O Mundo de Sofia Jostein Gaarder
Nicoby
Vicent Zabus

Resenhas - O Mundo de Sofia

Mah 02/12/2021

Ainda estou em dúvida se realmente o livro merece 3 estrelas.Ele é bom pq bota vc para refletir mas não da pra ler ele continuamente se não vc cansa,é denso demais .A personagem Sofia é muito infantil pra idade dela,e muitas coisas ela deveria saber mas o autor escolheu fingir que não.E tbm muitas coisas difíceis que até agora eu não entendi ele fingiu que uma garota de 15 anos conseguiu entender,ata aham ? Ele explica de uma forma didática,bom pra quem tá fazendo enem ou realmente quer entender o que não conseguiu não ensino médio.É literalmente um livro sobre a história da filosofia,só isso kkkkkkk o final te bota pra refletir e fiquei até triste pra falar a vdd.
Jess 02/12/2021minha estante
Eu quero ler esse livro, mas eu tenho medo de ficar com ressaca quando terminar ??

Mah 02/12/2021minha estante
Mulher não vou mentir KKKKKKKKKKK eu acho que tô de ressaca,tem um livro que tô doida pra ler mas só de imaginar fico enjoada ??? é muito denso o livro tem hora que vc pensa em desistir msm a história lhe dando curiosidade

Jess 02/12/2021minha estante
Por deuussssss

Manu 24/01/2022

Comecei a ler achando que seria um romance com introduções das filosofia mas é muito mais que isso!

Além de ser um "curso de filosofia" a escrita brinca com todo o contexto dos pensamentos e isso é INCRÍVEL.
Nunca refleti tanto sobre o raciocínio do autor e ainda estou ????? em choque com tanta inteligência.

Recomendo a leitura pra quem realmente gosta de filosofia porque o início foca muito sobre isso, as vezes eu até achava cansativo porque eram muitos capítulos seguidos, praticamente um intensivo.
Mas se acompanhar, mais ou menos no meio do livro começa a ficar muito empolgante, porque cada capítulo sobre tal filósofo revela pistas pra trama principal, eu fiquei assim ?????
Raio 24/01/2022minha estante
Amooooooo ??

Sinayzita 17/01/2023minha estante
bela resenha,manu

Dan | @ler_paraaprender 20/06/2021

Ótima introdução à filosfia
Uma ótima leitura para adolescentes e jovens que querem aprender um pouco mais sobre a histórias das grandes ideias. Dos antigos aos contemporâneos.

Toda a narrativa é envolvente, misteriosa. O ritmo da leitura não cansa. Recomendo muito e um dia lerei para minha filhinha. :)

Rafa 17/04/2021

Este livro tão querido por mim, pois amo a filosofia e amo a arte de interrogar rsrs. Conta a história de uma menina que ao fazer seus 14 anos começa a receber cartas, de estudo a filosofia, fazendo ela indagar o motivo das coisas serem como são... Recomendo para que gosta de filosofia, história também. Além claro de elevar a imaginação.

Leituras e Reflexões 07/07/2021

Eu havia lido bem superficialmente quando cursei a faculdade de Sociologia. Mas tão superficialmente, um exemplar de biblioteca, que não lembrava de quase nada. Então, tinha bastante interesse de ler com calma.
Logo no início, achei interessante por expor a história da Filosofia (desde de seus primórdios) entreamada a um romance.
Mas no decorrer da leitura, fui me desgostando. Porque o ‘professor de Filosofia’ de Sofia deixa de expor a história e começa a tecer opiniões um tanto que ‘?estranhas?’:
- Exposição do Cristianismo como algo quase ‘insignificante’ ? chega a comparar Jesus com Sócrates. Até Sócrates se revirou no túmulo com essa!!!! O filósofo nunca teve a ousadia de proclamar “?Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida?”. Sócrates era muito sábio –? ele sabia que nada sabia!
- Afirmação de que Darwin provou que o homem veio dos animais. Bem, até onde eu saiba, isso se trata de uma teoria... e teorias são hipóteses!
- Apresentação do Marxismo como algo benéfico a toda a humanidade, para desfazer toda desigualdade social. O ‘?professor?’ só esqueceu de mencionar quem seria o dono das riquezas e ?“distribuidor”? dos bens ? o ‘Robin Hood’ do ESTADO.
- Apresentação do Leninismo como algo muito importante para a Europa, pois esse ‘sistema’ lutou contra a miséria e a opressão. Só esqueceu de mencionar os milhares de inocentes que foram vítimas das suas mais demoníacas ações.
- Fala da importância de Sartre e sua ‘?companheira’? Simone (figura proeminente do feminismo). O ‘?professor’? afirma que Sartre cunhou e ampliou o conceito filosófico de ‘liberdade’. Esqueceu-se, no entanto, de mencionar que essa tal liberdade, tanto pensada e apoiada por estes filósofos, fez com que eles dessem tal apoio a ‘pedofilia’ ao ponto de irem aos tribunais para defender ricos e famosos que respondiam por esses crimes, discursando sobre a ‘?liberdade sexual das crianças’?. Além dos vários casos que eles, Sartre e Simone, mantiveram com alunas jovens, e o quanto prejudicaram essas vidas com as quais se envolveram.

Bem, isso não é tudo, mas foi parte do ‘discurso ?colorido e camuflado’? que mais me fez não gostar dessa leitura.

Pontos positivos: a exposição da história do pensamento filosófico e quando o romance dá uma “reviravolta”, mostrando que também Sofia e Alberto fazem parte dos mundo das ideias.

Não apreciei também o modo como a história é finalizada.
Lorena.Mireia 09/07/2021minha estante
Esse livro nunca foi prioridade na minha lista. Após esses argumentos, agora que eu não tenho mesmo nenhuma vontade de ler essa obra. ?

Leituras e Reflexões 09/07/2021minha estante
Pôxaaa, que top!
Imagina, Lorena, o tamanho da minha decepção.

Camila.Moura 27/08/2020

"Um filósofo é sobretudo alguém que reconhece que existe um monte de coisas sobre as quais não se sabe nada. E isso o atormenta. Visto assim, ele é mais sábio do que todos os que se vangloriam dos seus pretensos conhecimentos. "Mais sábio é aquele que não sabe", eu disse.
Sócrates mesmo disse que só sabia uma coisa: que nada sabia. Grave bem essa frase, pois é muito raro ouvi-la mesmo entre filósofos".

Julia 07/05/2021

O Mundo de Sofia
Esse é um livro que fala muito sobre filosofia, então, quem não se interessa por esse assunto, não recomendo para vcs. É um livro que gostei, porém diversos momentos (em que falavam sobre filosofia) fiquei meio entendida e cansou a leitura. Mas, foi um livro legal, que nos conta sobre a história da filosofia. Quem se interessa pelo assunto esse é um ótimo livro.
Rodrigo.Aguiar 09/05/2021minha estante
É muito natural que os textos diretamente relacionados a historicidade da produção filosófica ao longo do tempo, tenham lhe levado a se sentir cansada, afinal são textos filosóficos complexos utilizados inclusive no curso de Filosofia, assim como esse livro é utilizado nos semestres iniciais desse curso. Mas no final das contas o livro todo é filosófico.

Laísa 25/12/2020

Experiência literária
Um dos livros mais lidos do mundo e uma leitura instigadora e construtiva.  Em o mundo de Sofia temos duas realidades paralelas sendo desvendadas. Em vários momentos vejo elementos de Matrix, o filme, no livro, como por exemplo, a pílula azul e vermelha, o aparecimento de Alice no país das maravilhas, as duas realidades distópicas e uma revolução filosófica baseando tudo. É surreal como esse livro é precioso.

mfru 22/08/2022

Livro para ler, reler, ler, reler...
Que livro interessantíssimo. A cada página lida eu agradecia o conhecimento que estava sendo passado. Coisas que eram passadas despercebidas, agora não serão mais. Ele aguçou a minha vontade de saber mais sobre o antigo para entender o novo.

Queren.Geni 24/05/2021

O Mundo de Sofia
O Mundo de Sofia é um livro sobre a história da filosofia escrito pelo norueguês Jostein Gaarder. Sua primeira edição foi lançada em 1991, chegando ao Brasil quatro anos depois.
Gaarder nos apresenta um romance ficcional sobre uma garota chamada Sofia que, aos poucos, passa a refletir sobre grandes mistérios existenciais. Essas questões chegam até ela através de um professor que a inicia nos estudos filosóficos.

Assim, o autor consegue combinar ficção com uma escrita pedagógica sobre a trajetória do pensamento filosófico do Ocidente desde a antiguidade até a contemporaneidade.

Resumo de O Mundo de Sofia

Contexto da história

A história se passa na década de 90 e a personagem principal é Sofia Amundsen, uma menina de 14 anos que mora na Noruega com seus pais.
Na realidade, seu pai não aparece na narrativa, pois trabalha em navios e está sempre viajando. Assim, a garota divide os dias com sua mãe, Helene Amundsen.

As perguntas intrigantes

Quando está perto de completar 15 anos, ela encontra em sua caixa de correio uma carta contendo duas perguntas aparentemente simples: "Quem é você?" e "Qual a origem do mundo?".
A partir desses questionamentos, Sofia começa a pensar sobre o mundo e sua existência. Ela passa a receber outras correspondências misteriosas, que na realidade eram apostilas de um curso de filosofia.

Os cartões postais

Paralelamente ao curso de filosofia, Sofia também encontra no correio cartões postais inusitados endereçados à Hilde Knag, uma menina de 15 anos.
Quem os envia é Albert Knag, pai de Hilde, que está em uma missão a serviço da ONU no Líbano. Sofia então recebe a incumbência de entregar tais cartões à Hilde.

O professor e os ensinamentos sobre filosofia

Depois de um primeiro momento de suspense, é revelado que a pessoa que envia o curso de filosofia à garota é Alberto Knox, um professor de filosofia de meia idade.
A partir de então, Sofia torna-se uma espécie de aprendiz de Alberto, que lhe ensina sobre a história da filosofia de maneira didática e surpreendente. Os dois percorrem juntos a trajetória de pensadores desde o período pré-socrático até os filósofos contemporâneos.
O professor esforça-se para passar seus conhecimentos, fantasiando-se com roupas de época e levando a menina a cenários parecidos com os contextos dos períodos que estão estudando.

O desfecho de O Mundo de Sofia

Enquanto isso, Sofia continua recebendo as correspondências escritas por Albert Knag e tenta descobrir, junto com Alberto, o mistério por trás das cartas.

Eles então se dão conta de que estão presos dentro de um livro de filosofia que Albert está escrevendo para Hilde (intitulado O mundo de Sofia) e conseguem fugir durante a festa de 15 anos da protagonista.

Considerações sobre O Mundo de Sofia

O Mundo de Sofia é um livro pensado como uma introdução aos estudos filosóficos. Por isso, a protagonista é uma jovem em fase de crescimento que, assim como qualquer adolescente, tem dilemas e dúvidas típicos da sua faixa etária.
O autor utiliza esse recurso como forma de identificação com seu público alvo. De qualquer maneira, o livro também pode ser muito bem aproveitado por adultos, pois traz conhecimentos valiosos.
A escolha do nome da protagonista tem um porquê, Sofia é uma palavra que em grego significa "sabedoria". Abordar o conteúdo dessa obra literária é, na verdade passar por todas as fases do pensamento filosófico ocidental.
No livro, são tratados em capítulos cada período ou pensador. Assim, temos um apanhado bastante didático de diversos temas. O primeiro diz respeito aos mitos, em que é apresentado como as sociedades primitivas explicavam os acontecimentos por meio da simbologia e contos.
Depois, fala-se sobre os pré-socráticos, chamados de "filósofos da natureza", aqueles que vieram antes de Sócrates, um deles é Demócrito.

A partir daí o livro aborda os ensinamentos de Sócrates, Platão, Aristóteles, além de tratar da filosofia na Idade Média, Renascença, Barroco e outros períodos. Aborda também Descartes, Espinosa, Locke, Hume, Berkeley, Bjerkely, Kant, Hegel, Kierkegaard, Marx, Darwin e Freud.
O conteúdo da obra é exibido tendo como pano de fundo um enredo leve, o que torna a leitura mais acessível. Entretanto, ao passo que o leitor vai avançando nos capítulos é exigido mais dele.
O autor dá algumas dicas, dizendo por exemplo que a garota precisou de certo tempo para compreender algum conceito, o que pode ser entendido como uma sugestão para que o leitor releia algum capítulo ou dedique mais tempo em alguma passagem.
@prazerliterariooficial 26/05/2021minha estante
O livro que me fez ter gosto pela leitura. Aprendi a saborear cada palavra e a degustar cada frase.

Queren.Geni 26/05/2021minha estante
Que legal ???

Craotchky 12/01/2017

Um mundo de sabedoria
"E chegou à conclusão de que, basicamente, não se pode aprender filosofia. O que se pode aprender é a pensar filosoficamente."

Muitos falam que o livro é bastante maçante; vários abandonam - é o terceiro livro mais abandonado do skoob (entre os cinco primeiros É o mais abandonado, percentualmente); e muitos daqueles que concluíram a leitura relatam que por várias vezes ficaram tentados a desistir em algum momento. Por tais motivos encarei desde o início esta leitura como um desafio. Ora, que exagero!

Tendo a atribuir essa minha relativa falta de dificuldade a duas razões:

✔ 1 - O assunto central do livro, como todos devem saber, é filosofia. Li apenas um filósofo, porém não sou totalmente leigo, já assisti algumas palestras sobre filosofia de modo que o nome dos pensadores que aparecem em O mundo de Sofia não me foram estranhos, em sua maioria. Portanto, já tinha uma certa base, ainda que pequena, antes de iniciar.

✔ 2 - Meu objetivo principal com essa leitura era justamente entender mais e melhor a história da filosofia, conhecer mais os filósofos e suas ideias sobre o mundo; acompanhar o desenvolvimento do pensamento humano. Sobretudo, já tenho um interesse sincero por filosofia e isso, acho, é essencial para apreciar este livro.

E aqui deixo uma dica que me parece ser importante para quem ainda quer ler este livro: Veja se você deseja ler pela história da menina Sofia ou pela história da filosofia. Acho que se você, como eu, quiser aprender mais sobre filosofia, terá mais chances de gostar, e assim pouco "sofrerá" com os textos praticamente didáticos encontrados nele e que predominam a maior parte do tempo. Resumindo: você deve ler o livro pela filosofia e não tanto por Sofia.

Sim, o livro é bastante didático. O livro faz o leitor pensar, refletir, perguntar, duvidar de suas próprias convicções. (Engraçado que eu lia o raciocínio de um filósofo A e concordava com os argumentos apresentados por ele; depois lia um filósofo B que apresentava argumentos contrários aos do filósofo A e eu concordava de novo. Acabava concordando com os argumentos dos dois apesar de um ir diretamente contra o outro!)

O mundo de Sofia ainda guarda para o leitor uma surpresa enorme, o grande segredo do livro, algo que porá sentido em coisas que até o momento da revelação se mostram desprovidas de explicação racional. Posso dizer por mim que adorei este segredo, achei uma sacada muito boa e o melhor é que o autor, a partir da revelação, começa a "jogar" em cima disso.

A história de Sofia é praticamente um pretexto para apresentar de forma condensada, mas nem por isso ineficaz, a história da filosofia e sua evolução através dos séculos. Excelente também foi conhecer o cenário sociocultural de cada época. A filosofia é a história do homem, da humanidade, do mundo e do pensamento humano, essencial para cada um de nós. No fim, todos os filósofos têm por objetivo compreender um pouco mais sobre si, sobre a espécie humana e o mundo ao seu redor.

Espero sinceramente que o seu objetivo também seja este, e se assim for, venha filosofar, seja bem-vindo ao mundo de Sofia.

"...a única coisa de que precisamos para nos tornarmos bons filósofos é a capacidade de nos admirarmos com as coisas..."
Márcio_MX 12/01/2017minha estante
Excelente resenha, Filipe!
Posso dizer que estava aqui na torcida para que gostasse tanto quanto eu gostei na época.
Sim, o segredo é ótimo e é a síntese de tudo o que foi dito.

Craotchky 12/01/2017minha estante
Tive que me policiar para fazer uma resenha digamos, politicamente correta. Cortei a parte que digo que, ao meu ver, quem acha maçante este livro é aquela pessoa que não quer pensar ou tem preguiça de fazê-lo. E como o livro provoca o pensamento o tempo todo, essas pessoas acabam fugindo...
Acredite, me segurei muito.

Júlia Cougo 13/01/2017minha estante
Melhor resenha !

Rodolfo43 15/01/2017minha estante
Tava pensando em ler esse livro em 2018, já que tenho interesse em muitos outros pra esse ano. Sua resenha me fez querer acrescentar o mesmo na minha meta desse ano e seu comentário sobre mentes preguiçosas deu o toque final.
Parabéns e obrigado!

Craotchky 15/01/2017minha estante
Ao fazer resenhas tenho alguns objetivos, e claro que um deles é incentivar a leitura do livro em questão, principalmente nas resenhas que falo bem do livro e que para minha felicidade são maioria. Fico contente com seu comentário e sua intenção de ler O mundo de Sofia. Boa leitura e obrigado você.

Natalie Lagedo 17/01/2017minha estante
Amo, amo, amo este livro. Faz muitos anos que li, emprestado da biblioteca da escola, mas todas as vezes que vou à livraria dá vontade de abraçá-lo.

Lidii 19/01/2017minha estante
Esse livro

Josimar 05/03/2018minha estante
Foi a melhor leitura do ano até agora pra mim. Fiquei impressionado com o tanto de criticas. Eu li marrom meno como voc? destacou no ponto 1 da resenha. Fui com pretensão de conhecer um pouco mais da história da filosofia e tals e acabei preso na história de um jeito fantástico. A história da Sofia é como se fosse uma cobertura de bolo para tanto conhecimento. Eu realmente não sei que tipo de leitura esses criticos de skoob estavam querendo pois no titulo já diz: história da filosofia.

Craotchky 06/03/2018minha estante
Muito bom Josimar, e o que achou da grande surpresa do livro?

Josimar 06/03/2018minha estante
Olha, deu um gás na história. A muito tempo eu não era surpreendido por um livro desse jeito. Foi a mesma sensação de quando eu li meu primeiro livro (não vou contar essa história aqui pra não alongar haha) mas também tive uma bela surpresa por não ter lido o prefácio e feito uma leitura meio que as cegas.

vera 10/07/2019minha estante
onde é que se pode ver quais os livros mais abandonados do skoob?!

Craotchky 11/07/2019minha estante
Olá, Vera. Você pode ver os livros mais abandonados indo no tópico "explorar" que está na barra superior do site, próximo ao ícone de mensagens. Após clicar no tópico selecione dentre as opções aquela que diz "top mais". Pronto, nesta página que abre você poderá ver os top mais lidos, lendo, quero ler, abandonados...

vempramimedicina 27/05/2021

A apaixonante história da Filosofia
Comecei e parei esse livro diversas vezes, foi um tanto quando desafiador manter a constância na leitura. Mas, agora que terminei, me sinto orgulhosa em ter insistido na leitura.

Considero que há 3 autores nessa história: Gaarder (o escritor do livro), Albert (o pai de Hilde - Major) e Alberto (o professor de Filosofia). Além disso, há 3 protagonistas importantes no enredo: Sofia, Hilde e Eu (ou você, leitor que começar a ler este livro).

A metalinguagem mais instigante que tive o prazer de ler, pois, enquanto Sofia lê as aulas de filosofia, Hilde lê sobre Sofia tendo aulas e eu leio sobre Sofia e sobre Hilde que lê Sofia, fez sentido?

Algumas vezes me senti confusa também.

Mas, ainda assim, nunca estudei Filosofia com tanto gosto. A cada nova teoria minha cabeça fazia uma grande expansão, tal qual a teoria da origem do universo. Fiquei preocupada em gerar um Big bang hahaha Mas, okay, ainda estou viva.

O mundo de Sofia é incrível e apaixonante e nos faz sentir como se fossemos filósofos na busca pela descoberta do mundo.

Vale muito a pena a leitura!

A única constatação triste que faço ao terminar essa obra é: que pena que Filosofia não é ensinada dessa forma nas nossas escolas.

LauWho 30/05/2020

LEIAM!
O mundo de Sophia é ensinamento nas 551 páginas deles, do início, ao fim! Todo mundo deveria ler, mesmo que não goste do tema, aprender nunca é demais e esse livro faz e não é pouco!

Mama 18/04/2023minha estante
Nossa, sua resenha é de uma sensibilidade. Fiquei até comovida.

Francisco240 13/12/2021

A melhor aula de filosofia que eu já tive em toda minha vida
Um livro incrível que esmiuça a filosofia da maneira mais simples de didática sem cansar o leitor!
Sem sombras de dúvidas é um dos meus livros favoritos da vida.
Simples e direto no seu intuído sem muitas voltas.
Michela Wakami 18/12/2021minha estante
Que legal, Francisco! Quero lê-lo em 2022.
???????

Francisco240 18/12/2021minha estante
Vá com certeza de ser uma leitura maravilhosa

Michela Wakami 18/12/2021minha estante
????