Um traço até você

Resenhas - Um traço até você

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Angela123 16/02/2024

Amei!
Esse livro me trouxe várias emoções, como sorrisos, lágrimas e identificação... A Lina sentindo aquela dorzinha/incômodo ganhando nome e forma me lembrou a minha auto descoberta na época da faculdade, como disse a Neuza Santos: não se nasce negra, torna-se negra. E por fim, que história de amor emocionante, né?! Era só uma Elza na vida ?

Luiza | @itsluizayall 15/02/2024

Um Traço até Você
"Porque se meu nome é força,
Minha mente é guerra e é luta.
Meu coração é dos laços,
E os laços fazem o mundo."

Lindo lindo lindo!!
Assim como os outros escritos da Olivia, a história de Lina é Elza me cativou, me fez sorrir e me fez refletir. A leitura foi extremamente fluída pra mim e a forma como a Olivia consegue descrever sentimentos complexos de uma forma simples sempre me deixa muito encantada.

O romance desenvolvido entre as meninas foi fofo demais! Leve e cheio de diálogo, foi fácil perceber as mudanças e evolução das personagens, principalmente na Lina, por ser a narradora da história.
As relações familiares e com os amigos também são pontos muito positivos na história. A família da Elza TUDO pra mim e Antonio pitiquinho só queria alguém pra jogar vídeo game com ele kkkkk

Acho que a palavra que eu usaria pra definir "Um traço até você" é identificação. Eu sei que meu eu adolescente teria amado demais se ver nessas histórias, fico um pouco triste por ter demorado, mas fico feliz por esse momento estar aí a eu de 26 poder se encontrar em histórias como essas e também de finalmente os nossos estarem tendo a oportunidade de contar nossas histórias dessa forma.

Stefany 14/02/2024

Morri de amores por esse livro, que delícia que foi ler esse romance, um romance tão leve, tudo que nós queremos é poder ler um clichê safico onde a família nos aceita. apaixonada na Lina e na Elza elas são maravilhosas que se completam. muito bom como o racismo também é tratado no livro, a gente sente a dor e a raiva. amei de mais

Beatriz......... 14/02/2024

Sem palavras... Favoritei.
Cara nem sei por onde começa! Esse livro é impecável em tantos assuntos que tenho medo de não conseguir sitar todos, começando pelos personagens a Lina e a Elza! que personagens maravilhosas meu deus é um casal super fofo tem vários momentinhos de boiølagem que me deixaram de coração tão quentinho!
A família da Elza! Meu deus cara me apeguei muito porque lembrou muito a minha família e minha vovó, o tamanho da representatividade que esse livro é não tá escrito deus! O jeito como ela traz acontecimentos recorrentes da vida de uma pessoa preta as tristes é as boas, a luta a frustração a raiva é muito lindo e um livro com uma força absurda.
Me encontrei tanto nesse livro em vários momentos! Assim que comecei já sabia que eu ia adorar e entrar para os meus favoritos!. Leiam.

Valdez.Lima 11/02/2024

O livro é uma baita tapa na cara, me senti representada pelo sentimento de não pertencimento e sentir que ninguém apoia meus sonhos, além disso elas são umas queridas

luciopm 11/02/2024

Descobrindo formas de amar a partir do diálogo
Uma das coisas que fica evidente, ainda mais no final do livro, é como o diálogo é importante e necessário em qualquer tipo de relacionamento. Seja para relatar uma insatisfação, insegurança ou até mesmo felicidade.

Lina e Elza aprenderam muito uma com a outra durante a narrativa, o que fez que essas reflexões fossem repassadas para familiares, amigos e até colegas de trabalho. A reflexão sobre o que quer para seu futuro é extremamente necessária, pois ajuda a internalizar o que te faz bem, para que o desenvolvimento seja cada vez melhor.

Letioli 09/02/2024

Romance fofo e afrocentrado
Olivia Pilar, reconhecida por seus contos, apresenta seu primeiro livro pela Intrínseca. A trama concentra-se no processo de autodescoberta de Lina, com o auxílio de Elza, que a ajuda a romper a bolha que a envolve, proporcionando uma nova perspectiva sobre diversos aspectos de sua vida.

A narrativa é rica em diálogos enriquecedores. Não se trata de um enredo repleto de aventuras; aqui, o foco principal reside no desenvolvimento das personagens. Gradualmente, a autora explora as experiências de pessoas negras e sua relevância no cotidiano, especialmente no contexto brasileiro.

Com um romance sáfico envolvendo duas jovens negras, repleto de momentos acolhedores e diálogos que acrescentam profundidade, este livro conquistou um lugar especial na minha estante e no meu coração.

Book 08/02/2024

Leveza...
A história é leve e delicada, mesmo abordando temáticas, como racismo estrutural e homofobia. Olívia criou uma história contemporânea que nos leva para passear por Belo Horizonte, criando um enredo e espaços encantadores. O desenvolvimento dos personagens é incrível, praticamente palpável o amadurecimento de Lina no decorrer do livro.

Mariana0402 06/02/2024

??????
Olivia Pilar conseguiu trazer questões raciais de forma didática e esclarecedora. Ver Lina aprendendo a identificar os diversos episódios racistas pelos quais passa gera um misto de sentimentos. Através desse livro podemos ver as diversas vivencias pretas diante de realidades sociais diferentes, trazendo reflexões profundas a respeito do racismo. O romance é fofo e leve, deixa o coração quentinho.

Alexandre de Omena 05/02/2024

Ótima surpresa em uma história despretensiosa
A leitura dessa obra foi uma grande surpresa. Li por ser parte de uma leitura coletiva, sem grandes espectativas, mas o resultado foi surpreendente. De uma maneira despretensiosa, a autora nos conduz por um enredo contagiante, inquietante e cheio de surpresas, sem fugir às questões de racismo e homofobia. Recomendo a leitura a quem deseja sair da zona de conforto de maneira leve.

Lulu.021 01/02/2024

Um livro para mulheres pretas
Esse livro é maravilhoso, conta as dificuldades de uma pessoa negra, as dificuldades de uma pessoa lgbt e ao mesmo tempo é um romance tão leve e sincero. Teve muitos diálogos nesse livro importantes, muitas reflexões maravilhosas, eu adorei ver a lina se descobrir, descobrir seu lugar, seu amor, sua cor. Adorei como essa história é feita por uma brasileira e que se passa em Belo Horizonte, simplesmente perfeito. Eu recomendo 100/10 para qualquer um que vá ler, mostra a dor de uma pessoa negra no dia a dia, até o racismo do mais pequeno que ninguém percebe que aconteceu, mas fica guardado na alma. Enfim, simplesmente perfeito o livro adorei a leitura

Carolina1551 28/01/2024

Amor e mais amor
Fiquei toda sensibilizada e emocionada do quão leve foi o romance delas em si. deve ser a primeira vez que li o romance surgir desde primeira página na maior leveza sem muitos obstáculos irrelevantes. foi lindo ver elas se apaixonando e bobinhas desde o começo. e para concluir, foi comovente e arrepiador a forma tão profunda e sensível que a autora trouxe em relação ao racismo tão presente e cruel na vida dos personagens.

Carol Abrantes 27/01/2024

Traços de Amor e Autodescoberta
Olívia Pilar é uma escritora mineira de Belo Horizonte, mestra e doutora em Comunicação Social pela UFMG. Seu principal objetivo é trazer representatividade para suas narrativas, com protagonismo negro e LGBTQIA+.

Acredita-se que se possa conhecer uma autora por meio dos títulos de suas obras; por isso, aqui estão alguns: “Um traço até você”, “Entre estantes”, “Pétala”, “Quando o sol voltar”, entre outros.

“Um traço até você” é seu romance de estreia, publicado pela editora Intrínseca, que já conquistou milhares de avaliações e ótimas recomendações. Após Lina esbarrar com Elza durante o intervalo na faculdade, o interesse entre ambas é praticamente instantâneo. À medida que se aproximam e se envolvem, as protagonistas confrontam seus medos, suas inseguranças, suas sexualidades e vivem uma história de amor sensível e autodescobertas, com representatividade negra e lésbica.

Se você gosta de romances entre garotas, protagonismo negro, ilustrações, poesias e reviravoltas, “Um traço até você” é ideal! Além disso, os capítulos não são extensos, e a linguagem é de fácil compreensão. Prepare-se para se despir e se surpreender com a audácia da escritora.

"Logo me lembro de que meu cabelo volumoso está solto, deixando bem à mostra meus cachos, e recupero a confiança. Confio na beleza deles com toda a minha alma, mesmo que talvez mais ninguém pense o mesmo." (p. 20)
"A verdade é que ninguém dá conta de tudo. Tomará que ela descubra isso logo, para se cobrar menos." (p. 76)
"Nem tudo precisa ser um combate. Nem tudo exige que a gente vá para a frente de batalha." (p. 222)

LAvia464 25/01/2024

QUE LIVROS MEUS AMIGOS..QUE LIVRO!
Simplesmente um dos melhores livros que li! Aborda um assunto super importante que é bem legal, eu particularmente gosto quando abordam assuntos/pautas importantes como o racismo. E que leitura apaixonante a história, as personagens, as ilustrações enfim um livro extremamente bom e recomendo DEMAIS esse livro!! 10/10
Lina, Elza eu amo vcs suas divas ??

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6