O Perfume

O Perfume Patrick Süskind

Resenhas - O Perfume

Tharlley 24/11/2021

O livro acompanha a história de um moleque muito curioso que nasce sem cheiro mas é capaz de sentir e identificar qualquer cheiro que passe por ele, além disso ele gosta de matar umas novinhas enquanto sai cheirando as coisas.

Ciça 28/03/2021

Genial!!! Sensação de realidade tão forte que parecia estar sentindo todos os cheiros do livro. Nos ruins chegava a me dar nojo, ânsia e muito prazer nos bons. Um misto de sensações e emoções incrível!!
Recomendo muitooo!!!

souabia 11/08/2020

A essência do ser humano...
No meio da podridão, nasceu Grenouille. Excomungado pela sua mãe e rejeitado por todos, visto com um objeto de exploração, um animal e não como um ser humano, ninguém o amava. Ele não vivia, mas sim sobrevivia. Seu maior objetivo? Continuar vivo e ser amado. MAS, no final das contas, descobre que, em sua essência, o ser humano não passa de um ser selvagem, o amor não passa de um instinto e o homem apenas carne.

Anne10ssica 27/08/2020

A racionalidade é não se enganar pelos nossos estímulos
Livro sensacional! Eu já sou apaixonada pelo filme, mas o livro é fantástico!

MizukaYoshino 03/08/2021

A história é realmente muito boa e fascinante no ponto em que se torna interessante conhecer todo o processo pelo qual Grenouille obtem os perfumes, até mesmo no que se trata aos odores desagradáveis.
Teve algo que achei bastante peculiar: a leitura não te prende, mas tbm não te afasta, assim como a própria relação com o Grenouille.
Mas o ponto mais importante, e que acaba sendo levantado durante todo o livro, é sobre o que é a beleza? Tudo que é belo é realmente belo fisicamente ou surge por meio de percepções inconscientes com variados fatores?

@gustavoplatini 01/07/2020

Uma grata surpresa
Resolvi solicitar esse livro no skoob e nem me lembro o motivo, talvez tenha sido um superávit de créditos, talvez o nome tenha me chamado atenção, contudo, isso não vem ao caso. Fato é que a leitura foi uma grata surpresa, a saga desse ser destituído de odor chamado Grenouille é muito bem escrita, todos os locais e cheiros são muito bem detalhados e o enredo é ótimo.

Leonardo Bezerra 31/07/2020

Insípido
É muito estranho eu demorar 1 semana pra ler um livro tão curto, mas realmente esse aqui não me desceu tão bem. A história é ótima e o protagonista é muito bem construído e você se sente dentro da cabeça dele durante toda a história. Contudo, a escrita é arrastada e quanto mais eu lia, mais parecia que tinha mais páginas para ler. O final foi tão sem graça quanto o decorrer e se não fosse o protagonista, acho que a nota seria menor.

Maria16577 25/01/2023

Extremamente bem escrito, mas perturbador, pra dizer o mínimo. Achei muito interessante o modo como o autor leva a idealização das jovens virgens mortas (não sei se há um nome específico pra isso, mas é uma tendência cultural que vai desde "Virgens Suicidas" até a Laura Palmer de Twin Peaks) às últimas consequências, subvertendo todas as noções de moralidade, racionalidade e fé à exploração dos desejos mais terríveis e indizíveis e ao máximo primitivismo. A alegoria utilizada é extremamente incômoda, mas talvez por isso as mensagens sejam tão contundentes. Enfim, encantador.

Fabi 11/09/2020

Psicopata do sentido
Este foi um livro diferente de tudo que já li.
Passado no século XVIII, mostra um panorama de Paris e outras cidades da França pela perspectiva do olfato. Como o protagonista vive exclusivamente focado neste sentido, tudo gira em torno disso. Mas achei interessante que mesmo em partes mais arrastadas e com muitos detalhes a história me prendeu.
Recomendo muito a leitura.

@ciduart 16/09/2020

O Perfume X Kurt Cobain
Na França do séc. XVIII, em 17/07/1738, no lugar mais fedido de Paris Jean-Baptiste Grenouille, o quinto filho de uma feirante humilde que vendia e limpava peixes, veio ao mundo. Era para ter sido só mais um jogado ao rio com os restos dos peixes, como os quatro anteriores, mas surpreendentemente, num grito de desespero pela vida, Jean sobreviveu.

O livro escrito em 1985 por Patrick Suskind, escritor e jornalista alemão que estudou história medieval e moderna em Monique e na França, nos prende pela descrição tão singular das cenas, em certos momentos sentimos a repgnância de um lugar fétido, estranheza pelo personagem e incredulidade pelo perfil e comportamento dos seres humanos. Traz também um crítica à hipocrisia da sociedade onde as pessoas julgam no outro o que mais trazem dentro de si. Suskind, assim como seu personagem, também tem traços de misantropia (aversão ao ser humano), prefere manter distância da vida pública. Até hoje não se sabe muito sobre esse autor de escrita tão fluida e, para mim, perfeita. Inclusive se recusou a receber premiações e relutou em ver seu filme adaptado para o cinema, o que aconteceu em 2006 e manteve grande fidelidade com a obra.

O Perfume era um dos romances favoritos de Kurt Cobain, que se identificava com o personagem, pelo seu fascínio por cheios e sua alienação, revelou isso em algumas entrevistas: "Sou fascinado por cheiros, acho que gostaria de ter minha própria perfumaria." (Cobain, 1993, Spin Magazine)

A música Scentless Apprentice (Aprendiz sem cheiro), do álbum In Utero, foi inspirada nesse livro.

site: https://ciduart.com/2020/09/11/o-perfume-a-historia-de-um-assassino/

Aline ig @escape.abacharel 01/03/2020

Em uma França do século XVIII, Jean-Batiste Grenouille nasceu em uma barraca de peixes e foi rejeitado por sua mãe, assim como os seus outros filhos anteriores. Porém, a mãe não imaginava que diferentemente dos seus outros filhos, Grenouille nasceria vivo e que seu choro a denunciaria pelo crime de infanticídio.

A partir de então, é contada a história de Grenouille, o bebê com o nariz mais sensível da França. Grenouille fica sobre a tutela de diversas pessoas, um padre, uma ama de leite, contudo, ninguém o quer porque o pequeno bebê não tem cheiro nenhum, sendo até associado com o demônio por causa desse fato.

Porém, Grenouille acaba crescendo na casa da Madame Gaillard, uma mulher totalmente sem sensibilidade devido à sua incapacidade olfativa. Essa foi provavelmente a salvação de Grenouille, sobrevivendo ao longo dos anos, mesmo com tentativas de assassinato pelas outras crianças.

Quando Madame Gaillard começa a perceber as peculiaridades de Grenouille, ela vê uma ameaça e resolve entregá-lo como aprendiz de curtidor e é nesse novo trabalha que ele sofre, mas aprende a suportar tudo.

Certo dia, Grenouille sente um aroma que muda a sua vida. Ele persegue esse aroma até encontrar uma garota ruiva e, desesperado para que o cheiro não lhe escape, ele a estrangula. A partir de então, Grenouille almeja ser o maior perfumista que já existiu. É então que a sua busca o leva a um renomado mas decadente perfumista em Paris: o mestre Baldini. Ele aprende várias técnicas, porém, resolve buscar aperfeiçoamento em outras cidades da França. São tantas coisas pelas quais esse personagem passa que não dá para falar tudo! Recomendo a leitura deste livro incrível!

site: https://www.instagram.com/p/B9E_9sdDZlq/

Carlos Magno 06/02/2024

Como uma pintura confusa em um quadro, O Perfume tenta extrair do infame o belo.
Seja pelo estilo peculiar de escrita (altamente descritiva e exuberantemente olfativa), seus personagens e até mesmo o ambiente, tudo converge em uma narrativa que desafia concepções morais e estéticas.

A crueldade aqui não é gráfica, mas “artística”, levando em conta a visão do próprio personagem: Seus preceitos são estéticos, onde o belo é o cheiro e o visual é um mero detalhe. É inevitável não olharmos para tudo que engloba o livro, em especial seu ambiente. Retratado num período pré-revolução francesa, vemos as mazelas da sociedade em seu puro extase: Pobreza, miséria, podridão, a quase nula expectativa de futuro e, acima de tudo, o individualismo e a ambição de quase todos que passeiam peça história.

Nisso, o autor tem maestria: Nos fazer detestar todo e qualquer personagem, por mais miserável e sofrida que tenha sido sua tragetória. Não seria diferente com o Jean Baptiste Grenouille. Não há nada moral em seus atos, mas seria ele tão somente reduzido a isso ou deveriamos analisar também meio? Injustificavel, sim, mas como ele pode dicernir o que é moral e imoral vivendo e sobrevivendo da forma que ele viveu? O proprio autor deixa claro a distorção de realidade que Grenouille se encaixa quando é citado a ele Deus, deixando evidente a estranheza do personagem com o assunto, por exemplo. Sua solidão e apatia exalam seu odor (ou falta dele) desde seu nascimento. Por outro lado, a sua mente fétida, maléfic, possessiva e obsessiva torna-o desprezivel. Todos seus atos são, em menor ou maior proporção, milimetrados.

É nessa controvérsia que a trama se fortalece e se impõe. Odiei o personagem, suas atitudes e o seu final, surpreendi-me com o desfecho de outros demais, cansei com a leitura detalhista e floreada, mas consegui gostar (até mais que o esperado) da estória. O desconforto é o que torna esse livro marcante.

Henggo 01/06/2022

Ode à animalidade
Que livro peculiar, diferente, intrigante, cansativo, apaixonante. Assim como as notas de um perfume bem feito, eu tive aqui uma sucessão de prazeres.

Primeiro, o encantamento.

"Perfume, a história de um assassino" é um dos meus filmes preferidos da vida. É ousado, sem regras, desnudo; sem "hollywoodianismos", sabe? É um choque. E por ter me apegado tanto a ele, mergulhar neste livro foi um êxtase desde a primeira frase.

Segundo, veio a inspiração.

A história de Jean Batist Grenouille é grandiosa. A todo o momento eu imaginava subtramas, possibilidades, intrigas, histórias para além da história. É um personagem único, sem dúvida. Apaixonante e repulsivo.

Então, o asco.

Em certas passagens, a narrativa me cansou. Diálogos são algo raro aqui. É uma narração constante, ininterrupta e por vezes morosa. Não, não chega ao "padrão Tolkien de descrições". Porém, ao meu ver, tem certas partes que beiram como se o autor tivesse se deixado levar por divagações mil. Não é ruim, mas, tenhamos sensatez, tudo em excesso cansa.

Por fim, o êxtase.

Este é um livro sobre a animalidade, o sentido mais mundano, mais primitivo, mais instintivo que reside em nós. Ele está oculto por camadas e camadas de uma pretensa civilidade, contido pelas leis, pela religião, pelas regras de sociabilidade. Mas não se engane: nós somos animais, sedentos, violentos e, a um estalar de dedos, deixamos que a animalidade venha à tona. E com ela, como bem mostra o livro, vêm os odores de nossa humanidade.

O horror que mora em nós.

Ou você acha que torcedores se matando (literalmente) em um estádio de futebol é civilizado? O marido que, com ciúmes, esquarteja a esposa? O aluno que toca fogo na professora com medo de nota baixa? A irracionalidade da guerra?

Animalidade.

Hormônios.

Cheiros.

Vida e morte.

Perfume do que é a existência humana

E o final deste livro, as três páginas derradeiras, é EXATAMENTE o que eu penso que aconteceria caso Jesus aparecesse no meio das pessoas hoje em dia. Mas temos um gostinho: jogue uma celebridade no meio de uma rua apinhada e você verá até onde vai o amor.

Sim, o AMOR.

É o perfume da animalidade. Uma fragrância oculta, mas marcante. Como este livro.

leiturasdaursula 21/09/2022

Fascinante
O Perfume é um romance do escritor alemão Patrick Süskind, publicado pela primeira vez em 1985. Esta edição eu li no Kindle Unlimited, mas sinto que falta uma nova edição física dessa obra tão interessante. Este é um clássico contemporâneo do gênero suspense. Ambientando na França do século XVIII, este livro é um romance de construção que conta a história do Jean-Baptiste Grenouille. Ele é um recém-nascido, abandonado pela mãe junto a restos de peixes em um mercado parisiense. Desde neném, Jean Baptiste mostra determinação em viver, já que sobrevive ao atentado da mãe, grita, chora, sua mãe é presa e ele é resgatado pelo bispo que o designa a uma ama de leite. Porém esta criança ruiva tem duas peculiaridades: não tem cheiro e consegue sentir cheiro de tudo. Ele cresce sendo jogado de um lar a outro e trabalhando em empregos com pouca remuneração até que se vê trabalhando como aprendiz de perfumista. Seu sonho é criar uma fragrância única, porém seus métodos são macabros. Não há um grande mistério, na verdade a maior motivação da leitura é saber como a trajetória deste personagem irá se desenrolar. Tem um quê de místico em algumas partes o que eu acho que dá um toque de realismo mágico ou delírio, não sei. Eu gostei muito desse livro, porém ressalvo que é bem descritivo nos odores, sejam eles bons ou ruins, o que pode causar desconforto em alguns leitores. O final é de deixar o olho esbugalhado e a mente pensativa rsrs

caromitts 09/01/2023

até cheira, mas não fixa
O protagonista é um chato narcisista cujo único traço de personalidade é ter um olfato apurado (além de ser feio). De tão chato e presunçoso, a cada pensamento dele eu só conseguia revirar os olhos. No início me pareceu interessante, logo depois ficou arrastado e no meio eu não aguentava mais tanta descrição de cheiro, acontecimentos aleatórios sem propósito. Daí até o final eu só torci pra acabar logo. Cheguei para uma história "babadeira" de serial killer, fui embora com mortes toscas numa cartilha do "Boticário".