O Mundo de Sofia

Vicent Zabus

Resenhas - O Mundo de Sofia

Marcos.Coelho 01/11/2020

Ufa, terminei!
O livro é interessante e o plot twist agrega bastante à experiência. Mas em alguns momentos fica bastante cansativo, principalmente nos diálogos entre a Sofia e o Major. Parece algo robotizado em alguns momentos, chegando ao ponto de Sofia soar rude. Se você não for um grande apaixonado por filosofia, leia ele com algum outro livro de leitura mais fluída.

Aninha 03/07/2021

Perfeito
Ganhei este livro de presente e sou muito grata a quem me apresentou o mundo de Sofia! É um livro incrível e complexo que nos mostra o mundo da filosofia de uma forma muito interessante, para quem já ama filosofia ou realmente quer obter conhecimento nessa área eu super recomendo este romance!!!
Ps: me fez refletir muito em coisas que já estavam no meu cotidiano ou que eu nunca tinha parado para pensar
Ps ps: achei o final incompleto, terminei de ler a última página e estava procurando uma continuação?

Rosana Miyata 15/07/2022

Achei um livro excelente, explica a história da filosofia dentro de uma trama cheia de fantasias, sem deixar maçante a leitura, instigou a minha curiosidade e imaginação. Porém é um livro que para mim teve que ter o tempo certo para ler, o "timing" perfeito. Já havia iniciado o livro em outras duas ocasiões, sendo a primeira na adolescência, e acredito que em nenhum dos momentos passados eu estava pronta para esta leitura. Mas agora, depois de mais de 8 anos, dei uma nova chance, fluiu a leitura e eu adorei! Então se você já leu e se desanimou, abandona por um tempo e leia em outro momento, pois você pode se surpreender.

Yassss. 22/04/2021

Indicação de uma professora que eu admiro muito. Em média, 40 dias de leitura, lenta mas constante. O livro é cativante! Traz teoria - muito conteúdo, por sinal - de forma leve, simples de compreender. Autor de uma inteligência tamanha! Um dos meus livros preferidos, sem sombra de dúvidas!

Fool of a Took 13/06/2020

Livro espetacular
Fiquei apaixonado pelo livro. O modo como aborda a filosofia e suas várias linhas de pensamento é algo fantástico. A narrativa utiliza de exemplos "acessíveis" para o entendimento maior dos assuntos tratados, não tornando a leitura maçante. O plot twist é surpreendente e faz você levar os questionamentos ali mostrados para fora das páginas. É, com certeza, um dos meus livros favoritos a partir de agora.

joaonovaisp 27/03/2024

Leitura um pouco cansativa ás vezes, mas é uma interessante história com alguns plots twists, traz boas lições de vida e muito conhecimento sobre Filosofia.

Adriana 01/11/2021

Dois meses lendo este livro e inúmeras sensações ao ter lido. Um livro ótimo, cheio de informações sobre filosofia. Leitura lenta por ser recheada de um conteúdo denso e rico que precisa ir desgostando aos poucos.
Eu aprendi várias coisas que não tinha visto na escola, já outras relembrei e as entendi mais.
Indico a leitura, porém pegue o livro com calma e reflita em cada capítulo seu conteúdo.
Pri 01/11/2021minha estante
Eu gostei da filosofia, mas não curti tanto a história em si... parecia surreal e o fim explica de certa maneira o motivo.

Adriana 01/11/2021minha estante
Exatamente

Carolina Del Puppo 16/09/2020

Muito importante
Foi um livro que literalmente mudou minha vida, aprendi tanta coisa valiosa. Esse livro me surpreendeu de um jeito que eu não sabia que era possível, eu não quero o esquecer, foi muito bom.

Bianca 07/07/2020

Introdução romanceada à filosofia
Funciona muito bem como livro didático e como romance, porém, a parte didática vale muito mais a leitura do que a literária. É realmente uma porta de entrada para a filosofia. Um bom condesamento das premissas e autores, entretanto não encontrei a narrativa inovadora, questionadora e intrigante que havia ouvido falar. A história, por vezes, chega a ser um pouco exaustiva, mas para um conhecimento introdutório de filosofia é uma ótima experiência.

Thamires 01/08/2020

Um curso de filosofia em 550 páginas...
O Mundo de Sofia não é um livro para ser devorado (talvez também não precisava ter demorado tanto para finalizar a leitura...), mas para ser lido aos poucos, ser entendido e compreendido.

Jostein Gaarder, nesse livro, usou a literatura para dar voz, de forma muito didática, ao Curso de Filosofia ministrado por Alberto Knox. Isso pode soar massante e, pra mim, foi um tanto cansativo desbravar a filosofia através dos tempos. Mas tudo mudou da metade pra frente, quando entendemos, afinal, quem é Hilde.

A sacada do autor é bacana e o livro cumpre o seu propósito de ensinar para entreter.

Carolina Santana 11/05/2021

Eu sou Sofia
Eu não tinha muita expectativa para esse livro. É um livro bem famoso, e eu ouvia maravilhas sobre, mas nunca tive vontade de ler. É que trouxa que fui. Li e amei! Esse livro foi um grande aprendizado para mim na questão da filosofia. Eu nunca tive aula sobre filosofia na escola, como a maioria das pessoas, apenas conhecia os filósofos das aulas de história que eu amava. Acredito que por conta disso, essas aulas de filosofia foram o que eu mais gostei nesse livro. Me pegou de verdade. Eu refleti muito sobre a vida e sobre a existência da vida. Me senti como Sofia. Vive essa história com a personagem. Até me peguei sendo a Sofia. É que experiência incrível você se conectar com uma história e com seus personagens. É um livro maravilhoso, que ficará na minha vida para sempre. Terminei ele já ansiosa para uma releitura.

Diegomoscovis 06/11/2020

O início da minha paixão pela filosofia
Que livro delicioso! Leitura fluida, explicações fáceis, história gostosa... me fez despertar ainda mais o tesao pela filosofia. Maravilhoso! Todos deveriam ler...

Mannu 30/10/2020

Encantador
Li esse livro na esperança de aprender e entender a filosofia de uma maneira mais clara e objetiva, pois as aulas que eu tinham me deixavam entediada. E eu estava certíssima nessa decisão.
Demorei 2 meses para chegar nos 50%, mas a história deu um salto pra mim e terminei de lê-lo em 15 dias.
O mais frustrante pra mim foi o final, mas de certa forma não me incomodou.
É o terceiro livro do autor que leio e amei que tem 3 tópicos que ele abordou em todos os três livros.
É realmente um livro incrível naquilo que se propõe.

marcadeods 16/05/2021

Apesar da demora, questionei e me apaixonei pela história
Resumo: vamos conhecer Sofia, uma menina prestes a chegar aos seus 15 anos que vive na Noruega, tem uma vida simples mas feliz, até que em um determinado momento começa a receber cartas cheias de questionamentos nunca antes feito pela menina, e então ela começa a estudar e conhecer a filosofia graças ao Alberto, seu "professor" particular.

Um livro que me tomou um mês e meio para a finalização e tudo isso por ser denso demais. Não significa maçante, apenas muitas informações e muito o que assimilar, e isso tornou uma leitura mais cansativa e difícil de digerir.

Porém, eu achei a ideia e a construção do livro geniais! A maneira com que a filosofia é explicada, mesmo que com muitos detalhes, de maneira leve e totalmente "para leigos" faz com que em capa capítulo você comece e rever seus conceitos e moralidades, que te aprofunde a rever tudo ao seu redor, incluindo o seu eu expresso no mundo.

Para mim, as maiores críticas que esse livro poderia deixar estão relacionadas a como somos apenas reflexos do que o mundo quer que sejamos e como somos sempre submetidos a uma força maior, e, muitas vezes, sabendo disso, aceitamos esse papel por não questionar se isso é o correto.

Foram 560 páginas de muita introspecção, emoções e filosofia. Recomendo que todos leiam, com muita paciência, pois vai trazer novas concepções e renovar questões já existentes dentro de nós.