Cheio de Charme

Cheio de Charme Marian Keyes

Resenhas - Cheio de Charme

Celso 23/05/2011

A diva está de volta
Finalmente terminei o longuíssimo Cheio de Charme de Marian Keyes, o último livro da autora lançado no fim do ano passado aqui no Brasil. Demorei mais de dois meses para concluir, como disse a dias atrás, não ando conseguindo ler muito nos últimos tempos, mas pelo menos quatro páginas diárias não deixo passar em branco. E como nada disso interessa a vocês, voltemos ao assunto.

Cheio de Charme conta a história de três moças unidas por uma relação com o cheio de charme, Paddy de Courcy. Político e por onde passou deixou sua marca no coração e no corpo das moças que acabam se reunindo, nas últimas páginas, para executar um plano para derrubá-lo. Aliás, a história é super atual, principalmente se dermos uma olhada no escândalo que rodeia a imprensa sobre Dominique Straus-Kahn - presidente do FMI. Uma das personagens parece ser ctrl+c, uma jornalista estuprada pelo político.

Marian Keyes é considerada a grande rainha do chick lit. Autora de vários livros, inclusive já andei sugerindo alguns deles no blog Lost in Chick lit. O estilo da escritora está no livro, obviamente. Principalmente, uma longa história que só se desenrola do meio pra frente, ou seja, após mais de 350 páginas lidas. Isso mesmo, o livro tem nada mais e nada menos do que 784 páginas. Eu tenho certeza aboluta que a mesma história seria contada, com até mais vigor, com trezentas páginas a menos.

Mesmo com tanto “espichamento” o livro é agradável, bem diferente de alguns da autora que detestei, como Los Angeles. A escritora voltou a sua boa forma, mas nem só por isso não deixa com que suas personagens fiquem horas falando das suas peripécias sobre se devem ou não tomar vitamina B. É chato, mas diria que nesse livro ela consegue um tom mais possível.

O livro é inovador. Primeiro no formato. A história das três moças é contada por capítulos que possuem fontes diferenciadas e apenas uma delas conta em primeira pessoa. Logo, boa parte do livro é narrado em terceira pessoa, uma novidade quando falamos do estilo chick lit que é caracterizado, principalmente, pela forma mais pessoal de contar suas histórias.

Também é muito divertido (e corajoso) ter um dos mocinhos – e o principal – como cross-dresser, ou seja, homem que gosta de se vestir de mulher. Sem dúvida, só mesmo quem tem vários livros nas costas pode inovar assim e não perder seu público-leitor-consumidor. Inclusive, não faltam cenas de espancamento a mulheres, etc etc.

O livro tem lá seus pontos fracos, um deles é o tamanho, que já falei. A história só começa a acontecer lá pelo meio. Não deixei pelo caminho porque a crítica tinha elogiado muito. E o fechamento é muito inverossímil, não na história em si. Mas três – depois, cinco – moças que foram espancadas batem na porta do rapaz para tomar satisfação anos depois sem um segurança com elas? E o pior, o tal cara violento ouvi tudo, meio irônico, mas sem nenhum empurrão nelas? Muito nada a ver a sequência toda!

Inclusive tinha um sujeito que fazia todo o mal do livro em nome do tal Paddy e não faz nada diante das mulheres, o tal motorista John Espanhol. Olha só que estranho, o cara bota fogo no carro para assustar uma das moças, protege o seu patrão... e na hora aga ele não faz nada? Aliás, nem aparece? Um furo grave da história.

Sobre o fechamento da história, minha opinião é simples, é resolvido muito facilmente. Acho que nem Marian Keyes aguentava mais escrever tanto, por isso partiu para uma solução fácil.

É um bom livro, sim. Engração, principalmente nas primeiras páginas. Dei boas gargalhadas, sem dúvida, a autora é uma expert nisso. E também gosto da mistura que Keys saber fazer muito bem com assuntos controversos, tais como, alcoolismo, violência a mulher, corrupção na política, conchavos políticos e cross-dressing. Sinto ainda que em alguns casos faltou mergulhar um pouco mais nas histórias, mesmo com tantas páginas algumas coisas ficam meio superficiais, mas acho que isso faz parte da proposta da autora.

Para quem gosta do estilo chick lit não pode deixar de ler. Para quem quer começar a ler os livros da autora, também já dei minha sugestão por aqui. Quem quer um bom livro para se divertir, dar boas gargalhadas, falar sério algumas vezes, é um livro imperdível. Apesar das 784 páginas...

Veja mais resenhas em www.blogdocelsofaria.blogspot.com
Também me siga no @celsofaria

Adriana R. Rossi 27/04/2011

Livro bom
Com seu estilo Marian Keyes de escrever, esse livro não chega a ser uma "Melancia", mas agrada principalmente no final. Achei que ele poderia ter sido reduzido em umas 300 folhas (fácil). Mas gostei ;)

Carol Poupette 18/05/2020

Violência Doméstica
Sou simplesmente apaixonada pelos livros da Marian. Gosto demais da maneira que ela coloca assuntos polêmicos/tabus de uma maneira sútil e não deixa a comédia romântica de lado. Ela tem uma característica peculiar que é falar sobre o assunto polêmico logo no começo, mas você só vai se dar conta do que ela está realmente te contando mais pro final do livro.
Perfeito perfeito.

Cidiane 02/07/2020

Cheio de chame
Este livro tem uma temática um pouco mais séria, mas não deixa de ser divertido. Marian é rainha, sabe misturar drama e comédia, e o resultado é maravilhoso.
Super recomendo TODOS os livros da Marian Keyes.

Day 08/11/2011

Livro ótimo.. muitas emoções e muitas afinidades também. Envolvente do início ao fim. Super recomendo.

Carol 04/05/2011

Primeiro de tudo, fiquei pasma com o lance do Angus (o real) ter doado milhões para uma instituição contra o câncer somente para virar um personagem (muiiiiito pequeno) deste livro! Fico imaginando quanto foi a quantia!rs.

Paddy de Courcy é o homem dos sonhos! O homem dos sonhos de 4 mulheres (se chegarem até o final do livro verão que são 6) distintas que o achavam o homem mais lindo, ombros largos, sorriso encantador, um carisma fora do normal e um cabelo não tão atraente assim.

Lola Daly em seu cabelo bordô (minha personagem favorita, com todo o seu humor passaria tranquilamente como membro da família Walsh) é a namorada atual de Paddy quando a notícia sobre o casamento dele explode, mas ao invés de ela ser a noiva, descobre que quem estará ao altar ao lado do “todo bonitão” é Alicia Thorton, uma mulher elegante que traja terninhos Armani demonstrando toda a sua sobriedade e bom gosto.
Seu chão desaba e põe em risco sua carreira MARAVILHOSA (queria uma carreira dessas!) de personal stylist das dondocas de Dublin, muito relutante decide passar um tempo na casa de praia do Tio Tom em Knockavoy, deixando suas clientes nas mãos da super competente Nkechi, o que não conta é que sua idéia de ficar apenas uns diazinhos se transforma em 5 deliciosos e divertidos meses! Com ajuda de muiiiitos amigos novos, Lola consegue colocar uma pedra em cima do seu sentimento a ponto de dançar em cima das fotos de Paddy. Abro um parêntese enorme para Rossa Considine/Chloe, Cross-Dressers, Velho e Bom Olhos de Ameixa, Sra Butterly, Chefe, Musgo e Mestre – São SENSACIONAIS, pronto, fecho parênteses.

Grace Gildee (a personagem mais forte e determinada do livro), casada com Damien (apaixonante, meu personagem preferido) e irmã gêmea de Marnie, é uma jornalista brilhante que luta para sobreviver na profissão e não ser engolida por Casey Kaplan (realmente ele tem carisma, eu gosto dele! Era pura implicância da Grace!rs).
Se vê diante da cobertura sobre o tão e comentado casamento de Paddy de Courcy, não queria desenterrar o passado e nem reviver sentimentos até então guardados, mas a realidade foi mais forte e a sede de vingança também.
No seu primeiro emprego, foi apresentada a Paddy e sonhava a cada minuto tê-lo em seus braços, o que não esperava é que quando apresentasse Marnie a Paddy, ambos iriam se apaixonar perdidamente e que seus sentimentos nunca poderiam ser demonstrados e teriam que ser enterrados. Só que 17 anos depois, surge Dee Rossine uma mulher no poder do Partido Nova Irlanda e que luta pelas mulheres que são agredidas, Grace se vê na obrigação de ajudá-la e conseguir testemunhas para desvendar o grande segredo de Paddy.

Marnie Hunter, irmã gêmea de Grace, casada com Nick (um homem de muita paciência) e mãe de duas graciosas meninas, personagem mais triste da trama, ouvi boatos que Marian espelhou Marnie nela própria.
Alcoólatra, coloca tudo a perder pela incapacidade de largar o vício e de se conscientizar que é alcoólatra. Perde emprego, marido, filhas, casa e amor próprio, guarda um passado sombrio por ter sido namorada e abandonada pelo Paddy.

Alicia Thorton amiga de infância de Grace e Marnie e noiva de Paddy de Courcy, há 17 anos apaixonada por ele e fará de tudo (e agüentará também) para continuar ao seu lado, sendo a esposa que todo político precisa. Viúva de um gay, onde mantinha o casamento de fachada, devido a grande desilusão de não ter o Paddy em sua vida, até a morte do marido.
Personagem um pouquinho sem sal, na minha opinião.

E a estrela do livro, Paddy de Courcy, um BABACA!

Com um final surpreendente e uma doce vingança!

Contrariando algumas resenhas, Cheio de Charme é ótimo! Perfeito para quem quer rir um pouco e se divertir com o estilo Marian Keyes de transcrever o cotidiano.
São tantas páginas, mas você nem repara quando percebe que já leu mais da metade e que de repente o livro acaba (exceto pelo peso do livro...rs).

Cris Paiva 23/01/2017

Taí uma história que eu não estava esperando de jeito nenhum!!
O que eu pensava que ia conseguir com o livro, e o que a autora me apresentou, são duas coisas totalmente diferente.
Eu achava que a historia era sobre uma mocinha que se apaixonava pelo mocinho da capa, um irlandês gostosão e meio safado, e que os dois iam ter uma série de desencontros amorosos, mas que iam terminar juntos no final. Ledo engano!!
O tal mocinho da capa, o Paddy, é um político e está mais para vilão da história. Logo no comecinho você percebe que ele não presta, e que está apenas usando a pobre da Lola como objeto sexual, quando ele anuncia o noivado com outra mulher e não se digna nem a dar satisfação para a coitada!
Lola sofre com a indiferença do safado e sua cabeça e trabalho vão por água abaixo, ela é obrigada a fugir e se esconder em uma cabana do tio de uma amiga no interior.
Enquanto a Lola está escondida, o foco da historia muda para mais três personagens, a jornalista Gracie que sabe que tem algo de podre na história de Paddy, sua irmã Marnie e a noiva do Paddy Alicia. Todas essas mulheres ja tiveram algum envolvimento com o safado, e conforme elas vão contando a história, você percebe que o diabo é mais feio do que pintam.

Conforme a história ia se desenrolando meu ódio contra o Paddy ia chegando às alturas! Ele não tem nada do safado fofinho que eu imaginava, e varias vezes eu parei de ler porque não me aguentava de raiva. O único alivio cômico, por assim dizer, foi a história da Lola na cidadezinha do interior, com seu vizinho esquisitão e bonitão Considine, o surfista gato e a noite das cross-dressers. Confesso que ficava esperando a historia barra-pesada das outras acabar para eu poder me divertir um pouco com Lola, apesar dela também ter uma historia bem ruinzinha com o Paddy para contar.

Não se assuste com as quase 800 páginas do livro. Ela passam voando!! A diagramação é boa, e o tamanho da fonte é ótimo, dá para ler sem se cansar.
Silvana Barbosa 23/01/2017minha estante
Puxa, também achei que era um livro levinho... desanimei um pouco.

Cris Paiva 23/01/2017minha estante
Desanima não!! Eu demorei pra ler justamente porque achei que era um livro sonso. A história é ótima, a parte da Lola com as "travestis" são ótimas!

Andrea 23/01/2017minha estante
Eu comprei esse livro porque estava de promoção, mas nunca tive ânimo de ler. Sua resenha me fez ficar um pouquinho curiosa...

Fernanda 29/02/2012

Outro ótimo livro da Marian!
Em "Cheio de charme" Marian Keyes repete o estilo narrativo usado em "Um bestseller para chamar de meu", focando cada capítulo em um personagem. Confesso que esse estilo sempre me deixa confusa no início, porque quando estamos nos acostumando com a personagem, a trama é interrompida e passa-se para outra personagem. Disse que acho confuso a princípio porque no início do livro não dá para perceber muito bem qual o elo que une as personagens. É claro que isso é logo superado.
Sendo livro da Marian (admito, sou fã de carteirinha, leio tudo que ela publica!), como sempre a trama revela muitas surpresas.
Novamente temos um tema sério sendo tratado com leveza. Aliás é essa característica que me faz gostar tanto da autora. Seu texto é extremamente divertido (ri muito com Lola e suas amigas de sexta-feira!), muito embora seus livros lidem invariavelmente com temas pesados como depressão, abandono, baixa auto-estima, drogas, alcoolismo, câncer, aborto e violência contra a mulher. É preciso muita habilidade para mesclar humor e temas tristes sem parecer apelativo. E Keyes consegue. Sempre.
"Cheio de charme" é um prato cheio para os fãs da autora. É um ótimo livro, embora também concorde com algumas resenhas anteriores à minha de que o final poderia ter sido um pouquinho diferente. Se bem que, se formos ser realistas o final pensado pela autora, infelizmente, não está muito distante da realidade.

Ana Carolina 07/02/2012

Impunidade
O livro é até bonzinho pra rir e emocionar. Não é nem de longe um dos melhores livros da autora.
Como assim um agressor de mulheres sai ileso? Sem nenhuma denúncia quanto a isso? É um incentivo as mulheres (que infelizmente não são poucas) a ficarem caladas diante de uma agressão. Pra mim, foi isso que estragou o livro.

Cristiane 18/02/2023

Incrível!
Não canso de dizer o quanto eu amo os livros da Marian Keyes! Eu gosto muito dessa troca da narrativa dos personagens (Como em Sushi e em Agora... ou nunca), nesse livro não tem capítulos e sim, o ponto de vista de 4 mulheres. A história aborda temas fortes como a violência doméstica e o alcoolismo, mas como todo livro da Marian, esse também tem muitas partes divertidas. Apesar de ser um livro enorme vale a pena lê-lo, quando você chega na metade dele, você não sente mais vontade de largar.

Shymenne 11/06/2012

Misteriosamente Delicioso
Incrível do início ao fim! Mais uma obra de Marian Keyes que não deixa o leitor desgrudar os olhos do livro até descobrir todo o envolvimento de cada personagem.
A vida de quatro mulheres, com carreiras e comportamentos bem diferentes se cruzam quando uma notícia sobre Paddy de Courcy vira a principal manchete dos jornais.
Além de mistério, o livro é, como sempre bem engraçado, e aborda questões como o alcoolismo, depressão, jogos (sujos) políticos, entre outros de forma bem leve.
Pela primeira vez, Marian Keyes fala de forma mais aberta sobre sexualidade e abre uma questão pouco desenvolvida pelos escritores.
É impossível não gostar!
"Cheio de Charme" é misteriosamente delicioso, ou seria deliciosamente misterioso?

Karol 26/01/2011

Esse livro marca minha estreia nas obras da Marian Keyes. Eu gostei muito, pois embora sejam desenvolvidos temas sérios como violência contra mulher e alcoolismo, a autora consegue fazer isso sem tornar a história muito densa, ao misturar vivências engraçadas. Ao longo do livro muitos personagens secundários aparecem e dão o charme e o tom leve a história. Um bom exemplo são as cross-dressers.

A história é sobre 4 mulheres: Lola, a mais descolada, que trabalha dando consultoria de moda; Grace, uma jornalista; Marnie, irmã gêmea de Grace, com um sério problema com a bebida e Alicia, que na verdade é apenas uma personagem secundária, embora tenha uma função importante no livro. Vale ressaltar, que não é dito muito sobre ela ao longo da história, mas isso não faz a menor diferença. As histórias das 4 são contadas de maneira alternada em capítulos.

Essas 4 mulheres em algum ponto de sua vida se envolveram em maior ou menor grau com o político Paddy de Courcy, que no caso é o Cheio de Charme, que as mulheres têm dificuldade de resistir. O curioso é que embora o título do livro seja por causa dele, só o conhecemos através do discurso das mulheres acima citadas.

Recomendo esse livro como uma boa leitura, mas não é exatamente um chick-lit, embora tenha situações engraçadas.

Quemlefazfilme 16/12/2010

Cheio de Charme por www.quemlefazseufilme.com.br
Cheio de Charme
Marian Keyes
Editora Bertrand

Marian Keys em Cheio de Charme nos mostra em 784 páginas como uma mulher pode sofrer de vício, de amor, de coração partido e de abusos, mas também causa grande euforia quando nos mostra o poder das mulheres unidas em prol de uma grande causa.

O livro em uma palavra: arrebatador

Como quem lê faz seu filme, eu amei o Paddy e alternei muito facilmente para o asco e a raiva. E pensar que existem muitos Paddys soltos por aí ...
Certamente esse é um livro que nos mostra a dura realidade de mulheres que sofrem algum tipo de abuso. O vício tanto de álcool como de cigarro também são muito bem colocados na trama. Então pra mim esse livro é sem dúvida nenhuma, um sinal de alerta para muitas mulheres.
Fica um destaque especial para o Bingo, cachorro dos pais de Grace e Marnie. O bichinho merecia uma medalha de honra ao mérito pelo entusiasmo. Ele não é brasileiro mas não desiste nunca. Nesse caso, a razão de sua obsessão era a liberdade. rsrsrs

Uma leitura muito agradável capaz de te levar das lágrimas ao riso brincando.

Recomendadíssimo !

*** Resenha completa no link :
Lu 21/01/2013minha estante
Também me apaixonei pelo Paddy e em seguida fui decepcionada !