Cheio de Charme

Cheio de Charme Marian Keyes

Resenhas - Cheio de Charme

Aline 17/06/2023

Mais um... Do mesmo.
Comecei a comprar os livros da Marian Keyes na adolescência. Despertaram impressões bacanas na época. Não sei se é pela passagem do tempo e mudança de perspectivas, mas quando comecei a ler Cheio de Charme tinha a intenção de zerar a coleção. Apesar do livro trazer essa dinâmica que eu gosto de capítulos diferentes, cada um trazendo o ponto de vista de uma personagem, achei a história maçante até a trama de Marnie se desvelar mais claramente.
Apesar disso não posso dizer que o livro me cativou, terminei por determinação de finalizá-lo. 1/3 do livro valeu a pena, 300 e poucas páginas seriam suficientes.
O que mais me cansou foi notar que a fórmula da personagem principal + termino de relacionamento + volta por cima e final feliz é exatamente igual em todos os volumes que li até aqui, com pequena exceção de Férias, o qual gostei mais.
Água com a açúcar e muito tempo dedicado pra pouco retorno.

Andrea 04/03/2021

Vou deixar aqui só os meus históricos de leitura como registro do meu abandono de leitura e completar com uma atualização: depois de marcar aqui como abandonado, li algumas resenhas, com spoilers, e ia ficar muito puta quando chegasse no final da história, assim como com alguns plots.

Tem livro que realmente não é pra gente, mas acabamos insistindo, né? Sorte que eu abandonei antes de me estressar e fiquei foi mais entediada mesmo.

[Período de tentativa de leitura: de 20 a 30/01/2021]

HISTÓRICOS DE LEITURA

20/01/2021 - 7% (57 de 784)
"Finalmente, peguei esse livro pra ler! Eu o comprei, acho que há uns 10 anos (meu deus!), porque ele estava muito barato e, naquela época, eu lia tudo da Marian. Mas acabou que eu abandonei um livro dela por achar chato, e a sinopse desse não era lá grandes coisas, e eu fui deixando de lado... Até cheguei a colocá-lo pra troca, mas ainda bem que ninguém solicitou. :D Aí um tempo depois, não sei se alguém me falou dele, ou eu li uma resenha, só sei que fiquei com vontade de ler novamente. Guardei minha edição e este ano seria o último pra tentar empacar essa leitura. É agora ou nunca!! (Sem trocadilhos. XD) | Ainda estou no comecinho (pra um livro de 700+ páginas, 57 não é nada, né gente. *chorrindo*), mas já estou passando raiva. Primeiro, que diagramação horrível!! O texto vai até quase a borda inferior da página, numa fonte péssima pra ler, e a borda superior é super larga e decorada. Muito desconfortável. Tanto quanto acompanhar a história da Lola, coitada. Prevejo muita vergonha alheia. | Esse livro nunca me interessou assim e, não fosse o preço, acho que nunca o teria comprado, mas espero ser positivamente surpreendida por ele assim como fui com outros livros da autora. Vamos na fé."

23/01/2021 - 14% (113 de 784)
"Eu não consigo superar como esse livro é mal diagramado, gente. A cada vez que falo dele, lembro desse fato. | Pois bem, depois do último histórico, li só uma vez e pausei. Pressinto raivas que passarei com a personagem (as personagens??), mas estou tentando aceitar que as pessoas são diferentes, eu não preciso gostar das atitudes delas, errar é humano...

Algumas citações que eu gostei:

«É assim que são os franceses. Têm orgulho de serem franceses [...] e são ótimos fazendo greve. Às vezes, o país inteiro entra em greve.» - página 59

«Angústia terrível. Ciúme. Solidão. Pelas coisas perdidas e as que nunca tive. Desejei ser jovem. Desejei ser bonita. Desejei ser francesa.» - página 71"

30/01/2021 - 26% (204 de 784)
"Nossa, depois de uns 7 dias parada (!), finalmente, consegui voltar a ler esse livro! Na verdade, voltar a ler, né. Acho que passei por uma ressaca literária; a primeira do ano, hahaha. Pois bem, voltei e parece que engrenei na leitura; foram quase 100 páginas de uma vez!! E só parei mesmo porque era noite e eu já estava cansada da semana. O tamanho do livro assusta e eu mesma contei com levar umas 2 semanas pra lê-lo. Se continuar nesse ritmo, talvez consiga cumprir essa estimativa. Vejamos. | Quanto à história em si: de onde parei, estava quase terminando a [primeira?] parte da Lola e já começou a da Grace COM UMA FONTE NORMAL AMÉM! Mas o texto ainda vai até quase a borda inferior, aff. A história da jornalista parece mais... interessante? cativante? instigante?... que a da Lola, mas vamos ver. A Marian tem o dom de conseguir nos surpreender com os personagens quando menos esperamos. E eu estou contando com isso! | Mais citações: «Porcaria de velhice. É tão pouca digna. Coisas ruins, pesares etc.» - página 125 | «Me chamam de Sugarfree porque tenho fama de ser amarga. (Mas se eu fosse homem, seria conhecia como uma pessoa direta.» - página 146 [SWIFT, Taylor. The Man, 2020. HAHAHA, não resisti.] | «Damien era uma das pessoas menos sociáveis que eu conhecia. Era difícil levá-lo a qualquer lugar. Dizia com frequência que detestava todo mundo, que queria viver solitário no alto de uma montanha e que a única pessoa que suportava era eu.» - página 191 [Damien representa todos os antissociais dessa comunidade, hahaha.]"

22/02/2021 - 26% (205 de 784)
"Vamos ser realistas, né, esse navio já partiu. XD Talvez eu dê uma nova chance futuramente, mas agora tenho vários outros livros mais interessantes na fila. A gente não precisa continuar só porque começou; leitura também precisa ser prazerosa e aqui não estava. Acontece."

Shymenne 11/06/2012

Misteriosamente Delicioso
Incrível do início ao fim! Mais uma obra de Marian Keyes que não deixa o leitor desgrudar os olhos do livro até descobrir todo o envolvimento de cada personagem.
A vida de quatro mulheres, com carreiras e comportamentos bem diferentes se cruzam quando uma notícia sobre Paddy de Courcy vira a principal manchete dos jornais.
Além de mistério, o livro é, como sempre bem engraçado, e aborda questões como o alcoolismo, depressão, jogos (sujos) políticos, entre outros de forma bem leve.
Pela primeira vez, Marian Keyes fala de forma mais aberta sobre sexualidade e abre uma questão pouco desenvolvida pelos escritores.
É impossível não gostar!
"Cheio de Charme" é misteriosamente delicioso, ou seria deliciosamente misterioso?

bruna 09/01/2011

Me surpreendi com a quantidade de temas sérios que a Marian abordou nesse livro - e mesmo assim sem perder a piada. Gostei da forma como as personagens se interligavam aos poucos, e apesar de ser um livro super comprido, que até poderia ser escrito em menos páginas, a gente fica com aquele gostinho de que foi curto demais! Como sempre, me divertiu muito enquanto durou a leitura! Ansiosa demais para o próximo!

Erika.Rodrigues 28/11/2023

Muita história para pouca conclusão
O livro conta a história de 4 mulheres que sofreram abuso do mesmo homem.

A ideia foi muito boa, a história também é boa, poreeeeemmm achei que encheu muito o livro de coisas que não são importantes, me parece que a escritora perdeu o foco, deixou muitas pontas soltas no final do livro.

É um livro grande e a parte que é a mais esperado, o que ele fez com cada uma e qual vai ser o desfecho dos abusos, descreveu de forma MUITO superficial.

Não gostei do livro, não leria novamente.

Joao.Esteves 07/02/2011

-Como todos quase todos os livros da Marian, esse não podia faltar as histórias múltiplas que se conectam de alguma forma e a variedade de personalidades e tipos diferentes de mulheres. Esse foi um dos livros mais compridos que eu já li dela, são quase oitocentas páginas do mais puro chick-lit.

Só que esse livro, diferente de todos os outros, traz todo o tipo de polêmica misturada no enredo. São todos temas sérios que ela consegue mesclar com o toque de humor presente na história.

Confesso que antipatizei com uma personagem criada por ela, a Marnie. Sempre quando chegava a parte dela eu parava de ler e deixava para depois. Ela é uma personagem totalmente depressiva e problemática e a sua história e atitudes me irritavam profundamente durante o livro.

A principal e de certa forma a minha preferida foi a Lola. Apesar de no começo ela ser um pouco exagerada, bem no estilo Marian de sofrer depois de ser largada, no desenrolar da história foi com ela que mas dei risada sozinho.

Mesmo que esse não seja o meu preferido da Marian, gostei muito de como ela abordou os mais diversos assuntos, em especial um que nunca tinha ouvido falar e que era profundamente ignorante em relação à ele. Às vezes existiam momentos em que tinha um pouco de preconceito e aos poucos fui perdendo e, como a Lola que foi a maior afetada, fui até achando normal. (matando leitores de curiosidade)

Achei interessante que em cada nova parte, que é de uma personagem diferente, a diagramação traz uma fonte diferente e assim essa fonte se torna a da personagem. Assim quando a personagem aparece denovo, já sabemos pelo fonte usada.

A linguagem usada é super informal, ao invés do muito utilizado 'estou' no livro deixaram apenas 'tô'. O que é muito difícil de ver nos livros ultimamente. Não gosto muito desse tipo de mudança, mas achei interessante mostrar a linguagem falada quando os personagens se manifestam.

Eu sou um pouco suspeito para recomendar um livro da Marian Keyes, já li quase todos e tenho um carinho especial por cada um deles. Então, se você gosta de chick-li + livros enormes = M. Keyes é a escolha correta, além, é claro, de saber que vai desembolsar uma boa quantia em dinheiro.

mais:
-TheEaterofBooks.blogspot.com

Ana 20/04/2012

Um livro Cheio de Charme e humor
As dores e as delícias do universo feminino. Marian Keyes desta vez, nos conta a história de 3 mulheres irlandesas. Um homem as liga de maneira trágica. Com humor e situações, às vezes dramáticas, às vezes engraçadas, a autora vai nos contando, como muita graça e sensibilidade, a história de Lola, Grace e Marnie: dúvidas, romances, ações e pensamentos. Um mergulho na alma de cada uma destas mulheres.

Eu gosto muito da forma como Marian conta suas histórias, de forma leve e carregando nas tintas. Nem por isso, ela deixa de nos fazer pensar abordando temas pesados que fazem parte das sociedades. Este, é um dos meus preferidos dela.

Luciana 09/01/2011

Parece algo previsível...mas não é.O final ninguém consegue imaginar!!! No mínimo envolvente, não dá vontade de largar.Um retrato da realidade. Cheio de dor, de risos e de lições de vida. Definitivamente um livro VIVO!!! Inesquecível!!!

Danielli15 13/02/2012

Graaaaande! Mas atual e envolvente!
Cheio de Charme tem 784 páginas e durante elas, mudei de opinião constantemente sobre o livro! Você também demora muitooo para ler. Eu, pelo menos, demorei três semanas!! Um recorde, como o namorado não cansa de me lembrar, e ele fala que ainda assim é só porque li outras coisas (revistas! =P) no meio disso e porque íamos juntos para o metrô de manhã e aí eu não lia!! Hauauhaa

Na verdade eu demorei também porque o começo é meio chatinho, arrastado e a narrativa começa daquele jeito que detesto: com períodos curtíssimos! “Levantei. Silencio. Medo do silêncio”. E por aí vai!!!

Por outro lado, foi uma sacada e tanto que a autora teve para dividir a narrativa da história! Como outros livros da Marian o livro conta a história de quatro mulheres, interligadas por um homem: Paddy de Courcy, o personagem mais horrível, nojento e repugnante que já “conheci” e que ao mesmo tempo é, como descrito no livro, lindo, elegante, charmoso e sexy!! Na narrativa de cada uma, o estilo da escrita, a grafia e a impressão muda, como se todas estivessem escrevendo cada uma em seu diário:

Mais em: http://sohlendo.blogspot.com/2011/10/o-que-achei-cheio-de-charme-marian.html

VERA 25/01/2011

Não é o melhor livro da Marian.
No começo é meio monótono mas depois fica interessante e prende a atenção.
Continuo achando o melhor livro dela "Um bestseller...

Natalia 03/11/2012

(http://www.paginas-encantadas.blogspot.com)
Considero a autora como uma diva do chick-lit, meu gênero favorito. Tenho como meta ter e ler todos os seus livros, donos de sinopses deliciosas. A princípio, tinha intenção de comprar o livro Pão de Mel, que estava por 9,90, mas como o produto entrava e saía de estoque, me revoltei e resolvi comprar outro, no caso, Cheio de Charme, o qual acabei encontrando por 14,90 na mesma loja. Como o frete para a minha cidade é particularmente barato, resolvi comprá-lo ao invés do outro livro e não me arrependi.

Nesta obra, que só é menos recente que A Estrela Mais Brilhante do Céu, Marian arrasou! Ela nos apresenta com uma escrita super descontraída a estilista Lola, que é perseguida pela jornalista sedenta de informações Grace, irmã de Marnie, a qual apesar de tudo não consegue esquecer Paddy, noivo de Alicia. Quem comprou o livro achando que giraria em torno de Paddy, está muito enganado! Na verdade, esse exemplar fala a respeito de como essas quatro mulheres (Lola, Grace, Marnie e Alicia) tiveram suas vidas alteradas a partir da influência deste (cachorro, crápula, idiota, cafajeste, safado (...) mentiroso, dissimulado) homem.

Sim, toda vez que falo desse livro em particular, sou tomada por uma raiva imensa. Marian criou um personagem capaz de despertar raiva em muitas mulheres, por conta do sofrimento que ele causa às mulheres que se relacionaram com ele. É cada situação absurda, que você fica indignada. E o pior, a maioria delas não toma sequer uma atitude, e se o faz, não obtém resultados. Esse é um chick-lit divertido, engraçado, e ao mesmo tempo revoltante. Amei a forma com que Keyes lida com o cross-dressing, a bebedeira (que aliás, recebe uma atenção especial nesse volume), superação e valor próprio.

Ao todo, lendo, só posso dizer sem revelar spoilers, que me senti como a melhor amiga de cada uma dessas mulheres, e surpreendentemente me identifiquei com todas elas. Só senti falta de saber mais sobre Alicia, personagem que não recebe tanta atenção quanto às demais (só joguei um "bem feito!" para ela, ao final do livro). Ainda assim, consegui captar sua história e me indignar com ela também. Todos os personagens são muito fortes e bem elaborados, cada qual com sua trajetória contada com bom-humor e uma escrita que te prende até o fim. Recomendo não ter medo desse livro (o tamanho assusta um pouquinho), pois quando você engrenar no mundo feminino criado por Marian Keyes, vai se apaixonar.

16/04/2024

Cheio de Charme mescla humor, romance, drama, suspense, política, e, acima de tudo, vida. Por mais que, em muitos momentos, a leitura tenha sido um pouco cansativa e que, em minha opinião, não seriam necessárias tantas páginas assim, quando cheguei ao final vi que valeu a pena e não me arrependi da leitura. Não se tornou um dos meus favoritos da autora, mas creio que foi o mais denso dela que li e, nesse momento, não me refiro à quantidade de páginas. A história foi bem amarrada, bem desenvolvida e explorou magnificamente bem o psicológico dessas mulheres, expondo-os e me fazendo pensar o quanto é fácil julgar sem se estar na pele do outro, e o quanto algumas situações nos tornam impotentes e fragilizados, o quanto essas situações podem ser destrutivas.
Marian me enganou, e da mesma maneira que eu poderia julgar alguém em situação semelhante às descritas, julguei seu livro pela capa e por suas 100 primeiras páginas.
No resumo, posso dizer que Cheio de Charme é excelente para descrever as obras da autora: uma capa fofa e uma narrativa leve e cômica que enganam sobre a profundidade de seu conteúdo. Esse não é um chick-lit apenas para se relaxar e passar o tempo, é um para também refletir e para conhecer um lado mais sombrio da vida. Não faça como eu: não julgue o livro por seu início. Se resolver lê-lo, respire e encare todas as páginas até o fim. Pode não se tornar seu livro favorito, mas acredito que valerá a pena.

Ellen 11/06/2012

COMPLICADO
Gostei do livro, mas o achei muito complicado. Não é um dos meus favoritos da autora Marian Keyes.