O Mundo de Sofia

Vicent Zabus

Resenhas - O Mundo de Sofia

Bianca 07/07/2020

Introdução romanceada à filosofia
Funciona muito bem como livro didático e como romance, porém, a parte didática vale muito mais a leitura do que a literária. É realmente uma porta de entrada para a filosofia. Um bom condesamento das premissas e autores, entretanto não encontrei a narrativa inovadora, questionadora e intrigante que havia ouvido falar. A história, por vezes, chega a ser um pouco exaustiva, mas para um conhecimento introdutório de filosofia é uma ótima experiência.

Mannu 30/10/2020

Encantador
Li esse livro na esperança de aprender e entender a filosofia de uma maneira mais clara e objetiva, pois as aulas que eu tinham me deixavam entediada. E eu estava certíssima nessa decisão.
Demorei 2 meses para chegar nos 50%, mas a história deu um salto pra mim e terminei de lê-lo em 15 dias.
O mais frustrante pra mim foi o final, mas de certa forma não me incomodou.
É o terceiro livro do autor que leio e amei que tem 3 tópicos que ele abordou em todos os três livros.
É realmente um livro incrível naquilo que se propõe.

Thamires 01/08/2020

Um curso de filosofia em 550 páginas...
O Mundo de Sofia não é um livro para ser devorado (talvez também não precisava ter demorado tanto para finalizar a leitura...), mas para ser lido aos poucos, ser entendido e compreendido.

Jostein Gaarder, nesse livro, usou a literatura para dar voz, de forma muito didática, ao Curso de Filosofia ministrado por Alberto Knox. Isso pode soar massante e, pra mim, foi um tanto cansativo desbravar a filosofia através dos tempos. Mas tudo mudou da metade pra frente, quando entendemos, afinal, quem é Hilde.

A sacada do autor é bacana e o livro cumpre o seu propósito de ensinar para entreter.

Leo 25/08/2020

Nem sei
Minha opinião sobre o livro mudou milhões de vezes durante a leitura, ora estava extremamente interessante, ora estava chato, mas preciso confessar que o final me pegou de surpresa e me deixou muito feliz de ter lido essa obra. Para quem se interessa por filosofia, eis um ótimo livro pra dar os primeiros passos.

Matheus 09/01/2022

Fácil compreensão!
Para mim, foi uma experiência única, ler esse livro. Consegui aprender muito sobre a história da filosofia de uma maneira muito leve. A ver o mundo de outra maneira. Ele me arrebatou para as pontas dos pelos do coelho ?. Eu super indico para quem quer iniciar no mundo da filosofia.

Dani 08/04/2022

?A grande explosão? nos também somos poeira estelar??
Demorei mas conclui!
Posso afirmar que essa foi de longe uma das leituras mas ricas pra mim até agora.
Quem ama filosofia como eu esse livro deve ser leitura obrigatória!
Lucimaura.0 08/04/2022minha estante
parece ser bem enriquecedor

Diegomoscovis 06/11/2020

O início da minha paixão pela filosofia
Que livro delicioso! Leitura fluida, explicações fáceis, história gostosa... me fez despertar ainda mais o tesao pela filosofia. Maravilhoso! Todos deveriam ler...

fl.gil 01/04/2020

?O MUNDO DE SOFIA?
Com 14 anos, Sofia começa a receber cartas anônimas com perguntas filosóficas. Começa a questionar sobre a vida, o fato de existir, da morte? Essas cartas fazem parte de um curso de filosofia. A mesma vive grande parte da sua vida com a mãe, em Noruega.
No desenrolar da obra descobrimos que é um professor de filosofia que está enviando as cartas, Sofia permanece sem dizer a ninguém, não conta para sua mãe, não conta para a melhor amiga e assim permanece recebendo as cartas. Sua mãe fica preocupada com esse mistério e com as perguntas que Sofia começa a fazer se questionando. E assim, o livro vai abordando as teoria dos filósofos. Um livro que realmente desperta o senso crítico do ser humano.

Mih Alves 11/11/2009

Quem lê isso ?
A princípio achei que desse para ler.. céus esse livro tem uma leitura muito cansativa ! Achei que eu seria aprensentada a filosofia de uma forma legal.. me enganei.. Péssimo !
Márcia 31/10/2009minha estante
O livro é TODO cansativo!

... 16/11/2009minha estante
O pior de tudo é a histórinha da Sofia... Meu Deus! Que desperdício de papel!!!!

Thuany 08/02/2019minha estante
Pouco história para muita didática. Sempre que leio eu durmo!

kassya 28/07/2009

aprendendo
Li quando eu tinha 13 anos. Lembro que eu adorei o livro...

"Certa vez, um cosmonauta e um neurologista russos discutiam sobre religião. O neurologista era cristão, e o cosmonauta não. "Já estive várias vezes no espaço", gabou-se o cosmonauta, "e nunca vi nem Deus, nem anjos". "E eu já operei muitos cérebros inteligentes", respondeu o neurologista, "e também nunca achei um único pensamento."
- O que não significa que os pensamentos não existiam..."

Preciso ler mais uma vez!

Evy 21/09/2010

Um amigo filósofo me recomendou e emprestou esse livro. Eu já tinha ouvido opniões boas e péssimas sobre ele. Resolvi começar e tenho que confessar que Gaarder tem o "q" que me prende a sua narrativa.

É incrível que as vezes demoro dias pra terminar um livro que estou amando e com os livros de Gaarder a leitura simplesmente flui e termina super rápido, mesmo que a narrativa não seja lá tudo aquilo que eu imaginava. Aconteceu com Sofia, aconteceu com o Dia do Curinga e talvez aconteça com os demais, pois agora quero ler, senão todos, os principais livros dele.

Agora falando do livro O Mundo de Sofia, eu o acho ótimo! Acho que Gaarder pegou um assunto que a maioria das pessoas acha pesado e extremamente chato e escreveu um livro super jovial, com uma narrativa criativa, fácil e de certa forma objetiva. A idéia é ótima, mas concordo que para aqueles que não sentem nenhum interesse por filosofia, o livro é um porre!

Não é o meu caso. Apesar de não ser filósofa e não ter um conhecimento muito aprofundado do assunto eu sempre tive uma "quedinha" por ele. E por isso acho que devorei esse livro com toda a vontade insaciável de conhecimento e completamente cativada pelos mistérios que Gaarder tão bem elaborou.

Só não consegui dar cinco estrelas porque o final foi um choque pra mim. Lembro que fiquei alguns minutos parada, olhando pra ultima frase e pensando: Não, não é possível que acabou assim. Mas acabou e pode até ter sido um final super sagaz e criativo, mas na época em que li eu detestei! E tive vontade de jogar o livro pela janela.

Talvez se eu lê-lo novamente (e tenho vontade de fazê-lo) eu construa uma nova opnião sobre isso. Leitura, em minha humilde opnião de ser não tão pensante e nada filosófico, recomendada!
Fer Stefani 01/11/2010minha estante
Ly, que surpresa ler sua resenha! Voce disse dez vezes melhor o que eu eria dito! Mesmo eu sendo bem novinha e pouco conhecedora da filosofia quando o li, eu gostei do livro, só me "decepcionei" com o final, é meio "não acredito que li tudo, pra acabar assim!" hahaha. Agora que li sua resenha me deu uma vontade louca de dar outra chance ao livro! Parabéns!

Malu 10/02/2022

Filosofia explicada de forma leve e bem explicada
Livro perfeito e essencial para amantes de filosofia e história. O Mundo de Sofia é um livro extreaordinário, conta sobre os maiores pensadores filosóficos de toda a história e seus ideais de uma forma leve e divertida. É um ótimo livro introdutório sobre a filosofia em si, não é um livro díficil e complexo mas que requer atenção ao lê-lo.
Mais pro final eu não curti muito o desenvolvimento da história e muitas vezes achei o confuso, mas não anula o ótimo livro que ele é.

Carolina Santana 11/05/2021

Eu sou Sofia
Eu não tinha muita expectativa para esse livro. É um livro bem famoso, e eu ouvia maravilhas sobre, mas nunca tive vontade de ler. É que trouxa que fui. Li e amei! Esse livro foi um grande aprendizado para mim na questão da filosofia. Eu nunca tive aula sobre filosofia na escola, como a maioria das pessoas, apenas conhecia os filósofos das aulas de história que eu amava. Acredito que por conta disso, essas aulas de filosofia foram o que eu mais gostei nesse livro. Me pegou de verdade. Eu refleti muito sobre a vida e sobre a existência da vida. Me senti como Sofia. Vive essa história com a personagem. Até me peguei sendo a Sofia. É que experiência incrível você se conectar com uma história e com seus personagens. É um livro maravilhoso, que ficará na minha vida para sempre. Terminei ele já ansiosa para uma releitura.

stsluciano 08/01/2009

Achei o livro cansativo, e com um final que não convence. Pra quem gosta de filosofia, é melhor consultar a Barsa.
Thuany 08/02/2019minha estante
Li 70% do livro.. qual o final ?

Manu5 04/12/2022

Pra quem gosta de filosofia é muito bom, é um curso de filosofia praticamente, conhecemos os principais filósofos, algumas partes são bem lentas porém algumas vc fica preso na história, nunca imaginei o final desse livro, tô passada kkkk mais gostei bem viajado.