O Mundo de Sofia

Vicent Zabus

Resenhas - O Mundo de Sofia

Maria.Eduarda 30/05/2020

O que realmente acho:
Esse livro me foi indicado pela minha professora, ela disse que eu estava numa fase boa para ler ele e aprender muito, dois anos atrás o achei na biblioteca, o levei para casa mas, por não ter o hábito de ler e ainda não ter a mesma maturidade que acredito ter hoje em dia(Que ainda não acho o bastante para ter um experiência cem por cento proveitosa com esse livro) não o terminei e desisti, dois anos depois comento sobre minha vontade de ler ele e uma amiga me empresta o mesmo,li ele e me apaixonei, acredito que pelo número de páginas pode assustar um pouco, mas cada página vale a pena, ele te faz refletir sobre diversos assuntos diários, sem ser invasivo ou indiscreto de certa forma para um adolescente, jovem adulto(público que eu acho ideal para ler o livro), depois que você o termina, uma mágica acontece e você passa a pensar sobre cada assunto, a refletir sobre seus próprios pensamentos, depois dessa leitura posso dizer que não sou mais a mesma, só lhe digo para não se forçar a ler, fiz isso dá primeira vez e perdi o gosto de primeira, dessa vez me deixei mais livre e não me arrependo.
Iris 06/06/2020minha estante
Anotado! Não forçar!

Wagner.Altafin 12/06/2020

Vale a pena
Ótima introdução ao estudo da filosofia, atende bem a proposta, e nem por isso a história que se passa deixa de ter seu valor. Seria um ótimo livro para ser adota na literatira das escolas para classes de adolescentes e jovens.

AmeisSammie 16/04/2022

Gramde aula de filosofia
O único arrependimento que tive é de não ter conhecido esse livro há uns anos atrás. Senti que aprendi mais nele do que em qualquer aula de filosofia que tive na escola. Achei bem didádico a explicação dos pensamentos dos filósofos de diferentes épocas e o quanto o conhecimento deles ajudaria Sofia a se libertar cada vez mais de seu mundo.

Kézia 26/06/2021

Para um filósofo de verdade nunca é errado perguntar
Não foi um livro que me conquistou logo nas primeiras páginas mas acabou se tornando uma das leituras mais interessantes que já fiz. Para quem gosta do tema é um prato cheio. E o final foi uma doce surpresa.

É uma leitura especial que enriquece, que instiga, esclarece e ensina...!
Um livro necessário.

"Portanto, não adianta especular qual o "significado" da vida em toda a sua dimensão. Em outras palavras, estamos condenados a improvisar. Somos como atores num palco, mas entramos em cena sem que tivéssemos oportunidade de decorar nosso papel, sem um roteiro definido e sem alguém para nos soprar nossas falas. Nós próprios devemos escolher como queremos viver."

"A vida deve ter um significado. É um imperativo. Mas somos nós que devemos criar esse significado para nossa própria vida. Existir é criar sua própria existência."

Renan 07/06/2020

Um curso de filosofia
O livro é realmente um cursinho de filosofia. Apesar de estar dentro de uma história que não tem muitos conflitos e aventuras, é totalmente possível viajar pela história do pensamento filosófico. As vezes, dependendo de quão entusiasmado você estiver com o assunto que está sendo falado, pode se tornar um pouco cansativo, mas vale a pena chegar até o final.

Layla 09/06/2021

O mundo de Sofia
No início não estava gostando muito, é tanto que demorei muito pra terminar de ler, mas no desenvolver da história surgem mistérios que torna o leitor cada vez mais curioso pra saber o que realmente está acontecendo e no final torna-se surpreendente.
Jô88 09/06/2021minha estante
Livro fascinante

Kalina.Rakelly 05/07/2020

Para degustar
Não recomendo tentar ler o livro inteiro de uma vez, mas sim, dando pausas entre os capítulos. Cada capítulo tem muita informação junta, o que pode acabar confundindo o leitor e fazendo com que nenhuma informação sobre a filosofia em si seja absorvida. Sempre tive dificuldade em entender a filosofia, e em alguns momentos o livro me ajudou nisso, em outros, atrapalhou, justamente por esse tanto de informação junta, que torna cansativo e complicado.
Os 6 últimos capítulos são alguns dos melhores do livro, o plot twist é surpreendente e realmente nos faz repensar nossa existência.
É um livro apaixonante, feito para nos fazer pensar, assim como a filosofia.

Lidiany.Mendes 09/03/2022

Instrutivo
A proposta do livro é estudar a história da filosofia ocidental ao mesmo tempo em que somos inseridos nos mistérios que rodam a existência da Sofia e da Hilde.
Para alguns pode parecer um livro raso, mas é preciso lembrar que se destina a jovens leitores.
Serve muito bem como uma boa introdução para o assunto, portanto, é recomendado para quem pouco ou nada conhece de filosofia.

Vivi 21/03/2021

O Mundo de Sofia
Entre uma questão de exatas e uma questão filosófica eu certamente irei escolher a segunda opção, e foi com a curiosidade que o subtítulo me despertou que comecei a leitura e antes de qualquer coisa, estava preparada para uma leitura complexa ao extremo( não que não seja em alguns momentos), porém é um absurdo dizer que este livro é somente para os amantes da filosofia, na verdade ele trata de tudo, de nós e do mundo, é um guia, e todos deveriam ler.

A história, começa quando Sofhia começa a receber cartões anônimos com perguntas um tanto misteriosas, isso perto de seu aniversário de 15 anos, uma marco para toda mulher. Pois bem, na verdade os cartões, que logo se tornam folhas e mais folhas, e trazem consigo a história da filosofia através dos séculos e melhor que isso, traz a história do mundo e da humanidade pois no final das contas, tudo está interligado, igual a relação que sofhia tem com alguns cartões que chegam a ela PORÉM são para outra menina..É de fato muito misterioso e ao mesmo tempo tudo muito simples, o autor faz as representações mais simples para mostrar ao leitor que ele é capaz de resolver esses enigmas filosóficos e o instiga a se questionar cada vez mais.

Tudo isso através de uma jornada pela história, astronomia, ciência e tudo que se possa imaginar..uma leitura com grandes ensinamentos!

giullya 16/01/2022

resenha:)
uau, adorei tanto esse livro, cada capítulo um grande aprendizado sobre o mundo da filosofia, sem contar como foi escrito super fácil de entender.esse livro merece ser relido muitas vezes
Nath 16/01/2022minha estante
Esqueci de por esse livro na minha estante. Acho que vou gostar

Meel 06/06/2021

Para te fazer refletir...
O mundo de Sofia é mais que um livro sobre filosofia, pois junto você se aventura em um grande mistério também. O que deixa tudo mais interessante é que esse mistério, talvez, não seja solucionado.
A leitura em si flui, e como foi escrito como se fosse para uma adolescentes de 15 anos é de fácil compreensão.
Por vez seja um pouco cansativo por se tratar da história da filosofia, contudo, se ler fazendo suas próprias reflexões verá que há muito o que aprender. E muito mais do que questões sobre a existência do mundo, este livro também pode te levar a uma busca pelo autoconhecimento.

Recomendo pra quem não leu;
Quem já leu, vale uma releitura de tempos em tempos. =)
E se você leu e desistiu, não gostou, de uma chance daqui um ano!
Dani 06/06/2021minha estante
Aprendi a gostar de ler com esse livro! ??

juju194 21/05/2023

Maravilhoso!
Não sabia que gostava tanto de filosofia até ler esse livro. Saber a história da humanidade e ainda conhecer esses personagens maravilhosos foi, sem dúvida, uma experiência única. A escrita desse livro te prende muito e ele com certeza mudou minha visão sobre muita coisa.
"Faço o que posso para que você conheça as suas raízes históricas. Só assim você se tornará um ser humano de verdade. Só assim você se tornará mais que um primata vestido. Só assim você evitará ficar flutuando no vácuo."

Francislaine Costa e Silva 24/02/2020

Um livro muito dinâmico, que ensina filosofia de uma maneira bacana, recomendo!

Coisas de Mineira 15/07/2020

O Mundo de Sofia, obra de maior expressão de Jostein Gaarder, foi publicado originalmente aqui em 1991, chegando no Brasil em 1995, e é o maior best-seller da Companhia das Letras, com mais de 1 milhão de exemplares vendidos só no nosso país.

Como filosofia é um tema considerado árido por alguns adultos, e mais ainda por jovens pela forma que normalmente é tratado, o professor de filosofia Jostein resolveu escrever o livro para introduzir pensadores e teorias através da ficção. E, apesar de intencionalmente ser dirigido aos jovens, nada impede a leitura pelos adultos, ou mesmo a releitura, já que a cada vez é possível retirar novas descobertas.

O Mundo de Sofia conta a história de… Sofia Amundsen, uma garotinha norueguesa de 14 anos, cujo pai está sempre viajando – é petroleiro, e por conta disso, convive sobretudo com sua mãe. Como toda adolescente, tem sua melhor amiga, e uma vida comum na escola.

“Como dissemos, um filósofo tenta entender algo que é eterno e imutável.”

Um dia, ao voltar para casa, ela encontra uma carta destinada a ela, sem remetente, e dentro um bilhete com uma única pergunta: “Quem é você?”. Depois de uns dias, ela começa a receber outras cartas com outras perguntas curtas, como “De onde você vem?” ou “Como começou o mundo?”. Ela fica curiosa, e tentando entender e responder as perguntas sozinha. Após as cartas, ela começa a receber apostilas de um curso de filosofia, da qual algumas páginas são reproduzidas no livro, e chega a receber uma fita VHS – sim, caros amigos, estamos falando dos anos noventa, quando tínhamos fitas e vídeo cassete.

Ela descobre que quem envia esse material é Alberto Knox, um professor de Filosofia. As aulas começam a ser presenciais – Sofia sai à noite para encontrar o professor, sempre para discutir as questões que chegam a ela: vão passar por Sócrates, Platão, pela filosofia na idade média, até chegar aos pensadores modernos e contemporâneos – ou seja, lhe é apresenta a história da evolução do pensamento filosófico.

Paralelamente aos bilhetes, Sofia começa a receber cartões-postais de um Major do Líbano, destinados a desconhecida Hilde Moller Knag – que por coincidência comemora seu aniversário no mesmo dia que Sofia. Esses cartões vão se tornando cada vez mais enigmáticos, pois o autor deles parece saber tudo a respeito da vida de Sofia. Somado a isso, Sofia e o Professor começam a perceber que alguém parece controlar esse mundo – e esse é um grande mistério que vai permear o livro e só será descoberto nas cinquenta páginas finais do livro. Então, Sofia e seu professor tentam elucidar esse mistério enquanto discutem filosofia. E o final… Inesperado. Aberto a interpretações, mas não poderia ser de outra forma!

“- Mas porque eles não deveriam se gabar disso tudo?

– Porque nada impede que eles também não passem de mera imaginação (…) e é perfeitamente possível que outro autor esteja em outro lugar escrevendo um livro sobre o major Albert Knag, que escreve um livro para sua filha Hilde. Este livro se trata de um tal de Albert Knox e Sofia Amundsen”.

Em uma das conversas iniciais entre Alberto Knox e Sofia Amundsen, é apresentada a seguinte passagem: “…Todas as crianças nascem bem na ponta dos finos pêlos do coelho. Por isso elas conseguem se encantar com a impossibilidade do número de mágica a que assistem. Mas conforme vão envelhecendo, elas vão se arrastando cada vez mais para o interior da pelagem do coelho. E ficam por lá. Lá embaixo é tão confortável que elas não ousam mais subir até a ponta dos finos pelos, lá em cima.”

Só os filósofos têm ousadia para se lançar nesta jornada rumo aos limites da linguagem e da existência. Alguns deles não chegam a concluí-la, mas outros se agarram com força aos pelos do coelho e berram para as pessoas que estão lá embaixo, no conforto da pelagem, enchendo a barriga de comida e bebida.” – Ou seja, quem somos: os ávidos que sobem a superfície através da filosofia, ou os acomodados, que fogem dessas discussões?

Para quem não estudou filosofia, essa pode ser uma leitura densa, e eu sugiro que leia aos poucos – não é um livro de uma sentada só; não é coincidência que, ao final, esse livro certamente estará cheio de marcações. Em alguns momentos, até mesmo o autor sugere reler alguma passagem anterior, quando diz que “Sofia precisou reler aquele capítulo três vezes…” – uma dica sutil de que vale refletir determinada passagem.

Esse é um dos pontos apontados por quem não gostou da leitura, ao dizer que é um livro didático demais. Mas, eu achei que a filosofia foi ensinada de forma criativa e diferenciada daquela estrutura formal, que normalmente costuma afastar o público alvo do livro. Outro ponto favorável é que o autor cria todas as questões em volta do cotidiano de Sofia – ou seja, adolescentes são adolescentes, com as mesmas angústias, seja na Noruega, seja no Brasil.

“Se você está numa sala de aula com trinta alunos e o professor pergunta qual a cor mais bonita do arco-íris, certamente ele ouvirá muitas respostas diferentes.”

Quando O Mundo de Sofia foi publicado, recebeu críticas por tratar de forma pouco acadêmica, simplificada, a filosofia. Acredito nos méritos do autor ao abordar de maneira simples, mas embasada, pensamento de grandes filósofos, acompanhando a evolução do pensamento humano e a maneira de interpretar de cada momento. Temos uma sede incrível sobre o porquê de nossa existência – talvez uma das perguntas mais recorrentes do ser humano, e essas discussões nos permitem explorar o que entendemos a partir de nossa própria vivência, buscando o sentido de tudo isso. E, como minha mãe sempre diz, quanto mais estudamos, mais sabemos que não sabemos nada! Mas, sem embasamento, não poderemos chegar a lugar nenhum…

“… Mais inteligente é aquele que sabe que não sabe…”

Apesar de ser um livro voltado para o público infanto-juvenil, não impede que seja lido e apreciado por adultos em busca de uma porta de entrada para as discussões filosóficas. É uma obra de ficção, que dá uma aula sobre história da filosofia. E, com certeza, é um título ainda muito utilizado nas escolas para introduzir essas questões para os jovens, ajudando-os a desenvolver um pensamento crítico e a reflexão, tão importantes em tempos sombrios…

Por: Maísa Gonçalves
Site: www.coisasdemineira.com/o-mundo-de-sofia-jostein-gaarder-resenha/

Roberto 14/03/2022

Saudades do Mundo de Sofia
Tive a oportunidade de ler O Mundo de Sofia já adulto, após mais de 4 décadas de existência. Necessário dizer isso pois trata-se de uma obra infanto-juvenil, embora o número de páginas e a densidade teórica possam destoar um pouco dessa proposta.

Para mim que não tive o privilégio em ter filosofia no Ensino Fundamental e Médio nem no Ensino Superior, foi a primeira vez que entrei em contato com boa parte dos assuntos e pensadores que permearam suas mais de 500 páginas.

É um curso de Filosofia, às vezes pecando um pouco pela robustez no conteúdo que pode tornar o texto um pouco massante em alguns momentos. Mas em geral nós temos uma estória, nos interessamos por ela e seu desenrolar é surpreendente e completamente intrínseco à toda a discussão e conversa entre Sofia e seu misterioso filósofo.

Após acompanhar e testemunhar os percursos de Sofia e Hilde, a melancolia da despedida me preenche. Elas eram apenas crianças no início, mas ao final estão contemplativas e serenas, bastante sóbrias sobre o que são e seu papel no meio.

Saudades do Mundo de Sofia.