Insônia

Stephen King

Resenhas - Insônia

Marilia 06/04/2021

Leitura lenta ..
Uma história que se funde no universo King, referência à Torre Negra.
Conta a aventura de Ralph e seu encontro com o desconhecido e com a morte após um longo período de Insônia.

Kiyo 14/03/2021

Minha humilde opinião
No começo é bem tedioso ainda mais que a edição que eu estava lendo tinha a diagramação bem pequena, mas estamos falando do rei Stephen King não é mesmo ? Com o passar das páginas a história fica cada vez mais interessante e minha gente nas últimas 150 páginas eu não tinha vontade de largar o que me fazia parar de ler era saber que tinha que estudar.

Super recomendo, mas saiba que não é um livro pra se ler em 1 dia.

Gilberto 04/02/2021

Um começo arrastado, com um final frenético
Insônia me deixou com muitos sentimentos contraditórios ao longo da leitura: tédio na primeira parte do livro, empolgação quando as ligações e referências foram surgindo. Um livro que muda da água pro vinho sem avisar.

Acho que como obra individual é mais um livro mediano do King. Mas analisando dentro do Multiverso da Torre Negra, é um bom livro.

Ghuyer 14/01/2021

Meu Livro Favorito do Stephen King (talvez)
Stephen King poupa apresentações. “Insônia”, porém, me parece se tratar de um dos trabalhos menos conhecidos, ou menos citados do “Rei do Terror”. Através da republicação das obras do autor pela Editora Suma no Brasil, “Insônia” ganhou novo fôlego, nova edição, e novo público (eu incluído). A reedição do livro se focou quase exclusivamente no fato de a trama deste se entrelaçar com a de “A Torre Negra”, ainda que essa ligação seja passageira — a sinopse da contracapa aposta todas as suas fichas na fama das aventuras do pistoleiro Roland Deschain, protagonista de “A Torre Negra”. Reconheço que eu mesmo só fui atrás de “Insônia” após terminar “A Torre Negra”, e apenas ao ficar sabendo que “Insônia” se relacionava de alguma forma com a épica jornada de Roland e sua turma. De fato, como fã da série, é muito gratificante e recompensador captar as referências e aprender um pouco mais sobre a mitologia daquele universo peculiar e fascinante. Mas a narrativa protagonizada pelo insone septuagenário Ralph Roberts vai muito além de complementar “A Torre Negra”. É uma história que se sustenta perfeitamente bem sozinha, e faz isso com talento. Tanto que esse pode ser o meu livro preferido de Stephen King. O autor abusa um pouco de alguns conceitos vagos que podem ser interpretados como saídas fáceis para situações complexas, ao estilo deus ex machina, mas faz isso de forma tão elegante e coerente com o miolo temático da trama, que eu não consigo ver tal escolha como uma falha criativa. Pelo contrário, essas liberdades tomadas pelo autor para se esquivar de uma suposta responsabilidade em criar regras bem estabelecidas pelas quais sua trama e suas personagens trilharão apenas enriquecem a leitura. “Insônia” versa sobre ideias complicadas e supõe um universo complexo que os próprios personagens não compreendem direito. Qual melhor maneira de suscitar essa sensação no leitor do que deliberadamente não explicando exatamente como tudo aquilo funciona? Lovecraft é endeusado até hoje pelo seu terror cósmico em que mais da metade das coisas não fica clara. King pega carona nessa escola, mas faz a seu próprio modo. São 700 páginas, é um livro bastante longo, mas muito recompensador. Todo o tempo que o autor investe detalhando a rotina mundana, a vida e o luto de Ralph Roberts tem um propósito. Eu raramente me emociono com livros, e ao final de “Insônia” eu estava quase chorando. E isso foi graças a todo longo e cauteloso desenvolvimento trabalhado por King na primeira metade do livro. Toda aquela base tem um valor sem tamanho quando a narrativa se encerra. É muito bom mesmo.

André 12/01/2021

Velhinhos fofos com super poderes
Primeiro, preciso dizer que amei esse livro, adorei o protagonista Ralph, o jeito dele, adorei a ambientação, adorei essa dinâmica de história de vizinhança, dos velhinhos, a história me ganhou. Antes de ler eu já sentia que não seria um livro com muitas aventuras, mas o King trabalhou tão bem nos temas dessa história: morte, hiper realidade, insônia, desígnio, acaso. Sinto saudades do Ralph, acho que criei ele tão bem na minha cabeça, como um amigo. Queria ter sentido mais aquela Derry de It, mas não, nesse livro percebi que Derry não é mais aquela cidade. Só não dei nota máxima porque o King dá uma viajada nos capítulos finais, parece uma onda de LSD, com muitas cores, muitos "duelos de intenção", kkk, mas indicaria o livro com certeza.

Dai 21/12/2020

Isso tem o nome de ka-tet, ou seja, um formado por muitos.
Disparado, um dos melhores livros que já li do King. Apesar de grande, a leitura é muito fluída. Minha experiência na leitura desse livro com certeza foi enriquecida pelo fato de já ter lido a saga da Torre Negra e It. São muitas referências à estas duas histórias, no caso da saga da Torre Negra há a interferência direta dos acontecimentos de Insônia, inclusive no livro a Torre Negra o personagem Roland é orientado a ler o livro Insônia. São mencionados diversas vezes os acontecimentos de It, inclusive personagens desta história estão envolvidos na trama de Insônia. Além destas, há também ainda referências a O Cemitério. Estas foram as que percebi, considerando os livros que já li. Enfim, para mim foi uma experiência incrível ler este livro, tão incrível quanto a genialidade e a criatividade do King.
Thymoteo 21/12/2020minha estante
Meo deos?! Preciso desse livro pra ontem!!

Dai 23/12/2020minha estante
Se você também já leu a Torre Negra vai amar, e se não leu, terá muita vontade de ler!?

Thymoteo 23/12/2020minha estante
Minha saga favorita! Saber que tem mais um pouquinho dela aí já me arrepiou

George 30/11/2020

Ótimo
Esse foi o primeiro livro do Stwphen Ljng que li. Isso foi em 1995. Eu amei a história. Me pegou totalmente desprevenido, com uma história muito boa de uns idosos ao melhor estilo de Cocoon.
Senti saudades do Ralph Roberts quando terminei a leitura.
Na época, eu perdi muita coisa que eram referências para os livros da torre negra. Depois que li os 8 livros da torre e voltei a reler que entendi melhor a história. Adorei essa leitura.

Campos 19/10/2020

Projeto Relendo King
Estou fazendo esse ano o projeto relendo King, no qual vejo alguns livros dele que li alguns anos atrás e revejo sobre uma nova ótica, aqui no caso quando li não havia lido na da Torre Negra, agora, já conheço esse universo, então fica mais fácil de detectar certas referências, também é legal perceber referências a outros livros. Eu acho um trabalho bom do King, nos levando a conhecer um grupo de pessoas mais idosas de Derry. Não vai agradar muita gente, mas para mim funcionou.

Karine.Campos 19/09/2020

Cansativo!
Apesar de ter um protagonista carismático Insônia é uma leitura extremamente cansativa e a sensação que me dá é que são 700 páginas que poderiam ser resolvidas em 100 páginas. E o pior, no final ainda tive a impressão de que a principal resposta do livro (para mim pelo menos) não é respondida.

Pedro Guimarães 05/09/2020

Um dos livros menos creditados do S.K. é Insônia e não entendo o porquê.

Mas,durante a leitura acabei compreendendo algumas questões e assuntos que,talvez,possam não agradar o leitor acostumado com livros rápidos,curtos e até do próprio King mesmo.Seja porque o terror e o suspense estão envolvidos na narrativa ou seja porque acostumaram com sua escrita.

Mas a jogada de ''Insônia'' não é essa e sim alguns pontos que considero importante como introdutória reflexão e servindo até no auge de nossas idades acima de 27 anos em diante eu diria.
Por exemplo:a questão do aborto,feminismo,as consequências politicas e sociais que se manifestam no momento que nossos colegas da infância tomam alguma iniciativa contra nossa vontade,mesmo quando somos contra.A questão da vida pós morte ou desencarne,paraíso,céu e ufologia.As sequelas da terceira idade e nossos relacionamentos.
Nota-se,portanto, que o autor estudou alguns temas com interesse antes de desenvolver a história.

Contudo,Insônia,desenvolve alguns personagens com relação a Torre negra também(Rei Rubro e Roland).Seguramente,irá captar atenção dos fãs dessa série com mais interesse, Pois,ficamos com a impressão aguçada assim como a curiosidade.

Como se percebe,esse livro vai ficar com vc durante algum tempo na sua leitura não sendo uma obra de rápidos folheios e pouco manuseio.Pelo menos eu demorei 2 meses para finaliza-lo

Obra essencial para os fãs do King mas não se trata de um livro de Terror.

Aline 25/08/2020

A leitura foi um pouco lenta, demorei pra concluir, mas como sempre o autor nos trás uma história maravilhosa

Gabriela.Vantine 14/08/2020

Cura a insônia..
Comecei bem empolgada, mas em algumas partes ficou tão entediante que ao invés de insônia me deu foi sono. O livro é muito bom, mas muito arrastado é repetitivo, poderia ter umas 300 páginas a menos...

Cristina 17/07/2020

O que aconteceu aqui?
Até agora, um dos livros do King que menos me cativou, não entendi muito a trama, confusa, se tinha uma mensagem pra passar não entendi mesmo kkkk adorei as referências da Torre Negra, gostei dos personagens, mas a história em si não me prendeu muito. Não indico para iniciantes do King.

Di Morais 27/06/2020

Insônia
O que é para além do que nossos olhos podem ver? Até que ponto somos donos do nosso destino e temos poder de escolha?

Natalie.Coppola 20/06/2020

Eu achei o livro ruim, li por insistência mas não recomendo. Se começar a desgostar no começo...aviso que o livro não melhora.
O protagonista é carismático, mas todo o resto do livro beira ao infantil.