A Garota dos Pés de Vidro

A Garota dos Pés de Vidro Ali Shaw

Resenhas - A Garota dos Pés de Vidro

Sandra de Oliveira 11/11/2010

Esse foi um livro do qual me apaixonei antes mesmo de folheá-lo. Primeiramente pelo título e também por sua belíssima capa, tão bem trabalhada, denotando um misto de sonhos e contos de fadas.

Primeira obra do escritor inglês Ali Shaw, A garota dos pés de vidro, como o próprio autor afirmou em uma entrevista, bebeu da fonte de obras literárias de Hans Christian Andersen, entre outros nomes dos clássicos e belos contos de fadas.

E A garota dos pés de vidro, de fato, é isso mesmo: um conto moderno de amor, cheio de metáforas acerca da solidão, do isolamento emocional, do medo, da dor, das dificuldades e do desafio de se apaixonar.

Mergulhados num cenário invernal, onde tudo é monocromático e visto como que pelas lentes de uma câmera fotográfica, acompanhamos o introvertido Midas, morador de St. Haudas Land, uma misteriosa ilha que esconde segredos, paisagens exóticas, gados com asas de borboleta e pessoas que se transformam em vidro. Você precisa estar preparado, como o próprio livro diz, para deixar-se levar por toda essa fantasia. Só assim é possível sentir de verdade a história e todos os elementos que fazem dela um belo retrato de como vencer corações de vidro com o simples poder da afeição, carinho e atenção.

Não é por acaso que Midas, sempre tão calado e esquivando-se a todo custo de sentimentos que possam de alguma forma despertá-lo de sua reclusão emocional verá em Ida, a garota dos pés de vidro, aquilo tudo que mais temeu em sua vida: a possibilidade de viver algo além daquilo que seu medo permite e que seu coração, tão endurecido pelo tempo e acontecimentos, deseja tanto conhecer.

É um belo romance sobre uma improvável história de amor. Como disse a personagem Denver: O sentido do jogo é se iludir por um momento. Para que as coisas não sejam o que elas são. E não é exatamente disso que se trata um conto de fadas?
carol 24/11/2010minha estante
Adorei a resenha.
Só me deixou com mais vontade de ler.

Evy 25/11/2010minha estante
Eu me encantei pelo título e pela sinopse, e agora ao ler sua resenha, fiquei com mais vontade ainda de ler!

Dori 10/12/2010minha estante
depois de ler sua resenha, fiquei com mais vontade de ler!

Layza Bezerra 29/02/2012minha estante
Sua resenha está ótima! Com certeza, agora estou mais ansiosa para lê-lo! *-*

Mila F. @delivroemlivro_ 27/03/2012minha estante
Faz tempo que quero ler, mas ainda não tive oportunidade de me apropriar da obra.

Sua resenha ficou perfeita e só fez crescer demasiadamanete minha vontade de devorar o livro
rsrsrsr
Camila Márcia
@camila_marcia

GPSLopes 07/06/2012minha estante
Amei o livro, amei sua resenha, amei o fato da palavra 'monocromático' se repetir no mínimo cinco ou seis vezes em 287 páginas.

Julia B. 18/01/2013minha estante
Resenha maravilhosa. Esse virou o meu livro preferido logo após o fim da leitura; pensei em fazer uma resenha já que o livro adquiriu um significado bem importante para mim, mas acabei enrolando e enrolando e acabei nunca escrevendo. Vejo que não é necessário pois você mostrou toda a essência do livro em alguns poucos parágrafos. Vi algumas pessoas reclamando que acharam o livro deveras depressivo então é ótimo encontrar alguém que sentiu o mesmo que eu ao ler esse livro incrível. :D

Nathyy 09/05/2013minha estante
De longe o meu livro preferido. Sua resenha está maravilhosa! Esse livro é mágico e me ensinou muitas coisas, eu meio que me sentia como o Midas. Enfim gosto tanto que não consigo falar muito sobre ele e nem descrevê-lo, resumindo um livro que merece ser lido e relido inúmeras vezes!

Marli Souza 14/06/2013minha estante
Sua resenha realmente é uma resenha, muito boa, parabéns!!! mas devo confessar que não gostei do livro, esperava mais de todos os personagens, o enredo em si não me desapontou mas os personagens, na minha opinião, Ida e Henry, acho que ao longo da história "morreram"...perderam a essência, sei lá, não me convenceu.

Stefany 10/02/2015minha estante
Já queria ler, como você mesmo disse só pela capa você simplesmente se apaixona, contudo após ler uma resenha dessa não tenho dúvida de que o livro é muito melhor do que pensava.

prettydepressedgirl 11/08/2022minha estante
um dos meus livros favoritos, mas tenho uma bela relação de amor e ódio com ele. o começo me cativou, mas depois me deixou entediada. voltou a prender minha atenção em sua metade. o final é extremamente doloroso e me fez chorar muito pela madrugada. a maneira melancólica e sombria como ela terminou me deixou em uma mágoa profunda.

Elisa130 28/01/2023minha estante
deu vontade de ler agr

Camila 27/10/2010

Ruim.
Acho que foi o pior livro que li esse ano.
Midas, o personagem principal, não tem carisma, é totalmente apático e não me conquistou em momento algum.
Ida é a única personagem legal do livro, com energia e alegre, mas fiquei completamente desapontada com o fim.
Uma história sem fundamento, sem explicações e totalmente previsível.
Eu poderia fazer facilmente um resumo das 288 páginas do livro em duas páginas de Word.
Passei o livro inteiro esperando que algo de emocionante e surpreendente acontecesse, e isso me causou uma das maiores decepções literárias que já tive.
Achei muito chato mesmo!

Luciana Mara 02/11/2010minha estante
Ei!
A capa tinha me agradado (infelizmente ainda escolho livros pela capa ¬¬), mas foi só ler sua resenha que desisti de comprá-lo. Valeu pela dica =)

Camila 02/11/2010minha estante
Quando vi a capa também achei que era uma história encantadora.
Mas sabe, uma coisa que eu aprendi aqui é que cada pessoa tem um gosto diferente. Eu não gostei, mas com certeza tiveram várias pessoas que gostaram muito da história...
Tenta pelo menos ler os primeiros capítulos para ver se te cativam. Quem sabe o livro não é surpreendente e sedutor para você de uma forma que não foi para mim? :)

Luciana Mara 03/11/2010minha estante
Mas sabe o que acontece? Eu estou cansada de ser enganada por capas, principalmente desta editora. Aconteceu isso comigo em A menina que não sabia ler. Não que eu não tivesse gostado da história, mas foi tão diferente do que eu esperava que me assustei.

Então prefiro ler algo que tenha mais indicações/resenhas boas porque assim pelo menos tenho ideia do que esperar.

Mas quem sabe, se num dia (beeeemmm distante), eu me esbarro com este livro por aí? E se esse 'se' vier a se concretizar, após a leitura eu te conto se tive a mesma opinião que você.

Nii. 08/11/2010minha estante
Jura? A junção capa+ sinopse me chamou a atenção!
Ainda tenho vontade de lê-lo para tirar minhas próprias conclusões, mas obrigada pela opnião.. que é sempre válida na hora da pesquisa!

OceaneMontanea 10/01/2011minha estante
Oi Camila. Não te conheço mas adorei sua opinião. Minha resenha sobre esse livro também foi dizendo o quanto me decepcionei. Escolhi o livro pela capa. Já devia saber que isso não é certo, mas não aprendo mesmo... Quem sabe dessa vez eu aprenda. hehe

Liddy 02/02/2012minha estante
Camila, garanto, te entendo perfeitamente rsrs.

Nika 10/02/2012minha estante
Concordo. Esse livro foi uma decepção pra mim. Tiveram momentos que me prenderam a atenção, mas o final foi fraco. Não sei se o autor tem ideia de escrever uma continuação e com isso dar as explicações q ficaram faltando. Todos os personagens são tristes, com histórias de insatisfações com o passado. Não há explicação para que as pessoas se transformem em vidro. Não há explicação para os bichos estranhos q vivem na cidade, nem para os relacionamentos frustrados. Esperei o tempo todo por alguma informação vinda das tão comentadas caixas do pai do Midas e até isso o autor deixou no ar. Se esse é realmente o jeito do autor escrever, é melhor ele mudar de carreira. Não vale a pena comprar.

Letícia Alves 25/02/2012minha estante
Sinceramente, me apaixonei pela capa, comprei e quando inicie a leitura, achei cansativo. O ritmo dos acontecimentos se torna tao monótona que abandonei o livro pela metade. Mas como nao gosto de largar livros pela metade, vou tentar le-lo. Mas de verdade, li varias criticas sobre ele e todas diziam a mesma coisa: Ritmo lento dos acontecimentos, fatos que permaneceram em branco, foi realmente um dinheiro gasto sem o menor retorno.

jessika527 18/03/2012minha estante
Também não gostei,achei sem graça,a história sem nexo,me arrependi de ter comprado

Pamela V 25/03/2012minha estante
É por isso que dizem: "nunca se julgue um livro pela capa" !

Bia 26/03/2012minha estante
O livro não é muito legal... Mas eu gostei de Midas. Só achei a história confusa. E os personagens mudam rápido demais. Muito confuso --'

vsc bibliotecária 06/06/2012minha estante
Afinal, Ida se cura ou não? Pq eu tô desistindo deste livro AGORA, após ler várias negativas que expressaram muito bem minha frustração e decepção com este livro, argh.

Olá Camila.
Eu partilho da mesma opinião que você sobre o livro. Sou do tipo de pessoa que sempre tento achar algo de positivo nas leituras que faço, mas esse é difícil achar algo que dê para gostar a não ser a personagem Ida. Resisti a tentação de desistir do livro na esperança que no final o autor juntasse as peças e os "cacos" que ficarão durante toda a leitura, infelizmente, assim como no livro todo, o autor só conseguiu dar um final trágico, além de deixar tudo sem nenhuma explicação. Enfim, não posso deixar de ressaltar que a maneira que o autor descreve as localidades que é ambientada a trama é sensacional e cheia de detalhes, mas sinto que talvez houvesse a necessidade de ele utilizar esse mesmos detalhes para a história do livro.

Thaise 15/12/2012minha estante
Também não gostei do livro, no começo foi bom, interessante até, mas tornou- se tão chato, que lia-o pulando certas partes para terminar logo e ver se o final mudava, decepcionante, não mudou, final chato sem graça alguma, pior livro desse ano.

Lu 25/12/2012minha estante
Eu também me decepcionei com esse livro!! Estava esperando algo mais emocionante... Não gostei do modo que o autor detalhou bastante as coisa como quando ele vai pegar o café fala qual xícara ele pegou, qual o tamanho da xícara, onde ele pegou a xícara, qual botão da cafeteira que ele apertou, ele colocou água na cafeteira, esperou 5 min até o café esta pronto. Ele demorou um quarto de pagina da para resumir para uma linha e issas informações são muito desnecessárias.

Cyél 07/02/2013minha estante
Eu terminei a leitura há alguns dias e, infelizmente, me decepcionei bastante... Concordo muito com sua resenha, a única personagem que podia dar "cor" ao mundo monocromático do personagem Midas vai se tornando meio esquecida na história, apesar de toda a "coisa" com a cura/não cura fica tudo muito pouco explorado...
A história, como já comentaram, não tem explicações.
Aquele "gado-borboleta" "voando" na história, sabe... rs O autor tentou colocar coisas diferentes, mas não soube encaixá-las.
Personagens pouco profundos, confusos. Achei uma bagunça o livro...
Dei 3 estrelas, nem sei pq, pq nem mediano o livro é...

As descrições no livro são massantes, chatas, tediosas mesmo.

Infelizmente foi um livro que gostei da capa, e fiquei curiosa com a sinopse, mas quase não termino de ler, não tem surpresa, não tem clímax...

Mas, fico feliz pq sei que pra muita gente ele foi bom... Vida de autor, agradar uns, desagradar outros.

Marianne 14/01/2014minha estante
Concordo plenamente. Foi um dos piores livros que li na minha vida, totalmente sem nexo. Com muita luta consegui chegar até o final.

Jessica 23/07/2012

ATENÇÃO,
Se você quer ler este livro porque acha que vai ser uma aventura mágica, como Harry Potter ou qualquer outro, esqueça porque não é esse tipo de livro.

Levei tempo pra compreender a leitura deste livro, sou daquelas leitoras apaixonadas que gosta de ver um final feliz como um conto de fadas da Diney, mas fiquei brava com o livro ( coloquei ele de castigo na estante de cima). Resolvi ler ele mais uma vez antes de trocar e percebi uma coisa, eu também estava virando vidro. A garota dos pés de vidro é um livro sobre reflexão e compreender como a natureza humana se comporta.

Logo caro amigo leitor, se for pra ler um livro de cabeça fechada, esqueça. Começa a ler e deixe que o vidro vá tomando conta de você, sinta o sangue cristalizado subir pelas veias e quando terminar, feche o livro e comece a buscar a cura, acredite essa é a parte mais legal do livro.
Jessica 27/09/2012minha estante
Escrevi Disney sem "s"....
=(

OceaneMontanea 04/01/2011

Decepcionante
"Nunca julgue o livro pela capa". Eu ainda não aprendi! Não tenho muitas palavras para dizer desse livro. Sabe quando você vai com muita sede ao pote e acaba se decepcionando? Foi assim.
A capa é perfeita, o título instigante, a ideia principal é até muito boa, mas tudo isso foi desperdiçado com personagens fraquíssimos, cenários descritos sem energia, e alguns absurdos.
Enfim... não há muito o que dizer quando se decepciona com algo. Quem sabe dessa vez eu aprenda...
Bia 26/03/2012minha estante
Pois é. Eu tenho que aprender isso também... Não entendi muito bem o livro, achei confuso --'

vsc bibliotecária 06/06/2012minha estante
Também julguei o livro pela capa, esperando uma história interessante.

Andressa 20/01/2022

Uma história peculiar
Eu gostei muito dessa história. É um livro que pode ser confuso em alguns momentos por intercalar passado, presente e pontos de vistas de outros personagens (um pouco do nada). É meio previsível, já que lá pela metade você já sabe o que vai acontecer com a personagem e só fica esperando por isso, enquanto os outros personagens continuam indo atrás de uma resposta. É uma história um tanto peculiar e única que não sei explicar bem o que ela tem, mas nem todos que a lerem vão se agradar ou gostar. Apesar de ter me apegado aos personagens, fiquei triste com o final mesmo ele já sendo previsível, mas a história não deixa de ser boa.

Aileen 12/12/2010

Não gostei mesmo.
Nossa, eu esperava outra coisa do livro. Todo mundo comentando de paisagens fantásticas, mas tudo que eu consegui notar foram pessoas solitárias e cheias de problemas que não conseguem resolver em momento algum. Todos os personagens da história têm passados muito tristes que deixaram problemas que não vão embora. Nenhuma das histórias termina bem, não é explicado o motivo das coisas acontecerem e o final... aff!

A personagem mais legal do livro é a Denver, menininha de 8 anos q tem uma maturidade maior do que a de qualquer um dali. Todo o livro me passou uma coisa muito deprimida. Eu gosto de ler livros de fantasia pra me tirar desse mundo pra um mundo mais legal, e não um lugar onde tudo é triste e monocromático.

SPOILER:

Um monte de gente na resenha comentando sobre se o amor vai fazer a transformação em vidro diminuir, sumir, etc. História de amor bonita e não sei o quê. Pra mim, história de amor bonita não termina em tanta tragédia (foi mal, sou uma romântica feliz). Se o objetivo do autor fosse q a transformação dos personagens fizesse alterar a transformação em vidro, a Ida tinha parado de se transformar assim que ela e o Midas se acertaram.

Decepcionante.
OceaneMontanea 10/01/2011minha estante
Oi Aileen. Gostei da sua resenha. Minha resenha desse livro também foi com esse q de decepção.

Marezinha 25/06/2011minha estante
Po, ainda não li o livro.. Li só o primeiro capítulo. Não me pareceu muito bom.
As pessoas não tem gostado, mas sei lá.. esse argumento de ser deprimente não me convenceu... =/ há vários livros tristes e muito bons.

This!!!
Eu esperava algo melhor nesse livro! Fiquei o tempo todo me perguntando " e quando vai acontecer alguma coisa?" Também achei o livro deprimente, frio e triste. Muito boa a sua resenha :D

Ane Gonçalves 17/11/2022

Olá leitores e aleatórios
Eu peguei esse livro sem saber nada, ai eu fiquei com ele. Dois meses depois voltei a leitura e me deparei com algo estranhamente bom...

Cansativo porém dá pra levar. Tantos segredos me manteram ligada ao livro. O final é inesperado.

Bom e ruim, é isso kkkkkk

Hemilyn.Barros 22/01/2023

Leitura mais chata da vida
Pelo amor de Deus que livro chato. Desde o começo foi uma leitura tão cansativa, tinha esperança que ia melhorar em algum momento e que a história iria me prender, mas até o fim do livro foi uma luta.
Eu até achei interessante q premissa da história, só que ela teve um desenrolar péssimo. São tantos detalhes desnecessários, cada cena tinha uma quantidade super chata do que parecia ser a mesma descrição das coisas. Passa mais tempo descrevendo lugares do que contatando a história. Só por Deus.
Os personagens uns mais chatos que os outros. As vezes eles se salvam, mas não tem como gostar deles.
Não sei se eu não soube apreciar o livro ou se ele é ruim mesmo, só sei que realmente não gostei.

Birdie.Reader 06/12/2010

Belo por fora e por dentro
Um autor que quer ser um sucesso deve investir muito em seu primeiro livro. Deve buscar criar uma história que seja o que queremos ler, o que for atingir o máximo número de pessoas possível... bem, Ali Shaw não se importou muito com essa regra.
"A garota dos pés de vidro" tem o romance, o mistério, a fantasia, a aventura, a magia, o suspense e a tensão que todos buscam nos livros, mas não é um livro que vá se tornar popular com facilidade.
Com um formato que eu chamaria de fábula-fantasia e um texto quase lírico, Shaw nos leva a um lugar frio e monocrmático, as ilhas de Saint Hauda’s Land, onde criaturas fantásticas e nunca imaginadas convivem com pessoas reais com problemas normais.
Fiquei encantada com a arte da capa, mas o conteúdo é ainda melhor!
Ida, minha segunda personagem favorita, é a garota do título... está, literalmente, se transformando em vidro puro e sem vida e tem de contar com Midas, um fotografo tímido e problemático, como sua esperança de cura e de amor.
Midas, apesar de ser frio e conflituoso é a melhor coisa no livro!
Sua detalhada visão de fotografo e sue duelo emcocional contra a carregada herança de personalidade de seu pai pode cansar alguns leitores, mas me deixou encantada por ele.
O final é previsível, mas é como deve ser...

(http://verbologiapink.blogspot.com/)
Sandra de Oliveira 03/01/2011minha estante
também amei esse livro! foi o melhor que li no ano passado! =)

Ju 22/01/2013

A Garota dos Pés de Vidro
Eu tinha expectativas muito altas a respeito desse livro. E, infelizmente, acabei me decepcionando. Não tenho nada contra autores que viajam absurdamente. Gosto disso. Mas somente quando há um propósito.

A história se passa em St. Hauda´s Land, uma ilha em que coisas completamente inverossímeis acontecem, Mas o pior não é isso. É que o autor não junta as pontas soltas da história.

Nossa protagonista, Ida, está se transformando em vidro. O motivo, ninguém sabe. Mas é um fenômeno que, apesar de já ter acontecido com outras pessoas, é conhecido apenas por poucos que conviveram com as vítimas. Não dá pra saber como começa, só que nunca termina bem.

"O que você poderia fazer para ajudar... Como eu disse antes... Estou com medo, sim. Não consigo sentir meus dedos, pelo amor de Deus! Não sei onde eu termino e minhas meias e botas começam. Você poderia, se não for muito trabalho, apenas ficar por perto."

Esse deveria ser o foco. Mas o autor nos fala de insetos em forma de vacas, e de um animal que só de olhar outro ser vivo o faz ficar inteiramente branco e perder a vida. Eu esperava que essas coisas tivessem alguma relação com o problema da Ida. Mas não. São apenas fatos pra mostrar como a ilha é estranha, como se a transformação das pessoas em vidro não bastasse pra fazer isso. Essas coisas desnecessárias me fizeram lembrar do meu professor de teatro, que sempre nos dizia que nada deveria estar no cenário de uma peça se não tivesse utilidade alguma em cena. Alguém deveria ter ensinado isso ao autor.

É uma pena, o livro tem uma capa linda, um efeito nas páginas que as faz ter a borda prateada (por dentro são amarelas). Um título e uma sinopse que me atraíram. Mas, pra mim, realmente não deu. Não me convenci. No fim da história consegui me envolver um pouco com os acontecimentos, mas não foi o suficiente para me emocionar com o destino das personagens, nem um pouquinho.

Ao menos consegui gostar de alguém que fazia parte do livro: a Denver. Uma garotinha muito esperta e incrivelmente sensata. Super perceptiva, ela é responsável por alguns dos melhores momentos do enredo e, principalmente, pelos melhores quotes. Puxa a orelha dos adultos como se fosse gente grande, e mostra a eles que tudo é muito simples, desde que as pessoas se mantenham atentas às suas próprias vidas e não permitam que os outros as manipulem para que se tornem algo que não querem se tornar.

E pra continuar falando das personagens, agora o ser que eu mais odiei no livro: Carl Maulsen. Por mim bem que ele podia ter morrido na primeira cena em que apareceu, e não faria falta. Um mala sem noção, um egoísta que nem liga para o quanto suas ações e mentiras machucam as pessoas. (eu sei, isso quer dizer a mesma coisa que ser egoísta, mas eu quis frisar). Insuportavelmente falso e manipulador, e infelizmente muito atento aos detalhes. Responsável pelas cenas mais infelizes.

"Você tem medo demais de admitir que o mundo não gira ao seu redor. Acha que até a paisagem é subordinada a você. Pode-se ir bem longe na vida com uma atitude assim, posso dizer isso mesmo sem ter tido essa coragem. As pessoas nos respeitam quando têm medo de nós. Mas não acho que se pode amar e ser assim."

Bom, tenho que frisar, mais uma vez, que não é porque eu não gostei que alguém não vá gostar também. É apenas a minha opinião.

O livro tem algo aproveitável. É legal mostrar que a transformação da garota em gelo vai, pouco a pouco, derretendo o gelo da personalidade de outra pessoa. Fala de amor, da solidão, de resignação. Poderia ter sido interessante. Recomendo que leiam outras resenhas, há várias no skoob. Porque, para mim, foi a maior decepção literária do ano.

"Uma vez ele disse que as personalidades de uma pessoa durante a vida são como roupas usadas durante um dia, colocadas para preservar a dignidade ou proteger do clima. Ele disse que era possível desvendar uma pessoa dessa forma."

Postada originalmente em: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2012/11/resenha-garota-dos-pes-de-vidro.html
Paula Zawatski | @paulazawatski 07/02/2013minha estante
Devo discordar da Ju quando diz que o livro ñ é fabuloso e encantado, eu me apaixonei desde que o vi na livraria e ainda mais quando o vi em minhas mãos no amigo secreto da aula de protugues. Fiquei tão feliz que o li em uma só noite/madrugada. E devo concordar a Denver é a melhor personagem. Mas o livro é excelente recomendo muito. Ainda mais pra quem gosta de coisa absurdas como se transformar em vidro kk

Rob Ferreira 17/02/2013minha estante
Ju!!!! Meu Deus você tirou as palavras da minha boca de verdade! Achei que só eu não estava gostando do livro, só eu que não me apaixonei nem me envolvi com os personagens (a não ser com a Denver). A história não me prendeu em NADA. E pensei em várias vezes abandonar a leitura simplesmente porque nçao fluia, rs. Obrigada por me confortar!!! UHASHUSHUSUH

Beijos

Jhelp 22/02/2013minha estante
Eu até concordo com você, o livro me fez criar uma expectativa e depois tirou ela de mim, simplesmente por uma falta de explicações, os mistérios em si não são desvendados... Mas mesmo assim, ele tem um toque que me fez não chegar a odiar o livro, rsrs

Chellot 27/02/2013minha estante
A única personagem que gostei no livro foi a Denver. Achei que ficaram alguns fios soltos na história. Não foi uma leitura prazerosa para mim, muito pelo contrário, tornou-se cansativa a cada página. No entanto, confesso que tirei alguma coisa boa da leitura. De certa forma Midas tentou de tudo para ajudar Ida. Henry Fuwa é decepcionante. Achei que ele se parecia muito com as criaturas do pântano, tal o tempo de convivência com elas. Ao todo achei um livro regular. Se conhecesse um biólogo, poderia indicar.

Lua 25/03/2013minha estante
A capa me lembrou bastante a de A princesa do baile da meia-noite, quando li a sinopse eu gostei bastante parecia bem legal, mas ao ver sua frustração com relação a ele não sei se me arriscaria a ler o.O

Adriane Rod 29/03/2013minha estante
E olha ae a expectativa estragando mais um livro. :p
Eu gosto de livros com histórias criativas, e eu quero ler esse livro.
;)

Thaís 07/04/2013minha estante
A garota dos pés de vidro.. Nossa, essa sua sipnose respondeu todas as minhas duvidas, sempre ficava fazendo essas perguntas pra mim mesma, eu keria muito ler-lo mas axo que vou deixar para depois..

Baah 14/04/2013minha estante
a capa dele é incivel, me chamou a atenção sem medida! sua resenha fico incrivel, realmente um livro incrivel

Dani 15/04/2013minha estante
Que coisa esquisita!!!
Gosto de todos os fatos muito bem amarrados e interligados, além de bem explicadinhos, fatos aleatórios só para climatizar a história pra mim não rola =/

João 06/02/2018minha estante
Comecei a ler ele, estou meio confuso com os acontecimentos. Sei lá uma animal com a aparência de vaca com asas de borboleta?(percebemos que o autor tem muita criatividade) e tbm estou tendo dificuldade com a escrita não por ser difícil,mas, por ser confusa. Fiquei com um nó no cérebro de tanta informação de uma vez e olhe que li só os 5 primeiros capítulos

lady day 25/08/2022

Ida Mclaind & Midas Crook
Eu não costumo ler livros de fantasia, mas por achar a capa deste linda decidi arriscar. Vamos por tópicos:

1) A falta de personalidade de Midas.
O personagem passa a história inteira sem abrir a boca pra falar nada, nem discutir com ninguém. Fica quieto o tempo todo e nos últimos 10% do livro decide bancar o herói e bater de frente com o Carl. Antes tarde do que nunca MASSSS o autor mudou completamente a personalidade dele do nada.

2) A obsessão de Carl por Ida.
Já estava ficando ridícula a forma como o Carl tentava controlar a vida e as decisões da Ida pela paixão que sentia pela mãe dela, e por ver os traços de Freya em Ida.

3) Os detalhes não necessários da história.
O autor acabou dando muita ênfase em algumas coisas como descrever a paisagem que que os personagens se encontram, ao invés de narrar o diálogo entre eles. A história acaba dando muitas voltas até chegar ao assunto realmente relevante.

4) Erros de escrita.
Achei vários erros em frases como "precisa ir lá até" com palavras invertidas por falta de revisão de texto.

5) Personagens sem relevância para a história.
Que relevância teve de fato a Emiliana? E pior... e o marido dela que apareceu e sumiu do nada?
Que importância teve Gustav e a filha dele? Que apareciam breves momento como consolo de Midas e sumiam do nada também?

6) A criatura que transforma tudo em branco puro.
A tal criatura da floresta que transforma tudo em branco puro apenas olhando para o objeto/pessoa... que fim deu? Foi falado dela apenas nas ultimas páginas do livro com Midas tentando achá-lo na floresta, e nada mais foi falado, sendo que essa criatura é relatada até na sinopse atrás do livro (???)

7) Furos na história deixados para trás pelo autor.
Depois que Emiliana foi até a floricultura, o que houve com ela? Carl realmente morreu ali na neve caído deitado congelando? E a mãe de Midas, o que houve com ela depois que Henry Fuwa a visitou e foi embora sem trocar uma palavra?

8) A origem de tudo.
Em nenhum momento do livro temos uma breve ideia do que desencadeou esse surto de pessoas se transformando em vidro. Como Ida ficou daquele jeito Como o pai de Midas ficou com o mesmo problema? E Saffron?
Como o primeiro gado de asas de borboleta surgiu? O autor não aparenta dar a mínima explicação sobre nada disso.

vsc bibliotecária 06/06/2012minha estante
Estou há um mês e meio com este livro, e até agora, ele não me surpreendeu. Estou lendo pq quero ver o que acontecerá com Ida (ela vai se curar? vai morrer? Vai ficar com Midas?).
Vi várias resenhas com 5 notas, e comecei a achar que o problema era comigo. Mas após ver sua resenha, li exatamente o que estou sentindo.
Mas vou continuar até o fim, mas ainda bem que não gastei um centavo com este livro, que engana pelo lindo projeto gráfico da capa.
Parabéns pela resenha!

Lay 25/06/2017

O Livro da Minha Vida (sem spoilers)
Lembro que li a primeira vez em 2011, e desde então, montei um ciclo para que eu pudesse reler esse livro a cada 1 ano e meio. Toda vez que releio, é uma bela surpresa. Por mais que a história seja a mesma, eu mudei. E minha interpretação do livro, de cada personagem, das histórias se entrelaçando, muda também. E toda vez que eu releio, eu me pego sendo um personagem diferente.
A primeira vez, me identifiquei com o Midas e sua zona de conforto. A segunda, com o Fuwa e seu mergulho num sentimento desconhecido. A terceira, com a Ida e sua coragem e vontade de viver. A quarta, com o Carl e sua paranoia e garra se agarrar a um passado que não tinha mais volta.
Esse livro tem muito de mim, da minha mudança como pessoa. Preciso reler esse ano... Quem será que contará minha história dessa vez?
Juju ð 13/09/2018minha estante
Muito interessante sua resenha

Sarah 27/11/2020minha estante
Te deixei um recado ;)

doc leão 06/02/2013

INSTIGANTE E REFLEXIVO
Terminei a leitura a pouco menos de uma hora e a conclusão preliminar é que o final do livro não foi o desejado, acredito, para a maioria dos leitores. A personagem Ida que vai se "vitrificando" ao longo da história, é uma das mais agradáveis, e ganha a simpatia do leitor logo nas primeiras páginas. Seu final como estátua de vidro repousando no fundo do oceano é a princípio frustrante. Como disse, essa é a conclusão preliminar. Analisando com mais profundidade, este é um livro que nos faz refletir. O autor é dotado de fina sensibilidade e acurada capacidade de descrever ambientes e personagens. As monocromáticas ilhas onde se passa a história são tão bem descritas, que quase é possível sentir o frio do local. Cada personagem é cuidadosamente elaborado e tem finais bastante justificáveis como por exemplo a mãe de Midas, uma mulher corajosa e intensa casada com um homem austero de coração de vidro. Esta mulher apaga-se em uma existência insípida que tem como clímax um pequeno affair com Henry, um quase eremita que vive para suas pesquisas e para o estudo dos animais fantásticos que habitam a ilha. O pequeno romance não passa de uma tentativa de dar cor a vidas desbotadas e ambos no final do livro optam por não se unirem, demonstrando que suas verdadeiras existências foram as que de fato viveram por mais sem graça que isso possa parecer. O personagem Carl, violento, em sua maneira de querer, conclui que de fato durante sua vida, as pessoas se afastavam por medo. Termina sucumbindo em uma tempestade de neve tentando de forma agressiva se ver livre dela (completamente coerente com o personagem). Midas, um personagem cheio de medos que ama fotografar em preto e branco apaixona-se por Ida. Aos poucos Ida, vai passando coragem para Midas e desmistificando seus traumas. Quando ela se transforma por completo em vidro, Midas também perde seus medos e termina a história praticando mergulho oceânico vestido em uma roupa vermelha (nada mais corajoso e colorido). A metáfora é clara: uma garota exuberante que vivia intensamente foi perdendo a cor e vitrificando (o vidro é incolor), ao mesmo tempo em que transferia para a pessoa que amava o que tinha de melhor: coragem, cores e sede de viver. Teria muito mais para resenhar, mas acredito que poucos teriam paciência para tantas linhas e por isso encerro por aqui. Ah! Antes que me esqueça: alguém poderia me dizer qual a utilidade, na história, da criatura que transforma tudo em cores brancas.
Juliana 14/02/2013minha estante
Gostei da sua resenha, mas ele tem muitos spoilers, dos mais reveladores possíveis... vc poderia editar e colocar o link de spoiler. Sei lá... só uma dica.

Natália Tomazeli 02/11/2016minha estante
Concordo com a Juliana, a resenha está ótima, mas possui muitos spoilers.