O vento sabe meu nome

O vento sabe meu nome Isabel Allende

Resenhas - O vento sabe meu nome

Vênus_Alice 27/09/2023

O vento sabe meu nome
A história se inicia na Viena de 1938, pouco antes da eclosão da Segunda Guerra Mundial e se encerra na atualidade, na pandemia que abalou todo o planeta.

O livro não narra uma linha que segue um percurso de uma pessoa ou família. São várias história, pessoas diferentes, situações e momentos singulares (embora análogos por serem permeados por um sofrimento ou trauma).

No início da leitura é difícil de compreender o que virá e o porquê de tantas histórias que dão a sensação de serem aleatórias, mas com o decorrer, é possível ir montando as peças do mosaico.

É um livro emocionante, não sei dizer se são histórias reais, mas por ser tão próximo da realidade e atemporal, traz uma angústia e um intimismo com a leitura.
Cada personagem me conquistou de uma forma diferente e profunda, é uma leitura intensa, que te tira do conforto, mas ao mesmo tempo confortante.

Thayná Krueger 29/10/2023

Emocionante
Mais um livro espetacular dessa que entrou para a minha losta de escritoras favoritas. Como sempre, ela escreve sobre estória tristes, mas extremamente reais e emocionantes.

Uma das características que eu mais gosto da sua escrita é acompanhar a trajetória do personagem ao logo de toda a sua vida, parece que isso dá muita profundidade ao personagem, pois acompanhamos suas escolhas e como cada uma delas afetou a sua vida. Além de escrever personagens extremamente reais, cheios de defeitos e qualidade inerentemente humanas.

Cada personagem nesse livro é bem escrito e bem desenvolvido. Você sente vontade de conhecer vários outros personagens secundários.
????

CPF1964 29/10/2023minha estante
Vou mandar um ZAP agora para Bebel dizendo que você comeu 0,5 estrela... Triste !!

Thayná Krueger 29/10/2023minha estante
Mas por que eu comparei com Violeta que é 5 estrelas para mim. ????

Ela vai entender

CPF1964 29/10/2023minha estante
Darei a notícia aos poucos para ela..... Tipo: O gato estava no telhado...Caiu... Está mancando... Continua suspirando... Está tendo convulsões... Os olhos estão esbugalhados... Espumando... Partiu desta para melhor....

CPF1964 29/10/2023minha estante
Fique tranquila. Serei comedido...

Credo ??

anna v. 08/08/2023

Bom, mas desapontou no final
Descobri a Allende há relativamente pouco tempo. Me encantei por LONGA PÉTALA DE MAR, e mais ainda pelo incrível VIOLETA. Corri para ler esse novo lançamento. E de fato gostei bastante das histórias de Samuel Adler, judeu austríaco que foi enviado pela mãe aos 5 anos de idade para a Inglaterra no "trem das crianças" (sem parentes acompanhando, apenas a instituição que colocava as crianças com famílias voluntárias, num dos maiores dramas coletivos que eu consigo imagina) e de Anita Díaz, salvadorenha de 7 anos que é brutalmente separada da mãe pelos serviços de imigração dos Estados Unidos. São duas histórias de extrema violência (física também, mas especialmente emocional) com crianças que a autora costurou com muita habilidade, chamando atenção para o desastre humanitário que ocorre hoje na América Central.
Mas de alguma forma, não achei plenamente satisfatório, especialmente o terço final. Faltou um clímax, na minha opinião, para um fechamento mais a contento. Além disso, as histórias de Selena e Frank (a assistente social e o advogado que ajudam Anita) me pareceram meros artifícios para viabilizar a narrativa. Não consegui me conectar com a história deles. A de Letícia, parente distante de Anita, que foge de El Salvador nos anos 80, me pareceu muito mais emocionante e bem contada.
Enfim, um livro muito bom, mas não tanto quanto os dois anteriores.
Obs: quando li a sinopse, achei que o Adler da história fosse o Adolf Adler, o psicólogo austríaco. Mas na verdade ele era uma geração mais velho que o Samuel Adler - que é um músico e compositor real. No entanto, segundo a internet, Adolf Adler tinha um irmão chamado Rudolf Adler, que, no livro de Allende, é o nome do pai de Samuel Adler. Será o psicólogo tio do maestro?! Cartas para a redação!

Nicole 05/02/2024

Livro com tema relevante - imigração
Primeiro livro que li da autora, gostei muito da leitura, flui bem, embora no início eu tenha ficado um pouco perdida, mas ao fim, todos os personagens e histórias se encaixam.
O livro começa com a história de Samuel que mora em Viena e vê sua vida virar de cabeça para baixo com a eclosão do nazismo. Sua mãe o envia para a Inglaterra com a intenção de o proteger. Samuel vai apenas com seu violino.
Em outro passo, temos Anita, uma criança de El Salvador que pega um trem junto de sua mãe na tentativa de chegar até o Estados Unidos, mas ao chegar, mãe e filha são separadas diante da nova política de imigração.
Já Letícia que após ter que ir para o hospital (com o pai), afastado da sua aldeia e ficar internada por um tempo, ao receber alta, é informada sobre o pior, por seu pai.
Por fim, Selena Durán é uma assistente social que trabalha com imigrantes, na busca constante pela garantia de direitos mínimos. Selene conquista a ajuda de Frank Angileri, advogado renomado, para que a auxilie a unir Anita e sua mãe novamente.

É um livro muito reflexivo que abarca diversos temas relevantes.

Indico a leitura.

Luciana 31/07/2023

O livro começa bem pesado e triste, vamos entendo a vida e os traumas dos personagens até o momento que as histórias se entrelaçam e aí fica uma história mais comum e previsível.

Isabel sabe como contar histórias como poucas, te levando por entre vidas e acontecimentos de uma forma maravilhosamente orgânica.

Lucas990 28/02/2024

Neste perfil servimos à Isabel Allende. A primeira autora do mundo! Ninguém antes dela!
O Vento Sabe meu Nome se passa em 2 tempos e lugares diferentes: Viena em 1938 e Arizona em 2019. Vamos conhecer a história de 2 crianças que de alguma maneira foram separadas de suas famílias e obrigadas a imigrar para outro país na esperança de um futuro melhor.
De forma sensível e também brutal, Isabel Allende conduz o leitor por uma jornada entre passado e presente permeados pela necessidade dos pais de protegerem seus filhos a qualquer custo, e também o preço que isso pode custar.
Tá aí uma autora que sempre arrasa. Isabel Allende, conte comigo pra tudo!

Claudia.Correia 09/08/2023

O vento sabe o meu nome
Quando penso  que Isabel Allende já não tem mais como nos surpreender ela reinventa e mais uma vez nos arrebata com sua escrita sensível, entrelaçando histórias do passado e presente.
Neste romance histórico, Isabel nos traz a saga por um lar de duas crianças separadas de suas famílias. Em Viena, Samuel Adler, que desde a fatídica Noite dos Cristais da Alemanha Nazista é separado da família em busca de segurança, e, Anita Díaz 8 décadas depois de Samuel é separada da mãe por conta da lei da imigração quando tentam entrar nos EUA após fugir da violência de El Salvador.
Essas duas histórias comoventes se entrelaçam e nos trazem à triste realidade das vítimas das guerras e consequentemente a migração forçada.

Paula 20/07/2023

Destruída por esta autora tão potente...
Isabel Allende se tornou uma das minhas autores favoritas. Esta história me tocou desde o início, me emocionando a cada página lida, e me deixando arrebatada por esta história forte, verdadeira e incrível. A autora conseguiu passar todo o sentimento pesado da trama. O que deixava um pouquinho mais leve foram alguns momentos de alegria, amor e imaginação, isso também me deu forças para continuar a leitura. Com certeza super recomendo!
Marcos.Azeredo 29/07/2023minha estante
Eu comprei este livro, mas ainda não li!

Cah. 26/07/2023

Um livro cheio de sofrimento!
O livro é narrado por uns sete personagens ... Cada um contando sua história, as vidas desses personagens vão se entrelaçar depois de muitos anos, Letícia é parente da pequena Anita, e ela acaba indo trabalhar pro Samuel ...

O livro é cheio de sofrimento, de acontecimentos horríveis, que nenhuma pessoa deveria passar ...

Conseguiu me prender só no início, depois foi ficando cansativo ...

Gabs 26/07/2023

Impecável
Se tornou uma dos meus favoritos dessa escritora chilena maravilhosa que é Isabel Allende. Gostei de tudo nesse livro: as personagens, suas estórias e a forma como se cruzam, o realismo histórico.
Uma escritora para amar e exaltar.

Marina Rosa 21/09/2023

Belíssima obra!
Lindamente escrito, como sempre, pela talentosa @allendeisabel ?

É uma história comovente, de partir o coração. No passado, a família de Samuel na Áustria foi destruída pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Ele foi poupado por ser levado no Kindertransport para a América, onde foi embaralhado até pousar com um gentil casal Quaker. O trauma de sua experiência permanece trancado em suas memórias, como vemos o curso de sua vida ao longo de muitos anos.

Em outra linha do tempo, temos Anita, uma refugiada salvadorenha quase cega aos sete anos, que foi separada de sua mãe na fronteira. Ela também sofre muito ao passar por vários centros de detenção, grupos e lares adotivos, tudo sem o conforto de saber onde sua mãe está.

"E essa garota está traumatizada - ela sente falta de sua mãe, ela foi afastada de tudo o que sabe, de sua família, de seus amigos, de sua escola, de sua comunidade, de seu idioma?.

No geral, ?o vento sabe o meu nome? se torna uma espécie de narrativa familiar de ternura agridoce em meio a uma paisagem de crueldade e desespero. Allende claramente se importa com seus personagens, e esse amor brilha em suas representações, tornando-os mais cativantes para nós e, embora muitas vezes aperta o coração, é um retrato impressionante de vidas deslocadas e sofrimento que encontram consolo uns nos outros.

Por fim, a Anita é minha personagem favorita, adorei a maneira que se tornou um símbolo de resistência, com sua fé inabalável e histórias mágicas, as quais lhe deram forças para superar as angústias, o medo e a solidão.

Só posso dizer, uma belíssima obra! ??????????

?me conta aí, já leu ou pretende ler? Se já leu, o que achou? ??

Caroline1321 06/02/2024

Diferente de tudo que já li!
Comecei esse livro sem saber o tema principal, pois ainda não tinha lido/ouvido nenhuma resenha e não li a sinopse dele. E que bela surpresa! Um assunto que infelizmente segue sendo real na nossa sociedade, descrito tão bem pela Isabel. Eu não esperava ler essas histórias tão lindas e tão tristes!

Incrível como a Isabel conseguiu entrelaçar as histórias e as linhas do tempo tão perfeitamente. No início/meio da leitura me senti um pouco perdida, pq tentei relacionar nomes e datas; mas depois deixei a leitura fluir, pq sabia que podia confiar na narrativa da autora.

As páginas finais são extremamente sensíveis e lindas! Terminei a leitura com o coração quentinho e chorando de emoção ??

Marilia 28/07/2023

Emocionante
Fechei o livro com lágrimas nos olhos. Confesso que não estava preparada para o que esse livro me reservava, mas fui me acomodando e sentindo tudo o que ele me despertou.

A temática central do livro envolve a realidade dura e cruel da imigração. Foi preciso estômago para vencer alguns trechos que narravam cenas de violência e de dor. Por outro lado, a opção da autora de inserir passagens comuns da vida humana, pequenas crises do cotidiano, deram ao livro o tom quase leve, apesar da profundidade.

Eu estranhei um pouco a escrita e a forma como o enredo vai sendo apresentado, por se distanciar bastante do que eu conhecia de Isabel Allende. Isso me encantou, pois demonstra a versatilidade que só é possível aos extremamente sensíveis.

Um belo livro, mas que contém, devo dizer, doses altas de sofrimento. Recomendo a leitura, com essa ressalva de que pode trazer desconfortos enormes.

Rê Lima 16/08/2023

Apesar dos muitos personagens, adorei a história do livro. Achei interesse, real, emocionante e muito bem escrita!