Insônia Stephen King
Stephen King

Resenhas - Insônia

Elisangela 29/05/2020

Mais uma obra do mestre
Stephen King mais uma vez mostra porque é o mestre do terror psicológico e do suspense. Uma obra extensa como a maioria de suas obras ele acaba desperdiçando alguns parágrafos com descrições extremamente detalhadas, mas que nessa obra não atrapalhou tanto, a leitura é instigante como geralmente são suas obras.

Tatta 22/05/2020

Insônia
de fato, um livro lento (isso porque grande parte do livro se passa dentro da mente do protagonista, ralph. e desse jeito, entre parênteses).

é um pouco difícil de visualizar algumas situações descritas por King, tornando a leitura frustrante em alguns momentos, sendo necessário constantes releituras.

possui algumas técnicas já bem conhecidas do escritor, como em It. contudo, estas não funcionam muito bem aqui. o livro se torna excessivamente anti-climático, travando mais a história.

o conflito do livro é resolvido em 1 página.

a Torre Negra neste livro é bem mais um easter egg do que um elemento decisivo. para quem não leu, algumas explicações podem ser confusas, mas o livro em si já é um pouco confuso; então, perdido por um, perdido por mil.

pontos positivos: excelente protagonista; atmosfera única do autor e derry (com toda sua complexidade social).
Higor.Mendes 22/05/2020minha estante
É bom?

Tatta 23/05/2020minha estante
com certeza valeu a pena ler. apesar da estrutura difícil, o livro tem pontos altos, como disse. se for seu primeiro livro do autor, não recomendaria... neste caso indico Joyland ou a Dança de Morte (é imenso, porém com a leitura imensamente mais fluída).

Bia 04/12/2020minha estante
Concordo plenamente com vc, ótima resenha!! ?

Tatta 04/12/2020minha estante
obrigado Bia! boas leituras ai!

Herreira 07/10/2023minha estante
Excelente resenha, descreveu perfeitamente. Eu não leria esse livro se soubesse como seria. Mas quem for ler, deve tirar suas próprias conclusões.

Rafa 28/04/2020

Insônia
Stephen King é uma caixinha de surpresas literário, em seu novo livro “Insônia” ele traz algo revolucionário e ano mesmo tempo, brilhante!

Ralph Roberts é o personagem central do romance, um aposentado que aproveita sua vida pacata e tranquila na cidade de Derry, no Maine. Ralph é certeiro, sempre se encontrando com seus amigos e conhecidos.

O protagonista entra em uma verdadeira tempestade após o falecimento da sua esposa. Ralph começa ter insônia todos os dias, fazendo parte do seu luto e angustia. Porém, ele começa notar coisas estranhas acontecendo ao seu redor, sem entender, ele continua levando sua vida da melhor maneira possível.

O autor deixa um livro bem cansativo em determinadas partes, são quase 500 páginas! Típico do Stephen King. Porém! Essa obra requer paciência do leitor, por conter diálogos extenso e detalhes bem minuciosos.

Pulando essa parte mais técnica, vamos voltar para o nosso protagonista. Ralph começa sentir coisas estranhas em seu corpo, sua insônia já faz parte do cotidiano, deixando o cada vez mais preocupado.
Stephen King trabalhar de forma hábil duas vertentes literárias, ficção cientifica e terror (sua especialidade), essa mescla é evolutiva no decorrer dos capítulos.

Outro ponto em destaque de toda trama é em relação com assuntos sociais, no caso de “Insônia”, Stephen King mostra os dois lados de pessoas que são à favor e contra o aborto.

Já no quesito ficção, King trabalha muito bem toda questão da hiper-realidade, sendo evolutivo nos capítulos finais.

Com uma obra de 500 páginas, o número de personagens é significativo, todos muito bem construídos, cada qual com suas próprias personalidades. O leitor precisa ficar atento com os personagens secundários, eles são um elo importante na trama.

Essa edição foi publicada pela Editora Objetiva, possuindo um trabalho gráfico excelente, entretanto, com fontes pequenas e com espaçamentos apertados, para alguns leitores isso pode significar um incomodo.

Vale ressaltar, essa obra requer muita paciência, dedicação e tempo.

Rodolfo Baldassi 25/04/2020

Um prato cheio para os Fãs da Torre Negra
O livro é muito bem escrito, instigante e nos deixa extremamente curiosos para saber o que vai acontecer a casa página.
Com certeza peca um pouco na prolixidade, já costumeira do KING, onde poderia cortar facilmente umas 300 páginas do livro.
Mas no contexto geral, foi uma boa experiência de leitura, com um final extremamente emocionante e emotivo.

PS. Uma ótima opção pra quem quer saber mais sobre o mundo e personagens da torre negra.

Vanessa Pipi 21/04/2020

Uau
Que sofrimento com este personagem! Eu sentia cansasso junto dele, desespero por tudo!
Me fez refletir em muitas coisas da vida, principalmente a terceira idade!
Ótima leitura

fabio.orlandini 02/03/2020

Ligações
Já havia lido Insônia há muitos anos e gostado muito, mas na época não fazia ideia do multiverso do autor e essa segunda leitura foi muito mais prazerosa. Além da história em si, a ligação com outros livros do autor é muito forte.

Nayra 03/02/2020

Grata surpresa
Não conhecia ainda esse livro do King, e tive o prazer de ganha-lo de presente.
Ao ler a sinopse, imaginei algo um pouco diferente do que foi entregue.
Mas amei a história.

Fiquei maravilhada com as referências ao Crinsom King e a Torre negra (cada referência era um gritinho, hahahah).
O desenvolvimento da história é muito bom. Alguns detalhes poderiam ser deixados de lado, ou descritos mais rapidamente, porém nada que incomode na leitura.

O final foi ao mesmo tempo desolador e "aconchegante".
Já está nas minhas leituras favoritas do ano.

Deza 02/02/2020

O que falar desse livro tão cativante? A surpresa por termos idosos protagonizando uma aventura fantástica, onde, normalmente e quase sempre, pessoas jovens que as protagonizam? Obviamente, o rei, não ficou só conhecido por suas escritas de terror, como por sua incrível habilidade de unir fantasia a esses sentimentos de frustração. Com esse livro eu ri, fiquei aflita, amei, shippei, mas, acima de tudo, dei todo o meu coração as personagens, que quando partiram, levaram embora uma pequena parte de mim.

Alessandro 06/12/2019

Devagar quase parando
Infelizmente o autor deixou a historia com um enredo muito prolixo, com o desenrolar muito lento dos fatos narrados... Tem referências da torre negra porém não achei que essas referências fazem valer a pena de ler este livro.

Biblioteca Álvaro Guerra 13/11/2019

Após a morte da esposa Ralph Roberts em suas solitárias e cada vez mais longas noites sem dormir descobre algo terrível sobre a fria e implacável morte. Um mergulho nas entranhas do terror fará com que ele entenda e veja aqueles que estão responsáveis por interromper a qualquer momento nosso sinal vital.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8574796689

Minoda 08/02/2019

É longo o caminho do paraíso
Não irei me prolongar. Foi ótimo estar de novo no caminho dos feixes de luz e da Torre Negra, mas essa frase que aparece constantemente nas páginas do livro é uma verdade muito grande sobre ele também. O livro chega a ser um pouco cansativo entre o começo e o fim. Por vezes parece que vai engatar de vez, mas os períodos de excitação da história são breves e mornos. Não é até o final que, ainda assim, não fervendo, o livro começa a valer a pena. Todas as suas referências à Torre Negra são um prato cheio para quem já terminou a série ou quer revisitá-la de alguma forma, mas: É longo o caminho do paraíso, querido.

alexandre.konst 07/01/2019

Comecei a ler esse livro por acaso, meio que sem vontade... Mas ele foi me cativando e me conquistou, muitos o acham fraco eu, por outro lado curti muito, contém referências da mitologia grega e isso ficou bem interessante no contexto geral

Rafa 27/04/2018

O livro consegue prender o leitor no decorrerda leitura.
Gostei bastante do livro.
Começando com uma narrativa mais lenta, mostrando os aspectos de vida do personagem principal ( Ralph) e sua insônia repentina,o livro entra em um ritmo contagiante perto da metade, entrelaçando todos os fatos narrados e nos prendendo cada vez mais na leitura.
A abordagem sobre o designio ,acaso,vida e morte foi bem interessante,batendo de frente com os princípios filosóficos que percola na sociedade.
Com isso, vê-se uma abordagem mais reflexiva no livro, se afastando um pouco de livros como "It" e "Salem" em que a velocidade das ações e reações são mais aceleradas no decorrer da aventura,além de que ele abre uma porta introdutória para o último livro da série Torre Negra.