Amanhã, Quando a Guerra Começou

Amanhã, Quando a Guerra Começou John Marsden

Resenhas - Amanhã, Quando a Guerra Começou

Juninhooo 02/05/2011

Postado no www.CooltureNews.com.br
Vou confessar que minha primeira reação ao conhecer sobre o livro foi de total indiferença, porém ao ver algumas resenhas e acompanhar algumas discussões via twitter do livro fiquei muito interessado em ler e fui atrás de mais informações. Caso você esteja na mesma situação em que estive a um tempo atrás, conselho, dê uma chance ao livro, com estória e personagens envolventes John Mardsden consegue nos prender cada vez mais a trama, estou em crise de abstinência para ler os próximos livros.

Ellie e um grupo de amigos resolvem acampar durante um festival que haveria em sua cidade, no acampamento acabamos conhecendo um pouco mais sobre cada um dos personagens, de uma forma superficial, afinal vamos conhecer do que cada um é capaz mais adiante. ao retornar do acampamento o grupo de amigos percebe que algo está diferente, a cidade está deserta e suas casas abandonadas como se seus pais tivessem saido para ir ao festival e não retornaram, o que é exatamente o que houve.

Achando tudo muito estranho, o grupo de amigos resolvem ir até o local da feira para saber o que houve, chegando lá descobrem que o local fora transformado em um quartel e que seus familiares estão sendo mantidos refém, seu país está em guerra, e nenhum local agora é mais seguro que o Inferno (local do acampamento).

O mais impressionante é o crescimento dos personagens em uma situação como essa, onde seus objetivos de vida mudaram completamente, mas ainda assim continuam sendo adolescentes. A trama é narrada em primeira pessoa por Ellie, que foi incumbida da tarefa de anotar tudo o que estava acontecendo.

A forma com que os personagens foram construídos e as sutis mudanças que passam no decorrer da estória para virarem verdadeiros guerreiros é impecável. Preciso falar também do acabamento do livro, a capa é perfeita mas a maior surpresa que tive foram as páginas, são todas estilizadas a Editora Fundamento está de parabéns. Sabe o que é melhor na estória? São 7 livros! E estou completamente doido para devorar cada um deles.O livro foi adaptado para o cinema, e já tem mais 2 continuações garantidas.

MENINALY 14/04/2011

Um Bom Livro
O que sempre me chamou a atenção neste livro são as capas e a diagramação do mesmo, belissimo.
A estoria também é otima ( não é MARAVILHOSA), flui muito bem a leitura e te deixa com vontade de ler outros livros da serie.
Recomendo!

CooltureNews 01/04/2011

Por: Junior Nascimento (Coolture News)
Para mais resenhas e super promoções acesse nosso site

www.CooltureNews.com.br

****

clara 27/02/2011

Meio sem fumdamento, mais legal!
No começo nao tem mto sentido, mais do meio pro fim, vai ganhando um ar de suspense, aventura e açao; o que o torna um esemplo de coragem. Penna nao ter achado o resto da coleçao :/

Claudinei 16/02/2011

Esse foi aquele tipo de livro que não superou, sequer correspondeu minhas expectativas, esperava um pouco mais do que foi apresentado, claro, não estou dizendo que a estória é de todo ruim, pelo contrário a idéia é ótima e tem tudo para ser uma grande série, porém, não despertou em mim o interesse de seguir avidamente pelos outros livros para descobrir como tudo irá acabar.
Toda a aventura se passa na Austrália, um ponto positivo para o autor foi ter usado de lugares reais para criar sua trama, logo no inicio do livro Marsden explica a geografia do livro o que dá um pouco mais de credibilidade. O que não me agradou foi o fato de em várias situações do livro, parecer muito adolescente, onde a personagem principal vivia em conflito com si mesma nas confusões de seus sentimentos, tornando-a na minha opinião uma protagonista insuportável e não uma “heroína”.
Da metade até o final ficou um pouco melhor, teve mais ação e ao autor focou mais no ponto de sobrevivência dos personagens o que caracterizou mais como uma guerra, o final causou uma certa adrenalina com a missão arriscada em que se envolveu Ellie e os outros.
Provavelmente irei ler o restante, mas não será uma das minhas prioridades de leitura, apesar de ficar balanceado em pontos negativos e positivos eu recomendo o livro. De 0 a 10 eu dou nota 7.

Regiane 10/02/2011

Ótima aventura!
O que aconteceria se sua vida mudasse de repente, se todas as pessoas sumissem sem maiores explicações? Difícil responder essa, né?

Ellie e seus amigos – Lee, Homer, Fiona, Robyn, Kevin e Corrie – organizam um acampamento de uma semana num lugar inusitado, chamado Inferno, bem na época de um evento que acontece na cidade, que reúne todos os moradores da região. Apesar de ser uma festa importante, os jovens conseguem convencer seus pais a deixarem embarcar nessa aventura.

Após voltarem do passeio, eles se deparam com acontecimentos esquisitos. Como cachorros e outros animais mortos, suas casas sem seus familiares, sem energia e telefones, e com a cidade aparentemente abandonada. Infelizmente eles não estão sós. O perigo e o desespero nunca estiveram tão presentes em suas vidas, pois eles descobrem que a guerra chegou por ali. Diante dessa situação, esses adolescentes são obrigados a deixarem o medo e a imaturidade de lado. Em nome da sobrevivência, eles serão capazes de lutar de todas as formas possíveis, e a esperança será a maior motivação para seguirem em frente para poder reencontrar seus entes queridos e conquistar a liberdade de seu país.

Sabe aquele livro que você pega para ler, e enquanto não termina não consegue desgrudar das páginas? Pois então, isso aconteceu comigo lendo Amanhã, Quando a Guerra Começou (uma série de 7 livros).

Eu adorei essa obra, ou melhor eu amei. Os personagens são excelentes, com personalidades fortes e marcantes. A escrita de John Marsden é bem cativante e a narração é outro ponto positivo, pois mesmo sendo em primeira pessoa (narrado pela Ellie), não deixa em nenhum momento o leitor no vácuo.

A história é fantástica e criativa, com pitada de romance, além disso, foge totalmente dos temas abordados atualmente (como sobrenatural, fantasia, etc) dentro do gênero infanto-juvenil. Algo que me deixou muito feliz. É bom ter autores que buscam outros caminhos, o que faz uma enorme diferença.

O livro terminou numa situação bem tensa, o que me fez ter muita vontade de ler a continuação o quanto antes. E para quem não sabe, a série Amanhã virou filme e tem previsão para estrear no Brasil em junho desse ano. Vamos aguardar! Enquanto isso, recomendo muitíssimo que vocês leiam os livros.

Iris Figueiredo 03/02/2011

Para mais resenhas: www.literalmentefalando.com.br
Não dá para dizer o quanto eu fiquei empolgada com a sinopse do primeiro volume da série Amanhã. Tanto que quando eu vi o livro no sebo perto da faculdade dando "sopa" dei pulinhos e fui alegre pagar no caixa os dezoito reais.
Acho que tenho que parar de criar expectativas, pois quanto mais vontade eu tenho de ler um livro, mais me decepciono.

O que não significa que o livro seja ruim. Eu realmente gostei de algumas partes, mas acho que ele poderia ser um pouco mais coerente em vários sentidos. O livro deixou devendo naquilo que a sinopse vende para o leitor: aventura.

Apesar de ter ação em várias partes, ela não é aquele tipo que faz seu coração pular da boca, e que te dá vontade de roer as unhas. É sempre algo previsível, que não mexe muito com você.
Eu sei que uma história não tem nada a ver com a outra, mas pegando um exemplo nacional, Estrela Píer, que não promete nada de aventura, e sim de romance, me deixou muito mais apreensiva e com medo pelos personagens do que Amanhã, que é um livro de aventura.
Os personagens não são fortes o suficiente para prender, ou para que nos apeguemos em algum em especial. O que mais me chamou atenção foi o Homer, ainda assim não foi o suficiente.

A ideia, sem dúvida, foi interessante, mas mal explorada. Acho que o "romance" foi mal colocado no livro. Para mim, é um livro onde não cabiam romances.

Eu esperava mais ação e gostaria de saber um pouco mais sobre o Eremita. Eu gostaria também que eles ficassem se enfiando menos na floresta, não sei. Óbvio, eles precisavam se proteger, mas eu precisava ficar apreensiva por eles.

Talvez eu leia os outros volumes da série, para saber o que acontece. Mas, outra vez, um livro na média, que não me prendeu o suficiente, mas que também não é de todo ruim, com alguns pontos interessantes.

AndyinhA 24/01/2011

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Ela não é ruim, tem uma temática interessante, falando sobre o que alguns jovens e pessoas normais poderiam fazer se seu país entrasse em guerra e como ficamos no meio disso tudo. Quando falava dos bichinhos mortos eu fiquei com dó no coração, gosto muito de animais e recentemente acabei perdendo o meu =/.

A descrição é um pouco confusa no início, mas aos poucos pega o ritmo e vamos entendendo cada personagem envolvido, seus dramas, medos, desejos e afins e vibramos com eles. Quem escreve a história é a Ellie, por isso todos os acontecimentos são na visão dela.

Mais em: http://www.monpetitpoison.com/2011/01/poison-books-amanha-quando-guerra.html

Vitor Lovatto 07/12/2010

Amanhã, Quando a Guerra Começou
Um grupo de jovens aventureiros vai passar um tempo em um acampamento na floresta, um local isolado da cidade e das noticias da região.
Após passarem um longo tempo na floresta eles retornam para a casa mais não acham seus parentes e descobrem que o pais entrou em guerra.

Vitor 04/12/2010

PERFEITO
Nossa, amanhã com certeza, é uma série que você se apega muito fácil. Ela vai te envolvendo, até o ponto de você chorar, ou gritar de raiva, a cada linha.

Psychobooks 28/11/2010

Os primeiros capítulos são um pouco lentos, pois como eu sabia que o livro seria sobre guerra, já queria uma ação logo de cara, mas não foi bem assim. Ellie e seus amigos (Fiona, Robyn, Lee, Homer, Kevin, Corrie) saem para acampar em um lugar esmo, de difícil acesso, bem no feriado onde teria uma grande feira agrícola na cidade onde muitos habitantes estariam presentes, menos eles.

No meio da noite, Ellie avista alguns aviões voando baixo com os faróis desligados e pensa ser os aviões que fariam um show durante a feira, sem dar maior importância ao fato, continua aproveitar os dias de acampamento que ainda lhe sobram. Mas ao voltarem para casa, não encontram nada, além de alguns animais mortos e os que sobreviveram estão famintos.

Começa então a grande aventura, primeiro descobrir o que está acontecendo e o que eles podem fazer para mudar a situação e ajudar seus familiares.

Leia mais: http://www.psychobooks.com.br/2010/11/resenha-serie-amanha-1-e-2.html

Mariana Dal Chico 28/11/2010

Biah @garotapaidegua 23/11/2010

Uma verdadeira Aventura!

Esta série conta a história de um grupo de jovens que foi acampar por uma semana num lugar chamado Inferno e quando voltam para casa percebem que todas as pessoas sumiram. Depois de investigar um pouco descobrem que o país foi invadido e está em guerra, o que faz com tenham que viver uma vida de guerrilheiros para não serem capturados.
O primeiro livro conta o começo dessa aventura, desde quando eles , Ellie, Homer, Lee , Fiona , Corie, Robyn e Kevin , decidiram que iam acampar, até começarem a explorar os arredores do lugar onde iam ficar e descobrirem que um outro lugar,de certa forma mítico para as pessoas da região, realmente existia: o Inferno. O Inferno é um lugar bem escondido e é pra onde eles vão depois de descobrirem o que aconteceu com suas famílias e amigos: todos estão prisioneiros das tropas invasoras.
Durante sua estadia no Inferno (com duplo sentido mesmo) eles se dividem em grupos para ir secretamente às cidades e fazendas conseguir suprimentos e equipamentos e vigiar os invasores. E é durante essas idas à cidade que acontecem algumas coisas realmente ruins.
O livro é uma verdadeira aventura. Neles os personagens são obrigados a fazer coisas que, em outras situações e com outras pessoas como protagonistas, julgariam como algo impensável, cruel e mau. E é muito bom ler sobre o amadurecimento desse jovens e sobre o processo que os leva a rever alguns de seus conceitos e julgamentos.
O livro é muito bom mesmo. Ele é narrado por um dos personagens, Ellie, o que faz com que conheçamos muitos dos sentimentos e impressões que ela tem a respeito de tudo o que está acontecendo com eles. São jovens protagonistas de uma história que poderia muito bem ser real, sem alta tecnologia nem ajuda sobrenatural. Tem um enredo que, na minha opinião, todo jovem (pelo menos eu) gostaria de viver na vida real : participar de uma aventura em que é preciso muita coragem e destemor,ajudar a salvar o mundo, ser um héroi, se desafiar e auto-superar, construir seu final feliz . Cada livro da série conta um pedaço dessa aventura, e tenho certeza de que é um melhor do que o outro. Viciei, sério rs não consigo parar de pensar no que vai acontecer agora . Já estou lendo o segundo livro e em breve vai ter resenha aqui também =D

Mais resenhas no blog : http://garotapaidegua.blogspot.com/

v.rattes 07/01/2011minha estante
CONCORDO COM VC ! esse livro e muito viciante ! eu to doido pra ver o filme, tomara q não estrague o livro! XD

Lili 19/11/2010

Três palavras definem Amanhã: arrebatador, criativo e estimulante.

A história de Ellie e seus amigos inicia despretensiosa, com o ar de roteiro de Sessão da Tarde e suas incontáveis repetitivas narrativas de aventuras adolescentes. É um pouco de difícil engolir os primeiros capítulos: o acampamento organizado para ser um momento de diversão em meio a um feriado é até um pouco entediante, apesar de conter um misteriozinho no ar por conta do próprio local que eles decidem explorar. Esse ponto exige paciência e a leitura segue porque você se agarra ao título, que de início já anuncia uma guerra.

Entretanto, esse marasmo inicial se mostra crucial: os jovens, por total desinteresse, desconhecem a realidade política tensa do seu país. Pausa para reflexão: realmente sabemos o que tem acontecido na complexa trama internacional? Nos importamos o suficiente? Essas perguntas me surpreenderam durante a leitura. Quando retornam da diversão, encontram um cenário totalmente caótico, casas vazias, animais morrendo de inanição, falta de telefone, água, energia. A narrativa sincera e rápida toma um ritmo envolvente, entre as investidas do grupo e os questionamentos, as dores e o medo, a raiva e necessidade de se manterem escondidos.

Um dos triunfos de John Marsden é manter a narrativa em primeira pessoa, na voz de Ellie. Sem a onisciência, a protagonista narra as ações descrevendo as emoções com vivacidade, nos colocando dentro do grupo, fazendo o coração palpitar e a respiração suspender. A visão próxima dos acontecimentos, o passo a passo dos planos para atingir os invasores assumem uma visão interessantíssima nos olhos da moça.

Ellie também é extremamente sincera nas suas anotações e completamente parcial: tem opiniões sobre seus amigos e as deixa impressas no papel, o livro é um espécie de diário. Mais um ponto para o autor, já que personagens-narradores não podem saber demais e muito menos serem imparciais ao descrever pessoas; a narradora é exatamente assim.

A construção dos personagens é complexa, cada jovem tem uma personalidade marcada, são diferentes entre si, com qualidades e defeitos, com erros típicos da adolescência, com a coragem que surge da necessidade. Não há heróis, não há sentimentos puramente nobres, não há patriotismo inexplicado. Os amigos continuam sendo adolescentes e as dúvidas e interesses típicos da idade – inclusive amorosos – não somem.

O livro termina em um momento de extrema tensão, deixando questionamentos para o próximo volume. Amanhã, quando a guerra começou é uma ótima abertura para série, bem construído, sem revelar demais, deixando muita coisa para o que ainda tem para vir. Em um mundo de livros fantásticos, a saga é um ar fresco renovador que chama atenção para outros parâmetros: para o caos da realidade, para o absurdo da humanidade.