Amanhã, Quando a Guerra Começou

Amanhã, Quando a Guerra Começou John Marsden

Resenhas - Amanhã, Quando a Guerra Começou

Amanda 29/04/2012

Amanhã, Quando a Guerra Começou ♥
Empolgante. Cheio de adrenalina e ação. É assim que consigo descrever Amanhã - Quando a Guerra Começou. É o tipo de literatura que eu gosto e, pasmem, não é um apocalipse zumbi. Não dessa vez. Porque agora até o apocalipse zumbi virou modinha, então né. Kamila há de concordar comigo. E Phyreon há de lançar maldições Illumina em todos esses posers de plantão que insultam a memória da falecida. E eu realmente não sei o que a falecida tem a ver com isso, Kamila, então não me pergunte.
A história gira em torno de sete adolescentes que num belo dia resolveram acampar durante quase uma semana e, ao contrário do que disseram para suas famílias, resolveram adentrar mais ainda na floresta do que costumavam ir. Digamos que esse é o tipo de desobediência que salva a vida das pessoas e embora não fosse prudente e eles soubessem disso, foi essa insistência inocente que salvou a vida deles. Um lugarzinho chamado Inferno que se tornou o Céu. Quando voltam da sua pequena aventura Inferno adentro, eles dão de cara com sua cidadezinha deserta, suas casas vazias, seus animais de criação mortos ou quase isso. É como se do dia para a noite todos os habitantes daquela pequena cidadela do interior tivessem resolvido fazer uma longa viajem para o exterior. É aí que tudo começa. Soldados fazendo ronda, aviões e helicópteros à espreita, homens atirando em tudo que aparente ser letal e estações de rádio clandestinas declarando o estado de sitio daquela área dos Estados Unidos.
O modo como o autor nos coloca dentro da situação é incrível. O leitor consegue se sentir na condição do protagonista, sendo contemplado com uma enxurrada de detalhes, algumas vezes massante, mas algumas vezes indispensáveis. O amadurecimento de alguns personagens também é perceptível, demonstrando como as pessoas, em situações de perigo, desamparadas e desesperadas, podem mudar, tanto para melhor quanto para pior. O grande laço da história é o modo como podemos facilmente imaginá-la acontecendo na realidade. Claro que de maneira fantasiosa e um pouco descabida, mas, se analisarmos de um ângulo mais agudo e conspirarmos comparando-o com alguns pontos da realidade, conseguimos tranquilamente colocar o livro num plano de realidade e talvez isso é o que o torne tão cativante. Não há nenhum vírus mortal transformando as pessoas em zumbis ou uma magia obscura e adormecida fazendo com que o mundo misteriosamente mude. É simplesmente a guerra e o desejo de poder e igualdade forçada que as pessoas sentem sendo colocado em prática de maneira radical e extremista.
Amanhã - Quando a Guerra Começou é um livro que pode agradar tanto adolescentes em busca de um romance em meio ao caos, quanto pessoas mais maduras querendo um pouco de distração da realidade, mas com um inteligência e muito talento em meio às páginas muito bem escritas por John Marsden.

Danielli15 13/02/2012

Uma série perfeita, mas pouco explorada! Espero que chame mais leitores por aqui!
Os sete amigos Ellie, Homer, Fi, Lee, Robyn, Kevin e Corrie moram numa pequena cidade da Austrália,chamada Wirrawee. Um feriado se aproxima e eles decidem acampar no Inferno, uma depressão rochosa muito famosa entre os habitantes, embora poucos se aventurem por lá.

Enquanto eles se divertem, começamos a conhecer um pouquinho de suas personalidades: Ellie, a líder; Corrie, toda menininha; Homer, o bad boy; Lee, o asiático caladão; Robyn, a religiosa; Fi, a menina rica e delicada que vive na cidade e Kevin, o machão egoísta. Essas personalidades mudam completamente ou se fortalecem, quando a guerra começa.

Mais em: http://sohlendo.blogspot.com/2011/11/resenha-amanha-quando-guerra-comecou.html

Gabriela1214 23/01/2012

Resenha do livro "Amanhã, Quando a Guerra Começou" #MundoPlatonico
Finalizei a leitura de Amanhã há poucos minutos, e ainda estou um pouco agitada. Sabe aquele tipo de livros que possuem momentos de pura adrenalina, que acelera nossos corações e nos fazem prender a respiração? Assim é Amanhã, com muitos momento que nos fazem enfartar, e com aquela insistente certeza - durante toda a leitura - que tudo pode dar errado e seremos capturados, ou pior ainda, mortos por um inimigo misterioso.

“(…) Nenhum livro pode dar conta do que aconteceu conosco. Não consigo me lembrar de nenhum livro que tenha lido ou filme que tenha visto que tenha a ver com a nossa história. Todos nós tivemos que reescrever os roteiros das nossas vidas nas últimas semanas. Aprendemos muito e tivemos de descobrir o que é importante e o que faz diferença – o que faz realmente diferença. Já faz um bom tempo.”

O começo do livro é típico de séries grandes como Amanhã, que possui sete livro. Os acontecimentos se desenvolvem lentamente enquanto conhecemos um pouco da história dos personagens antes da guerra, os seus hábitos, e caraterísticas de cada um antes que tudo tivesse mudado. Ellie é a narradora, ou como ela diz no livro, ela foi escolhida para contar a inacreditável história deles.

Os primeiros capítulos são chatos de ser lidos, pois não passam de Allie em suas reflexões sobre seus amigos, e suas aventuras adolescentes, tudo bem comum. Allie e Corrie estão organizando uma viagem que faram com seus amigos Lee, Homer, Fi, Kevin e Robyn. Eles afastaram-se da cidade e das fazendas onde moravam durante um importante festival que levava todos os habitantes a comemorações. Nesse começo percebemos como eles eram alienados, adolescentes normais que não sabem nada sobre política, ou sobre o que o seu país está passando, eles apenas querem sair para acampar e se divertir.

Mas quando eles retornam do acampamento percebem que tudo mudou, as fazendas e casas estão vazias e os animais mortos, não há vestígios de suas famílias e amigos, é como se eles nunca tivessem voltado do festival que aconteceu já há dias. O telefone não funciona, nem o rádio ou a televisão, e quando eles finalmente avistam pessoas, elas não eram bem o que eles esperavam, na verdade eram muitos soldados que falam uma língua estranha, e estavam invadindo o seu país.

“(…) Nessa vida de castelos de areia,
Duas coisas são firmes como a rocha.
Bondade diante da dificuldade alheia
Coragem diante da dificuldade nossa.”

O aspecto mais interessante da história é como os personagens mudam de atitude nos momentos de tensão, e nos surpreendem. Em poucos dias todos estão diferentes, aquele que mais brincava agora arma estratégias para obter informações e proteger a todos. É angustiante a situação deles, tendo que se esconder de um inimigo estranho, sem saber nem ao menos porque eles estão invadindo o seu país, convivendo diariamente com seus medos e dúvidas sobre o paradeiro de suas famílias.

Continue lendo no Mundo Platônico: http://gabiiem.blogspot.com/2012/01/resenha-amanha-quando-guerra-comecou.html

Pedro 28/12/2011

"Amanhã. Quando a guerra começou" se não cometessa algumas gafes e pecasse pela falta de grandes clímax (até ao ponto de ingenuidade por parte do escritor), seria um livro "plus". Claramente comercial, a obra é feita para adolescentes, com vocábulo simples e objetivo, o que de fato agrada àqueles que simplesmente desejam um pouco de sossego.
Fiquei preso à estória e aos personagens, finalizando o livro em exatos três dias. O ponto forte do livro é justamente a tensão e torcida para o lado dos "bonzinhos".
Só não entendo como (sim, talvez seja implicação minha) uma garota de 14, 15 anos possa escrever um relato de 251 páginas sem esquecer a hora em que ela comeu um biscoito recheado na primeira semana ou, ainda, a hora em que ela acordou há duas semanas.
Bem, resumindo, estou louco para começar o segundo volume.

Vivis 29/11/2011

Amanhã – Quando a guerra começou.
Lembro-me de ter me encantado com esse livro ainda na livraria. Um pouco diferente do que eu costumo procurar, mas ainda assim interessante. Demorei muito pra lê-lo por ter tantas coisas ainda mais interessantes na fila de compra, mas finalmente consegui o primeiro volume emprestado de um aluninho.
Depois de tanta expectativa pra lê-lo eu quase desisti. As primeiras 50 páginas pra mim foram um suplicio. Acho que demorei a me acostumar com a narrativa já que é tudo narrado a partir da visão de uma das personagens principais. Superado o meu primeiro desafio as coisas ficaram mais fáceis. Fáceis mesmo. Os livros infanto-juvenis de hoje tem uma linguagem extremamente fácil e acessível aos jovens. O que é bom pois falam mais ou menos como ele sobre o sentimentos e conflitos deles, mas peca em não apresentar nenhuma novidade ou desafio àquele potencial leitor.
Também achei que o livro peca exatamente naquilo em que é o seu forte. Vemos a guerra pelos olhos da protagonista. Ela expões em todos os detalhes o que vê e o que sente. Tá aí o problema. Ela escreve como um relato, para que outros leiam, mas as vezes escreve como um diário secreto falando sobre intimidades que eu duvido que uma garota se sentiria a vontade de descrever se soubesse que seus amigos e pessoas envolvidas naquela situação fossem realmente ler.
No fim das coisas o livro voou e eu até fiquei curiosa para saber o que acontecesse daqui pra frente. As situações tensas e perigosas, os planos inusitados e o desenvolvimento dos personagens, achei tudo cabível a uma ficção. Sendo muito exigentes e colocássemos personagens muito parecidos com pessoas comuns a história não seria tão interessantes. Porque afinal de contas o que um grupo de 8 adolescentes realmente poderia fazer contra um exército invasor que destruiu suas casas, matou seus animais mantem seus pais encarcerados?
Só que mais 6 livros são uma longa jornada e eu ainda tenho outras prioridades de leitura. Então provavelmente só volte a Austrália daqui a alguns meses.

David.H.S 07/10/2011

Para quem gosta de aventuras, romances, e mistérios eu recomendo este livro que logo no inicio, te leva a uma grande aventura!
A história toda é voltada em uma turma de amigos, que resolve acampar em um local completamente desconhecido e intrigante, apelidado de inferno, neste acampamento eles vivem muitas aventuras até o dia em que eles ouvem barulho de varias aeronaves sobrevoando o céu.
Passando esse acontecimento a turma fica completamente preocupada com o que esta ocorrendo e resolvem voltar para casa e quando eles voltam descobrem que a GUERRA COMEÇOU!
Para vocês descobrirem o que irá acontecer eu recomendo leia esse fascinante livro!

David.H.S 07/10/2011minha estante
Galera não repare muito, pois essa é a minha primeira resenha para o Skoob espero que gostem!

João 27/09/2011

INCRIVEL
realmente , uma das melhores leituras que eu ja fiz , vs simplesmente ñ sente quas paginas estão passando . Uma história , envolvente , que arrebatou leitores do mundo todo , e o mais incrivel , é a simplicidade da historia , e sua boa tradução.
INCRIVEL

Bárbara 26/09/2011

Amanhã, Quando a Guerra Começou - John Marsden
Antes de começar a resenha, preciso parabenizar a Editora Fundamento pelo ótimo trabalho de diagramação que eles fizeram com este e que fazem com todos os outros livros que lançam. No próximo Na Minha Caixa de Correio vocês poderão ver sobre o que estou falando agora.

No meu 3º e último dia de Bienal, lembrei que queria comprar ao menos um livro da Editora Fundamento para poder lançar um sorteio de um kit de lindos marcadores que eles me cederam quando firmaram parceria com meu blog, depois que eu liguei e conversei com o pessoal pelo telefone – foram super simpáticos. Ao chegar na estande deles fui super bem atendida. Lá, eles me apresentaram 4 séries que se pareciam com o meu gosto: As Garotas da Rua Beacon, A Lenda dos Guardiões, A Ordem dos Arqueiros e Amanhã, que foi a que eu acabei escolhendo por me lembrar de uma resenha que li sobre o livro no blog da Juh (Livros e Bolinhos). Resultado: Sem arrependimentos. O livro me mostrou ser tudo aquilo que eu esperava. Posso garantir a você que vou acabar comprando os próximos 6 livros rapidinho!

A sinopse já serve para abrir nosso apetite de leitura – falo isso com toda a certeza porque pude ver as reações do meu pai, do meu namorado, da minha mãe e da minha irmã (todos me disseram que querem ler). E tudo o que nela lemos, realmente – claro – acontece.

Acho que já é possível perceber a minha inexplicavel paixão por distópicos. Hum… Não que Amanhã seja uma série distópica, não, não é.
Pelo nome do livro, sabemos que uma guerra começou. Como essa guerra começou, posso adiantar para vocês que toda a população do país onde os 8 amigos (Ellie e seus companheiros: Homer, Fi, Lee, Corrie, Robyn, Kevin e Chris) moram simplesmente sumiram – desapareceram, evaporaram! (Brincadeira) e que, mais tarde, descobrimos que os mesmos foram forçados a trabalhar como escravos para os invasores.
Falei dos distópicos porque, ao ler, imagino que se John Marsden levar a história para o negativo, Amanhã seria a perfeita explicação para a formação de uma possível sociedade distópica futuristica! (Ah! Olhem minha empolgação!)

A única coisa que conseguiu me irritar foi como os personagens conseguiram “crescer” em tão pouco tempo. São 8 jovens numa média de 17 anos que pensam como adultos. E como adultos combatentes de guerra. Não sei se a guerra é capaz de fazer as pessoas mudarem completamente o seu jeito de pensar, mas achei que foi meio rápido. A Ellie viaja enquanto conta as coisas que pensa ou deixa de pensar, o Homer é cheio de estratégias incríveis (Meu filho, vem jogar War comigo que a gente ganha fácil!), o Lee, ao mesmo tempo que é um cara família e que mostra ser romântico, sabe usar a razão. Jovens de 17 anos pensando com a razão!!
Também preciso reclamar de como a Ellie era uma excelente motorista. Tudo que vocês imaginarem ela conseguiu guiar sem nunca antes te encostado em algo que não fosse um carro.

Mas a história, o enredo, o suspense e a espera em saber como será o dia de amanhã valeram MUITO a pena! Portanto, Livro 2, quem me dá?

Adriana 20/09/2011

Muita ação, aventura, diversão e romance te esperam ao ler essa obra! Eu amei!

Amanhã, Quando a Guerra Começou é um início de série fabuloso, com um tema até bem pouco abordado em YA Books. Uma guerra é sempre assunto fascinante e adoro ler livros sobre isso.

Ellie e seus amigos moram na Austrália, em uma cidadezinha rural chamada Wirrawee. Eles estão acostumados a uma vida longe da cidade grande, cuidando da criação e ajudando seus pais. Para se divertirem em um feriado que se aproxima, ao invés de irem a tradicional feira que ocorre na cidade, eles decidem acampar. Assim Ellie, Corrie, Homer, Lee, Robyn, Fi e Kevin vão acampar no Inferno, uma famosa depressão rochosa do lugar.

Só que, ao voltarem, eles descobrem que seu país foi invadido e está em guerra, seus familiares estão desaparecidos e a cidade está um caos. É aí que começa a ação. Sozinhos, eles terão que se virar para conseguir sobreviver aos inúmeros perigos que se escondem atrás de cada arbusto.

Sinceramente, a leitura é viciante, eu não conseguia parar até saber mais e mais do que estava acontecendo. John Marsden escreve de forma primorosa, te levando a querer descobrir qual a próxima aventura ou encrenca que os personagens irão enfrentar.

Não é uma leitura leve, porque mesmo sendo um infanto-juvenil, as cenas de guerra são bem fortes, o autor não nos poupa da realidade desta situação. Cada vez que eles se encontravam em perigo eu pensava: é agora que alguém vai morrer ou ser capturado!

Também é muito interessante perceber a forma como todos os personagens crescem ao longo da história, como uma situação de caos pode fortalecer os laços de amizade e amor e como jovens podem ficar tão maduros em tão pouco tempo.

Outra coisa que preciso desesperadamente elogiar desde que peguei o livro a mão é a edição FANTÁSTICA da Editora Fundamento. Não é de hoje que elogio o acabamento e revisão perfeitos que eles têm com seus livros. Todas as páginas são ricamente adornadas, os inícios de capítulo também. A editora não poupa recursos na edição, porque todas as páginas tem seus desenhos coloridos e a capa é ainda mais linda pessoalmente! Dá gosto gastar dinheiro em uma obra assim e tê-la em sua estante!

Totalmente recomendado, preciso ter em mãos a continuação urgentemente. Essa série é composta por mais seis livros, todos já publicados aqui no Brasil pela Fundamento.

Resenha em: http://mundodaleitura.wordpress.com/2011/09/20/john-marsden-amanha-quando-a-guerra-comecou/

Dyana 26/07/2011

Blog Desejo Literário (www.desejoliterário.blogspot.com)
Aproveitando o feriado de Natal, Ellie resolve fazer algo diferente de todos os outros habitantes da cidadezinha rural de Wirrawee que neste dia, como de costume, vão à famosa Feira: acampar. Há muito tempo, ela costumava acampar com sua amiga Corrie, então elas resolveram voltar aos velhos tempos e, com isso, também encontraram uma oportunidade de reunir os amigos. Depois de tudo planejado, eles rumam ao Ponto do Alfaiate que era onde eles iam montar o acampamento.

Certa noite, enquanto todos estavam dormindo, Ellie foi ao “banheiro”, se é que pode se chamar o “meio do mato” assim. Então começaram a passar aviões de guerra pretos que a assustaram e a fizeram pensar em milhares de coisas: Porque será que esses aviões estão sobrevoando essa área a essa hora da noite? Será que eles estão apenas fazendo um treinamento? No outro dia pela manhã, ela contou aos amigos o que viu e percebeu que alguns deles tinham visto o mesmo. Depois de muita discussão eles resolveram esquecer essa história.

Depois de alguns dias se divertindo e colocando os assuntos em dia, eles decidiram que era hora de voltar porque os suprimentos estavam acabando. Porém, antes mesmo de chegarem à cidade, eles perceberam que na mata que fica ao redor dela estava tendo focos de incêndio. Eles acharam estranho, pois não costumava acontecer esse tipo de coisa nessa época do ano. Foi só depois que entraram na cidade que perceberam que algo estava errado. Estava tudo silencioso demais, não tinha ninguém nas ruas, nas casas alguns cachorros e outros animais estavam mortos e os familiares de todos da turma tinham sumido. Viram tanques de guerra, aviões sobrevoando a cidade e soldados armados. Após vasculharem tudo e analisarem o que poderia ser a causa de tudo isso, eles realmente passaram a cogitar a possibilidade de que tinham sido invadidos, de que estavam em guerra.

Leia mais: http://acessa.me/gjct

Johnny 22/07/2011

Ótimo
Depois de Harry Potter, fiquei virgem de séries, e desde então procuro constantemente encontrar outra que me faça tão feliz quanto o bruxinho me fez.

Nesse primeiro volume da série de 7 livros ( eu acho) me senti muitas vezes vidrado na história muito bem escrita por John Marsden, algumas vezes toda via ela é parada, descritiva além da conta. O começo é parado, mas as cenas de ação ( ou páginas) ganham mais de 70% do livro, que é ótimo.

Espero que no segundo volume John Marsden tenha evoluído e tenha elaborado um livro ainda melhor que o primeiro, pra mim ganhar de vez outra paixão por um grupo de amigos.

Milly 16/06/2011

Lembro de ter visto a propaganda do livro na tv. achei interessante na hora mas não tive curiosidade pra procurar o livro realmente. Achava que seria uma história boba... Como eu estava enganada.

O livro 'Amanhã' é aquele tipo de livro que você esquece do mundo, não para de ler, nem percebe a hora passar, esse livro não cansa.

A história é sobre Ellie que resolve mudar os planos, chama seus amigos para acampar, ficar uns dias no Inferno. Um lugar no meio da floresta, 'intocado' pelo homem, a não ser pelo tal Eremita que tantos ouviram falar, por ter 'matado' a mulher e o filho, mas ninguém sabe mesmo o que aconteceu.
Enfim, depois desses dias acampados eles voltam para a cidade e se deparam com... Nada, exatamente, a cidade está vazia, ou melhor, bagunçadas, os animais mortos ou quase-mortos, sem eletricidade e sem telefone.
Aos poucos eles descobrem que seu país foi vítima de um ataque (não se sabe de quem) e que seus habitantes são reféns.
Agora eles tem que arranjar uma maneira de sobreviver a esse exército inimigo. Eles tem que decidir se vão atacar e salvar suas famílias e amigos ou se vão se esconder e esperar ajuda.

É um livro que não enrola, que é cheio de ação, mas também não dispensa um romance. Uma história onde os personagens são únicos, até parecem reais.

Vale a pena ler.

... 04/06/2011

dificuldades!!!
O livro é muito bom, excepcional eu diria, aprendi com esse livro que apesar de todas as dificuldades e o quão trágicas elas sejam devemos enfrenta-las de qualquer jeito, e que os amigos sempre vão estar do seu lado pra te ajudar!!!

Pedro 21/05/2011

Amanhã
Este livro é um dos melhores que li, você sente a aventura vivida pelos personagens, onde uns moram na cidade e outros no campo, e após sairem para acampar e voltarem para sua cidade percebem que há uma guerra mundial, e se uninem para tentar salvar parentes e amigos! É ótimo, eles descobrem a força de suas amizades, e mundam o jeito de pensar!

isra 06/05/2011

é isso que eu chamo de suspense ação romance tudo misturado é um dos melhores que eu ja li tambem