Amanhã, Quando a Guerra Começou

Amanhã, Quando a Guerra Começou John Marsden

Resenhas - Amanhã, Quando a Guerra Começou

Mycaelle 06/02/2024

Afinal, a maldade é invenção humana ou qualidade natural?
Descobri essa coleção por acaso aqui no Skoob, e logo me interessei por causa do projeto gráfico impecável. A capa é bem expressiva até; e os detalhes de cabeçalho, paginação e até a indicação do volume do livro são criativos e contribuem para a imersão do leitor na história.

O início do livro é um pouco maçante, já que apresenta os 7 adolescentes protagonistas da trama organizando uma viagem que funcionará como um rito de passagem para a vida adulta. Quando retornam dessa aventura, começam a encontrar indícios de que algo está muito errado na cidade em que vivem.

A partir daí, o desenrolar dos fatos é bem coerente e impactante. A mudança de comportamento dos personagens é gradual, e o fato de sobreviverem em um contexto como esse é crível, pois têm habilidades próprias da vida do campo que lhes tornam capazes de sobreviver com comida e outros recursos limitados. Faz sentido que eles consigam caçar e lidar tão bem com diferentes animais, que consigam explorar o ambiente para se proteger e executar suas estratégias etc. E embora muitos planos deem certo, outras tantas coisas falham, e os personagens acabam feridos sem que consigamos prever isso. Quer dizer, não é uma história romantizada que nos faz acreditar que tudo ficará perfeitamente bem no final.

A trama também demonstra como alguém, antes bobo e menosprezado por todos, pode ter ideias e atitudes muitos úteis fora do espaço escolar (esse é o caso do Homer). Além disso, traz diversas reflexões sobre desigualdade socioeconômica, ética em conflitos... Vemos o tempo todo, por exemplo, a Ellie refletindo sobre até que ponto ela pode matar e ferir os outros livremente, ou mesmo se apossar dos bens de outras pessoas.

Diante de todo esse caos, acompanhamos a amizade entre os protagonistas se fortalecer, enquanto lidam com a necessidade de, em alguns casos, abandonar um membro do grupo para proteger a maioria. Apesar do medo e da incerteza, todos demonstram bastante maturidade ao enfrentar cada situação, inclusive paixões. Tinha certeza de que me aborreceria muito com um possível triângulo amoroso entre Ellie, Lee e Homer, mas que surpresa maravilhosa as reflexões e decisões que ela tomou.

Estou ansiosa para descobrir se alguém morrerá (já teve gente perdendo animais de estimação e até a própria casa) e como os protas ajudarão o país a se livrar do domínio estrangeiro!

Mycaelle 06/02/2024

Afinal, o que é invenção humana ou qualidade natural?

dudinha30 02/02/2024

É um livro que entrega aquilo que promete, tem bastante ação, aventura, mistério, e ao decorrer da leitura várias dúvidas surgem em sua mente.
Gostei bastante pois não é um livro que possui a leitura arrasta, você consegue ler ele fluidamente pois a cada página fica mais imerso na história e curioso para saber os próximos acontecimentos.
Confesso que eu estava com um pouco de medo do final dele por ser uma saga. Temia que o final não desse um bom gancho para despertar interesse nos próximos volumes, mas o livro terminou de modo bem inesperado e que me deixou ainda mais curiosa para saber a continuação de tudo!

Patricia 27/01/2024

Excelente livro de aventura. Confesso que quando comecei a ler, fiquei em dúvida se iria gostar, pois não é meu tipo de leitura preferida. Mas acabou sendo uma boa surpresa.

JP Schneider 04/08/2023

Inferno, lugar bom para se esconder.
Já tinha lido e apreciado a história, e agora isso apenas reforçou minha convicção de que ela é realmente cativante. Tive que reler partes dela, já que pretendo seguir adiante com os demais volumes; torço para que mantenham a mesma qualidade envolvente.

Eu até imaginei como lidaria caso uma guerra irrompesse à minha porta - quais seriam minhas ações e reações diante de tudo isso. Na trama, Ellie e seus amigos partem para um acampamento, porém, ao retornarem, se deparam com o cenário caótico de um conflito em andamento. A percepção de que algo está errado é aguçada pela presença de animais mortos, casas vazias e outras reduzidas a escombros devido a bombardeios.

Confesso que fico em dúvida sobre como eu mesmo agiria numa situação tão extrema; no entanto, os personagens enfrentam essa crise de maneira notável. Homer emerge como um líder natural, suas estratégias, mesmo as mais ousadas, surpreendentemente dão certo.

A abordagem deles, embora simples, demonstra ser altamente eficaz. Reúnem recursos, buscam refúgio num local isolado e tentam resistir aos invasores. A narrativa flui com tal fluidez que, quando percebi, estava quase concluindo o livro. Minha expectativa para os próximos volumes é grande.

P.S. (A destruição da ponte e o tenso resgate do Lee foram, sem dúvida, os ápices mais emocionantes, mantendo a tensão do começo ao fim.)
Ellie e seus amigos se hospedam no Inferno, mas acabam descobrindo outro tipo de inferno.

Airam.Almeida 05/06/2023

A guerra começou
Imagina ir acampar com os seus amigos e quando voltarem descobrir que seu país foi invadido por forças militares desconhecidas, então, é isso que aconteceu com ele. Esse livro retrata a guerra de uma maneira totalmente diferente, pegar adolescentes que nunca enfrentaram nada parecido na vida que agora são obrigados a lutar para sobreviver é algo que eu nunca vi antes, é um livro incrível que tive sorte de revisitar agora.

manudteix 07/05/2023

Recomendo muito!
Que história gostosa de ler! É um livro teen bem completo ao meu ver e me deixou presa do início ao fim. Tem confronto, bastante foco na guerra, tem romance e tbm um plot no final que só me deixou com mais vontade de continuar a saga - 7 livros no total. Indico a leitura!

"Registrar tudo pode ajudar a sermos lembrados. E isso tem muita importância para nós. Nenhum de nós quer acabar como uma pilha de ossos brancos esquecidos, desconhecidos e, pior de tudo, sem ninguém saber os riscos que corremos."

Dâma 29/03/2023

Livro bom, envolvente, só achei triste q tem mais livros pra comprar da coleção porém sou pobre kkkk??

Mariele42 13/02/2023

História mais do que incrível!
?Nenhum livro pode dar conta do que aconteceu conosco. Não consigo me lembrar de nenhum livro que eu tenha lido ou filme que tenha visto que tenha a ver com nossa história. Todos nós tivemos de reescrever os roteiros das nossas vidas nas últimas semanas. Aprendemos muito e tivemos de descobrir o que é importante e o que faz a diferença.?, Ellie.

Não sei o que dizer sobre essa história. Fui tantas vezes destruída e reconstruída nessa jornada, que ainda preciso de um tempo para digerir tudo o que acabei de ler. Os personagens são incrivelmente humanos e, de uma maneira muito sincera e real, não escondem seus medos e suas imperfeições. Eles crescem e evoluem. De adolescentes a guerrilheiros. De crianças a homens e mulheres fortes.
Eu me apaixonei por cada um e sofri com cada um, durante toda a trajetória deles. Principalmente com a Ellie, o Homer e a Fi.
A história é tão bem contada pela personagem principal, a Ellie, que parece realmente, que ela é uma pessoa real nos contando seus dias de luta ao lado de seus amigos. São apenas pessoas normais, vivendo suas vidas normalmente e, de um dia para o outro, tudo muda. Como poderia acontecer com qualquer um em qualquer lugar? Talvez.
Estou apaixonada. Traumatizada, mas apaixonada. É uma história mais do que incrível. Eu amei e super recomendo!!!

Wagner Fernandes 31/01/2023

Amanhã eu continuo a série...
Um grupo de amigos adolescentes australianos decide fazer algo diferente no feriado do Natal e os 7 partem numa trilha durante uma semana. Encontram um caminho secreto ao descerem um rochedo para o litoral e passam cinco dias acampados ali.
Certa noite, Ellie, a jovem organizadora do grupo, acorda e ouve aviões atravessando o céu e tem um mau pressentimento. Ela quer voltar logo para casa e ver se os pais estão bem. Então descobre que um exército inimigo invadiu a cidade, matou muita gente e aprisionou a população. E agora, como esses garotos encontrarão os familiares e conseguirão se esconder dos soldados invasores?
É o tipo de história que podemos enquadrar na categoria de um "Jogos Vorazes" light ou um "Rambo Teen".
Ellie, a protagonista, é a narradora. O livro começa com ela contando o que aconteceu, como foi escolhida pelos demais para registrar num diário os eventos da invasão inimiga e o dia a dia com os companheiros e como conseguem sobreviver em meio ao caos da guerra.
Melhorou bastante depois da página 140, já que deu uma guinada legal.
Como é o volume 1, deve ser apenas o PRÓLOGO da série (são 7 volumes!). Parece mesmo aquelas séries de TV, sendo o volume 1 o primeiro episódio.
O livro tem um clima interessante, mas creio que o aproveitaria melhor se eu tivesse entre 14 e 24 anos, pois trata também de questões da idade, o primeiro relacionamento amoroso, descoberta do amor, sexo, preocupações, sensações e ciúmes juvenis.
Não é uma história ruim. É um pouco genérica, de fato. O "inimigo" bem poderia ser, além de um exército invasor, um ataque alienígena, ou a trama se passar numa nave espacial, em outro planeta, na Idade Média, etc. Quis o autor que fosse numa cidadezinha costeira da Austrália. Que seja.
Custei a começar este livro. Todos esses anos ele esteve em minha meta de leitura (desde 2019), mas nunca criei ânimo nem tive clima para ler. Talvez pela distopia. É o primeiro da série, e talvez por isso tenha protelado tanto para iniciá-lo. Mas foi uma leitura interessante. Uma aventura juvenil de um grupo de amigos. Parece um tipo de história datada, daquelas onde "russos invadem a América e grupos de resistência se formam para combater o invasor".
A edição é belíssima, impressa em duas cores, fonte grande e agradável para leitura; dá pra ler rápido. Só um detalhe me desagradou: tradução e revisão HORRÍVEIS. Artigo diante de nomes próprios "dói" na vista quando você lê "o Homer", "a Corrie", "disse o Lee", "explicou o Chris"... pra mencionar o mínimo. É pena. A Editora Fundamento tem bons livros, bons projetos gráficos e capas, mas péssimas tradução e revisão.
Espero ao menos que a história melhore nos próximos volumes. Serão mais 6 livros! (E tem uma trilogia chamada "Depois de Amanhã"! 10 livros! Vixi maria!!! :o
NÃO VAI DAR NÃO, LEÔNIDAS!!! Preciso parar de "arrumar essas confusão!!!" Kkk
Brincadeirinha. Se a história melhorar valerá a pena continuar. E parece que melhora sim. Espero. Agora quero saber o que acontecerá com essa galera.

MirzKr 04/01/2023

QUE LIVRO INCRÍVEL!!!

li o 5° livro quando era criança/pré adolescente e nunca mais consegui encontrar os livros iniciais. em 2020, muitos anos depois, achei o 3° em um sebo. e agora, mais dois anos depois, pude ler a série do início.

Amanhã tem uma história diferente de tudo que eu já li, é envolvente e você fica preso apenas querendo mais e mais da história.

queria muito que tivesse mais reconhecimento, até hoje não conheço ninguém que tenha lido. recomendo muito!!!

Talita Yuki 24/11/2022

Um livro que prende muito no começo, pela curiosidade e coisas novas acontecendo a todo momento, e você quer continuar lendo pra ver como a história vai se desenvolvendo, porém ao final das páginas o livro fica pacato e eu não via a hora de terminar. Um livro que eu achei que ia favoritar, mas no final perdeu toda a graça, tem continuação, mas não sei mais se quero ler, da uma certa curiosidade pra saber o resto da história, mas não fiquei mais presa nela.

lisarabrasphine 12/08/2022

Bom para sair da ressaca literária
Leitura rápida, um pouco distante da minha realidade (lugar físico mesmo), o que dificultou a visualização dos locais na minha cabeça.

O começo foi um pouco arrastado pela familiarização dos personagens, que são muitos por sinal. Sete.

No geral, bem realista e tem aspectos fortes e que podem ser bem trabalhados nos próximos livros, que ainda pretendo ler.

Bianca.Garbim 24/07/2022

Gostei muito do livro! Achei os personagens bem legais. É um livro mais juvenil, mas mesmo assim não deixa a desejar. Já quero ler o segundo livro!