana.Guimaraes 22/04/2021

Odiei.
Nossa, odiei esse livro, a história demora ANOS pra engatar, o tema da história só aparece depois da metade do livro. Os personagens são zero cativantes, consegui me afeiçoar por ninguém, por mim tanto faz se morresse ou se vivesse. E isso que eu amo os livros do Stephen King, amo o jeito lento de contar as histórias, mas nessa foi demais. ODIEI.
Jamon 22/04/2021minha estante
Força guerreira

Suzana 22/04/2021

Ralph, após a morte de Carolyn, sua esposa, começa a ter estranhas alucinações que ele atribui à insônia que vem enfrentando. No entanto, ele está inserido em um complexo sistema, aparentemente em uma luta entre o bem e o mal.

Tato 17/04/2021

Um peixe procurando a isca
Eu imagino que o começo de um livro seja como uma isca em um anzol. Uma armadilha para pegar o leitor que por acaso esteja ali nadando em um mar de outros livros, e ao ler as primeiras páginas, esse leitor é “fisgado”, não consegue mais largar o livro até concluir a história.

Não é o que acontece aqui, 35% do início do Livro insônia você ler sentindo sono, querendo largar a todo momento. Mas o curioso dos livros de STEPHEN KING é que você ler querendo ser fisgado. Então nesse caso é o peixe que está atrás da isca para ficar preso, aqui você só encontrará essa isca ao ler 50% do livro.

É um livro para um fã do autor, não é um livro para quem não tem um bom histórico de leitura do mesmo, outro leitor desistiria logo no começo do livro, imagino que muitos que procuram esse livro procuram como complemento ao universo da TORRE NEGRA (que foi o meu caso) ou porque quer ler todos os livros do King e esse é o próximo na lista de leitura.

O problema do livro é que ele demora pra acontecer alguma coisa e quando acontece não valeu apena a espera. Talvez este não tenha sido um bom momento para ler STEPHEN KING estou vindo de uma sequência muito grande só lendo livros desse autor e esse me decepcionou muito, vou tentar me desintoxicar lendo alguns outros após esse rsrs

O livro é cheio de pensamentos mórbidos, tristes, parece em alguns momentos que o autor está usando Ralph Roberts para dizer o que sente, se aproveitando do personagem ser velho. Nesse livro existem grandes reflexões sobre como a vida é curta, como somos poeira comparado a todo o universo, como é horrível envelhecer.

Tem uma passagem do livro que ele fala, “energia para os mais jovens e experiencia para os mais velhos”, o problema é que com toda essa experiencia não se da de fazer nada, só esperar sentado a morte vim bater em sua porta, é com gosto azedo na boca que STEPHEN KING mostra que o fim da vida é um relógio fazendo tick tack em sua cabeça, mostrando que o seu fim esta próximo pode ser amanhã de manhã, os mais velhos estão sujeitos a todo tipo de doença, é como se nosso corpo fosse voltado para ter doença, ao envelhecer na primeira oportunidade ele abraça a doença que tiver mais perto.

Ralph Roberts um viúvo aposentado que, subitamente, começa a sofrer de insônia. Com a insônia vem também uma habilidade de ver as auras das pessoas. Em meio a essa trama tem uma segunda história nada interessante de um abaixo assinado da cidade de Dery que tem como objetivo impedir que uma feminista venha a cidade discursar, pois a mesma é a favor do aborto. Você quer que a segunda trama fique fora de foco, que aos poucos o autor foque somente em Ralph e em como ele consegue ver as auras, da ligação que tudo isso teria com os andares da torre, você quer ver mais desse mistério sobre as auras, mas infelizmente você só vai ver isso depois de 60% do livro ou mais, até lá VOCÊ TEM QUE LER SOBRE PROTESTOS E COISAS CHATAS AFINS.

Não exista essa pessoa que não fale que o começo do livro é chato, pois é mesmo. DEMORA MUITO PARA QUE ALGO INTERESSANTE ACONTEÇA e quando acontece não é tão surpreendente.

O que salvou o livro foram uma pequena citação a TORRE NEGRA, quando Ralph se aproxima dos seres invisíveis que cortam a linha da vida dos seres humanos, esses Doutorzinhos (São chamados de Doutorzinhos, pois não se parecem nada com os ceifeiros dos filmes, aquelas imagens esqueléticas que todos temem e sim com doutores carecas usando jaleco branco) são invisíveis dos demais por estarem a cima de um andar da torre no qual os vidas-curtas estão, para explicar a Ralph eles refletem essa imagem na mente dele;
(...)
‘’Por um instante ele pensou captar uma imagem da mente do outro, que achou excitante e perturbadora: uma enorme torre construída de pedra escura e fuliginosa, no meio de um campo de rosas vermelhas. Janelas muito estreitas subiam pela torre em sombria espiral. Então desapareceu..’’
(...)

E outro caso também foi a imagem do pistoleiro que foi pintado por um menino sensitivo. Somente isso, não esperem nada além disso.

Marcos.Alexandre 16/04/2021

Um fato simples. Não conseguir dormir à noite. Se transforma numa eletrizante história. Para aqueles que seguem a trilha da Torre Negra algumas referencias muito interessantes.

Lucas1429 07/04/2021

Demora pra arrancar mas quando arranca...
Pensem em Insônia como um carro. Ele tem um pouco de dificuldade pra pegar o tranco. Ele começa como um Tempra, termina como uma Ferrari. Não existe outra analogia possível.