Insônia

Stephen King
Stephen King

Resenhas - Insônia

Sther 23/03/2023

Ok,antes de ler esse livro eu ouvir e li muita coisa ruim sobre ele ,até entendo, o enredo arrasta mesmo as vezes e o tédio domina .mas não teve como ,eu me apeguei ao ralph, a insônia(devido a insônia que li este livro rs.. )enfim foi uma história muito boa pra mim eu gostei de tudo ,pra mim é um dos melhores finais do king.a gente tem um vilão bem doido ,uns 3 carequinhas malandros demais ,e uns velhinhos salvando o mundo .

Maria 22/03/2023

Eu gostei e desgostei. Foi bem confusa essa leitura é bem cansativa, a história é boa mas foi uma leitura bem chatinha de terminar

Kit 15/03/2023

Pior livro do King
De longe, o pior livro (de todos os 48 que já li) do King. 700 páginas de pura enrolação, com uma trama ruim, personagens sem graça, várias passagens ridículas com diálogos tenebrosos, e só umas 5 páginas relevantes (para quem leu esse livro devido a série da torre negra).
King é prolixo sim, mas aqui ele exagerou de uma forma que não tem explicação, pois nem Derry salva. O Rei Rubro é o vilão mais sem graça que tem, eu achava que nesse livro ele teria muito destaque, algo que justificasse sua grandeza no universo do King, mas não, continua sendo um zero à esquerda que só aparece de vez em quando e que é a justificativa por trás dos vilões menores (porém muito mais legais) que ele.
Não recomendo esse livro para ninguém, e espero que ele não me de uma ressaca literária de King porque ainda tenho muitos livros dele para ler kkk

Dica: Quem veio até esse livro só para encontrar a conexão com a torre negra e não faz questão de ler todos os livros do king: leia apenas o capítulo 27, pois é o único que realmente justifica essa leitura.

Aline.Robles 15/03/2023

Pior livro do King que eu já li
Pior livro do King que eu já li, na verdade, entrou no hall dos piores livros que já li.

Comecei a ler esse livro, pois estou lendo a Torre Negra e tinha acabado de finalizar o volume 6. Devido a algumas indicações de conexão direta com o sétimo e último volume da Torre, resolvi ler.

Esse livro tem muito mais páginas que o necessário, extremamente denso e prolixo. Para ser bom teria que ter no máximo 100 páginas. Falar sobre as quatro constantes: Vida, Morte, Desígnio e Acaso, falar sobre como funciona a hierarquia dos andares da torre e falar do personagem que tem conexão direta com a Torre. Só isso, o resto é só enrolação.

Toda a história se confunde, se mescla com acontecimentos não interligados, há uma perda total de contexto e de nexo. A história começa com sequestro de bebês, aborto, violência e esse tema vai perdendo significância ao longo da história. Chegamos ao final pensando "O que o aborto tinha mesmo a ver com essa história?"

King não soube terminar a sua história, não conseguiu unir os diversos pontos que soltou durante a história. E o ápice da história foi tão abrupto que não me causou nenhuma emoção. Na verdade, acho que depois de ler 600 páginas para acontecer esse ápice, eu só queria que esse livro acabasse logo.

Algumas passagens foram tão infantis e tão bobas "Ela captou a ideia, ergueu a mão, esticou o indicador, e repetiu o gesto infantil de atirar: Pum! Pum!" que não acreditava que estava lendo aquilo. Tem um momento que tudo se torna tosco.

Um livro claramente escrito para VENDER, vender para pessoas, que assim como eu, gostam da Torre Negra, e acham que vão encontrar uma referência significativa, que faça jus a uma leitura extensa de 704 páginas. Não vale a pena ser lido pensando na Torre Negra.

A minha 0,5 estrela vai para a abordagem de um tema tão polêmico, o aborto, falando dos movimentos pró-vida e pró escolha. E também da violência contra a mulher e a necessidade de uma rede de amparo a essas mulheres.

Achei também interessante king escrever protagonistas "os mocinhos", da terceira idade. Mas não consegui me apegar a nenhum dos dois, só nas ultimas páginas, bem nas ultimas mesmo, que criei uma simpatia por Ralph, "Láquesis - Ele era um homem maravilhoso". No final a história acabou como Ralph gostaria que fosse.

As abordagens técnicas sobre a insônia achei válida também. "As pessoas morrem o tempo todo por falta de sono - dizia Wyzer - embora o legista em geral acabe registrando suicídio no atestado de óbito, ao invés de insônia. A insônia e o alcoolismo têm muito em comum, mas o principal é o seguinte: ambos são doenças do coração e da mente e, quando se permite que sigam seu curso, em geral, elas consomem o espírito muito antes de destruir o corpo. Portanto, é verdade: as pessoas morrem por falta de sono."

Gosto do King, já li livros dele MARAVILHOSOS. Mas esse ele errou feio. Voltar agora para a Torre e ler o último livro dessa saga épica, pois já estou com saudades de Roland e seu ka-tet.

"Quanta coragem é preciso para se ligar o trator e revolver uma safra que se levou seis ou sete anos para cultivar? Ele se perguntou. Quanta coragem é preciso para persistir depois de se passar tanto tempo aprendendo como preparar o solo, quando plantar, quanto regar e quando colher? Quanto tempo é preciso para se chegar e dizer simplesmente: "Vou ter que desistir dessas ervilhas, ervilhas não me servem, é melhor experimentar milho ou vagem"

Rafael.Montoito 12/03/2023

Um livro que o deixará acordado
Ralph Roberts é um idoso de 70 anos que goza de sua aposentadoria na pacata Derry; seu tempo é dividido entre o carteado com os amigos e os cuidados com sua esposa, que tem câncer. Depois que ela morre, ele passa a sofrer de insônia, dormindo cada vez menos, o que leva seu corpo a entrar num certo estado de letargia. Com as funções fisiológicas de seu corpo abaladas, ele começa a ter visões: todos os seres vivos têm auras coloridas, que pairam sobre suas cabeças na forma de balões; elas mudam de cor devido ao humor, às preocupações e até mesmo a saúde dos indivíduos. Ralph também vê homenzinhos carecas e maléficos, que são responsáveis por cortarem as fitas que prendem os balões às pessoas, sem o que elas morrem.
Junto a outros personagens secundários, inclusive um novo amor, Ralph se vê envolvido em lutas impensáveis, na atmosfera de uma "realidade onírica", porém real, na qual ele tem que salvar toda a cidade de uma catástrofe, em meio a discussões entre dois grupos radicais: um a favor e outro contra o aborto. Ralph vai conhecer o Desígnio e o Acaso, forças que existem e duelam por manipular a vida dos humanos desde sempre.
Este é mais um romance volumoso de Stephen King; infelizmente, ele tem algumas partes arrastadas que o leitor deve propor-se a vencer. Por outro lado, o final é encantador e extremamente sensível, mostrando que, mesmo na terceira idade, há tempo para alguém se tornar a pessoa que sempre quis ser.

Greice21 26/02/2023

Nós, os vidas -curtas temos o poder da escolha
Ralph repentinamente, após a morte de sua esposa, acometida pelo câncer avançado, começa a ter insônia. E a cada dia acorda, mais e mais cedo. Juntamente disto, ele começa a vislumbrar as auras ao seu entorno, viajara através de outros planos, assim como receberá a visita de três pequenos seres, nomeados como Dr. 1, Dr. 2 e o mais terrível de todos, o Dr.3. Através destes, Ralph se verá como peça principal de uma missão, evitar uma catástrofe que acarretara o desequilíbrio do mundo.
O livro é surpreendente, sem palavras para descrever as emoções que o mesmo desencadeia. Como sempre, Stephen king acerta em cheio, trazendo personagens fortes, uma história que te prende, sem enrolação e que te deixa sem ar ao final.

Thaís 31/01/2023

Insônia é um daqueles livros extensos e difíceis de ler. Uma boa história escrita em páginas demais, infelizmente. Quase desisti antes dos 50%, mas que bom que insisti, depois da metade a história ganha ritmo e toma um rumo interessante.

Theo.Tell 29/01/2023

É o primeiro livro do Stephen King que eu leio, e a escrita é muito boa. Porém em certos momentos se torna muito monótona e arrastada, tornando meio chato o livro.
Mesmo sendo lento e demorado para ler achei muito bom.

Rodrigo.Artioli 06/01/2023

Primeiro King do Ano!
Com a expectativa na média o livro me surpreendeu positivamente em boa parte dele. Em alguns momentos a história com âmbito político tirou um pouco da minha empolgação, mas as referências à Torre Negra e o final surpreendente me fez achar ele melhor do que esperava.

BlackSun 03/12/2022

Me surpreendi com a experiência que tive com a leitura, sempre ouvi tão mal desse livro que até lia os outros do King antes. Nossa, as referências de It, A Coisa , O Cemitério e principalmente sobre A Torre Negra tornaram a leitura ainda mais prazerosa, a ligação desse livro junto o último da Torre Negra é uma maravilha. King é o rei ???

Roberto.Vasconcelos 17/10/2022

"Em Derry, as coisas que desaparecem pelo sistema de esgoto têm um jeito-muitas vezes inoportuno-de aparecer".
Que livro injustiçado!! Pelo que ouvia desta obra achei que seria uma leitura chata e arrastada mas felizmente me enganei. Achei muito interessante e divertido acompanhar os problemas de insônia de Ralph na primeira metade do livro, foi a parte mais "normal" da história e me conquistou , e fiquei curioso pelo favo de mel que parece um lanche excelente.
Foi tudo tão calmo e gostoso de ler que quando o incrível começa na metade do livro acontece de forma tão fluida e encaixou perfeitamente. As referências inundam esse livro , e já que estamos em Derry , há menções a alguns personagens já conhecidos de It e um pequeno spoiler de "o cemitério" além de várias referências a Tolkien e o Anel.
O que pecou foi a forma como os personagens se movem de um lugar pra outro tentando salvar o dia e fica parecendo uma Quest boba do tipo "recolha 3 chaves diferentes pra passar por está porta", algumas coisas me pareceram desnecessárias e a conveniência pro Ralph achar o Ed e sair com vida na volta me decepcionou um pouco.
Roland é mencionado e o rei rubro faz sua "aparição" e percebemos que tudo gira ao redor da torre negra , o que acontece neste livro serve pra ajudar Roland no futuro então o ideal é ler este livro antes de terminar a torre negra.
Enfim o livro me surpreendeu positivamente e fiquei impressionado como uma história que começa tão banal se expande a este ponto , no geral é um livro muito bom.

mhcavalcante 13/10/2022

[Uma história de Desígnio e Acaso]
Inicialmente, quero dizer que minhas expectativas eram baixas para Insônia, visto que muitas pessoas diziam que ele era muito lento e arrastado, mas no final das contas me surpreendi muito e me vi envolvido com a história.

Ralph talvez tenha se tornado um dos meus personagens favoritos de King. Sem dúvidas foi o mais "real" e humano que já li. Seus pensamentos são coerentes, suas atitudes são compreensíveis e foi um prazer ler uma personalidade tão bem construída.

A trama mantém um bom ritmo. O mistério e o sobrenatural (há exceções) são bem trabalhados. A atmosfera de Derry se manteve absurdamente fiel. Os outros personagens (Lois, Ed, Natalie) também brilharam. O final me agradou muito emocionalmente. Quase tudo se encaixou perfeitamente.

O meu único problema com esse livro foi com o antagonista, o poderosíssimo Rei Rubro. Me deixou um pouco revoltado o fato de que essa "grandiosa ameaça" tenha sido deixado de lado por muito tempo e que mal representou perigo na história.

Apesar dessa única falha, Insônia foi o melhor livro secundário da Torre Negra até agora, mesmo tendo pouquíssima relacão com a Torre em si. É uma história interessante sobre um senhor que está próximo de descobrir que há mais que a vida e a [Desígnio e Acaso] morte.

Vitória 11/07/2022

Ao contrário de muitas falas dos leitores eu fiquei instigada com o começo do livro e achei a história bem fluída (considerando a escrita do autor e os detalhamentos), mas confesso que o climax foi um pouco arrastado e não tive muito interesse.
No geral, achei uma premissa muito boa sobre vida, morte e velhice - e achei que o livro foi feliz em retratar esses temas através da história e da insônia.

Lucas T 26/06/2022

Dando corda no relógio da morte
Ralph Roberts é um senhor de meia-idade que passa a ter episódios de Insônia após a morte súbita de sua esposa, no ano de 1992. Mas, aos poucos, essa condição foi se agravando, até que ele simplesmente vai perdendo a capacidade de dormir, noite após noite, acordando cada dia mais cedo, e mais cedo, até chegar no sono zero.

Conforme o quadro piora, ele passa a enxergar coisas que não existem aos olhos das outras pessoas ? auras coloridas, e seres que, por sua aparência, Ralph passa a chamá-los de "Doutorzinhos Carecas".

Na cidade de Derry, há uma mobilização política pela questão do aborto, de um lado nós temos os "amigos da vida", homens extremistas que são completamente contra abortistas, de outro, nós temos as feministas que lutam pelo direito ao aborto. Uma palestra vai acalorar ainda mais esses dois grupos, pois Susan Day vem até a cidade para discursar a favor do aborto, o que seria, uma grande tragédia anunciada.

Ralph, agora, possui uma espécie de poder sensitivo muito grande, e é graças a isso que ele fica sabendo da enorme tragédia que estava para acontecer no dia da palestra. Agora, ele tentará impedir que o pior aconteça.

Insônia (Insomnia, 1993); é considerado por muitos o pior livro do autor Stephen King, o que não é coisa pouca, considerando que ele escreveu mais de 60 romances ao longo de sua carreira, e em meio a tanta coisa, justo esse, foi nomeado como sendo o pior.

Mas porquê os fãs acham isso? Devem ter um bom motivo, talvez, tenha algo de muito ruim nesse livro que faz com que as pessoas o detestem tanto assim.

A resposta é NÃO!

Não tem nada de tão errado nessa história que mereça ser tão odiada assim, pelo contrário, ela é extremamente interessante e bem construída, arrisco dizer que esse livro foi um dos mais interessantes do autor, por tratar de questões como vida e morte, e criaturas de outros mundos que interagem conosco, sem que a gente saiba, e isso acaba sendo muito assustador, pois o sobrenatural nessa história é justamente o "desconhecido", nos faz refletir sobre a veracidade da narrativa, talvez, ela não seja apenas um delírio do King, não é mesmo?

As pessoas dizem que Insônia é um livro extremamente lento e arrastado, e por isso ele lidera a lista de piores do autor. Mas, em nenhum momento a lentidão da história me incomodou a esse ponto, eu estive a todo momento interessado nos acontecimentos, e bastante curioso para descobrir que rumos aquilo ia tomar, como o autor resolveria aquela questão tão curiosa; e de fato, o final foi satisfatório, embora ache que o King pecou muito ao tentar estender de mais o desfecho, umas 20 páginas a menos, e ficaria perfeito.

Esse livro é conhecido por suas conexões com a saga da "Torre Negra", fazendo diversas referências a várias outras obras do autor, aqui há menções ao Ka, Ka Tet, Roland e também ao Rei Rubro, o maior vilão de todo o multiverso do King. Também vemos algumas referências ao livro "IT - A Coisa" citando a grande tempestade de Derry e a morte de Pennywise.