O Mundo de Sofia

Nicoby
Vicent Zabus

Resenhas - O Mundo de Sofia

Jonathan239 07/12/2009

Pano de fundo histórico de nosso pensamento.
O Mundo de Sofia é um excelente livro para nos apresentar as idéias e as correntes de pensamentos dos principais filósofos no transcorrer dos séculos. Duas histórias paralelas desenvolvem-se pelas suas páginas. Portanto, é comum as afirmações dos leitores de que não estão entendendo a obra; mas com um pouco de paciência, quando se chega ao final da leitura - talvez até um pouco antes, todas as peças do quebra-cabeça se fecham.

Pessoalmente acredito que, por ser um livro didático sobre filosofia "romanciado", deve-se ter uma certa idade e bagagem cultural para entender a obra de forma plena; que é muito útil para se compreender melhor aquelas coisas que a gente aprende na escola como: o conflito entre os cristãos-judeus-mulçumanos, Marx e o marxismo, Darwin e darwinismo, Freud e a psicanálise, a filosofia existencialista do séc. XX com Friederich Nietzsche e jean Paul Sartre.

Estes são só alguns exemplos dos assuntos abordados no "curso de filosofia" que é umas das histórias, não esqueça que outra também se desenvolve e com um final surpreendente.
Júlia 06/01/2012minha estante
Boa resenha. Agora que tu disse, percebo que várias partes do livro estão me ajudando a compreender partes da história (principalmente romana e grega) e, claro, filósofos sobre os quais tinha ouvido explicações enigmáticas

Carol 07/07/2012minha estante
foi esse livro que me deixou apaixonada por leitura! um dos melhores que já li.

Isa 17/10/2022

Seria eu imaginação de outro ser?
O mundo de Sofia nos introduz a história de uma garota da Noruega, que começa a receber um curso de filosofia. Durante o curso, existem vários indícios de uma conexão com alguém chamada Hilde, o que começa a incomodar os personagens, já que não sabem que é essa pessoa que também faz 15 anos no mesmo dia que Sofia.

A história trás várias reflexões e as várias camadas diferentes dentro desse livro nos faz querer saber mais sobre o grande clímax.

Acredito que depois de 7 anos de espera para ler esse livro tive um amadurecimento muito maior, sendo que com 15 anos não entenderia a complexidade por trás das linhas tranquilas desse livro.
Freezerburn 17/10/2022minha estante
Pior que eu tenho essas neuras de vez enquanto se eu não estou num the sims rsrrsrsrs

Márcia 12/07/2009

Muito ruim
O livro é frustrante!
Pra mim não passa de um livro didático sobre filosofia. E sinceramente, pela primeira vez na vida me deu vontade de "pular" páginas de um livro.
E o final é horrível!
Craig 15/08/2009minha estante
É a filosofia é chata imagina um livro que ensina isso ?

Mih Alves 09/10/2009minha estante
kkkkkkkkk -

naõ consegui chegar no final, o livrinho !

Frannie Black 23/12/2009minha estante
Gostei muito do livro... talvez é pq gosto de filosofia... mas tenho q concordar: o final é decepcionante.

Bruno 28/08/2010minha estante
Realmente foi um livro insuportável, FELIZMENTE eu abandonei, dormi 6 vezes lendo esse livro.

Evelyn 01/04/2011minha estante
Não é um livro pra todo mundo, de fato. Observa-se que nem todo mundo consegue entender. Eu li quando era adolescente e gostei bastante. Achei genial, pois foi graças a ele que eu passei a compreender Filosofia.

Márcia 01/04/2011minha estante
Realmente adoooro essas pessoais que se acham no direito de comentar que um livro ou outro "não é para qualquer um". Ora, pois, se a função do livro é exatamente essa: estar ali para qualquer um que o queria ler. Minha opinião, ou a de qualquer um sobre algum livro, não pode ser comprometida porque "o livro não era para qualquer um".

Li O Mundo de Sofia há mais tempo, quando então não tinha base alguma de filosofia e realmente vi esse livro como um amontoado de textos didáticos.
Pois bem, pretendo relê-lo e retirar, agora, minha opinião. Não devo nada a nenhum fã do autor/livro, apenas descobri que gosto de filosofia e gostaria de reaproveitar algo que este livro possa ter de bom.

Carol Moreira 17/04/2011minha estante
Márcia, você é quase uma heroína pra mim de ter conseguido chegar ao final! Acho que foi o livro mais chato que eu ja tentei ler. E eu gosto de filosofia, de verdade, ja fiz curso e tudo, porém o jeito que o livro expõe é maçante e como voce mesma disse, ditático. Um livro idático disfarçado de romance, MUITO RUIM.

Carol Moreira 17/04/2011minha estante
Na boa Márcia, ignora essas pessoas aqui em baixo, você sabe que nossas opiniões muitas vezes são diferentes, mas nem por isso eu ja te insultei ou vice e versa. Essas pessoas não tem a MÍNIMA educaçao e nao sabem expor suas opinioes sem isultar as alheias. E pelo amor de Deus, quem falou em Crepúsculo?! Agora qualquer adolescente gosta disso? Esse cara não passa de um grande preconceituoso que não aceita que as pessoas pensem diferente dele. Que nojo! Desculpa por isso tudo aqui na sua resenha, mas agora me irritei! haha

RaphaeleCaixeta 04/09/2011minha estante
Nao cheguei nem a metade. E pelo menos há quem concorde comigo: É um livro didático.
E como nao suporto filosofia larguei logo o livro.
Um parágrafo de história um capítulo de teoria.
Foi um massacre me obrigar a ler.

Tibério 02/10/2011minha estante
Gosto não se discute! Respeito-te. Porém, talvez você mude de opinião quando amadurecer um pouco mais e perceber o conteúdo das entrelinhas. Uma das coisas que me ocorreram durante a leitura do livro: Acreditamos no que vemos, ou antes, vemos tudo conforme nossas crenças?

Forte abraço.

gabi 01/04/2012minha estante
A mim não só deu vontade de pular páginas como estou pulando! Sério que livro entediante!!!

raphael 09/10/2012minha estante
As pessoas têm mania de achar que só os que gostaram entenderam este amontoado de páginas. Um engano absurdo. O livro não é ruim por ser difícil ou complexo, até por passar longe disso, é bastante simplista, o problema é que a narrativa é cansativa, os exemplos batidos, tendenciosos e, no mínimo, problemáticos no contexto dos diálogos. Se alguém espera aprender filosofia lendo isto, nem comece, pegue um manual na biblioteca ou compre um na livraria, há vários e muito bons. O Mundo de Sofia é um livro ruim. E ao contrário do que alguns abaixo comentaram, fazendo uma relação sem sentido, não, Crepúsculo não é bom, é pobre e medíocre, porém isso não faz O Mundo de Sofia bom, só o faz melhor do que Crepúsculo, o que está longe de ser um mérito.

Allef 09/10/2012minha estante
nenhum leitor irá gostar de todos os tipos de livros
Stephen King é um dos escritores mais bem pagos de todos e nao gosto muito da sua coleção de livros.
Cada um escolhe seu gênero.
Filosofia é para pensadores, e pra sermos bons pensadores a paciência é fundamental. Sem essas qualidades, O Mundo de Sofia, que é uma introdução à Filosofia, será sim, como vc disse, muito ruim e frustrante.

Márcia 11/10/2012minha estante
Bem, muito inteligente da sua parte classificar os leitores que não gostam de filosofia como "não pensantes". Aliás, por que não gostar desse livro significa que a pessoa não goste de filosofia?

Você está certo quando diz que cada um tem seu gênero, mas não acho que você tenha "pensado" muito na contradição do seu comentário.

Márcia 11/10/2012minha estante
Raphael, hoje eu concordo plenamente com você.

Mariane.Aquino 20/06/2017minha estante
Márcia, a primeira vez que li (na vernadade, que tentei ler) esse livro foi quando ainda estava na escola, acho que nao tinha mais de dez anos. Perguntei pra professora se ela achava que deveria ler esse livro, e ela sem empatia e alguma disse que sim com o maior descaso que se pode esperar. Eu queria chorar quando lia, de tao terrivel que era. Me sentia uma bosta por nao gostar de ler. E por anos nao li, porque achava que todos os livros seriam ruins como esse. Anos e anos mais tarde fui ler de novo. E que experiencia incrível! O livro certo, na hora certa. Respondeu perguntas que eu tinha em mente, e me trouxe muito mais perguntas. Eu nao tinha interesse nenhum em filosofia, mas depois de ler esse livro percebi que eu "filosófo" todos os dias da vida rsrs Minha prima me emprestou o livro, e ela mesma me disse que odiou. O rapaz que deu o livro pra ela, por sinal, disse que é o melhor livro que ele já leu. Uma conhecida disse que leu em uma semana quando tinha 15 anos... eu acho que demorei quase dois meses pra ler! Entao acho que esse é um caso em que amor e ódio fazem sentido igualmente rs Talvez seja o momento, ou a personalidade da pessoa, ou, sei lá, os interesses ou até as necessidades de cada um. Eu precisava de um "guia" para os meus pensamentos, talvez voce nao precise, ou precise de um guia diferente :) Mas o livro é dos meus favoritos. Acho que ficar defendendo se é bom ou ruim é quase inútil NESSE caso, por que eu entendo que para algumas pessoas esse livro seja um pesadelo (aquela empatia que minha professora nao teve rs).

Ana 12/01/2019minha estante
Márcia, você chegou a reler o livro? Eu o ganhei antes de começar a ter filosofia no colégio e de fato conhecê-la (mais precisamente o ganhei nas férias de janeiro, e as aulas começavam em fevereiro). E minha nossa senhora, odiei muito a história e os personagens, achava muitooooo chatas aquelas dezenas de páginas sobre os filósofos... mas quando as aulas começaram e eu passei a ter filosofia, eu AMEI a disciplina! Hahaha. Já pensei também em dar outra chance pro livro, mas fiquei com tanta impressão ruim que sei não...

Thuany 08/02/2019minha estante
Disse exatamente o que eu penso.
Imaginei que esse livro fosse me ensinar A PENSAR FILOSOFICAMENTE mas não,
O LIVRO COSPE DATAS E NOMES E COISAS QUE JÁ PENSARAM...
parece mais uma apostila!
Um saco.

patita 03/09/2019minha estante
Eu gosto de filosofia mas não do livro.

Luiz Felipe 14/09/2020minha estante
A quem disse que o livro é simplista: é tão simplista quanto qualquer outro livro de introdução à filosofia. A diferença é que o didatismo desse livro está a anos-luz da maioria. E não, esse não foi meu primeiro contato com a filosofia. Já tinha lido outros livros de introdução à filosofia antes desse e afirmo que esse é, sim, bem acima da média.

Carolina 16/09/2020minha estante
Pra quem quer ler um romance o livro é chato, não vale a pena. Pra quem quer ler uma introdução à filosofia o livro também é chato, e não instrui adequadamente. Melhor ler "A Consolação da Filosofia" de Boécio ou "O que é Filosofia?" de Ortega y Gasset.

cecilia_brito 10/08/2020

Reflexivo, humorado e com leves tons de ironia
Pretendo reler esse livro maravilhoso, que me fez me apaixonar mais ainda pela filosofia e as ciências. O livro fará você refletir e entrar numa cadeia de aprendizados junto com a protagonista, assim como se questionar sobre o mundo e si mesmo.
Juliana Rodrigues 10/08/2020minha estante
Quero muito ler ainda esse ano ?

cecilia_brito 10/08/2020minha estante
Sim, vale muito a pena, espero que consiga ler ainda esse ano

Maria4556 23/04/2021

Comecei esse livro em 2013, mas abandonei porque na época não tava entendendo nada da parte de filosofia (não que hoje em dia tenha sido diferente). Foi legal terminar, mas no final achei que a viagem passou um pouco do ponto.

Mariana.Fernandes 24/03/2021

fantástico
Esse livro deveria fazer parte da história de todo mundo. Mudou minha vida drasticamente e minha visão de mundo se transformou, me livrando da alienação. Eu releria ele sempre, pois já faz parte da minha vida, é meu favorito. Tem uma linguagem super acessível que percorre toda a história do homem e da filosofia.
Dani 24/03/2021minha estante
Eu amo demaaais

Cami 06/04/2021

Ótima oportunidade para se interessar por Filosofia!
Essa obra conta a história de Sofia, uma jovem com quase 15 anos que começa a ter aulas de Filosofia com um professor muito enigmático! Alguns capítulos podem ser mais desafiadores que outros, de acordo com as correntes filosóficas correspondentes. O professor Alberto explica desde o surgimento da Filosofia, passando por vários períodos históricos importantes, até o século 20 (foi publicado na década de 90). O fato do livro ser composto em sua maioria por diálogos, torna menos cansativo esse tema que pode ser tão complexo!
Rodrigo.Hanaoka 06/04/2021minha estante
Eu li o início do livro.... é já comecei a fazer certos questionamentos....

Cami 06/04/2021minha estante
Se prepare amigo... só não desista quando parecer doideira demais! ?

Laíze Catherine 14/04/2021

Must read!
Desde minhas primeiras aulas de filosofia do E.M tento ler esse livro, mas não tinha conseguido me prender ao enredo por achar denso e cansativo. Anos depois retomei a leitura e finalmente terminei.
Livro essencial que deveria ser lido por todo mundo pelo menos uma vez na vida.
Que sejamos sempre a criança presa na ponta dos fios do coelho.

Milena Coimbra 28/07/2020

"Tudo depende do tipo de lente que você utiliza para ver as coisas."
Eu simplesmente amei o mundo de Sofia! Você inicia o livro com uma visão de mundo e termina com uma visão totalmente diferente. Adoraria ter lido esse livro antes. E sim, já vai para minha lista de releitura! O livro despertar a curiosidade e é uma leitura gostosinha para leitores que gostam do tema, ou para os curiosos (assim como eu) que aspira ter um pouco de conhecimento sobre a filosofia.
Cleyton 01/08/2020minha estante
Concordo com sua resenha!

Jamile.Almeida 09/08/2020

O despertar da filosofia
Resenha feita especialmente no dia dos pais deste livro que li há uns 2-3 anos.

O livro tem fortes nuances da relação de pai e filha... desde o início quando somos apresentados a Sofia e nos é revelado que o pai está sempre ?ausente? à trabalho, durante a história quando surge um ?pai substituto?, o professor de filosofia Alberto, e essa relação ?pai-filha? explode ao máximo lá pelo terço final, quando o livro toma um rumo inesperado e que não posso dar spilers.

O autor, através do Professor Alberto, vai nos dando mini lições de filosofia e ao mesmo tempo Sofia recebe cartas de um major do Líbano endereçadas a uma outra garota - a Hilde ? que ela não conhece ou sabe quem é, mas fazem aniversário de 15 anos no mesmo dia... hummm... ?tem caroço nesse angu?...

Nessas aulas, somos introduzidos a Sócrates, Aristóteles, Platão, o Helenismo, Santo Agostinho, São Thomas de Aquino, Descartes, Spinoza, Locke, Kant, Hegel, Marx, Darwin, Freud e outros... vamos sem querer querendo, sendo apresentados a esses filósofos e seus pensamento (nem sempre coerentes kkkk, mas relevantes). Alguns são deixados de fora, como Nietzsche e de Schopenhauer, mostrando que o autor tinha sim seus preferido e que, não se iludam, imparcialidade não existe. Mas sendo o autor - Jostein Gaarden- norueguês e escrito em 1952, podemos entender pelo contexto histórico e geográfico, o porque das suas escolhas e ele tem total licença poética para isso.

Me vi em todas as fases... meu pai sempre trabalhando, meu ?pai-professor?, super-herói, mágico, contador de histórias e tão amado... quem leu vai entender e quem não leu, o faça! Li a primeira vez quando era adolescente... e no meio de tantos filósofos e teorias, ?abandonei!... mas eu NUNCA abandono um livro (independente se não gosto do conteúdo ou se a leitura é difícil, é um desafio pessoal)... digo então que posterguei e fiquei com ele guardado esperando seu momento... já adulta e com outra maturidade e background, recomecei, não parei e abriu as portas para que eu fosse atrás desses pensadores.
Renata Rezende 09/08/2020minha estante
Adorei a resenha!! Uau! Tenho na prateleira, mas nunca senti ânimo pra ler! Você mudou isso. Obrigada!

Jamile.Almeida 09/08/2020minha estante
Ahhh q bom! Vai amar!

almeidalewis 10/08/2020minha estante
Como sempre sua resenha ?????.li ele nos idos do ano 2000 ( uma vez ou outra volto nele para dá uma olhada ? )

Jamile.Almeida 10/08/2020minha estante
Amei muito!!!!

Luan 15/07/2021

Resenhando livros que já li O mundo de Sofia
· Não escondo de ninguém que sou apaixonado pelos pensamentos filosóficos, em geral pela filosofia e sua arte. Este livro é mais que especial por essa razão, que além de se tratar do tema, aborda de uma forma encantadora.

· Um incrível calhamaço que, quando notei, estava "devorando" cada vez mais e mais páginas e absorvendo todas reflexões. Simplesmente não largava o livro de tão bom que era. Tirem suas próprias conclusões.

· Se trata de um romance que aborda toda (ou quase) a história da filosofia, mais ocidental do que oriental. Percorrendo desde a era da filosofia pré-Socrática à filosofia contemporânea dos tempos de hoje. Tudo isso incrementado com a estória de Sofia, uma pequena garota norueguesa, que vive recebendo misteriosas cartas contendo perguntas filosóficas de um tal Alberto que ela não o conhece quem é.

OBS: É importante lembrar que, apesar de levantar estudos e pensamentos de demais filósofos como Sócrates, Hegel, Kant, entre outros para reflexões, esta obra visa ao público infanto-juvenil, por isso não esperem dar de cara com um conteúdo maçante acadêmico

Daynna Kate 31/05/2020

Brilhante e esclarecedor
O mundo de Sofia foi escrito por um professor quando o mesmo notou que não haviam livros de filosofia voltado para o público infantojuvenil.

O mundo de Sofia se inicia muito interessante e de muito conteúdo. O teor dele é leve e nota-se que o autor explica a mesma coisa de várias formas diferentes e com isso ele se torna extenso. Se o leitor entende logo de início, pode ser massante continuar o mesmo conteúdo explicado de novas formas. Porém caso o leitor deixe algo passar, a informação é fixada tranquilamente nas novas explicações o que é muito útil.
Com o tempo, o livro passa a ficar muito didático e a história de Sofia quase se perde em meio a tantas informações de filósofos e suas teorias, porém de vez em quando isso é retomado com o mistério das cartas e a investigação pessoal de Sofia, o que nos leva de volta à história. Muitas vezes me senti a própria Sofia quando o professor perguntava entre uma aula e outra "você está acompanhando, Sofia?"

Quando o motivo das cartas é descoberto, a história de Sofia me pareceu muito monótona, a resolução do "mistério" demora muito pra acontecer. Porém sabemos que o intuito maior do livro é a filosofia e sua história. A parte final do livro me pareceu reafirmações de tudo o que foi dito o que me pareceu bem redundante e cansativo. O fato de o final não deixar nada definido me deixou um pouco frustrada. Porém não retira o brilhantismo da história e o propósito do autor é executado muito bem.
Dani 31/05/2020minha estante
Amo esse livro...

Daynna Kate 31/05/2020minha estante
Entrou na minha lista de favoritos com toda certeza!!

Gigi.Simoes 30/10/2022

Um curso de filosofia
Admito que terminar de ler esse livro foi quase uma questão de dignidade pra mim ? Comecei ha uns 3 anos e eu sempre largava e recomeçava de novo, mas agora foi ! O Mundo de Sofia é um livro que explica toda a matéria de filosofia do ensino médio (foi o motivo que me levou a ler) de um jeito didático e com um pouco de mistério pra te prender na leitura. É uma obra MUITO densa, com muita informação e simplesmente não dá pra devorar. Por mais que seja didático, é uma leitura pesada, eu me senti mais estudando do que lendo pra relaxar, o que talvez seja porque eu não sou uma grande fã de matérias de humanas.
O meu veredicto é que é um livro muito bem escrito, com um plot inteligente e surpreendente e com muito conhecimento. Se você gosta de filosofia, esse livro é pra você. Se você não gosta, provavelmente vai ser uma leitura chata. Enfim, gostei da experiência apesar de ter sido fora da minha zona de conforto.
PS: a capa dessa edição é linda ?
maria 30/10/2022minha estante
por causa desse livro que eu comecei a gostar de filosofia, tenho mt carinho por ele????

mainvisivel 30/10/2022minha estante
A diferença de experiências sobre um livro sempre é interessante de ver, porque quando eu li eu realmente devorei, e sempre ficava desejando esquecer o livro pra ler de novo como se fosse a primeira vez, de tão maravilhoso que foi a leitura, mas eu sou fã de humanas, então talvez seja a diferença. K

Leonardo.Brizida 30/10/2022minha estante
Um dos melhores livro que já li