O vento sabe meu nome

O vento sabe meu nome Isabel Allende

Resenhas - O vento sabe meu nome

Thayná Krueger 29/10/2023

Emocionante
Mais um livro espetacular dessa que entrou para a minha losta de escritoras favoritas. Como sempre, ela escreve sobre estória tristes, mas extremamente reais e emocionantes.

Uma das características que eu mais gosto da sua escrita é acompanhar a trajetória do personagem ao logo de toda a sua vida, parece que isso dá muita profundidade ao personagem, pois acompanhamos suas escolhas e como cada uma delas afetou a sua vida. Além de escrever personagens extremamente reais, cheios de defeitos e qualidade inerentemente humanas.

Cada personagem nesse livro é bem escrito e bem desenvolvido. Você sente vontade de conhecer vários outros personagens secundários.
????

CPF1964 29/10/2023minha estante
Vou mandar um ZAP agora para Bebel dizendo que você comeu 0,5 estrela... Triste !!

Thayná Krueger 29/10/2023minha estante
Mas por que eu comparei com Violeta que é 5 estrelas para mim. ????

Ela vai entender

CPF1964 29/10/2023minha estante
Darei a notícia aos poucos para ela..... Tipo: O gato estava no telhado...Caiu... Está mancando... Continua suspirando... Está tendo convulsões... Os olhos estão esbugalhados... Espumando... Partiu desta para melhor....

CPF1964 29/10/2023minha estante
Fique tranquila. Serei comedido...

Credo ??

Irene 22/01/2024

Um livro sobre a vida.
Poucos autores conseguiriam falar sobre temas tão pesados com tamanha leveza, Isabel Allende nos leva a uma viagem que atravessa mais de 80 anos de história, entrelaçando a vida de personagens que experimentam o melhor e o pior da existência humana.

Da ascensão do nazismo a pandemia de covid 19, passando pela luta pelos direitos civis nos EUA e ditaduras da América Latina, a autora nos faz caminhar por acontecimentos históricos através da vida de duas crianças separadas de suas famílias em momentos distintos, que experienciam os mais profundos sentimentos e sofrimentos de quem é submetido ainda muito jovem a crueldade humana, mas que também encontram pessoas capazes de amar, de acolher e de se arriscar para salvar um desconhecido.

Esse não é um livro com grandes reviravoltas, é um livro sobre a existência, sobre relações, sobre o que temos de melhor e de pior, tudo o que nos faz humanos, escrito com uma fluidez só comparável a própria vida.

Isabel Allende é, sem sombra de dúvidas, uma das autoras que mais me identifico e esse livro só não leva nota máxima pois não acho que seja o melhor livro da autora, A casa dos espíritos continua sendo sua obra prima.
Aninha 24/01/2024minha estante
Esse livro é impecável!

Irene 24/01/2024minha estante
Muito...

Paula 20/07/2023

Destruída por esta autora tão potente...
Isabel Allende se tornou uma das minhas autores favoritas. Esta história me tocou desde o início, me emocionando a cada página lida, e me deixando arrebatada por esta história forte, verdadeira e incrível. A autora conseguiu passar todo o sentimento pesado da trama. O que deixava um pouquinho mais leve foram alguns momentos de alegria, amor e imaginação, isso também me deu forças para continuar a leitura. Com certeza super recomendo!
Marcos.Azeredo 29/07/2023minha estante
Eu comprei este livro, mas ainda não li!

jsscmaria 23/03/2024

Que livro lindo!
Meu primeiro contato com a autora e estou simplesmente arrebatada e encantada. Uma escrita fantástica, trazendo histórias de várias pessoas, que se confundem com a nossa realidade. Estou completamente emocionada e feliz em ter tido a honra de ler o meu primeiro livro da Isabel Allende e já confirmar o que já ouvi de tantas pessoas: ela é fantástica.
Nalivia 09/06/2024minha estante
Socorro, amiga! Estou achando um porre hahahaha

Katia.Scott 03/02/2024

Isabel Allende escreve eu leio
Histórias de guerras, guerrilhas e as pessoas tratadas com desumanidade e irracionalidade.
Eu tinha acabado de ler A Lebre com Olhos de Âmbar, que é história verídica da saga da família judia Ephrussi, banqueiros na Áustria, que foi perseguida e pulverizada pelo continente europeu e americano pelo Nazismo.
Este livro de Allende, começa com o episódio da Noite dos Cristais, ocorrido em Viena, início da II Guerra, comandada pelo partido Nazista, mortes e destruição dos judeus habitantes da cidade. Os sobreviventes que puderem, vão emigrar para longe das ocupações germânicas.
Allende quer nos chamar atenção para a história da intolerância mundial, que pode ser até ensinada em escolas com políticas de imigração e economia de mercados, e dentro de vários governos do mundo desestrutura a convivência dos homens e convulsiona a harmonia planetária.
Leticia 04/02/2024minha estante
Também gosto dessa temática! Já queria ler livros da autora, agora fiquei ainda mais empolgada!!

Paty Gazza 15/01/2024

Isabel Allende, cê tá bem?
Jamais imaginei que acharia um livro da Allende decepcionante, mas esse aqui foi :(
Ele é mais raso que as outras obras que li da autora - muita coisa ela conta e não mostra, tem desenvolvimento de personagem que acontece de uma página para a outra, outros nem isso têm. Fiquei com a sensação de que houve muito corte na edição sem ajuste no texto.
Apesar disso, fora a qualidade da escrita, eu gosto muito de como ela sempre dá foco para países que normalmente ninguém liga (nesse caso, El Salvador) e como ela aborda temas super pertinentes e atuais, por mais espinhosos que sejam. Aqui vemos, na maior parte da narrativa, o problema dos refugiados nos Estados Unidos durante o governo Trump, quando muitas famílias foram impiedosamente separadas na fronteira e tratadas com violência e brutalidade.
Acho que para quem nunca leu nada da autora e se sente intimidado, essa é uma boa porta de entrada.
Vanessa Oliver 19/01/2024minha estante
Tô na metade, e também tô achando bem diferente dos outros... Acho que esse tipo de escrita não funcionou pra ela. Mas não consigo desgostar...rs

Cah. 26/07/2023

Um livro cheio de sofrimento!
O livro é narrado por uns sete personagens ... Cada um contando sua história, as vidas desses personagens vão se entrelaçar depois de muitos anos, Letícia é parente da pequena Anita, e ela acaba indo trabalhar pro Samuel ...

O livro é cheio de sofrimento, de acontecimentos horríveis, que nenhuma pessoa deveria passar ...

Conseguiu me prender só no início, depois foi ficando cansativo ...

Gabs 26/07/2023

Impecável
Se tornou uma dos meus favoritos dessa escritora chilena maravilhosa que é Isabel Allende. Gostei de tudo nesse livro: as personagens, suas estórias e a forma como se cruzam, o realismo histórico.
Uma escritora para amar e exaltar.

Luciana 31/07/2023

O livro começa bem pesado e triste, vamos entendo a vida e os traumas dos personagens até o momento que as histórias se entrelaçam e aí fica uma história mais comum e previsível.

Isabel sabe como contar histórias como poucas, te levando por entre vidas e acontecimentos de uma forma maravilhosamente orgânica.

ritita 03/08/2023

É Isabel, né?
Não por nada, sim por tudo que escreve, exceção para os livros com histórias de fantasia, é minha escritora predileta do mundo.
A autora arrasa nas narrativas, sejam elas de amor ou de dor, quase sempre explorando aspectos negativos de algum país, desta vez a dureza da política de imigração estadunidense.
A história tem como mote o afastamento da menina Anita de sua mãe ao chegar aos EUA, vindas de El Salvador e passando pelo México.
Anita, menina cega de 10 anos, é separada da mãeao chegar nos EUA e vive uns tempos entre acampamento e sombrias instituições de acolhimento, numa destas instituições seu caso chama atenção de Selena que toma para si a responsabilidade de encontrar os parentes da menina.
Muita água suja corre por baixo da questão: autoridades que dificultam o trabalho de Selena, coiotes com ligações na polícia de imigração e muito mais.
Selena e Frank - advogado de sucesso que ajuda a causa pro bono não descansam na busca que possibilitará a menina ser considerada americana.
Simultaneamente a narrativa discorre sobre as dificuldades de vida em El Salvador e sobre a família fraternal da mãe de Anita - Marisol.
Trecho da conversa de Anita com Cláudia, sua irmã mais nova que morreu, quando a menina esta vai para Azabahar.
"Nada de começar a chorar. Temos de estar tranquilas. Não estamos perdidas. O vento conhece meu nome e o teu também. Todos sabem onde estamos. Eu estou aqui contigo, Sei onde estás e tu sabes onde vou. Viste? Não há que ter medo".
De cortar o coração de qualquer leitor.
Se eu recomendo? Sim, para os muito fortes.
Nota? 6 de 5

Ana 05/08/2023

O vento sabe meu nome
Sabe quando as histórias de vida se cruzam?? Então...

O livro começa com um garotinho tendo que se afastar da mãe na época da 2a guerra, daí depois passa a contar a história de uma mulher que ajuda emigrantes, depois mostra uma menina que tem deficiência visual, daí tem um cachorro, um papagaio ?...tudo isso interligado por anos e anos de diferença.
Muito bom, pensei que seria só sobre a guerra mas depois vai mudando.

Ana 08/06/2024

Às vezes não nos damos conta de como as tragédias se repetem de diferentes maneiras, mas que de algum jeito contam uma história que a gente já conhece. Este livro fala sobre diferentes personagens que de alguma forma passaram por tragédias pessoais e coletivas e suas vivências se esbarram. Me apaixonei pela Anita. Isabel sabe misturar o mágico e o realismo excruciante de forma magistral.

Anne - @literatura.estrangeira 08/08/2023

Essa autora consegue transformar a história com a forma de escrita que ela tem. Não tem nada de mirabolante no enredo mas seu jeito de escrever me deixou ansiosa pra ler mais e mais.

Apesar de não ser o melhor livro dela na minha opinião, ainda assim é muito bom!!!

Recomendo demais essa autora.

anna v. 08/08/2023

Bom, mas desapontou no final
Descobri a Allende há relativamente pouco tempo. Me encantei por LONGA PÉTALA DE MAR, e mais ainda pelo incrível VIOLETA. Corri para ler esse novo lançamento. E de fato gostei bastante das histórias de Samuel Adler, judeu austríaco que foi enviado pela mãe aos 5 anos de idade para a Inglaterra no "trem das crianças" (sem parentes acompanhando, apenas a instituição que colocava as crianças com famílias voluntárias, num dos maiores dramas coletivos que eu consigo imagina) e de Anita Díaz, salvadorenha de 7 anos que é brutalmente separada da mãe pelos serviços de imigração dos Estados Unidos. São duas histórias de extrema violência (física também, mas especialmente emocional) com crianças que a autora costurou com muita habilidade, chamando atenção para o desastre humanitário que ocorre hoje na América Central.
Mas de alguma forma, não achei plenamente satisfatório, especialmente o terço final. Faltou um clímax, na minha opinião, para um fechamento mais a contento. Além disso, as histórias de Selena e Frank (a assistente social e o advogado que ajudam Anita) me pareceram meros artifícios para viabilizar a narrativa. Não consegui me conectar com a história deles. A de Letícia, parente distante de Anita, que foge de El Salvador nos anos 80, me pareceu muito mais emocionante e bem contada.
Enfim, um livro muito bom, mas não tanto quanto os dois anteriores.
Obs: quando li a sinopse, achei que o Adler da história fosse o Adolf Adler, o psicólogo austríaco. Mas na verdade ele era uma geração mais velho que o Samuel Adler - que é um músico e compositor real. No entanto, segundo a internet, Adolf Adler tinha um irmão chamado Rudolf Adler, que, no livro de Allende, é o nome do pai de Samuel Adler. Será o psicólogo tio do maestro?! Cartas para a redação!

Claudia.Correia 09/08/2023

O vento sabe o meu nome
Quando penso  que Isabel Allende já não tem mais como nos surpreender ela reinventa e mais uma vez nos arrebata com sua escrita sensível, entrelaçando histórias do passado e presente.
Neste romance histórico, Isabel nos traz a saga por um lar de duas crianças separadas de suas famílias. Em Viena, Samuel Adler, que desde a fatídica Noite dos Cristais da Alemanha Nazista é separado da família em busca de segurança, e, Anita Díaz 8 décadas depois de Samuel é separada da mãe por conta da lei da imigração quando tentam entrar nos EUA após fugir da violência de El Salvador.
Essas duas histórias comoventes se entrelaçam e nos trazem à triste realidade das vítimas das guerras e consequentemente a migração forçada.