Um traço até você

Um traço até você Olívia Pilar

Resenhas - Um traço até você

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

gabigabiruzinha 06/01/2024

Livro muito fofo, eu teria amado ler ele quando estava com 19 anos, a idade das protagonistas e também tava descobrindo aos poucos minha sexualidade (e olha que eu to me redescobrindo agora, 6 anos depois, aos 25) e os racismo velados bem pontuais que sofri, apesar de não ser retinta, eu comecei a ler pelo romance delas mas acaba não sendo o foco principal, senti falta da profundidade nos personagens

Emmanuele 06/01/2024

Livro necessário para toda mulher negra e sáfica.
Conheci esse livro na bienal em setembro, infelizmente não pude comprar mas sabia que na hora certa eu o teria. acabei ganhando ele de natal, 3 meses depois, de uma pessoa muito especial pra mim. esse livro fala sobre pertencimento, sobre as guerras internas onde nós mulheres negras sempre tivemos ou teremos. não sou de fazer resenhas extensas mas devo arrancar elogios a esse livro, o ler em período decisivo de vestibular sem dúvidas abraçou meu coração. levarei o ensinamento de dona diva no meu coração, e a Oliva só tenho meus sinceros agradecimentos por um livro tão perfeito, e tão caloroso ao ponto de tocar meu coração com suas palavras.

dandarafreitasd 04/01/2024

Lindo e extremamente sensível. tem um casal incrível, romance fofinho, e ao mesmo tempo trata e sexualidade e racismo com extrema responsabilidade. já virou um dos meus favoritos!!!

Maria18112 28/12/2023

Esse livro me surpreendeu!

Uma paixão entre duas jovens que iniciaram a faculdade, mas são de classes sociais diferentes.

O livro tem passagens gostosinhas de ler, como as borboletas na barriga que uma sente pela outra, mas também aborda temas como racismo, romance sáfico, preconceito e como a classe social pode impactar na percepção de si mesma.

Vale muito a pena!

DAbora311 27/12/2023

Uma coisa que eu achei que a autora retratou muito bem nesse livro foi o racismo velado, em uma país que insiste em afirmar não ser racista. A personagem Lina me lembrou de um amigo, uma pessoa preta que tem dinheiro, que muitas vezes não entende o racismo. Eu gostei da autora ter abordado esses temas, mesmo lendo muitos livros sobre racismo ou histórias com personagens pretos, poucos foram para essa vertente. Também gostei da construção do relacionamento da Lina com a Elza, achei as duas muito fofas. A Elza levando a Lina para o churrasco da família é uma coisa brasileira demais ?.

Oliveira263 23/12/2023

Um Traço até Você
Lembro que estava muito ansiosa para ler esse livro, e fiquei super animada quando encontrei o ebook.
Eu realmente fui com muitas expectativas, esperando coisas que não aconteceram. Não me levem a mal, o livro é ótimo, aborda problema sociais e causas importantes (sou meio fissurada nisso), mas a escrita e a desenvoltura considerei lentas e isso é um ponto negativo, porque fiquei com preguiça de continuar a ler. Não fiquei tão presa quanto esperava que ficaria.
"Um Traço até Você" trás a temática do racismo. Sair da bolha nunca é fácil, porque você está acostumado com algo e de repente se vê olhando coisas que era completamente alheia, é uma jornada difícil, afinal é muito mais fácil continuar dentro da bolha do que estoura-la de vez.

rafaela144 13/12/2023

5 estrelas é pouco pra uma história tão incrível
Não tenho palavras pra elogiar Um traço até você. Como é bom poder ler um livro tão sensível, que fala de assuntos importantes ao mesmo tempo em que traz temas cotidianos como insegurança, desconforto e descobertas. Acompanhar o crescimento da Lina ao longo do livro foi incrível, me senti muito representada em diversas partes. Olívia tem uma capacidade ímpar de falar sobre racismo e LGBTfobia sem nem que o livro seja só sobre isso. Todos os personagens têm suas próprias histórias, medos e inseguranças, e ela vai trabalhando isso ao longo do livro sem deixar de falar sobre esses temas. Exatamente como a vida é. Tudo isso acontece com a gente enquanto a vida continua.
História linda, potente e muito inspiradora. Que Lina e Elza continuem nos inspirando a sempre traçar as nossas próprias histórias.
Obs.: a avó da Elza é a melhor vó do mundo depois da minha vó! Vi a minha vó em todas as falas da dona Diva!

Gabi Nery 07/12/2023

Dei cinco estrelas porque simplesmente não tem nenhum defeito. Foi muito bom de ler, veio no momento certo para mim, e cumpre o que prometeu: um romance entre duas garotas negras talentosas muito fofo, cheias de sonhos e autodescoberta no mundo com tantas dificuldades e preconceito.
A escrita inicialmente muito boa e fluída. Mostrou bem a auto descoberta da Lina durante o livro. Você percebe que a Lina do capítulo um é bem diferente da Lina do meio do livro e pro final ao longo que as coisas acontecem. As opiniões, os sentimentos, tudo muda e amadurece. Eu me senti triste, com raiva, feliz e apaixonada por Elza junto com Lina.
Por falar em Elza, véi, que personagem incrível. Foi amor a primeira vista quando eu descobri que ela cursava letras e gostava de escrever. A relação dela com Lina é a coisa mais linda do mundo, cada toque, cada elogio e a parceria delas me fazia ter mini surtos de alegria. Todos os personagens foram bem feitos e escritos, Tim, Amanda, até aquelas insuportáveis da Camila e Fátima.
Eu adorei essa leitura, com certeza lerei mais livros como esse. Duas garotas negras lgbt+ talentosas e corajosas não devia ser coisa rara nos livros, precisamos valorizar mais a representatividade, personagens e autores negros. E mostrar mais situações de racismo e homofobia, que são sempre abafadas no mundo de hoje.
Nota dez. Muito bom.

Malu 24/11/2023

Eu acompanho a Olívia desde que ela só publicava de maneira autônoma na Amazon. Me enche de orgulho ter um livro de romance entre meninas negras em mãos escrito por ela.

anapmoscoso 06/11/2023

Necessário, surpreendente e belíssimo!
"Porque se meu nome é força,
Minha mente é guerra e é luta.
Meu coração é dos laços,
E os laços fazem o mundo."

Esse livro me surpreendeu demais. A Olívia Pilar conta essa história de uma maneira tão única que os sentimentos vão surgindo dentro da gente e parece que, assim como acontece com Lina - a protagonista, todos eles se misturam dentro do leitor e é necessário parar para identificar cada um.

Lina é uma jovem negra de uma família classe média alta. Seus pais, um empresário e uma advogada, sempre fizeram de tudo para que nada faltasse na vida dos filhos. No entanto, devido a maneira como eles enxergam o sonho da garota de se tornar ilustradora como um "hobby que está indo longe demais", Lina toma a decisão de que irá bancar os custos para o curso que deseja sem a ajuda deles.

No mesmo dia que a garota consegue o estágio que irá ajudá-la a juntar o dinheiro necessário, Lina conhece Elza. Engajada na luta antirracista, Elza teve uma criação bem diferente da protagonista e, como consequência, possui não apenas mais conhecimento sobre a causa, mas também mais cicatrizes.

Elza trás para a vida de Lina não apenas um amor tranquilo, cuidadoso e seguro, mas também desperta a protagonista para uma jornada de autodescoberta e pertencimento.

Olivia Pilar entrega um romance afrocentrado com cenas belas, cenas emocionantes e cenas dolorosas. Acompanhar o desenvolvimento de Lina é ver a personagem passar a perceber que aquelas atitudes "estranhas" em relação a ela tem nome e que racismo não vê dinheiro. Ao mesmo tempo, é maravilhoso ver o desenrolar do relacionamento entre ela e Elza, duas jovens diferentes que se respeitam, se amam e se apoiam.

É uma história de luta e resistência, de aprender a confrontar pessoas intolerantes e a lidar com sentimentos desconfortáveis sem fugir do que possa estar por trás deles. Um livro muito bonito, muito necessário, muito surpreendente!

site: https://twitter.com/anaestalendo

malluzona 03/11/2023

Esse livro retrata claramente a sociedade preconceituosa em que vivemos, em vários momentos do livro eu me identifiquei com a personagem principal, sendo uma mulher preta e que gosta de outras mulheres, o livro mostra que apesar das dificuldades, Lina não desiste de seus sonhos e muito menos da mulher que ama. Apesar de ser um assunto muito pesado, a leitura é leve e o romance de Lina com Elza nos faz ficar com o coração quentinho. Eu simplesmente amei esse livro e com certeza está no meu top5

Baroni.Livia 22/10/2023

Livro NECESSÁRIO
Iniciei esse livro por indicação da minha prima, que não leu também mas já tinha escutado falar muito bem. E MEU DEUS, que livro necessário, apesar de ser um romance ele dá tapa na cara e chute no estômago diversas vezes, nos fazer refletir sobre alguns assuntos e algumas posturas que temos, sobre realidades diferentes e principalmente preconceitos maquiados.
Apenas obrigada por esta obra prima !
Leiam! E reflitam.

Cah 22/10/2023

Favoritado ?
Esse não foi o meu primeiro contato com a escrita da Olívia Pilar, e exatamente por isso, eu fiquei tão feliz quando soube do anúncio desse livro. Ela foi o meu primeiro contato com histórias sáficas protagonizadas por mulheres pretas e eu sempre fui muito apaixonada por suas personagens. Eu as encontrei em um momento de autodescoberta, tanto sobre a minha negritude, quanto a respeito da minha sexualidade, então posso afirmar com todas as letras que elas fizeram parte de um ponto de virada na minha vida.

Com ?Um Traço Até Você? a experiência foi diferente. Não no sentimento de me sentir vista e compreendida, mas por agora estar mais velha e poder olhar para a história entendendo todas suas nuances e camadas. A escrita da Olívia me deixa encantada, porque ela escreve de uma forma simples sentimentos que são tão complexos e complicados de se entender. Eu amei poder acompanhar o desenvolvimento da Lina, a forma como todas as situações foram resolvidas. Os laços familiares e a forma como as temáticas foram abordadas.

O relacionamento que a Lina e a Elza construíram é lindo, saudável e leve. Eu amei ver como as duas foram se transformando ao longo da história, inspiradas uma pela outra, mas ainda assim em seus próprios termos. Eu espero que esse seja o primeiro romance de muitos da Olívia Pilar. Eu já me peguei indicando a história para pelo menos duas pessoas, e com certeza esse livro e esses personagens vão ficar no meu coração por muito tempo.

ntliaxk0 22/10/2023

Acho q todo mundo devia ler
Amei, não é só mais um livro LGBT+ clichê (por mais que eu ame esses), é um livro sobre descobertas, sobre inseguranças, sobre desigualdade e sobre racismo, é uma história brasileira e eu recomendo muito

estante da lo 21/10/2023

Olívia Pilar... uma mulher que conseguiu escrever bem o que mulheres negras (e lgbtqia+) sofrem na nossa sociedade, com uma história linda de amor que lina e elza mereciam. mesmo sendo uma mulher branca, achei necessário ler e expandir meus horizontes para entender o que meus amigos passam (ou podem passar) na rua (como por exemplo a discriminação que a lina passou na manifestação).
fiquei apaixonada na elza e em suas poesias, lina e seu relacionamento com o seu irmão antônio, a amizade incrível do tim e elza... adorei esse livro

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6