O Mundo de Sofia

Nicoby
Vicent Zabus

Resenhas - O Mundo de Sofia

RPGventura 08/06/2011

Como um erro pode estragar um livro inteiro
Livro muito interessante sobre uma menina que começa a gostar de Filosofia.

Eu estava gostando e confiando nas informações do livro até ler uma bobagem sobre o único tema do qual eu realmente sabia: espiritismo.

A partir desse momento, passei a desconfiar de todas as outras informações que li no livro. Se o autor conseguiu falar tamanha bobagem sobre o Espiritismo, como poderia eu confiar no que ele dizia sobre as outras filosofias?

Faz muito tempo que li "O Mundo de Sofia". Não me lembro bem o que foi que ele disse de errado. Mas lembro de ter sido bem feio.
Gabriel 05/02/2014minha estante
Natural, Renata. Infelizmente a desinformação sobre o Espiritismo continua sendo um dos maiores entraves à própria expansão da DE. Sempre tive curiosidade sobre "O Mundo de Sofia", mas depois desta irei pesar se vale ou não ler.

Poste mais resenhas! :D

Aline 08/02/2014minha estante
Amei o livro, um dos meus preferidos. Recomendo a todos lerem.

Drikolina 19/06/2016minha estante
Achei um tamanho desrespeito do autor isso...
Li esse livro com muitos "engasgos" e o achei bem decepcionante...

Matheus Loureiro 25/10/2016minha estante
Naturalmente a falta de conhecimento ou informações podem acabar com um livro

vera 10/07/2019minha estante
É um livro sobre filosofia, natural que não enalteça seitas religiosas e afins.

Liv =) 29/11/2022

17 dias pra ler ele akakkaak mas valeu a pena ?
Vou começar falando q esse livro é bastante ?? reflexivo ??, gostei mt dos personagens,dos plots da vida da Sofia,amei dms!! Eu pensava q esse livro era algo totalmente diferente,foi mt diferente do q eu esperava,mt bom, recomendo, é normal demorar pela quantidade de texto,mas aqui vc literalmente tem uma aula divertida de filosofia KAKKAKKAK.
Aí tava td bem, só q... As coisas ficaram meio estranhas na festa dela,aquilo lá da Jorunn era mesmo necessário? Humm... Deixa a dúvida.
Recomendo MT!! Vale a pena ver a "vida" da Sofia,kakaka, trocadilhos q só qm leu entende.???
Helayne.Bessa 30/11/2022minha estante
Faz tanto tempo que li, lembro de nada! ? Me deu vontade de ler novamente.

Liv =) 30/11/2022minha estante
Kakakaka vc gostou??

Helayne.Bessa 30/11/2022minha estante
Lembro que gostei sim. Mas se minha vida dependesse de lembrar de algo, morreria hahahahaha

Liv =) 30/11/2022minha estante
Kakkakakaka eu tbmmm

Maria1691 18/09/2022

Perfeição!
2022:

Em 2019 eu peguei este livro para ler mas terminei deixando de lado ao saber que ele falava sobre a filosofia, na época eu achava meio chato e terminou me dando uma certa preguiça. Este ano eu decidi que iria ler além dos meus gostos, durante uma aula eu tive uma incrível vontade de ler este livro, o nome dele simplesmente surgiu nos meus pensamentos e eu decidi dá uma segunda chance e ler. O Mundo de Sofia é um livro incrível, onde todas as pessoas deveriam ler. Se eu pudesse passaria horas falando sobre as teorias, sobre os filósofos, entre outras coisas. O livro realmente é magnífico e eu não me arrependo de ter dado mais uma oportunidade para ele. O Mundo de Sofia fala sobre a filosofia, sobre o surgimento dela e de como a mesma foi evoluindo ao logo dos anos, de forma leve e ótima. ?????

2023:

Não está escrito o quanto que eu gosto deste livro. Foi ele que fez eu gostar mais de filosofia e procurar mais informações sobre o assunto.
É uma leitura mega interessante. Todos deveriam ler esse livro incrível:) Segunda vez que leio e espero que futuramente eu volte a reler. ?????

emivc_ 25/07/2022

Simply Perfect
O Mundo de Sofia, é aquele tipo de livro que após você terminar, fica em uma grande crise existencial... você realmente reflete sobre o que o livro quis passar. Um dos melhores livros que já li na vida, se não o melhor. Eu conheço bem pouco de filosofia, e o livro me deu um conhecimento básico que despertou o desejo de buscar e conhecer um pouco melhor. Através do livro com certeza vou tentar descobrir um pouco mais desse universo que é a Filosofia. Gostei muito da escrito do autor, comprarei outros livros dele.

Suéllen 30/03/2021

Esse é o nosso mundo
Jostein Gaarden apresenta muito bem os principais filósofos de cada período histórico desde a Grécia antiga e nosso querido Sócrates até meados do sec. XX. As ideias e cada momento são muito bem articuladas, de fácil compreensão e muito didática. Nos trás muitos questionamentos ao decorrer da leitura, e claro, cada pensamento e cada detalhe de como se deu as mais geniais ideias, nos fornecendo todo conhecimento científico que usufruímos hoje. No decorrer da leitura, a história vai ficando mais profunda e densa, no entanto, sem perder a clareza.
Gostei bastante e recomendo muito.

#DesafioLiterárioSkoob2021
Mês de julho - um livro de livre escolha

@prazerliterariooficial 28/08/2016

Puro e Simples
Pra quem gosta de filosofia, mas ainda não compreende bem como funciona, este livro, escrito de uma forma simples, lhe abrirá as portas da mente para um mundo novo.
Sah 12/09/2016minha estante
Livro perfeito

Dhany.Reis 23/05/2021minha estante
Quero ler!

Liana 18/04/2021

Gente, oque foi isso ? Kkkkkkkkkkk Pani no sistema alguém me desconfigurou. Amei muito

Livia 25/08/2020

Mundo de Sofia é um livro que expõe uma introdução à história da filosofia, dos pré-socráticos aos existencialistas, por meio de cartas e diálogos, contendo uma linguagem simples e didática. No entanto, eu achei a leitura cansativa (principalmente no meio do livro) e fiquei meses para terminá-lo. O começo é empolgante e, a partir do capítulo sobre Berkeley, a história do romance começa a ficar mais dinâmica. Confesso que esperava mais do fim, mas levando em consideração que é um livro infanto-juvenil, acredito que seja um fim interessante. Enfim, não foi um livro que despertou o meu interesse por filosofia como o fez com muitas pessoas, pois eu já tinha uma breve noção da história. Porém, ele me fez pesquisar alguns conceitos e me aprofundar na biografia de alguns filósofos, ou seja, acho que seja um leitura válida para suscitar o questionamento filosófico.

Gabi 16/06/2020

Muito bom! O livro traz um resumo sobre a filosofia e é excelente para quem quer começar os estudos e se interessa sobre. Do meio para o final, o livro provoca uma intriga no leitor, surpreendendo cada vez mais ao desenrolar da história.

ju 21/01/2021

?... nós também somos poeira estelar...?
não consigo achar as palavras certas pra explicar tudo que senti durante a leitura desse livro. o mundo de sofia me proporcionou uma visão completamente diferente em relação a vários assuntos e principalmente ao fato de que a parte importante nem sempre são as respostas, mas as perguntas que tu faz ao longo da vida. não sei se minhas palavras soam incoerentes ou um tanto incompreensíveis, mas é que eu me senti tão abraçada em vários momentos. apesar do livro ter me causado algumas crises existenciais, fico feliz de ter percebido que na real isso é até normal quando tu passa a entender o universo e as todas as suas questões. enfim, é isso que tenho a dizer. quem puder e tiver interesse em filosofia, leia!

Thai 07/05/2021

Mais que histórias, mais que filosofia, O Mundo de Sofia é uma verdadeira aula sobre a vida!
Jeni 07/05/2021minha estante
Um dos meus livrinhos favoritos ??

Mah 02/12/2021

Ainda estou em dúvida se realmente o livro merece 3 estrelas.Ele é bom pq bota vc para refletir mas não da pra ler ele continuamente se não vc cansa,é denso demais .A personagem Sofia é muito infantil pra idade dela,e muitas coisas ela deveria saber mas o autor escolheu fingir que não.E tbm muitas coisas difíceis que até agora eu não entendi ele fingiu que uma garota de 15 anos conseguiu entender,ata aham ? Ele explica de uma forma didática,bom pra quem tá fazendo enem ou realmente quer entender o que não conseguiu não ensino médio.É literalmente um livro sobre a história da filosofia,só isso kkkkkkk o final te bota pra refletir e fiquei até triste pra falar a vdd.
Jess 02/12/2021minha estante
Eu quero ler esse livro, mas eu tenho medo de ficar com ressaca quando terminar ??

Mah 02/12/2021minha estante
Mulher não vou mentir KKKKKKKKKKK eu acho que tô de ressaca,tem um livro que tô doida pra ler mas só de imaginar fico enjoada ??? é muito denso o livro tem hora que vc pensa em desistir msm a história lhe dando curiosidade

Jess 02/12/2021minha estante
Por deuussssss

Gabriela.Melo 29/07/2020

A saída filosófica da Matrix.
Sim, esse livro representa a "saída da matrix", é um convite na verdade, um convite para que vejamos o mundo de outra maneira (a desenvolver um pensamento crítico, e/ou reconhecer que temos um), após ler o livro: "O mundo de Sofia" o mundo não será mais o mesmo para você, e por isso, a analogia com "a saída da matrix".

Recomendo para todos os amantes da filosofia, e para aqueles que querem descobrir um pouco do que a filosofia tem para oferecer. O livro tem uma linguagem relativamente simples e acessível (sei o quanto a filosofia pode ser por vezes mirabolante). O autor, nos convida a conhecer a filosofia, de modo muito didádico, cronológico, e especial, de modo que atráves da sua personagem principal ele consegue identificar algumas das dificuldades que seus leitores irão ter na sua trajetória rumo ao seu "curso de filosofia".

Admito que em alguns momentos ficamos irritados, e que não entendemos o rumo que o livro toma, mas garanto que se lermos o livro com o cuidado que ele merece, tudo fará sentido no final. Lembre-se que: Todos somos filófosos, mas desenvolver as nossas habilidades filosóficas é uma escolha, e isso pode nos tornar diferente daqueles que estão a nossa volta. No mais, recomendo, e não tenho nenhum ponto negativo a levantar, nem quanto a estrutura (modo de escrita do autor), nem ao conteúdo que ele desenvolveu.
Eduardo1994 29/07/2020minha estante
Foi uma grande viagem, não foi, Gabriela? É claro eu tem várias lacunas e poucas mulheres, mas as grandes diferenças estão presentes. Vc se interessou por algum autor em especial?

Gabriela.Melo 29/07/2020minha estante
Foi sim Edu! Sim, as lacunas para mim foram justificáveis, acho que pelo aparato geral que ele dá,seria muito difícil em apenas 500 páginas preencher certos espaços. Sobre as mulheres, foi um misto de sentimentos, por um lado ratifiquei o viés machista também da historia filosofia, mas por outro, fiquei feliz em descobrir que existiram mulheres como Hildergarda de Bingen! Ahh, fiquei apaixonada pela ideias do Freud! Achei o Kierkergaard bem interessante. São Tomás de Aquino, me deixou bem impressionada! alguns eu até me atrevi a adiconar algumas obras a metas de leitura futuras!

Eduardo1994 29/07/2020minha estante
Bom saber que se interessou pelo Freud. Estou estudando psicanálise atualmente, e até fui consultar meu exemplar de "O mundo de Sofia" para relembrar o que havia lá. Ele tem se apresentado a mim como um intelectual impressionante para sua época.

Gabriela.Melo 29/07/2020minha estante
Simmm, é impressionante! E quando você vivencia alguma das experiências que ele descreve pelo menos no livro, você tem uns insights do quanto aquilo é real. Sabe, mesmo hoje! Agora sempre que eu ler algo sobre ele, vou te instigar e tirar dúvidas hahaha eu não sabia muito mais do que o nome dele antes do livro então, você certamente, está anos luz a minha frente haha

Renato Paniagua 29/07/2020minha estante
Boa resenha, Gabriela ;) Já até coloquei do lado da cama, vai ser o próximo tão logo!

Aí que bom Rê! Espero que goste tanto quanto eu

luana.Valvassori 29/07/2020minha estante
Tá, me convenceu. ?? Vou dar mais uma chance ao livro e me deixar levar por esses caminhos desconhecidos da filosofia. Tenho muita vontade de ler esse livro a tempos, mas acabava encaixando outras leituras como prioridades, agora vamos enfim dar essa chance a filosofia. Obrigada pela resenha.?

Gabriela.Melo 29/07/2020minha estante
Nossa, fico muito feliz em ouvir isso Lu! Espero de coração que possa partilhar da mesma experiência que tive! E também agradeço pelo feedback! ?

luana.Valvassori 30/07/2020minha estante
???

Helô 26/05/2020

O livro que mudou tudo
Um livro que mudou tudo, mudou meu jeito de ser, pensar, falar e agir. Fiquei presa da primeira a última página. Fez de mim uma verdadeira questionadora, no bom sentido.
THALES76 26/05/2020minha estante
É um livro maravilhoso mesmo.

Marlo R. R. López 03/07/2020

Uma introdução extremamente didática à filosofia para leitores que gostam do tema.
Recomendo para quem está bastante interessado em fazer um breve percurso pela história da filosofia ocidental, sem perder de vista que o conteúdo do livro se trata de um resumo do resumo resumido das ideias de filósofos conhecidos. Acredito que alguns jovens possam se identificar bastante com o romance, já que a protagonista é, também, jovem.

Mas o fato é que o leitor interessado no enredo de Sofia pode acabar se decepcionando, porque basicamente 90% do livro é composto pelas aulas que a garota recebe ao completar 15 anos. Não estou exagerando: a parte do romance dedicada ao enredo propriamente dito é mínima, o que me frustrou muito, ao passo que as aulas do filósofo particular de Sofia parecem ocupar a quase totalidade dessas 600 páginas. É um livro cansativo em vários momentos, e a sensação de estar lendo uma apostila do Ensino Médio é inevitável. Estejam avisados.

Leitores já iniciados em filosofia e que estejam à procura de algo relativamente mais profundo podem procurar outra obra. Esta aqui vale pelo esforço do autor em trazer o assunto à baila para leigos (Jostein Gaarder é um renomado professor de filosofia, e a didática fica clara no texto).

Para quem curtiu, recomendo 'A Viagem de Théo', de Catherine Clement. É exatamente a mesma ideia, só que versa sobre a origem das religiões.