O Perfume

O Perfume Patrick Süskind

Resenhas - O Perfume

Alessandro.Aguilera 11/02/2022

Um livro pertubador
Uma história que me provocou diferente sensações. Personagens que tiveram uma boa descrição, uma história interessante onde não conseguia parar de ler e como pano de fundo Paris do século XVIII. O livro foi lançado em 1985, mas a escrita do autor me remeteu aos livros escritos no final do século XIX e começo do século XX. Uma boa história para se começar a ler triller ou serial killer.

Manezera 20/11/2021

Jean Batiste Grenouille nasceu em meio a podridão e a sujeira de um mercado de peixes em Paris, abandonado pela mãe, se agarrou a vida, e seu primeiro choro causou a desgraça dela.
De instituição em instituição para órfãos, ainda criança descobre seu grande talento, possuir um "nariz absoluto" capaz de sentir, separar e catalogar milhões de odores, se torna obcecado em possuir todos os cheiros e fragrâncias do mundo, custe o que custar.

Thayná 26/04/2021

Surpreendente
Livro com uma capa simples e linda, de conteúdo surpreendente!
De fácil leitura, mas não menos instigante.
Descreve a trajetória de vida de uma pessoa muito peculiar com um objetivo ainda mais peculiar.
Recomendo demais!

Roberto 13/01/2023

oscilante
Comecei a ler porque, dado pelo título, achei que fosse um suspense. Quando o protagonista da história nasce com um dom até então nunca visto a respeito de habilidades olfativas, com certeza se espera um livro excepcional. Mas, tendo lido a obra, posso dizer que ela deixou a desejar.

Em alguns momentos, a narrativa tinha uma boa estrutura e ela realmente despertava o meu interesse. Já em outros, a história se perdia, fosse com páginas e páginas cheias de descrições redundantes ou então com acontecimentos bizarros e malucos. Nada na história é muito racional. Talvez fosse o comportamento esquisito dos europeus no século XVIII.

Quando estava mais ou menos na página 200, ainda não havia compreendido onde o livro queria me levar e qual o seu objetivo. O enredo gira em torno da vida de Grenouille, desde o nascimento até sua idade mais adulta, e não sobre algum momento ou acontecimento específico. Particularmente, acho que isso deixa a história mais cansativa e sem liga.

Sobre o final eu nem vou comentar de tão bizarro. Apesar de tudo, o livro traz um personagem único, e talvez valha a leitura para conhecer sua história, mas não recomendaria.

caromitts 09/01/2023

até cheira, mas não fixa
O protagonista é um chato narcisista cujo único traço de personalidade é ter um olfato apurado (além de ser feio). De tão chato e presunçoso, a cada pensamento dele eu só conseguia revirar os olhos. No início me pareceu interessante, logo depois ficou arrastado e no meio eu não aguentava mais tanta descrição de cheiro, acontecimentos aleatórios sem propósito. Daí até o final eu só torci pra acabar logo. Cheguei para uma história "babadeira" de serial killer, fui embora com mortes toscas numa cartilha do "Boticário".

Euflauzino 06/09/2010

Sensibilidade à flor da pele
Este romance me deixou chocado em vários aspectos. Como passar a perceber o mundo de uma maneira diferente? E se nossa visão, ou tato, ou olfato ficassem extremamente apurados?
O protagonista d'O perfume é um ser que possui um superolfato. Sua habilidade é tão espantosa que ele passa a perceber o mundo apenas pelos aromas. Consegue perceber o cheiro de uma doença que se instala nas vísceras de seu interlocutor, porém ele mesmo é inodoro como água. Com uma narrativa repleta de sensações, capaz de nos reportar ao cheiro fétido das cidades cortadas por rios é uma obra de fôlego, sem a profundidade psicológica de um Kafka, mas com uma boa carga de absurdos.

Eric 27/06/2023

Uma obra de arte
Em "O Perfume", Patrick Süskind nos leva à França do século XVIII para contar a história de Grenouille, um menino órfão que nasceu no meio das tripas de peixes no mercado de rua onde sua mãe trabalhava. Desde pequeno, o garoto causava repulsa em seus tutores e era repelido por outras crianças, já que ele não apresentava nenhum tipo de cheiro e era bastante feio. Com isso, acabou enfrentando muitas dificuldades, como doenças e acidentes.

Na juventude, Grenouille descobre um dom olfativo poderoso. Sua sensibilidade em farejar pessoas, animais, flores e tudo ao seu redor o leva a uma jornada em busca do cheiro que poderia fazê-lo ser notado. Assim, o protagonista parte em uma busca fria e impiedosa para criar a essência perfeita que o fará ser amado, mesmo que captar esse cheiro seja preciso matar.

Certamente, este é um dos livros mais marcantes que já li. Pude confirmar isso com essa releitura. Além de ter um enredo instigante, curioso e criativo, a obra de Süskind está no meu ranking das melhores escritas.

Grenouille é um personagem construído em camadas e carregado de complexidade. A cada fase de sua vida, uma característica repugnante compõe sua personalidade. Ele é manipulador, soberbo e só pensa em si mesmo. O mais incrível de tudo isso é que, mesmo sendo uma pessoa detestável e sofrendo tantas violências, sentimos pena e até mesmo torcemos por ele.

Não é apenas o protagonista que se destaca nessa história, mas também a ambientação. Süskind traz ricos detalhes de uma França pré-revolucionária, onde a ciência e a fé estão em guerra e a população cada vez mais pobre e insalubre. As descrições de cenários são quase fantasiosas, e o talento do autor está em detalhar e comparar ambientes e pessoas de forma sinestésica, sempre trazendo o cheiro como identificador dos sentidos.

Além disso, a escrita poética é sublime e em certos momentos temos a impressão de que o autor está pintando um quadro. O primeiro assassinato de Grenouille é uma cena terrível, mas a forma como Süskind a descreve parece até uma obra de arte. Percebe-se um cuidado na escolha de cada palavra, potencializando todo o horror e a "beleza" daquele momento. Essa competência lexical se expande por todo o texto, o que torna a leitura sempre rica e consistente no que se discute.

O desfecho dessa narrativa é algo icônico na literatura contemporânea. É extremamente criativo, diferente e poético. Fiquei completamente em êxtase lendo essas últimas páginas. Ele consegue trazer beleza e sensualidade em um cenário de completa bizarrice.

Por fim, "O Perfume" é um romance excelente. Certamente, o livro possui momentos arrastados, mas isso não torna a leitura menos empolgante e curiosa. É uma obra que marca muito pela sua singularidade, e confesso que, relendo após 6 anos, não li outro texto que chegasse próximo disso.

Milla 10/08/2020

Maravilhoso e criativo.
Eu admito que comecei a ler esse livro por causa do Kurt Cobain (fã do Nirvana aqui). Kurt amou esse livro e escreveu uma música sobre esse livro (a música se chama scentless apprentice. Pra quem não sabe inglês, significa "aprendiz sem cheiro"). É uma musica com uma letra bem curtinha, com batida bem pesada e agitada. A letra retrata a essência do livro sem muito spoiler, e a batida combina com todo o interior do principal.

O livro é narrado em terceira pessoa. O personagem principal se chama Jean-Baptiste Grenouille. Se não me engano, Grenouille significa sapo em francês.
A narrativa do livro é bem inusitada, irreverente e interessante. O autor narra a história como se estivesse contando uma história de um jeito mais ou menos casual. Em alguns momentos, ele deixa a narrativa mais precisa no momento, mas em outros ele narra de um jeito meio que por cima e rápido, acho que no intuito de apressar as partes que ele julgou não ser tão interessante assim.
A história esbanja criatividade e originalidade (posso estar errada, mas achei original).

Sim, é um livro sobre um assassino... Sobre um psicopata. (Na verdade, em nenhum momento o autor autointitula Grenouille como psicopata ou serial killer. Nem também como demônio ou algo parecido, mas alguns personagens tacharam Grenouille como maligno (num sentindo sobrenatural). Mas de qualquer forma, eu acho que existe indícios demais que provam que Grenouille é um psicopata/serial killer.
Só que esse livro não é um livro convencional sobre assassinos! Não é um livro que tem um foco em matança em boa parte dele, não tem foco no terror, nem no suspense, na investigação policial... O subtítulo do livro serve como um tipo de spoiler necessário, porque se não tivesse, não sei se algumas pessoas iriam progredir no livro mesmo tendo uma narrativa tão gostosa de ler. Porque esse livro narra e tem o foco na VIDA do Grenouille. A vida dele inteira, desde quando ele nasce, desde a adolescência, desde a vida adulta...
E apesar do Grenouille ser estranho e peculiar, não é um livro clichê de investigação a lá histórias de serial killer nos programas de investigação policial. E as mortes demoram pra acontecer. Então se você está procurando um livro que fale de serial killer igual nos programas de tv, ou que tenha aquele suspense de assassinato o tempo todo, abaixe sua expectativa sobre a narrativa do livro.

A primeira parte conta da infância do Grenouille até sua pré-adolescência.
Jean-Baptiste nasceu com duas "anomalias". Ele é tipo um mutante (sei que parece zoado demais falar assim, mas você vai me entender). Ele não tem cheiro! Ele não exala cheiro nenhum mesmo se estiver imundo! (Isso seria uma maravilha se todos fossem assim, né? Ninguém sentiria aquela inhaca no trem). E isso sempre incomodou ele.
Por outro lado, Grenouille tem um olfato colossal e surreal. Eu diria que o olfato dele consegue ser melhor até que dos cachorros. Ele sente os cheiros das coisas de longe (papo de 3km de distância, pra ter noção) e sente cheiro de coisas que passam despercebidos pros meros mortais, como cheiro de dinheiro, cheiro de pessoas em específico, cheiro de cabelo e pêlo e etc.
Por causa dessa percepção de cheiros, Grenouille acaba seguindo a carreira de perfumista. Lembrando que esse livro se passa no século XVIII, na França! Uma época que as ruas francesas (e as pessoas) eram um nojo.
Como o livro gira em torno da temática de perfumes e odores, o autor fez o uso de tantas conotações olfativas que você consegue imaginar quase perfeitamente o cheiro das coisas. Principalmente os ruins. Isso foi uma coisa que chamou muito minha atenção.
O livro começa contando sobre o nascimento de Grenouille e de como são mais ou menos as ruas de Paris. É tanta nojeira, são tantos exemplos precisos que o autor fala, tantos cheiros, que chega a embrulhar o estômago só de imaginar todo esses cheiros fedidos.

Depois, em vários pontos do livro, o autor narra sobre cheiros de ingredientes de perfumes... Acho que o leitor se sente naquele momento e da até uma curiosidade participar da criação de um perfume mesmo.

A história apesar de não ser chata, soa de um jeito com ritmo lento.
Quando Jean Baptiste vira um aprendiz de perfumista, todo o foco do autor cai em cima sobre os ensinamentos. E ele descreve coisas como alambique, destilação, esmagamento de flores e etc. Eu acho super interessante ler sobre essas coisas num livro que retrata a vida no século XVIII, porque os livros de época, pra mim, são como uma viagem no tempo.
Mesmo com tantos detalhes precisos sobre essa profissão de perfumista, o autor está sempre lembrando ao leitor o quão esquisito Jean Baptiste é. De como o interesse dele difere de Baldini.
Conforme o livro avança, o autor narra a jornada de vida de Grenouille incluindo "vários nada" e suas esquisitices. Como eu havia dito, não é um livro para as pessoas lerem na sede de ler historias de assassinatos porque os assassinatos demoram pra acontecer. E quando acontece, o livro toma um rumo sombrio. É um livro com um toque "biográfico".
O final do livro é sensacional. Um pouco inesperado e ao mesmo chocante, macabro e horrorizante.
Uma história maravilhosa, criativa e com uma narrativa impecável.
Eu dou 5 estrelas pra história do aprendiz sem cheiro.
Alan kleber 10/08/2020minha estante
Também conheci por causa do Kurt Cobain.

Gabriel 06/06/2020

Não é um thriller
O livro é muito bom, só que eu li com a percepção de que era um thriller mas não é. Em algumas partes do livro a narrativa se torna um pouco lenta (falta de diálogos) demora muito para acontecer os assassinatos. O livro foca mais na trajetória do protagonista desde criança a o que ele se tornou no final. A história me prendeu muito, não um dos meus livros favoritos e nem cinco estrelas. Mas vale muito a pena ler esse livro.

Fer2601 13/01/2024

Um dos melhores plots que já li na vida
Eu amo esse livro ( ter lido ele foi uma das melhores coisas que fiz em 2023 juro) tem uma ótima trama , se vc gosta desse tipo de leitura vai ser impossível não terminar ele em uma semana ou duas , os plots são realmente inesperados e bem surpreendentes , o grenuili (acho q é assim q escreve ) mesmo sendo um louco das ideias tem um jeito tão envolvente que vc acaba se afeiçoando por ele durante o livro.

Mas só digo uma coisa : O final meus amigos, o final é REALMENTE SURREAL de tão louco e maravilhoso ( mas é claro q pra saber vc tem q ler o livro pra descobrir ???)

Gleyce Delmas 01/03/2021minha estante
Gostei bastante dos pontos q vc levantou, tanto na sinestesia, como no cuidado descritivo do autor. Como todo triller, o foco é psicológico, tanto nosso quando do protagonista. Tanto q o narrador é onisciente dos seus personagens. Ainda estou no processo, mas tua resenha já me despertou para pontos importantes.

Ronaldo Thomé 01/03/2021minha estante
Opa! Muito obrigado! Espero poder ter ajudado. Abraços;)

Pietra 15/05/2023

Horripilante de ruim
Eu fui ler as resenhas, e só tem coisa positiva sobre o livro e juro que eu to me sentindo burra e zero culta, pq acho que esse foi um dos piores livros que eu ja li na vida! redundante, sem sentido, nojento? não consegui captar a essência não
Ray 08/06/2023minha estante
Achei ele superestimado, tem uns méritos aqui e ali, mas pra mim foi só uma história sobre um cara obcecado sem qualquer tipo de dilema, nem "bestial" ele era, porque não sentia medo ou raiva, sequer media consequências, que no fim termina tudo em um bacanal, canibalismo e mulheres assassinadas

karenina 04/01/2021

Um amor?
Este livro comecei a ler em 2019 e enrolei muito até que finalmente o terminasse. Algo ali não me prendia. Assisti a série no mesmo ano e então esperei um tempo para poder voltar a leitura. Só em 2020 o retirei da estante, li tudo novamente e percebi o quão boba fui por ter demorado tanto para ler. Adorei o livro, a escrita é agradável e recomendo para quem gosta de personagens que inspiram simpatia, apesar das atrocidades cometidas.

Janaina Edwiges 19/12/2012

O Perfume - Patrick Suskind
Em um mercado de peixes, na fétida e imunda Paris do século XVIII, nasce um garotinho que revelaria ao longo de sua vida um talento raro e especial: um olfato extremamente apurado, que lhe daria a capacidade de perceber os odores mais imperceptíveis, reunindo-os, combinando-os em sua memória, criando cheiros que nem seguer existiam no mundo real.

Este é Jean-Baptiste Grenouille, um dos personagens mais enigmáticos e fascinantes que já conheci,capaz de despertar no leitor sentimentos tão ambíguos ... pena, amor, ódio, compaixão ... que é impossível não se deixar hipnotizar por esta estória tão sedutora.

Recomendadíssimo!!