A Garota dos Pés de Vidro

A Garota dos Pés de Vidro Ali Shaw

Resenhas - A Garota dos Pés de Vidro

Léia Viana 23/03/2012

Muito místério... poucas revelações.
É muito difícil não se encantar com a beleza deste livro. Com uma capa linda, que ao tocar os dedos nela sentimos o relevo de seu desenho, as folhas parecem envelhecidas pela ação do tempo e suas pontas são em grafite prateado, faz lembrar livros antigos, daqueles que vemos em filmes de fábulas, mas, ao mesmo tempo parece um livro novo, por trazer uma capa tão viva. A estrutura do livro em si é um encanto de tão lindo e caprichado que ele é. Impossível resistir a este livro.

“A Garota dos Pés de Vidro” é uma obra de ficção ousada, por apresentar a fantasia em um mundo contemporâneo. Para quem o lê, fica a sensação de uma realidade surreal, o cenário é quase totalmente lúdico, com seres extraordinários e com uma criatividade que parece não ter fim. O autor conduz sua história sem se limitar pela prudência, ou pelo temor em cair no absurdo e beirar ao ridículo, ao contrário, deixou sua imaginação fluir através de um cenário gélido e monocromático e, é sob o olhar de um personagem: Midas, um fotógrafo apaixonado, tímido e solitário, preso a um passado sem amor e compreensão, que conhecemos a pequena ilha Saint Hauda’s Land. Um lugar cheio de magia e mistérios, repleto de lendas e habitado por criaturas estranhas. O ambiente é descrito de forma extensa e muito peculiar e, embora eu seja uma pessoa que aprecia os detalhes de uma obra, confesso que em algumas passagens da história achei a narrativa um tanto quanto monótona e exaustiva, com uma história tão suspensa, por apresentar aos poucos, personagens e informações novas, que fica difícil não se perder ali, diante de tantos dados novos, que, fez com que eu me senti-se apenas como uma espectadora de acontecimentos alheios, e não uma leitora que quer se identificar, emocionar com a história, sem chance alguma de me entregar e me envolver com a narrativa.

“A Garota dos Pés de Vidro” não me encantou, é um livro que tem muita história mas não nos revela quase nada de seu conteúdo, de seus mistérios, fiquei sem saber uma porção de coisas, e, por isso, não tenho como dizer aqui que eu amei este livro. Apenas gostei, não seis e mais influenciada pela beleza de sua capa e folhas ou por alguns detalhes da narrativa.

Aconselho, a quem for se aventurar a lê-lo, que o faça de mente aberta, com paciência e fé no impossível, sem esperar muito mais.
Bia 26/03/2012minha estante
Verdade...
Gostei da sua resenha. Tenho muitas dúvidas quanto a história,aff.

Evy 30/04/2012minha estante
Nossa, eu já me encantei completamente, até o mistério me pareceu adequado. Entrou pros favoritos, sou super fã da narrativa e do Midas, ele é o mais fofo de todos! :)
Mas sua resenha está ótima. Bjos

Luh 25/08/2020

Diferente!
Um livro que trás assuntos complexos de forma diferente, como o abuso ou abandono de carinho e traumas de infância.

yla.cezar 04/03/2012

Melancólico
Sabe quando vc vê a capa de um livro e acha linda, pega a sinopse e acha interessante e começa a ler, mas descobre q é totalmente diferente do q vc estava esperando? Assim foi com “A garota dos pés de vidro”.
O livro gira em torno de quatro personagens, dois protagonistas e dois coadjuvantes absolutamente necessários ao desenrolar da trama.
Entre flashes do passado, para a construção das personalidades e o tempo presente, vc pode evidenciar ação e reação de forma bem clara.
A escrita é boa, apesar da historia demora um pouco a andar, o q me deixou um pouco entediada em alguns momentos.
Quando certos acontecimentos começam a desenrolar, acontecem muito rápido, o autor criou de tal maneira a personalidade do protagonista, reforçado seus traumas e sua apatia ante a vida q quando foi necessário uma mudança para a resolução da historia, tudo soou meio forçado e sem o menor sentido.
A sensação q me passou foi de q n se achou uma saída lógica e já q ela n aparece e tive de ser inventada.
O livro é um pouco depressivo, mas acredito ser esta a sua proposta.
Ele nos faz refletir e joga na nossa cara o quanto deixamos à vida escapar entre nossos dedos, por motivos variados, mais principalmente por perdermos os momentos.
Usando a frase de um outro livro “Quanto anos são necessárias para se refazer um único momento?” e eu respondo, às vezes nem toda uma vida... Infelizmente.
Um livro melancólico, com um final compatível e me deixou um pouco triste.

Andressa 20/03/2024

Altos e Baixos...
"A Garota dos Pés de Vidro" é um livro difícil de ler(confuso), que não conseguiu me prender completamente. A narrativa arrastada e as descrições excessivas de paisagens me fizeram empurrar a leitura até o final. No entanto, a história em si é bastante criativa e cheia de elementos intrigantes. Mesmo assim, terminei o livro com várias perguntas não respondidas.

E que final...

Natália Tomazeli 02/11/2016

Um outro modo de descrever sentimentos.
Que livro mais lindo, tanto por dentro quanto por fora!
Há muitos anos atrás, ouvi de alguém que este livro era muito ruim, então acabei por deixar para lá, mas eis que me deparo com ele novamente na biblioteca, sua capa linda e sua sinopse me fizeram querer dar uma chance para o livro e que bom que fiz isso!

O livro mistura um pouco de drama com fantasia e romance, mas o foco principal são as formas como as pessoas se relacionam umas com as outras, apesar de terem problemas ou terem um jeito diferente de olhar a vida.
Ao contrário de muita gente, eu achei os personagens do livro muito curiosos e super diferentes do romance tradicional que vemos por ai. Alguns deles não possuem toda essa vida e esse deslumbre que se vê normalmente em livros de romance, nesse livro vemos personagens com problemas reais, personagens verdadeiros e diferentes ao mesmo tempo.

Ida, a personagem principal, contrasta bem com vários aspectos do livro, mas principalmente com Midas, um personagem que eu realmente amei conhecer e de uma forma ou outra até me identifiquei. O fato deles irem se relacionando por etapas, se conhecendo devagar e se apaixonando, cada um no seu tempo, para mim foi a cereja do bolo para o livro se tornar algo muito original.

Não espere que esse livro seja como os outros romances, ele é bem diferente, possui uma essência diferente demais, personagens profundos demais, simplesmente foge totalmente dos clichês. As coisas acontecem devagar, tudo no seu tempo, os sentimentos são explorados e vividos de forma não-convencional. O livro quer deixar outra sensação entorno do que é o medo, a solidão, o amor, a paixão, a saudade. O livro quer te fazer olhar para isso com outros olhos, por outro ângulo e analisar como que podemos lidar com isso de diferentes formas, como devemos aproveitar todo o tempo que temos para viver as coisas que queremos viver.

É um livro que me emocionou, recomendo a leitura se assim como eu, você gosta de tramas incomuns, se gosta de refletir sobre pessoas e sentimentos.
Thais 07/01/2017minha estante
Amei sua resenha

Natália Tomazeli 07/01/2017minha estante
Muito obrigada, Thais!

Miriam.Ismail 09/10/2017minha estante
Naaaaati, sua linda

Natália Tomazeli 31/10/2017minha estante
Miri, hj que eu fui ver huheuehue

House of Chick 10/09/2012

Seguindo o meu próprio padrão na escolha de livros, valendo lembrar de que sou louca por capas, vou começar essa resenha dizendo que a primeira coisa que me apaixonou nesse livro foi a sua capa maravilhosamente linda e instigante. Tudo bem que, para mim, as capas são um fator determinante para levar ou não um livro para casa, e que, as vezes, o livro não faz o menor jus a beleza delas, mas esse foi um dos poucos livros em que a capa me apaixonou tanto quando a história que ele trás em suas páginas.

Na verdade, todo esse livro me apaixonou. Desde a sinopse misteriosa e fantástica até o final da história, e vou ressaltar desde já que talvez esse seja um dos melhores livros de fantasia que já li em toda a minha vida. Vale lembrar que já li muitos livros de fantasia. Muitos.

O livro trata da história de dois personagens: Midas, um tímido fotógrafo que convive com os traumas de um passado triste, e Ida, uma jovem aventureira que está, lentamente, se transformando em vidro. No arquipélago de Hauda’s Land, os dois acabam se encontrando, e após se tornarem amigos, buscam juntos a cura para o problema dela, que pode invariavelmente matá-la.

Vendo isso, qualquer um pode pensar que essa é uma história de fantasia para adolescentes, mas não é. Desde as primeiras páginas, Ali Shaw nos apresenta uma história densa, intercalando a história de Midas e Ida com flashes do passado de Midas e informações sobre Ida e sua família. A escolha do autor de escrever uma história que vem e vai entre presente e passado foi peculiar, deliciosa em certas partes, entediante em outras, mas absolutamente original e é, sem dúvida uma das melhores partes do livro.

O autor criou todo um universo de fantasia que se situa em Hauda’s Land, um universo impressionante e surreal. Em certas partes, você pensa que as passagens são apenas delírios dos personagens, e depois pensa que não. O universo fantasioso de Shaw, mesclado com a melancolia da narrativa que nos é apresentada tiram esse livro de qualquer categoria já existente para ser enquadrada. A história por si só é uma categoria a parte, suas mensagens subentendidas e a personalidade dos personagens, tão densas e reais que podiam se tratar de pessoas que conhecemos em nossas vidas. O autor conseguiu estampar nos personagens uma profundidade quase mágica, pessoas que erram por amor, que acertam por amor.

Continuação:
Thais 11/09/2012minha estante
Pelos meus comentários todo mundo ja deve ter percebido que eu compro muitos livros pela capa...Esse seria mais um, sem dúvida.

Gostei da temática do livro (amo fantasia) e pela sua resenha os personagens parecem bem descritos e profundos, o que acho muito importante em um livro.

Não tinha lido nada sobre ele e achei interessante, vou procurar ler.

Thais Vianna - @dathais - dathais@hotmail.com

Gih 11/09/2012minha estante
Este é um livro que eu comprei pela capa, pq tenho umas regras basicas antes de comprar um livro, senão tivesse este sistema levaria a livraria toda kkkkkkkkkkkkkkkk

Primeiro analizo a capa, depois a sinopse, a editora e o escritor....mas este livro comprei no impulso por causa da capa.

E acredita ainda não li, mas depois desta resenha vou tomar coragem e pegar ele da minha estante para ler.

Eu amei todos os detalhes que vc deu do livro, quase consegui adentrar o cenário kkkkkkkk gosto de livros assim, com mundos diferentes e coisas fantasticas.

E faz tempo que não leio nada do tipo.

glnemcl@hotmail.com

Lorrany 14/09/2012minha estante
Já ouvi falar MUITO sobre esse livro e me interessei. De início fiquei um pouco receosa achando que talvez pudesse ser fantástico demais, mas no fim das contas fiquei morrendo de vontade de ler. E claro, essa resenha só contribuiu pra essa vontade. ^^
E a capa? Que coisa mais delicada e fofa! *-*

Lorrany Rodrigues

MauMau 14/09/2012minha estante
Nossa que livro bacana! Faz muito tempo que eu não leio uma história tão fofa como essa, adorei mesmo. Acho que todo nós devemos de vez em quando ler algo do tipo. Nossa esse autor deve ser muito bom. Fiquei com vontade de saber tbm mais sobre ele e suas outras obras. Pela sua resenha, me deu muita vontade de ler, e como certeza vou sentir mais fundo do que a pele cada palavra desse novo mundo novo. Eu adoro ler livros que nos mostram mundos novos, pois assim viajo sem sair de casa para lugares que eu nunca pensei em conhecer. Muito bom essa dica meninas, olha sem palavras para expressar a vontade de ler este livro, já está na minha lista de futuros livros. Parabéns a vcs meninas e a editora Leya.

Bjão
Mauricio Dias
maumauz@live.com

Andressa1202 19/09/2012minha estante
Olá!
ouvi falar bastante neste livro, mas saber sobre o que se tratava eu não sabia até ler a sua resenha. Por algum motivo esse livro nunca me interessou, acho que não gosto nem da capa, nem do título. Dá uma certa curiosidade em ler o livro, mas também dá aquele medo de o livro ser arrastado...
Parabéns pela resenha
beijos!

Vanilda 21/09/2012minha estante
É a primeira resenha que leio desse livro, que nunca tinha me chamado atenção. Talvez pelo título eu o associasse à "Garotas de Vidro", da Novo Conceito e acho que acabei confundindo os dois. A sua resenha foi tão apaixonada que não tem como não querer ler o livro. Adoro os enredos de fantasia e esse parece daqueles bem construídos mesmo. Quanto ao ritmo lento, acredito que às vezes é necessário quando se trata de uma história passada em um mundo diferente. É bom porque nos ambienta nesse mundo. Também foi bom saber que você encontrou poucos erros porque ultimamente as editoras têm ficado devendo muito no quesito "revisão". Enfim, a resenha foi muito bem escrita e me abriu os olhos para uma história incrível que provavelmente eu deixaria passar sem ler. Agradeço a indicação!

Deia Klein 18/02/2014

Faltou profundidade
A capa é linda, o texto nem tanto. Admito que tem um ou outro parágrafo interessante e no geral o autor escreve bem. Mas faltou profundidade, explorar alguns temas que ficaram muito vagos e que sequer se consegue compreender o que estavam fazendo lá. O protagonista tem sérios problemas psicológicos e de perspectivas, sem falar que não consegue cativar o leitor. Ele não consegue ser amado e tampouco odiado. Deixou a desejar.
vsc80 19/04/2014minha estante
Eu desisti. Achei o livro monótono e parado.
Detestei.

Rob Ferreira 22/02/2013

Resenha “A Garota dos Pés de Vidro” de Ali Shaw.
Antes de qualquer coisa preciso fazer uma pergunta: Vocês já quiseram muito ler um livro e quando finalmente terminaram sentiram-se decepcionados? Se a resposta for afirmativa então irão compreender o que eu vou falar sobre esse livro.

Esse livro foi o que eu mais demorei e enrolei para ler porque a leitura não fluía. Era como uma obrigação lê-lo e sou o tipo de pessoa que odeia ser obrigada a fazer alguma coisa. Demorei uma semana para terminá-lo desde que peguei para lê-lo. O livro é daqueles que demora a ficar bom e ele tem apenas quarenta e um capítulos. Achei que ficou bom faltando apenas onze capítulos do final. Então até chegar lá foi uma tortura. E todos os que convivem comigo diariamente estavam tentando me fazer abandonar a leitura de tanto que eu reclamei e olha que isso é bem difícil de acontecer.

Eu não tenho nada contra autores que viajam demais, mas só quando há um propósito e o autor se perdeu ao tentar criar essa atmosfera. A história se passa em St. Hauda’s Land, uma ilha onde coisas completamente sem sentido acontecem. A pior parte disso tudo é o que o autor deixou isso tudo muito solto.
A protagonista Ida está se transformando em vidro e ninguém sabe o motivo. Esse fenômeno sobrenatural é conhecido apenas por pessoas que conviveram com outras vítimas que também se transformaram em vidro antes. Ninguém sabe como começa esse fenômeno, apenas que nunca termina bem.

“O mais simples que você poderia fazer para ajudar... Como eu disse antes... Estou com medo sim. Não consigo sentir meus dedos, pelo amor de Deus! Não sei onde eu termino e minhas meias e botas começam. Você poderia, se não for muito trabalho, apenas ficar por perto.” (SHAW, 2010, p. 71)

Se esse fosse de fato o foco do livro estava ótimo, mas não. O autor quis “ousar” tanto que começou a falar sobre insetos em formas de vacas com asas de borboletas e de um animal que só de olhar para outro ser vivo o deixa inteiramente branco e perder a vida. Quando comecei a ler imaginei que essas coisas tivessem alguma ligação com a transformação de Ida. Mas não... São apenas fatos para ilustrar como a ilha é estranha como se não bastasse a transformação das pessoas em vidro.

Não sei vocês, mas eu sempre tenho um personagem que eu amo e outro que eu odeio. Independente de a história me prender ou não os autores sabem criar esse tipo de situação. A queridinha da vez é Denver, uma garotinha muito esperta que ensina os adultos a conviverem com seus maiores medos, mostrando que tudo é uma questão de manterem suas próprias vidas sem deixar que outras pessoas o influenciem ao se tornarem algo que não querem se tornar. E o personagem que deveria ter morrido na primeira aparição é Carl Maulsen. Um personagem totalmente detestável e desnecessário. Tem atitudes egoístas e quer mudar o passado manipulando o presente como se quisesse se redimir por um acontecimento do passado. Responsável pelos momentos onde eu queria abandonar a leitura. Que personagem infeliz.

As melhores partes – os últimos onze capítulos – mostram não só a transformação da protagonista em vidro, mas também modificando outras pessoas que não conseguiam se libertar do passado. O final dele é bem... Libertador e triste o final. Se o autor não tivesse se perdido tanto seria um livro ótimo. Mas por enquanto ocupa a posição de duas estrelas e fica marcado como a maior decepção literária do ano de 2013.

13/09/2015

Decepcionante
Resolvi ler o livro por ter me apaixonado pela capa do livro e pelo seu titulo. Porem li o livro todo contando as paginas para terminar. Foi quase uma tortura. Achei a premissa ótima, mas a falta de profundidade e detalhes me desanimou imensamente. O livro nos apresenta aspectos de fantasia, porém estes não são devidamente esclarecidos e desenvolvidos. Fantasia tem q nos trazer detalhes, nos transportar para dentro da história, algo que realmente não aconteceu ao ler este livro. O protagonista também não me cativou nem um pouco. Apesar de sentir empatia por Ida, Midas me deu nada além de tédio. Infelizmente um livro q passou longe de atingir qualquer espectativa.
vsc80 16/06/2016minha estante
Desisti no meio do caminho. Literalmente, é o livro que vc "come" pelos olhos por causa da capa chamativa e atraente.

Lita 18/08/2013

Esse é sem dúvidas o meu livro favorito. Já li e reli três vezes e ainda pretendo ler mais uma vez.
Sim, no começo ele pode ser um pouco chato e a trama caminha lentamente, os flashbacks podem confundir e o cenário de neve pode desanimar o filme na sua mente. Como já foi dito, esse é um livro similar àqueles filmes chatos e tristes o tempo todo.
Mas se você gosta de paisagens cinzas cobertas pela neve, mistérios e magias sem pé nem cabeça, fotógrafos tímidos e garotas se transformando em vidro, você irá adorar.
A forma como Ali Shaw descreve de forma tão delicada e cuidadosa, com palavras rebuscadas e adjetivos inesperados é encantador. Fui lentamente hipnotizada e agonizada pela vontade de ver Ida curada, simpatizei com Midas e seu jeito tímido de ser, odiei Carl desde o começo. Me vi ansiando encontrar St. Hauda's Land em algum canto desse planeta com mistérios imensuráveis.

Já disse uma vez e digo de novo, se você gosta de livros dramáticos e repletos de suspense, leia.

Lola 31/07/2011

A Garota dos Pés de Vidro – Ali Shaw
Uma história que com certeza será capaz de transformar os seus conceitos. Onde o tempo simplesmente corre. Veloz e incansável. E caro leitor, não se engane. É em meio às paisagens estranhas e misteriosas de Saint Hauda’s Land que você irá descobrir que nem sempre, o que parece é. E que existem momentos, mesmo contra a sua vontade, aonde o fim realmente chega. – Paola Bittencourt, ninguém muito importante, mas uma amante da imaginação bem aplicada.

O arquipélago de Saint Hauda’s Land é o palco de uma talvez possível história de amor entre Midas Croock, um excêntrico fotógrafo que passa os dias entre nuggets de peixe e sopa de lata e a viajada Ida Maclaird, que retorna ao conjunto de ilhas em busca de algo que cure sua misteriosa doença.
E nessa corrida contra o tempo, aliás, contra o vidro, Ida percebe que Midas tem muitas amarras a soltar antes de poder se entregar a ela.
As paisagens estranhas e fantásticas do arquipélago misturam-se as cores cinzentas que vivem no coração dos pacatos habitantes da localidade. As vidas dos personagens se entrelaçam de uma forma sutil e interessante, os capítulos são divididos de forma a contar um pouco da vida de cada um, os dilemas, as dúvidas e os arrependimentos por várias atitudes que deixaram de ser tomadas no passado.
A narrativa flui bem e a única coisa que demanda uma concentração maior é a parte da descrição das paisagens.
E em suma, é isso que o livro é, mesmo que os fatos se passem no presente os personagens vivem as voltas com seus erros do passado.
Porém eu sinto que talvez não tenha captado o espírito do livro. Porque no final eu simplesmente pensei: Certo, é pegadinha, esse não é o último capítulo. Mas, infelizmente era.
E eu senti que cheguei ao ponto onde tudo estava no início.
É claro que existe o fato de que a vida é mesmo assim, nem tudo acaba da forma que a gente espera, ou imagina. Mas eu vi em alguns personagens um tipo de acomodação que me incomodou e muito. E ver que tudo seguiu da mesma forma, me deixou com um sentimento de decepção.
E claro que no caso de Midas e Ida eu não esperava que as coisas acabassem da forma que acabaram.
Porque digam o que quiserem, passe o tempo que passar eu sempre vou crer fielmente de que o amor sempre vence, de que ele une e faz com que as dificuldades sejam superadas.
Talvez Midas e Ida não tenham tido o tempo suficiente para crescerem juntos, mas ele, no final das contas, cresceu muito a ponto de enfrentar sozinho seus medos há muito tempo arraigados em sua alma.
Não gostaria de desencorajar ninguém a ler A Garota dos Pés de Vidro, afinal visualmente e graficamente o livro é quase perfeito, a capa é impecável, e as folhas nas bordas são de um cinza que lembra algo que ficou muito tempo no fundo do mar. Mas eu não posso mentir que a história, a mim, deixou a desejar.
Talvez foi porque eu esperei do livro algo que ele não era. Enfim, apenas minha opinião, certo?
vsc80 06/06/2012minha estante
Acredita que peguei este livro na biblioteca por causa da linda capa, do título misterioso e das bordas cinzas? A impressão visual foi o que me fez querer lê-lo. E mesmo o livro não sendo grosso, estou há um mês e meio, e demorandoooooooooooooo para terminar.
Já pensei em desistir, e estou pensando em desistir, mas quero ver se Ida será curada ou não.
Ainda bem que não comprei este livro, hahahahahaha.

Mariana Freitas 15/09/2012

Livro triste, mas muito bom!
Vou fazer do meu último comentário, uma pequena resenha com algumas modificações..
Eu estava lendo algumas resenhas aqui e vi que algumas pessoas acharam a leitura chata e tediosa... Nossa, em momento algum eu senti isso! As descrições das paisagens sempre bem feitas e rápidas, capítulos curtos e simples. Eu estava sempre esperando uma chance de poder continuar a leitura. Outra coisa que vi nas resenhas e concordo: a capa é linda e as páginas combinam com a estória! Mas, como eu comentei, o livro é triste. Bem triste. Acho que ficaram algumas coisas mal explicadas no fim das contas, mas ele é bom de qualquer maneira. Gostei das mudanças que Ida conseguiu fazer no Midas, mas acho que a estória poderia ter outro fim pra uma personagem tão interessante...
Acho também que o final (não o final em si, mas as últimas frases) poderiam ser mais emocionantes.. eu simplesmente não acreditei que fosse tão assim, sem emoção. Mas vale destacar que a relação que Ida tenta e consegue construir com Midas é muito bonita. Essa relação, a luta de Ida pra encontrar uma cura e os flashes da relação de Midas com seu pai é que me fazem recomendar este livro. Ela foi corajosa e perseverante todo o tempo e ainda ajudou-o a se libertar do passado. Acho que não é todo mundo que vai gostar da estória, mas eu gostei e recomendo.
Luh 04/01/2013minha estante
amiga, gostei da sua resenha :)

Mariana Freitas 04/01/2013minha estante
Valeu Luh! ;)

Vanessa Vieira 24/04/2011

A Garota dos Pés de Vidro_Ali Shaw
O livro A Garota dos Pés de Vidro, de Ali Shaw, conta a história do fotógrafo Midas. Em uma tarde de inverno, aparentemente comum, Midas conheceu a bela jovem Ida, uma garota de pele clara e cabelos loiros, e muito misteriosa. Ida andava e se movimentava com uma certa dificuldade, utilizando a ajuda de uma bengala e usando um par de botas totalmente em desacordo com o seu visual e aparência.

Ida foi até a ilha de St Hauda's Land, onde Midas mora, em busca de respostas. Ela possui uma grave enfermidade: seus pés se transformaram em vidro e provavelmente, todo o seu corpo também se transformará. Ela procura por Henry Fuwa, um estudioso com profundo conhecimento sobre a ilha e que pode lhe ajudar.

Midas é uma pessoa extremamente tímida e solitária, e a sua válvula de escape se encontra em suas lentes fotográficas. A presença de Ida lhe dá um novo fôlego de vida, motivação e lhe traz a descoberta do amor. Juntos, eles precisam encontrar Henry Fuwa e correr contra o tempo, antes que seja tarde demais e Ida se transforme em vidro...

A ilha de St Hauda's Land é descrita de uma forma mágica e rica em detalhes por Ali Shaw. O cenário é belíssimo e levemente gótico. O romance de Ida e Midas é narrado de uma forma pura e natural, cativando o leitor. Outro detalhe do livro que me chamou muito a atenção, foram os elementos sobrenaturais, como um animal que com um simples olhar transforma tudo ao seu redor em puro branco, gados do tamanho de insetos com asas de borboletas, corpos de vidros afundados no pântano, entre outros.

Apesar de ter visto diversas críticas sobre esse livro, sobretudo referente ao seu final, achei a trama muito boa. A temática abordada é super interessante, e o romance serviu para amarrar e dar um toque sutil no enredo. Recomendo a todos!
Silvia 16/06/2012minha estante
Amei este livro, a capa é linda a história um drama sencivel um dos meus favoritos.

CooltureNews 04/11/2010

Por Andre Alves (CooltureNews)
www.coolturenews.com.br

Em um momento em que a literatura fantástica está saturada de vampiros, e agora anjos, eis que surge uma história bem diferente disso tudo. Em seu livro de estreia o britânico Ali Shaw cria uma romance fantástico indicado a vários prêmios e vencedor do The Desmond Elliot Prize.

O livro nos conta a história de Ida Maclaird, uma jovem aventureira que após começar a se transformar em vidro decide retornar ao arquipélago de Saint Hauda’s Land um lugar especial, diferente de qualquer outro. Um lugar que o autor descreve como monocromático, de florestas brancas, pântanos repletos de corpos de vidro e animais nada comuns. Como a criatura que transforma tudo que vê em branco puro, águas-vivas que emitem luz como poeira estelar ao morrerem e claro os gados do tamanho de insetos com asas de borboleta. Ida retorna à procura de Henry Fuwa, o criador dos gados borboletas, acreditando que de alguma forma ele possa ajudá-la a parar o avanço do vidro, já que o mesmo está envolvido nessas coisas inexplicáveis.

Nessa busca Ida acaba conhecendo Midas Crook, um recluso fotógrafo da ilha, atormentado pelo passado de sua família e como proteção acaba escondendo-se atrás da lente de sua inseparável câmera. Midas é tão solitário que sua única conexão pessoal é com seu amigo de infância Gustav e sua filha Denver. Até que encontra Ida enquanto buscava a foto perfeita de um feixe de luz e se depara com a garota e sua estranha beleza monocromática calçando grandes botas, o que desperta sua curiosidade. A partir desse momento Midas e Ida passam a ficar cada vez mais íntimos e Midas ao descobrir seu segredo faz de tudo para ajudá-la. Ida também passa a ter sua importância na vida de Midas ajudando-o a superar todos os traumas e frustações que ele carrega desde sua infância vivendo assim uma grande transformação.

Shaw nos introduz a personagens complexos, cada um vivendo seu drama pessoal, mas que nos ajuda a entender o contexto da história. Apresenta-nos também cenários fantásticos com uma riqueza de descrições impressionante e detalhes vívidos. Tanto que Santiago Nazarian afirma: “Você pode já ter mergulhado nas profundezas do mar, escalado os Alpes suíços e saltado de bungee jump, mas, se ainda não conhece os cenários fantásticos das ilhas de A Garota dos Pés de Vidro, ainda não viajou o bastante”.

Com a “doença” em estado terminal de Ida e cenários sombrios e melancólicos presenciamos uma triste história de amor, onde só algo milagroso pode deter o vidro de tomar conta de Ida por inteiro. Será que eles conseguirão deter o vidro? Será que Ida irá se transformar inteiramente em vidro? Isso você saberá lendo o esse fantástico livro lançado pela Editora Leya.

Vocês podem saber um pouco mais sobre o livro no post Lançamento: A Garota dos Pés de Vidro.

Como o post de lanaçmento teve bastante comentários falando sobre a capa do livro seguem uma fotos pra vocês conferirem o trabalho espetácular de finalização do çivro. Realmente é muito bonito, e gostei das laterais da página serem cinzas, evitam aquelas marcas de dedos rs.

Jhonatan 06/12/2010minha estante
Poxa, esse livro além de ter uma capa muito bonita aparenta possuir uma maravilhosa história. Ambientes gelados sempre causam um quê diferente para nós aqui do hemisfério sul. Para quem nunca viu neve na vida (tipo assim, igual a minha pessoa) esses livros sempre ajudam a transportar à um mundo quase que impensável. Tá ai mais um livros que eu vou querer ler. E sempre a questão do tempo envolvida. Mas nada pior do que a fragilidade do vidro transformada em uma doença mortal. Quero muito esse livro. Valeu pela resenha Coolturenews.

Zi 06/12/2010minha estante
Opa outro livro para a minha lista rsrs Que enredo diferente, e mesmo assim sobrenatural! Gosto de narrativas descritivas, este livro por ser assim parece realmente ser ótimo!
Seguidora: Isis Pacheco

Maedchen 06/12/2010minha estante
Passei em frente a uma livraria , e ele estava em destaque a primeira coisa que lembrei foi da resenha de vocês. Esse livro é muito interessante!A capa é linda! E a história *.*

Mädchen

ida 06/12/2010minha estante
Após ler a resenha fiquei com vontade de lê-lo.
a capa é incrível e a fantasia do tema também.

Paula Miranda 06/12/2010minha estante
Esse aí é um dos primeiros da minha lista! A idéia do livro é interessante :-)
Paula Roberta

Dessa 06/12/2010minha estante
Adorei adorei, mal posso esperar pra ler. *-*
A capa é deslumbrante.
D e s s a

Vilmar Júnior 06/12/2010minha estante
Estou muito ancioso pra ler esse livro, ele ja esta na minha lista a algum tempo mas ainda não consegui comprar.
Vilmar Junior

Thiago de Andrade 06/12/2010minha estante
Tenho certeza que vou gostar pelo menos do cenário da história.

Seguidor: Thiago de Andrade Alonso