O vento sabe meu nome

O vento sabe meu nome Isabel Allende

Resenhas - O vento sabe meu nome

Eloiza Castro 10/01/2024

Sob um título e inúmeros fatos fortes, temos aqui um romance cheio de contexto histórico carregado de um peso que dói. Percorremos histórias de personagens em guerras, massacres, a infelicidade da imigração? tudo sob um olhar corajoso da autora em não calar, invocando também suas raizes fortes em cada linha. Pra mim o problema foi a abordagem de muitos temas de suma importância juntos e em pinceladas, houve aprofundamento na questão da imigração ilegal, mas muitos assuntos até envolvendo o enredo ficaram abertos. Não tirou a profundidade e sensibilidade, de modo algum, mas ficou a impressão de que faltou algo.

Vic 16/01/2024

Impactante, para dizer o mínimo. O impacto e o peso já podem ser previstos pelo título: O vento sabe meu nome. O contexto que dá sentido a esse título, no entanto, trouxe uma profundidade muito maior a ele que eu poderia imaginar no início da leitura.
O Vento Sabe Meu Nome conta algumas histórias, sendo a de Samuel e Anita as histórias principais. Histórias que se entrelaçam por um ponto em comum: um sofrimento ao qual ninguém (sobretudo crianças) deveria ser submetido. As histórias são contadas separadamente, e, conforme o livro se desenvolve, se entrelaçam de maneira fluida, aos poucos esse entrelaçamento ganha sentido e o cenário geral da história pode ser compreendido.
Foi uma leitura que me deixou bastante reflexiva, os eventos criminosos e catastróficos dos quais os protagonistas são vítimas são bem conhecidos por todos, mas é diferente ver a história de vida de alguém sendo contada a partir da marca de algo que muda a trajetória de uma vida inteira, mesmo que sejam histórias ficcionais. Senti muitas coisas, tristeza, raiva, esperança... Esperança, principalmente, de que o final fosse diferente, mas já sabendo que para a história ser verossímil, não haveria outro fim possível. O romance no meio trouxe um pouco de leveza pra narrativa, acho que sem ele não teria conseguido ler tão rapidamente.
Fazia tempo que eu sentia falta de ler um livro que me fizesse sentir vontade de ler cada vez mais, essa leitura me permitiu revisitar esse sentimento.

Alana - @cantinho_.literario 18/01/2024

Sabe aquele livro que a gente não dá nada, mas acana entregando tudo?
Pois é, "O vento sabe meu nome" me conquistou pela capa, mas as histórias (que se entrecruzam) me cativaram mais ainda.
Um livro para torcer, chorar e se emocionar. Incrível!

Fofinho 05/02/2024

Sobre Dor, Compaixão e Pertencimento
Cerca de um ano atrás, tive meu primeiro contato com a escritora através de sua obra "A Casa dos Espíritos", livro que me encantou por seu realismo mágico e retrato de uma América Latina multifacetada.

Sem saber nada sobre "O Vento Sabe Meu Nome", decidi confiar na escrita da autora e me joguei de cabeça na leitura. O primeiro capítulo é de partir o coração: humano, bruto, injusto e triste.

A história se entrelaça de forma orgânica e misteriosa, sendo, por grande parte, indecifrável o desfecho. Como pessoas tão distintas em tempo e espaço podem se encontrar? Talvez fosse esperança minha esse encontro físico, já que a autora mostra a semelhança de suas histórias, seu encontro com um mundo cruel.

A dor é cíclica, mas compaixão, carinho e amor também.

mariwho1661 15/02/2024

Allende, como sempre, necessária!
Já sei que Isabel Allende é uma das minhas autoras preferidas. Acho que talvez por isso eu comecei essa leitura com mais expectativa do que deveria. A história é muito boa, mas penso que Allende tem outras ainda melhores.

Ainda assim, "O vento sabe meu nome" aborda um tema contemporâneo e necessário: a crise humanitária decorrente das imigrações e da falta de humanização dos países (principalmente dos EUA). Para falar do século XXI, a autora começa com um personagem que era criança na 2ª Guerra Mundial, e por isso precisou imigrar para longe de seus pais e de seu país. Mais para frente, vemos outras personagens porto-riquenhas, savadorenhas e mexicanas que vivem o mesmo dilema (com as especificidades do contexto atual latino-americano).

O livro é de uma leitura fluida e traz como personagens mulheres fortes e resilientes, que precisaram abandonar suas famílias e tomar decisões difíceis em busca de uma vida um pouco melhor para seus filhos. Em algum momento, os capítulos - que se passam em anos e localidades diferentes, com pontos de vistas diferentes - se cruzam e a teia de histórias passa a fazer ainda mais sentido.

Apesar de não ter entrado para o meu hall de favoritos, ainda assim é um livor muito bom, com um tema mais que necessário e personagens cativantes, fortes e com histórias de vida mais que emocionantes.

A realidade é dura e cruel, e Isabel Allende, com todo o seu talento, faz questão de nos mostrar isso.

Let Carvalho 01/03/2024

Não é o meu livro preferido da Isabel, acho que não tem uma narrativa que me agrada tanto. Li até o final por curiosidade

Mamarinovic 09/03/2024

A dura realidade de ser um refugiado
Novamente Isabel Allende impecável.
Todo livro dela é uma aula, com personagens complexos, fatos históricos muito bem detalhados, narrativa envolvente e poderosa.
E nesse livro não poderia ser diferente, ainda mais retratando a realidade do pesar de ser um refugiado tanto durante a Segunda Guerra Mundial como anos depois, em 2020.
Amei cada detalhe como sempre.

lauravpalermo 10/03/2024

Livro espetacular, mas extremamente maçante. quanta dor refugiados precisam lidar, dores que nunca passam, como podemos ver com samuel. amei como allende cruzou os caminhos de tantas pessoas com tantas dores similares de forma sutil, do meio para o final o livro foi impossível de não ler rápido.
mesmo que maçante, é um livro que vale à pena ler e acho que todos deveriam apreciar essa história.

Carla Carolina 15/03/2024

Ótimo livro
Emocionante conta a história de Samuel, Letícia e Anita três história distintas de pessoas que deixam seu pais de origem por causa de uma tragédia e que se cruzam em determinado momento da história de forma emocionante.

jsscmaria 23/03/2024

Que livro lindo!
Meu primeiro contato com a autora e estou simplesmente arrebatada e encantada. Uma escrita fantástica, trazendo histórias de várias pessoas, que se confundem com a nossa realidade. Estou completamente emocionada e feliz em ter tido a honra de ler o meu primeiro livro da Isabel Allende e já confirmar o que já ouvi de tantas pessoas: ela é fantástica.
Nalivia 09/06/2024minha estante
Socorro, amiga! Estou achando um porre hahahaha

gabi_rp 31/03/2024

Isabel Allende sempre maravilhosa!
O livro fala sobre um assunto tão importante a atual que são os refugiados, de uma maneira muito sensível e única, como todos os livros de Isabel.

O tema é mundial, começando o livro sobre a chamada 'Noite dos Cristais', que aconteceu em Viena em 1938, mas a autora faz uma grande ligação com a América Latina (principalmente com El Salvador), sendo inclusive citado sobre as novelas brasileiras.

Amei!

Paty 108 30/04/2024

O vento sabe meu nome.
Primeiro livro que leio da autora Isabel Allende. Fiquei encantada! Leitura fácil e com vontade de quero mais. Esse livro retrata histórias que se entrelaçam. Períodos da história muito marcantes. A leitura é tão interessante que você realmente se sente sendo parte do cenário/personagens.

Karol.Vasco 06/05/2024

E preciso paciência pra atravessar a dor
Achei esse livro incrível, rápido, MUITO BEM ESCRITO, Allende é maravilhosa em tudo que escreve, esse livro é muito doloroso, trás muito o que se pensar , histórias lindas e com um sofrimento profundo.??