Um traço até você

Resenhas - Um traço até você

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Ingrid Elen 20/10/2023

Muito bom!
Fui achando que seria um romance tranquilo, e até foi.
Mas passou tantas pautas importantes, que me gerou muitas emoções. Eu como mulher preta me vi tão bem representada, pelas referências, pelas situações racist*s que já passei nessa vida sendo uma mulher preta em sociedade preconceituosa.
Recomendo a leitura tanto para pessoas brancas que não compactuam com essas atitudes ridículas e para pessoas pretas se sentirem acolhidas por falar sobre NÓS ?

Banana_jubs 19/10/2023

Forte, sensível e maravilhoso
Recomendo DEMAIS, que livro sensacional! Com certeza esse entrou na minha lista de melhores leituras do ano. Os personagens são interessantes e com tantas camadas que você não quer parar até desvendar tudo e resolver cada coisinha.

O racismo e a homofobia são abordados de forma séria e crua de como a vida é para algumas pessoas e isso te traz revolta em muitos momentos por pensar que na vida real essas coisas acontecem com uma frequência assustadora.

É lindo o jeito que a Lina e a Elza se gostam, o modo de agirem uma com a outra é muito bonito. Gostei de praticamente todos os personagens e principalmente da escrita da autora.

Alex 19/10/2023

Um traço até você
Eu não sei muito por onde começar, mas queria deixar registrado que esse livro é incrível.

Quando comprei o livro eu não conhecia a autora ou algo relacionado, mas foi uma das maiores surpresas que li esse ano. A forma como a historia te prende, te faz sentir as emoções da Lina, Elsa e Tim é impressionante.

É um romance gostoso, um romance calmo e que as personagens aprendem uma com a outra, foi bonito de ler. É refletivo, a cada capítulo, a cada vivencia foi um momento em que eu mais refleti.

Gostei de como a personagem Lina se encontrou e entendeu a si mesma, entendeu suas lutas.

Um romance safico, nacional e que te faz refletir, amar os personagens! 5 estrelas.

VitAria.Matuno 17/10/2023

Quando eu leio um livro escrito por um autor brasileiro, eu sinto orgulho. Orgulho de ver a genialidade das pessoas do meu país sendo expressas, ainda mais quando as histórias incluem representatividade, uma forma de lutar. Me orgulhei mais ainda ao ler esse livro, escrito por uma mulher brasileira e preta. Esse livro tem representatividade lgbt+ e principalmente negra. Apesar de não ser negra, acho importante esse tipo de história, que aborda o racismo abertamente e mostra o que a pessoa sente ao ser atacada desse jeito. Não dei cinco estrelas porque, embora tenha apreciado muito, o foco do livro é na vida da protagonista e suas dificuldades, e não especificamente no romance. Não digo isso como uma crítica, apenas como meu gosto pessoal por romances intensos e explícitos.

Lina.Ruiz 14/10/2023

Mundinho Olívia Pilar Br
Olívia Pilar sempre surpreende com suas histórias, é uma surpresa boa que acolhe todo mundo.

Esse livro é sensível, divertido e carrega assuntos muito importantes, a escrita é super fluída e muito bem executada. Os personagens são cativantes e roubam seu coração até mesmo quando são um pouco misteriosos e não revelam tudo possível.

Nessa história temos o despertar racial da Lina, um romance sáfico fofo, famílias seguras e doidas a seu modo e muito sobre resistência. Existe entre as cenas sobre racismo o desconforto necessário para entender o peso de tantas ações violentas e conversas que demonstram as lutas de cada dia, mesmo que nada aconteça do dia para a noite.

Esse livro é o tipo contemporâneo que eu gosto, textos sobre pertencimento e a criação de uma família que escolhe a gente e a gente escolhe de volta.

"Me pergunto se é o nosso talento que é questionável ou se o mundo fez a gente achar que não somos suficientes."

...

Um adendo (contém spoiler)
? achei que a Lina ia falar da desgraçada da Fátima pra Karina tava maluca no aguardo

cecicampos 01/10/2023

Sensível, delicado, maravilhoso
Preciso começar essa resenha dizendo que comecei a acompanhar os livros da Olivia quando ela ainda publicava de forma independente, e é maravilhoso entrar nas livrarias e ver esse livro, ver o quanto essa escritora maravilhosa floresceu.

Sobre o livro, é um daqueles que deveria ser leitura obrigatória nas escolas. Ver a Lina "descobrindo" que vivemos em uma sociedade racista é doloroso, mas a Olivia soube trabalhar de uma forma que o livro não se transformasse em um enorme gatilho para pessoas pretas, o que é ótimo.

O amor da Lina e da Elza também não deixa a desejar. É fofo, delicado, bonito de ler mesmo! Por mais livros com sáficas pretinhas.

Bia @revolucaodoslivros 29/09/2023

FAVORITEI ESSE SÁFICO NACIONAL
? Lina tem quase tudo na vida, mas sonha em ser uma ilustradora e acredita que um curso de desenho no Chile vai ajudá-la, porém, ela precisa de um estágio para juntar dinheiro. No meio disso, ela conhece Elza, uma estudante de Letras e escritora. Por meio do seus versos a menina traz a importância da luta por uma sociedade mais justa. Juntas, Lina e Elza vão confrontar seus medos, suas inseguranças e viver uma história de amor inesquecível.

Essa é uma história sobre duas mulheres pretas com realidades completamente diferentes se apaixonando. Num relacionamento fofo, saudável e que amadurece as personagens, Elza ajuda Lina a se encontrar na comunidade negra, e enxergar que, mesmo com dinheiro, a garota também é vítima do rac!smo.

A autora traz a carga racial sem medo, com cenas do cotidiano, críticas à empresas que fingem se importar com a diversidade e muita luta. No entanto, tudo isso acontece em meio a um romance fofo, também permitindo uma leveza na trama.

Outro ponto que também amei foi as relações familiares. Lina tem pais superprotetores que olham a paixão da filha pelo desenho como um hobby, enquanto a família de Elza são mais calorosos e amam se reunir pra um churrasco. Mas no final, ambas sabem o quanto seus familiares as amam.

A obra finaliza com um momento lindo e muito importante para as protagonistas, com um poema da Elza que representa a força das mulheres pretas e do amor. Essa poesia foi responsável por me fazer chorar duas vezes?

Larissa 18/09/2023

Nem sei o que dizer
Esse livro é extremamente lindo e necessário.
A autora trouxe tanta delicadeza para a história, para as personagens que simplesmente tenho vontade apenas de ler ainda mais sobre elas.
Temas importantes tratados com responsabilidade e que conta a história de inúmeras mulheres, homens, garotas e garotos que vivem o que está no livro.
Fora a delicadeza e afetuosidade mostrada no romance da Lina e Elza, o entendimento, o apoio e tudo mais , é absurdo.
Simplesmente apaixonada pela história.

Julia1856 13/09/2023

Diferente, fofo e fluído
Esse romance me pegou de jeito!
A questão do racismo e da homofobia foi muito bem abordada. As protagonistas são muito bem construídas, cada uma com suas questões e sua arte e foi lindo ver a relação delas acontecendo de maneira saudável. As duas passaram por momento difíceis e se mostraram muito dispostas a resolver seus problemas. Foi de deixar o coração quentinho ?

Eliana 07/09/2023

Maravilhoso!
Sabe quando um livro supera suas expectativas? Foi isso que aconteceu. Eu fiquei tão feliz com esse lançamento, Olivia pilar nos presenteou com uma verdadeira obra prima!

Tudo que Lina mais deseja é ser uma ilustradora de sucesso e para que esse sonho se torne realidade ela precisa viajar para o Chile e fazer o curso que tanto deseja. Elza é uma estudante de letras que usa a poesia como uma forma de expressar seus sentimentos, para o mundo.

As duas, não imaginam mas seus mundos estão prestes a se cruzarem. A chegada de Elza não só irá mexer com o coração de lina mas sua presença será crucial para seu processo de identidade e pertecimento.

A história possue várias camadas a construção do romance das duas, o sonho da Lina em ser ilustradora e como a sua família ver isso como um simples hobby. Lina toma a atitude de
Ir atrás de um estágio remunerado para conseguir dinheiro e poder viajar tendo sempre esse desejo de mostrar pra se mesma que consegue tomar decisões sozinhas e ser independente. Mas durante esse período muitas coisas vão acontecer. Lina passa a entender o porquê ficava de fora de algum grupinho da escola, que não era a garota que os meninos queriam ficar. Ou quando riam do seu cabelo molhado. Mostra como o racismo está presente no cotidiano está nas falas, nos olhares, no âmbito corporativo e até mesmo por quem se diz ser "aliado" como as grandes empresas. Na prática estão só lucrando com o próprio racismo..

Como disse anteriormente, Elza tem um papel muito importante nesse processo de fazer com que a Lina entenda que mesmo ela estudando em uma das melhores faculdades, não está isenta de sofrer racismo. A autora tanto se aprofunda na relação das garotas como também nas relações familiares. Mostra como esse acolhimento é importante.

Lina e Elza, é um casal apaixonante que protagonizam cenas que deixa o coração quentinho e de tirar o fôlego! Fiquei totalmente redinda as duas.
A arte tá muito presente durante a narrativa, tanto Elza como Lina são duas artistas, além disso a autora faz várias referências de músicas e artistas nacionais ao longo da história.

Um traço até você é uma obra que ao mesmo sintetiza assuntos sérios trás um romance lindo, intenso e verdadeiro. Olivia pilar trouxe uma narrativa com capítulos curtos mas que se aprofunda nos assuntos e nos personagens secundários, cada um tem seu papel para um enredo brilhante e marcante.

Ale Gilos 07/09/2023

Olivia maravilhosa como sempre
Já li quase todos os contos da Olivia e sempre me encantei com a escrita dela. Simples, mas absolutamente cativante.

No seu primeiro romance, ela traz temas importantes sobre preconceito, raça e pertencimento. Tudo isso junto de 1 romance sádico delicinha de ler.

É 1 leitura necessária, que ao meu ver já deveria se tornar clássica (principalmente para adolescentes e novos adultos).

Uma estreia maravilhosa! Um único ponto é que há alguns momentos, entre transição de 1 cena ou outra que deu uma leve quebrada narrativa pra mim (por isso 1 estrelinha a menos).

Enfim, leiam Olivia!

lauverissimo 06/09/2023

Afeto e pertencimento
Esse livro é maravilhoso! afeto e pertencimento foram os dois sentimentos que eu mais senti com essa leitura. durante a vida de uma pessoa negra é mais do que essencial se sentir acolhido e compreendido, sentir que tem um lugar no mundo, e o livro mostra isso junto de uma historia muito gostosa de amor?

Nani 31/08/2023

Eu li esse livro com um sorriso no rosto em cada pagina pqp

...

Let 28/08/2023

Um romance sobre identidade e pertencimento
Esse livro me surpreendeu de tantas maneiras! Eu já sabia que raça seria um tema mto importante na história, até por termos um casal afrocentrado. Mas a forma como a autora trabalhou e deu profundidade para essa questão? mds que obra de arte! Aqui temos uma protagonista, a Lina, que sonha em ser ilustradora e precisa juntar dinheiro para fazer um curso no Chile. Apesar dela ser de uma família com dinheiro, os pais não apoiam muito esse sonho dela e ela decide ir atrás de um estágio remunerado. E é quando a história ganha um novo rumo pra Lina, que vai aos poucos percebendo que todos os ?desconfortos? que ela sentiu a vida toda tinham um nome: r4cismo. Não eram meras coincidências ou acidentes isolados. E a Elza guia lindamente a nossa protagonista a entender que mesmo rica, a Lina ainda é preta e vai ser julgada primeiro pela cor da pele. Acompanhar esse despertar racial dela é muito emocionante. Mas, o que eu mais amei nesse romance é o contraste entre as duas personagens, que são de classes sociais e realidades diferentes. E, ainda assim, ambas entendem exatamente a dor da outra, a violência que pessoas pretas sofrem, e isso cria uma cumplicidade linda entre elas. Esse é um romance com muitas cenas dolorosas, momentos desconfortáveis e sentimentos de não pertencimento. Mas, ao mesmo tempo, é um romance lindo sobre luta e resistência. Sobre encontrar um lugar no mundo. Me emocionei demais lendo e estou apaixonada pela escrita da Olivia!
TainA339 01/09/2023minha estante
quero muito ler esse livro