O Perfume

O Perfume Patrick Süskind

Resenhas - O Perfume

nino 06/01/2021

O aroma da vida
Demorei muito para ler "O perfume – A história de um assassino", não porque a obra não parecesse interessante, mas porque tenho uma grande tendência a acumulação, é a boa, velha e complicada fissura de possuir tudo o que seja possível baseado no medo de que saiam de catalogo e não se consiga mais.

Foi em um documentário sobre Michael Hutchence, do INXS, que um comentário sobre o livro veio a tona e despertou minha total atenção e meus olhos finalmente abraçaram a obra, dando inicio a mais uma sangrenta, original e curiosa viagem.

Jean-Baptiste Grenouille não nasceu em berço de ouro, muito pleno contrario, sua mãe deu luz a ele em um fétido mercado de peixes, mas havia algo de muito diferente nesse menino, seu olfato era mais apurado do que qualquer outro, estando ele em meio ao aroma de tanta podridão, miséria e sujeira ele aos poucos foi desenvolvendo uma busca por algo maior, muito maior do que o perfume de flores, muito mais completa do que qualquer agradável aroma que pudesse descobrir em seu caminho, ele encontrou no cheiro de um corpo humano que a ele exalava o amor e a sensualidade, a chance de encapsular mais poderoso perfume entre todos os outros existentes nessa terra: o perfume da vida, nem que para isso fosse preciso matar.

Dessa forma ele acaba preso dentro de uma mente doentia e moralmente deformada que o transforma em um assassino em série brutal.

A terceira obra do alemão Patrick Süskind oscila entre a beleza e a maldade pura.

Uma obra que não pode faltar em sua estante.

Camila1856 05/02/2020

Perfume, história de um assassino
O livro em si e bem interessante, sentimos tudo que o personagem sente no livro, a única coisa que deixa a desejar é que quem não tem o hábito de leitura e que está acostumado com um tipo de escrita como eu acha difícil a escrita do autor e o livro acaba ficando chato, mas a história é envolvente e eu recomendo muito a leitura deste livro...

Orquídea 02/06/2019

É um livro com uma história bem interessante, pra quem curte ler coisas diferenciadas vale a pena. O personagem principal e simplesmente um ser humano repugnante com uma convicção imensa de que é superior a tudo e todos por que "possui o melhor nariz da França". Viciado em poder absorver todos os odores que lhe instigam e pela busca do *POSSIVEL SPOILER* do próprio cheiro. O final foi BEM esquisito, mas bem interessante, nao diria que foi uma leitura ruim nem ums leitura incrivel porem pra mim valeu a pena.

Alexsandra 04/01/2021

P e r f e i t o
Uma escrita um pouco perturbadora mas muito cativante. Quase dá para sentir as essências descritas pelo autor.

B0nek1nh4 27/02/2023

O per....feito
É o livro dos livros, a minha paixão!!!! Meu livro predileto, de cabeceira... Meu amor... O que me deu gosto e cheiro pela leitura. Envolvente, perfeito, você começa a sentir os cheiros que ele de tão bem, descreve. Sem palavras. Sí cheirando.... Ops .... Quer dizer.... Deliciando com a leitura!
Ruivens 09/03/2023minha estante
Tenho essa mesma vibe sobre esse livro. A escrita é primorosa, a história é absurdamente envolvente, o final é surpreendente. Já li várias vezes.

Giulia29 02/06/2021

"Desde jovem estava acostumado a passar pelas pessoas sem que nem sequer tomassem conhecimento dele, não por desconsideração - como uma vez havia acreditado - mas porque não notavam a sua existência"

Haila.Batistao 02/06/2010

À primeira vista, o que me chamou a atenção nesse livro, além da própria história - um tanto quanto excêntrica - foi o fato de não ter praticamente nenhum diálogo, o que depois de começar a ler entendi o porquê.
Este é um livro muito descritivo, e o personagem principal, Jean-Baptiste Grenouille, quase não tem contato com os seres humanos a sua volta, pelo menos não da forma como as pessoas geralmente tem, ele tem contato com algo muito especial e delicado: os cheiros, dos mais simples e sutis aos facilmente percebidos. Grenouille se relaciona especificamente com isso, o que acaba tornando-o extremamente cruel na busca pelo perfume ideal, o qual ele descobre que poderia ser criado a partir do cheiro de mulheres - aliás, determinadas mulheres-, cheiro que, para ele transmitem amor, paz, felicidade, desejo...
O livro é muito bem escrito, é incrível como Patrick Süsckind consegue definir aromas e unir isso aos sentimentos.

Helen 15/10/2018

Incrível e praticamente indescritível!
Não dá para descrever com exatidão as inúmeras sensações que esse livro é capaz de causar. Atrevo-me a dizer que é uma das leituras mais intensas que eu já fiz até hoje. O Perfume tem uma história que é, ao mesmo passo, eletrizante e horripilante. Se tem uma coisa que esse livro não peca, é em nos dar detalhes, e você se sentirá incomodada(o) com todos eles!

site: http://resenhandosonhos.com/o-perfume-historia-de-um-assassino-patrick-suskind/

julia 27/12/2022

"Até então, acreditara que era do mundo de um modo geral que ele precisava escapar. Não era, porém, do mundo, mas das pessoas. Parecia-lhe que num mundo vazio de gente até dava para viver."
Simplesmente genial e bizarro. Um dos livros mais diferentes que eu li esse ano, a escrita do Patrick Süskind está incrível e o modo como ele descreve os odores te deixa impressionado. Além disso, eu adorei o sarcasmo do autor e esse humor um pouco mais pesado que ele tem (acompanhar o desfecho de alguns personagens secundários durante a história foi muito engraçado).
Apesar disso, eu senti que o enredo demorou bastante pra chegar onde deveria e essa demora me incomodou um pouco, porém quando o plot principal chega ele vem com tudo e a história se torna brutal e bizarra (que era o que eu estava esperando do livro e nesse quesito não me decepcionei). O último capítulo de O Perfume provavelmente vai ser um daqueles que eu nunca vou esquecer.

U.F. 24601 04/03/2011

Nunca torci tão contra o protagonista, como nesse romance
Um romance no qual se encontra vários aspectos naturalistas, a todo o momento um personagem é comparado com um animal, ou age como um, por exemplo, o protagonista Jean-Baptiste Grenouille é comparado com carrapato, aranha, caranguejo, etc.

Süskind é realmente um alquimista das palavras, um livro que é praticamente impossível passar incólume diante de tanta habilidade na escrita - com suas inúmeras sinestesias, prosopopéias e hipálages - não sentir o cheiro dos perfumes e fragrância que é descrito, e principalmente despertar no leitor a percepção do olfato, após a leitura de algum capítulo, tentamos sentir o cheio ao redor, ou prestamos mais atenção nos aromas.

Observei também da procrastinação do personagem Giuseppe Baldini, o maître de Grenouille, em adiar todas as vezes sua ida a Notre-Dame, sempre surgindo um imprevisto que ele considera mais importante.

A subjetividade de Grenouille, ou seja, seu mundo interior é fantástico, um mundo onde ele tenta recorrer a todo o momento, para fugir do mundo exterior, cheio de pessoas, traduzindo, cheio de cheiro desagradável.

Não posso deixar de falar do grande aprendizado que esse livro nos trás, sobre grandes técnicas, que nem imaginava, para extrair o perfume das flores, que pesquisei e comprovei que realmente o que é descrito acontece até hoje, sendo que a “enfleurage” rara técnica, é usada, até de modo artesanal, pela 'O Boticário', para extrair o absoluto da flor, seu óleo essencial mais puro.

Gabriel 27/11/2019

O Perfume
Em uma França do século 18, em meio ao odor de um mercado de peixes pútrido e asqueroso nasceu Jean-Baptiste Grenouille, cuja mãe o deixou para morrer mas aquele não era seu objetivo e chorou para a vida. Sua mãe é condenada por tentar matar o bebê e é enviada para a forca.
Grenouille é uma criança diferente, tem uma percepção diferente do mundo, não falou até os 5 anos mas percebeu que a linguagem verbal não se compara e nem alcança a capacidade do olfato dele. Grenouille desperta seu olfato cada vez mais e quer descobrir ainda mais o mundo. Vai trabalhar em um curtume, e algum tempo depois trabalhará com um perfumista. Querendo sempre aprender preservar o cheiro como o da garota dos pêssegos, sua primeira vítima, porém, seu cheiro foi perdido. De fato, a busca foi iniciada e com isso uma série de eventos e mortes estão por vir.
O livro em si é devidamente suave já que aborda uma história aterrorizante desde as primeiras páginas. Como um clássico há uma nova ambientação diferente do nosso mundo aprendemos e percebemos costumes e maneiras talvez nunca vistas ou vistas pelo lado pobre e não aristocrático francês.
Algumas pessoas provavelmente se sentiram mal ao ler o livro, há cenas fortes e pontos inimagináveis, porém, eu aconselho a leitura já como disse, é uma leitura suave e pode ser lido em poucos dias.

Rafael2157 25/02/2023

O aroma parisiense
?As pessoas podiam fechar os olhos diante da grandeza, do assustador, da beleza, e podiam tapar os ouvidos diante da melodia ou de palavras sedutoras. Mas não podiam escapar do aroma. Pois o aroma é o irmão da respiração. Com esta ele penetra nas pessoas, eles não podem escapar-lhe caso queiram viver. E bem para dentro delas é que vai o aroma, diretamente para o coração, distinguindo lá categoricamente entre atração e menosprezo, nojo e prazer, amor e ódio. Quem dominasse os odores dominaria o coração das pessoas?

É uma história que te pega desde o início. Inclusive, que porrada são as descrições iniciais desse livro. A escrita do autor é excelente, mesmo com uma escassez de grandes diálogos entre os personagens, esses são muito bem desenvolvidos e aproveitados durante a história do protagonista.
É inegável o talento do Patrick pra descrever essa Paris pré-revolucionária. Suja, grotesca, impiedosa, mas ao mesmo tempo viva (no sentido que o século XVIII permitia, claro). Mas eu de fato me senti super imerso e acho que o destaque é o contexto histórico que o autor resolveu ambientar a história.

Olha, esse final? Ainda não digeri e vou pensar durante algum tempo se gostei ou não. De qualquer forma, se for ler, prepare um estômago e parcela essa leitura. Pq foi um baque ler tudo em um dia só.