O Mundo de Sofia

Nicoby
Vicent Zabus

Resenhas - O Mundo de Sofia

stsluciano 08/01/2009

Achei o livro cansativo, e com um final que não convence. Pra quem gosta de filosofia, é melhor consultar a Barsa.
Thuany 08/02/2019minha estante
Li 70% do livro.. qual o final ?

Faby 05/09/2021minha estante
Eu também achei bem sem noção a cena de Jorunn atrás dos arbustos, mas no geral amei o livro.
P.S. Coloca uma etiqueta de spoiler na sua resenha. Eu só vejo depois que termino de ler, mas acredito que nem todo mundo faz isso.

Atenasis 05/09/2021minha estante
Nossa verdade! Que mancada eu deveria ter colocado... Mas agora só se eu postar de novo...

oteatrodosvampiros 13/08/2021

SOFIA INVADE MEU MUNDO
O MUNDO DE SOFIA surgiu na minha vida como sugestão de leitura. Mas ainda
não era o momento. Depois, quando enfim procurei por títulos relevantes para me ajudarem a renovar os votos literários, a obra de Jostein Gaarder apareceu geralmente bem cotada, bastante recomendada e muito querida. A aclamação foi tamanha que, mesmo diante de uma sinopse fria e não tão instigante, o otimismo manteve-se inabalado.

Na minha volta aos livros (nos reencontramos ao final de junho de 21), noto que toda obra é marcante. Sinto que cada uma muda algo dentro ou fora de mim à sua maneira. Os sentimentos são muitos. Individuais e diferentes entre si. Perdoe a pretensão, mas parece que a cada livro que leio me torno outra pessoa. Vocês se sentem assim também?

Observador da trama da realidade sendo escrita (por nós ou ao redor), visualizo desde já a importância desta publicação na minha história. Há de se dar valor! Tempos marcantes, esses atuais. Pelo que vivo e pelo que leio. Apesar de que, após a lida de certas coisas, fui convencido de que todo tempo é marcante. A vida é marcante a todo instante. Até rimou!

Não foi minha primeira escolha, é verdade, mas logo o escolhi por possuir o maior número de páginas dentre os quais comprei na época: 568. Busquei, desse modo, arrancar de vez a ferrugem literária e ganhar confiança já que os livros restantes contém muitas laudas a menos.

Digna do incentivo escolar pela riqueza de informações, O MUNDO DE SOFIA é uma obra que merece ser revisitada. Jostein constrói aqui uma linha temporal-filosófica de fácil entendimento e, além disso, apresenta uma complexa teia informativa de forma quase didática. O incrível trabalho do intelectual norueguês merece equivalente reconhecimento. E é o que tento fazer, humildemente, nessa resenha.

Desejo que todos criem uma noção sobre filosofia e, se você está infectado pela sede do saber (como eu), O MUNDO DE SOFIA ? que foi traduzido para 60 línguas e vendeu mais de 40 milhões de exemplares ? tem que estar presente desde a base. Também me deram este conselho e, agora, vejo-me na responsa de aconselhar igualmente.

?Se queres conhecer o passado, examine o presente que é o resultado; se queres conhecer o futuro, examine o presente que é a causa.? /Confúcio

Sofia, Alberto, Hermes, Marujo, Hilde e, principalmente, os filósofos que o digam.
Denny's 16/08/2021minha estante
Muito bom, pqp.

leiturasdaursula 23/09/2022

Uma excelente introdução à Filosofia
Sofia Amundsen está prestes a completar 15 anos quando começa a receber bilhetes e cartões-postais bastante peculiares. Os bilhetes são anônimos e contém perguntas filosóficas feitas à Sofia: ?quem é você?? e ?De onde vem o mundo??. Sofia se vê bastante curiosa e instigada pelo conteúdo e decide estudar o assunto. Aos poucos, a pessoa misteriosa se revela um professor de Filosofia e Sofia é convidada para participar do seu curso.

Então essa menina irá receber conteúdos e responder aos questionamentos, mas também ficará curiosa para saber quem está enviando as cartas e apostilas. Por isso, ela inicia uma jornada de detetive ao mesmo tempo em que adentra o mundo da Filosofia.

Sofia também começa a encontrar postais enviados do Líbano, por um major desconhecido, para uma certa Hilde Møller Knag, garota a quem Sofia não conhece e que, assim como ela, está prestes a completar 15 anos.

O autor utiliza dessa atmosfera leve, mas misteriosa para trazer tópicos filosóficos e apresentar grandes filósofos e suas teorias. Em alguns momentos do livro, Sofia é orientada pelo professor a reler capítulos, pesquisar sobre autores e conceitos, o que, na verdade, é uma forma que o autor encontrou de orientar nós leitores a um estudo direcionado da filosofia.

Esse livro é um infanto-juvenil, mas que indico para leitores adultos, que como eu, tem pouca bagagem no estudo filosófico pois funciona como uma excelente porta de entrada para o assunto! Eu fiquei maravilhada e gostei demais da leitura, se você for passando as fotos, vai perceber que marquei bastante!

Juliana.Leite 05/04/2023

Um mergulho na filosofia
O livro na maior parte prendeu minha atenção. Fiz muitas anotações e me peguei refletindo sobre várias coisas em diversos momentos.
Outras partes se tornaram cansativas...
Achei interessante a forma de ligar os pensamentos de filósofos diferentes, tudo seguia uma linha temporal e de raciocínio.
Por conhecer muitas citações, nomes que fizeram parte da história teatral, acredito que o livro tenha se tornado mais rico pra mim.
Não é um livro que recomendaria para todas as pessoas porque sei que muitos podem achar maçante, denso... Mas para quem gosta de reflexões, conhecimento, linhas de racicínio, é uma ótima recomendação.
Tetereretete0 05/04/2023minha estante
Oioi! Qual a classificação do livro?

Juliana.Leite 06/04/2023minha estante
15...16 anos pra cima.

Bela 17/04/2023minha estante
Ju, já leu O Dia do Coringa, do Gaardner??? Eu amei mais que Sofia...

Juliana.Leite 18/04/2023minha estante
Ainda não Belaaa, vou anotar!! Obrigadaa.

Danápi 08/05/2020

Muito bom.
Talvez minha unica releitura, gosto bastante do livro. Acho admirável como o autor condensa um mundo em apenas 560 páginas de forma tão fluida.

Truga 25/06/2020

Livro gostosinho, de cabeceira. Gostei, mas cansou um pouco.

Formato: livro tem 550 páginas, mas não é tão grande em dimensões físicas. De todo modo, é aquilo né: desconfortável para ler, pesado, enfim.

Escopo: é um livro de filosofia que tem uma história por trás. Sofia, de 14 anos começa, sem esperar, um curso de filosofia misterioso por cartas que chegavam pelo correio. Com o tempo, entendemos os protagonistas. Não quero escrever mais para dar spoiler, porém vou resumir: livro começa empolgante -> fica morno -> fica confuso -> empolga de novo -> morno até o fim.

O livro tem muitos capítulos, cada capítulo é um filósofo ou um período (barroco, romantismo etc). Começa com os pré-socráticos e vai até Sartre. A escrita segue o formato: esse ‘curso de filosofia’ é recebido por cartas e Sofia vai lendo as cartas, e no caso nós, os leitores, acompanhamos a leitura e os diálogos de Sofia e outros personagens.

Em muitas passagens o autor cita (colocando entre aspas mesmo) frases de cientistas, filósofos, reis, poetas, mas não tem nenhuma nota com fonte/referência externa para consulta, o que é um ponto negativo.

Achei a história de fundo meio sem graça para um adulto, mais apropriado ao público infanto-juvenil mesmo.

➡️RESUMO: indico como um livro inicial para a história da filosofia. Ler sem pressa, aproveitar o texto mesmo. É um livro que daria para meus filhos/sobrinhos com 14 anos e que gostasse de ler. Após a leitura, sinto que tenho uma visão global da história muito melhor, mais entrelaçada do que tinha antes.

➡️ instagram literário: @trugaindica

@tigloko 26/02/2020

"O conhecimento está em constante movimento adiante e acompanha o progresso humano. Ele marcha com a história"
A Jornada de Sofia pelo mundo da filosofia, passando desde seus primórdios até os dias atuais desenrolou-se de forma instrutiva para mim. Coisas que não me lembrava e nem conhecia. Acompanhando os diferentes pontos de vista dos pensadores através da história, como se modificaram e isso influenciou na história em si.

Contudo, em alguns momentos tive que dar uma pausa pois o fluxo de informações estava ultrapassando o limite do que eu conseguia absorver. Não que isso seja um defeito do livro, somente que a empolgação foi esfriando ao longo da leitura.

Sobre os personagens, eles são bem desenvolvidos. Sofia é uma boa protagonista e Alberto um ótimo personagem, apesar de estarem a servido da narrativa. A narrativa te deixa interessado no que vem a seguir, com as misteriosas cartas que Sofia recebe. E toda a reviravolta da trama é muito bem construída e diferenciada, algo bem original ao meu ver.

Livro recomendado sem dúvida, é um guia bem-sucedido ao reunir as informações para quem quer conhecer o básico do assunto e instigar a saber mais.
Micaele.Santos 26/02/2020minha estante

lyrkiv 11/12/2023

FiloSofia
Abordando o que o título já nos diz, o romance da história da filosofia nos leva a um mundo complexo cheio de pensadores que com o passar do tempo mudaram e ainda mudam nossa forma de ver o mundo, e também, alegando o que cada um deles defendia com uma aptidão paciente e descomplicada. E não obstante, contém claramente uma deleitável pitada de suspense, a cereja do bolo.

"Só fazemos algo errado quando não sabemos como fazer melhor. Por isso é tão importante aumentarmos nosso conhecimento". E assim por diante, poderia citar muitas frases e trechos dessa obra que me fizeram meditar por vários minutos seguidos, e isso que faz o livro ter essa essência cativante, que se você não se controlar grifa todas as páginas, aquela sensação de euforia literária.

De maneira alguma é uma leitura arrastada e tediosa, ainda mais para os amantes da filosofia, sendo ela uma porta para o aprendizado, e a chave, a nossa fome pelo saber. "... a única coisa de que precisamos para sermos filósofos é a capacidade de nos admirarmos com as coisas..." e isso é retratado nitidamente no consciente de nossos queridos personagens, tão cativantes quanto.

Ademais quero levar em pauta o plot GENIAL que esse livro me proporcionou, todo aquele suspense se desenrolando aos poucos, abrindo a mente dos personagens e principalmente do leitor, o fazendo juntar todas as peças, todas as cartas... Sinto uma vontade enorme de gritar só de lembrar que não terei a chance de ler esse escrito pela primeira vez novamente.

Por ser a filosofia uma área que amo de paixão, foi uma experiência profundamente maravilhosa ler essa obra. Não me arrependo de cada página virada. Agradeço de sincero coração ao meu professor Rubens de filosofia por ter me presenteado com essa inesquecível história. Me dando a oportunidade de aprender mais sobre a mãe de todas as ciências de um jeito, por assim dizer, apetitoso, que é a partir da leitura.

Marcos Wlrich 25/03/2021

Uma boa introdução à filosofia
O livro é gostoso de ler, filosofia geralmente é pesado a leitura e entender cada filosófico em seu tempo, parece um caminho difícil e impossível. Mas, o Mundo de Sofia facilita, e é uma ótima porta de entrada e uma boa introdução à filosofia. Além de citar os principais filósofos, o livro tem uma história envolvente e personagens misteriosos, o que facilita e torna uma leitura leve e bem fluida.

Ricardo.Borges 22/03/2022

Cumpre o que promete
Já na capa, o ?romance da história da filosofia? dá a pista sobre o que vai ser a leitura do livro. No começo, me senti envolvido e empolgado com a abordagem do autor que tenta, cuidadosamente, mesclar o mistério ao redor de Sofia e a linha do tempo didática da história da filosofia.
Em alguns momentos, ele perde o tom netas aulas e, então, Sofia o salva, trazendo o leitor para a história novamente, o que deixa o livro um pouco morno, pela repetição destes momentos. Embora ele cumpra seu papel narrativo adequadamente, culmina em um final esperado, sem grandes surpresas. É um bom livro.
Axel 22/03/2022minha estante
Dar para tirar alguns lições de filosofia ?

Ricardo.Borges 22/03/2022minha estante
@Axel, dá para saber onde procurar reflexões sobre algum tema, já que o autor descreve resumidamente e de modo simples a linha de pensamento dos principais filósofos em uma linha do tempo contínua, muito apropriada para quem não teve contato com a disciplina de filosofia, pois, a partir daí, pode se aprofundar mais?

Chico 12/08/2009

Pretensioso, chato, raso...e pretensioso, de novo.

Acessório frequentemente utilizado para matar dois coelhos numa cajadada só: tentar impressionar amigos por ter lido algo com mais de 400 páginas, e gabar-se por ter (aturado) digerido um livro de (atenção para o eufemismo) filosofia.

Ricardo_PA 03/12/2011minha estante
Concordo. Acho que esse livro é um dos mais "abandonados" da história (os número do skoob são bem sugestivos). Acho que aguentei só umas 100 páginas e nunca me arrependi de não ter terminado.

vera 10/07/2019minha estante
Li ha mtos anos atras, e agora estou na maior indecisão se releio ou não, pq as resenhas aqui no skoob são 8 ou 80... rsrs

Rejane.Romani 17/04/2020minha estante
Um livro extenso demais, teórico demais, cansativo, confuso ao pretender ser literário e não apenas um manual filosófico. Não recomendo.

Rafadferrari 28/05/2021

Arrependida de não ter lido antes
Minha mae sempre falou pra ler esse livro, desde quando eu tenho uns 13 anos, e nunca peguei pra ler, devia ter lido amei e acrescenta muito em repertório.

Manu5 04/12/2022

Pra quem gosta de filosofia é muito bom, é um curso de filosofia praticamente, conhecemos os principais filósofos, algumas partes são bem lentas porém algumas vc fica preso na história, nunca imaginei o final desse livro, tô passada kkkk mais gostei bem viajado.